sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vigilância interdita fonte de água clandestina no Saguaçu


Laudo apresentado pelos fiscais comprova que água captada há mais de 30 anos contém coliformes fecais

Reportagem: Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com
Foto: Kamel Filho

Uma equipe da Vigilância Sanitária interditou uma fonte de água sem tratamento que abastecia moradores das esquinas da rua Ágata com Ametista, no bairro Saguaçu. Os fiscais cumpriram determinação judicial ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE/SC).

Segundo laudo apresentado pelos fiscais da Vigilância, a fonte que abastecia dezenas de casas de alto padrão, estava contaminada por coliformes fecais e por isso representava riscos a saúde pública. “A Águas de Joinville identificou inclusive que esta água captada da fonte e sem tratamento estava se misturando a água tratada oferecida pela empresa”, informou o coordenador interino da Vigilância, Gean Carlos Kühlkamp.

Moradores que utilizavam a água vinda da fonte ficaram surpresos com a atuação da Vigilancia Sanitária e reclamaram que ficariam sem água para consumo. “E agora, o que faremos sem água”, reclamavam.

A captação da água vem de uma área de preservação no morro do Boa Vista. Há mais de 35 anos os moradores fizeram canalização da água e afirmam que só usam para tomar banho e lavar roupa. “A água que nós usamos para beber, nós mesmos compramos”, justificava uma moradora.

“Apesar disso, eles têm que entender que o caso é de saúde publica e estamos apenas cumprindo uma determinação da Justiça”, completou Kühlkamp.


Carlito Merss volta de Florianópolis com R$ 1,1 milhão para o São José

O governador Luiz Henrique garantiu nesta sexta-feira (30) ao prefeito de Joinville, Carlito Merss, que o Governo do Estado vai repassar R$ 1,1 milhão para obras emergenciais no Hospital São José, o que atende o maior número de pessoas em toda a região Norte do Estado.

De acordo com o prefeito, as obras, na maior parte, são de Infraestrutura (hidráulica, construção de recintos especiais para máquinas usadas em radioterapia, fossos para elevadores), e são essenciais para que a prefeitura conclua a ampliação que pretende fazer, dotando o hospital de mais leitos para internações. “Todos nós sabemos a importância que o hospital tem para atender a comunidade de Joinville e região’, afirmou o governador.

Na próxima quarta-feira (4), quando estará em Joinville para inaugurar a ampliação a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, o governador deverá oficializar o repasse.

O prefeito também pediu ao governador empenho para a liberação de recursos para a drenagem dos principais rios e riachos da cidade, que sempre apresentam problemas quando ocorrem chuvas fortes. Luiz Henrique prometeu atender.

Foi o primeiro encontro administrativo entre o governador e o prefeito empossado em primeiro de janeiro deste ano. Participaram da reunião, os secretários estaduais de Articulação, Valdir Cobalchini, de Infraestrutura, Romualdo França, e de Fundos, Cleverson Siewert, além do secretário municipal de Planejamento, Eduardo Dalbosco.

Brusque dá fim à invencibilidade do Joinville

O Joinville falhou em manter os 100% de aproveitamento no Campeonato Catarinense nesta quinta-feira. Contra o Brusque, na casa do rival, a equipe comandada pelo técnico Leandro Campos foi derrotada por 3 a 0.

Com a derrota, Joinville e Criciúma dividem a liderança da competição, com nove pontos cada um. Já os donos da casa foram a sete pontos na competição.

O primeiro gol saiu aos 5min do primeiro tempo, com Flávio Guilherme. Uma queda de energia elétrica paralisou o jogo aos 35min. A pausa levou trinta minutos. Cinco minutos após o retorno, Rogélio ampliou.

Aos 9min da segunda etapa, Carlinhos fez contra e deu números finais ao jogo.
Pela quinta rodada da competição, o Brusque volta a jogar no próximo domingo, fora de casa, às 17h contra o Chapecoense. O Joinville busca a recuperação no dia seguinte, às 20h30, novamente longe de sua torcida, contra o Atlético de Ibirama.

Homem é esfaqueado durante uma briga em um bar

A vítima, Jeferson Trainotti, 26 anos, havia se envolvido em uma briga em um bar localizado na rua Santa Catarina, próximo ao Km-04 e foi atingido com uma facada na altura do coração, apresentando sangramento intenso. Os policiais militares chegaram no local e a vítima já estava sendo socorrida pela equipe de socorristas do Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital São José. Foi constatando que a vítima se trata do vulgo “caveira”, conhecido no meio policial por crimes de roubo e furto, com passagem pela penitenciária de Joinville. O autor do crime não foi identificado.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

10.700 empresas já aderiram à Nota fiscal eletrônica em Joinville

As notas fiscais eletrônicas estão circulando, via on-line, em Joinville desde o dia 1 de dezembro. O banco de dados da Prefeitura de Joinville registra cerca de 10.700 empresas que já adotaram a NF-e. Não há prazo para uma empresa se cadastrar na NF-e .

Todavia, só podem aderir à nota fiscal eletrônica quem tem cadastro na Prefeitura.A NF-e é facultativa para os autônomos. Estes podem emitir notas avulsas da maneira convencional, dependendo do volume de emissão de notas, no balcão da Prefeitura, sem a necessidade de se cadastrar.

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, as empresas que tomam serviço (indústrias e lojas comerciais) também devem se cadastrar no sistema de nota fiscal eletrônica (NF-e) e não apenas as empresas prestadoras de serviço.

A Prefeitura continua disponibilizando senhas e o regulamento completo para a utilização desta nova nota. As notas avulsas continuam a ser retiradas no balcão, caso o contribuinte não tenha o cadastro. As que contribuem com ISS fixo anual já podem usar o sistema a custo zero.Desburocratizar para economizarCom a implantação deste serviço, a Prefeitura quer desburocratizar as ações municipais, evitar fraudes, gerar economia, ampliar a fiscalização e agilizar o atendimento ao contribuinte.

A NF-e é um embrião do modelo municipal de documento fiscal eletrônico.A NF-e pretende substituir a atual sistemática de emissão do documento fiscal em papel, da GIPS (Guia de Informação de Prestação de Serviços) e da geração da guia de recolhimento do ISSQN, simplificando a vida dos contribuintes.

O novo sistema também ajudará a Prefeitura no acompanhamento, em tempo real, das operações de prestação de serviços, facilitando as atividades de fiscalização.

A Nota Fiscal Eletrônica segue o modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substituirá gradativamente a emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

Outras informações e sugestões a respeito da nota fiscal eletrônica podem ser obtidas somente pela Internet, no e-mail: fiscalville@joinville.sc.gov.br.

Ladrão é perseguido e preso após furtar residência no Jarivatuba

A “casa caiu” para o vulgo “Vomita”, conhecido pela prática de freqüentes furtos na Zona Sul. Marcos dos Santos, 22 anos, o Vomita, invadiu uma residência na rua Monsenhor Gercino no início da tarde, de onde furtou diversos objetos, dentre os quais grande quantidade de roupas e um lava-jato.

Durante a fuga, vizinhos reconheceram o autor e os objetos furtados e ligaram para o 190 informando o crime. Antes mesmo que o proprietário da residência fosse informado do fato, policiais militares chegaram ao local e saíram à procura do autor.

O helicóptero Águia foi acionado para auxiliar nas buscas, o que tornou possível a visualização do autor em sua trajetória.

Após cerco, Marcos dos Santos foi encurralado e detido quando tentava se esconder junto a uma bananeira no quintal de uma residência.

Foi encaminhado junto dos produtos furtados, testemunhas e a vítima até a Central de Polícia para lavratura do auto de prisão em flagrante.

Prefeito terá reunião no TCE e audiência com o governador

A situação sobre os números contábeis da maior cidade do Estado será a principal pauta da reunião entre o Prefeito de Joinville, Carlito Merss e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dr. José Carlos Pacheco, nesta quinta-feira (29), em Florianópolis. O prazo para o fechamento do balanço contábil encerra-se no dia 30, em todos os municípios do País.

Acompanhado pelo Secretário da Fazenda, Dr. Márcio Florêncio, Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eduardo Dalbosco e Procurador Geral do Município, Dr. Naim Tannus, Carlito tentará a prorrogação do prazo para a entrega do balanço de 2008. "Enquanto isso, não há como deliberar nenhum empenho para obras", decide Carlito.

Em sua posse para a Secretaria da Fazenda, Dr. Márcio Florêncio disse que o momento é de dificuldade. "Nosso grande papel neste momento será adotar, com o máximo rigor, critérios para o uso do dinheiro público. Neste sentido estamos com planos para ampliar a fiscalização dos projetos e dos recursos às entidades", disse.

Carlito aproveita sua ida para a Capital e se reúne também com outros prefeitos do Estado para a Assembléia Geral da Fecam - Federação Catarinense de Municípios. Na assembléia, os prefeitos também irão conhecer as deliberações sobre o Plano de Trabalho para 2009, relatório das atividades, prestação de contas relativo ao exercício de 2008, deliberação do protocolo de Intenções para Adesão dos Municípios ao Consórcio de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico e prestigiar a posse da nova diretoria executiva que terá Ronério Heiderscheidt na presidência da Fecam.

O encontro será realizado no Auditório Egon Freitag, da Fiesc. Ainda na quinta-feira Carlito será recebido pelo deputado federal Mauro Mariani, para uma reunião de apresentação de projetos para infra-estrutura em Joinville, no bairro Jardim Paraíso.

O encontro está marcado para as 19 horas.Encerrando a agenda na Capital na sexta-feira, Carlito será recebido pelo governador Luiz Henrique da Silveira, num primeiro encontro oficial no Centro Administrativo do Governo.

Carlito levará em mãos projetos do BNDES III para o binário do Vila Nova, pavimentação asfáltica no pátio do Ceasa e apoio extra para a situação do Hospital Municipal São José.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Policiais Militares desbarata quadrilha que assaltava residências

Por volta das 23:30 horas desta terça-feira (27/01/09), na Rua Professora Ada da Silveira no bairro Saguaçú, uma família foi feita refém em sua residência onde dois homens armados teriam adentrado a residência e dado voz de assalto.

Estes dois homens ameaçaram e amarraram as vítimas, e da residência subtraíram diversos objetos, entre eles TV de LCD 42”, vídeo-game Playstation 2, diversos celulares, 1 computador portátil, algumas peças de roupa, entre outros objetos.

Para a fuga, estes dois homens utilizaram o Vectra ano 2008, na cor preta de placas IPK-2266 de Porto Alegre de propriedade das vítimas. Após algumas rondas pela área, o veículo foi localizado abandonado nas proximidades do local do crime.

As viaturas continuaram em rondas, quando em determinado momento, a guarnição do PPT realizou abordagem na Rua Guanabara, em frente ao terminal a um FORD ESCORT na cor AZUL de placas LXY-6553 de Joinville o qual encontrava-se em atitude suspeita.

Após verificação, foi constatado que o veículo era conduzido por um homem identificado por Isaías Moisés Veiga, 39 anos com passagem por Receptação, sua amásia T.R.F (17) e de seu filho de pouco mais de 01 ano de idade. Junto com eles estavam W.H.M (16), W.M (16) e Wilson de Almeida Moreno, 18 anos. Foi encontrado com W.H.M (16) um revólver calibre 32 sem numeração.

Após busca no interior do veículo, foi localizado no seu porta-malas, a TV de LCD 42” e os demais objetos que foram subtraídos da residência.

Foi realizado levantamento com os agentes que informaram os locais para onde os produtos iriam ser levados assim como também confessaram o crime que haviam cometido.

De posse destas informações, as viaturas deslocaram para os locais indicados pelos agentes onde encontraram E.P (17), a feminina J.D.P (17), M.M (16), A.P (16) e Cleberson Della Justina, 35 anos, e também diversos produtos de procedência duvidosa como TVs, vídeo games, celulares, módulos de potência de som automotivo, DVDs portáteis entre outros objetos.

A Agência de Inteligência através do serviço de Pós-Crime, entrou em contato com outras vítimas de Assaltos a Residências com o mesmo modo de operação, que prontamente deslocaram até a Central de Polícia, reconhecendo W.H.M, W.M e Wilson como autores dos delitos.

Todos os 11 presos, o material do roubo, veículo ESCORT apreendido, veículo VECTRA recuperado e a arma foram entregues na Central de Polícia onde seriam tomados os procedimentos legais.

As informações são 8º Batalhão da Polícia Militar

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Equipe de saúde conscientiza população no Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

Em frente à antiga Secretaria de Saúde da Rua Itajaí, profissionais da Unidade Sanitária contra a Hanseníase vão distribuir panfletos explicativos sobre a doença. A mobilização fará parte da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, em 28 de janeiro.

A coordenadora da unidade, Cristina Kortmann, afirmou que o material será distribuído também para todas as Unidades Básicas de Saúde que farão a divulgação diretamente nas comunidades. “O objetivo é sensibilizar a população e informar que a doença tem tratamento e pode ser curada”, explica.

A equipe da Unidade Sanitária é composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e nutricionista. Eles ajudarão na conscientização e informação sobre os sinais e sintomas da Hanseníase, também conhecida como lepra. “A falta de conhecimento ainda causa medo e preconceito nas pessoas”, complementa Cristina. Só no ano passado foram tratados 36 casos em Joinville.

A doença, que é provocada pelo bacilo de Hansen, ataca a pele e os nervos. A transmissão é feita pelo ar e com contato prolongado com os doentes. Os principais sintomas são: dormência na pele, manchas embranquecidas ou avermelhadas, formigamento, queda de pêlos e nódulos. A pessoa, que perceber alguns destes sintomas, deve procurar o médico mais próximo.

Se confirmada a doença, o paciente receberá medicação e terapias que podem durar de seis meses até um ano. O atendimento na unidade de sanitária é feito a partir da 9h e não é necessário agendar. O tratamento é gratuito.

Ponte no Aventureiro é liberada

A Secretaria Regional do Aventureiro executou no início da tarde desta segunda-feira (26) as obras de recuperação da cabeceira da ponte da rua Martinho Von Bienne, no bairro Aventureiro, liberando o tráfego de veículos.

O local foi interditado no final da tarde da última sexta-feira (23) pela Defesa Civil devido à erosão nas cabeceiras.

Segundo a Defesa Civil, o tráfego de veículos poderia provocar desabamento da estrutura de madeira. Ontem, o prefeito Carlito Merss esteve no local.

Vistoriou a ponte e conversou com os moradores. Prometeu rapidez na resolução do problema. "Que bom prefeito que o senhor veio pessoalmente ver nosso problema", disse o morador João Luiz de Moura, que passava pelo local de motocicleta.

A Prefeitura já tem definida a licitação para a construção de uma ponte de concreto para substituir a atual de madeira. A atual administração quer agilizar o processo para iniciar a obra o mais rápido possível.

Defesa Civil será reestruturada

O prefeito Carlito Merss recebeu nesta segunda-feira (26) a nova coordenação da Defesa Civil do município.

Na reunião, ele anunciou que vai, com a reforma administrativa, incorporar o órgão à futura Secretaria ou Fundação da Segurança e Vigilância.

Carlito pediu também uma nova estrutura bem organizada, com retorno mais rápido ao cidadão e que se tenha o básico para trabalhar melhor caso ocorram novos desastres. "A Defesa Civil vai ter um novo espaço, queremos nos sentir orgulhosos dela, queremos garantir uma Defesa Civil do tamanho que Joinville merece. Não vamos aceitar a partidarização desse órgão", disse Carlito.

A Defesa Civil de Joinville está formada com Alvir Schneider como gerente, Daniele Staczak da Rosa como coordenadora administrativa, Marnio Luiz Pereira como coordenador operacional e Milton Farikoski como coordenador de minimização.

"Vamos estabelecer projetos, uma rotina de trabalho e vamos buscar verba para novos equipamentos. Antes, surgia o problema e a Defesa Civil ia lá para resolver de qualquer forma", disse Schneider.A nova coordenadoria solicitou ao prefeito um veículo, uma linha de telefone fixo e uma linha de telefone celular. "Acreditamos que há uma demanda reprimida gigantesca porque muita gente liga e dá ocupado", disse Mano Ferreira, diretor executivo do Gabinete do Vice-Prefeito, que por enquanto supervisiona o órgão.

A Defesa Civil de Joinville hoje trabalha com apenas um veículo. Há ainda outros entraves como projetos parados, vistorias defasadas e falta de equipamentos. O único GPS utilizado é emprestado de um particular. "Chegamos a deixar de receber ajuda de particulares nessa última enchente porque a Defesa Civil não tinha um fundo próprio para receber o dinheiro", disse Marnio.

Hoje a Defesa Civil e a Seinfra estão supervisionando o trabalho de três equipes que trabalham nas áreas atingidas pelas chuvas. O trabalho começou em 13 de janeiro e vai até 13 de abril. São quatro tratores, três escavadeiras hidráulicas e dois caminhões, contratados com recursos da Defesa Civil do Estado. As equipes hoje estão no Costa e Silva, Nova Brasília, Itaum e Boehmerwald. O órgão trabalha também num mapeamento de áreas alagadas, conferindo se as casas foram atingidas para receberem recursos. "Nós constatamos que muitos que pediram não foram atingidos", disse Mano.

Nesta terça-feira (27), a Defesa Civil fará uma reunião com moradores e comerciantes da rua XV de novembro, na região do bairro Glória, para traçar ações para tentar resolver os problemas com os últimos desabamentos na área.Entre as metas para 2009 que foram entregues ao prefeito estão: agregar os voluntários, reativar o projeto "Vigilantes das Chuvas" nas escolas, implantar sistema de monitoramento de alerta para inundações, implantar o projeto "Escola Segura, Comunidade Segura", participar de eventos de capacitação e promover cursos, realizar exercícios simulados com a comunidade, implantar núcleos nas regionais, realizar um banco de dados de eventos históricos na cidade, além de estudos científicos e novas estatísticas.

Dois taxistas são assaltados nos últimos dias em Joinville

No dia 24, sábado, o motorista de táxi, Sr. C.P.B, 58 anos, realizou uma corrida para 04 homens que se encontravam em frente a Sociedade Floresta. Dois deles ficaram na Rua Willy Schossland e os outros 02 seguiram no veículo.

Quando chegaram em um local isolado, os dois homens, simulando estarem armados, passaram a agredir fisicamente o taxista, roubando deste aproximadamente R$ 300,00 (trezentos reais) em dinheiro e o telefone celular.

Os assaltantes usando de pedras, ainda depredaram o veículo, quebraram os vidros, amassaram a lataria, quebraram o rádio transmissor do táxi e levaram as chaves do veículo. A vítima conseguiu fugir para pedir socorro e os marginais fugiram a pé, abandonando o veículo no local. Segundo informações de outros taxistas, dois suspeitos haviam tomado outro táxi com destino a uma casa de massagem na Rua Guairá, Bairro Iririu.

Os Policiais foram até o local e abordaram os dois suspeitos, que foram reconhecidos de imediato pela vítima. Com um dos homens, identificado como MÁRCIO PEREIRA DE SOUZA, 21 anos, foi encontrado uma carteira com R$ 201,00 em dinheiro.

O segundo, menor de idade, E.R.S, 16 anos estava com ferimentos em ambos os braços devido ter se ferido durante a ação, sendo o autor das agressões à vítima e dos danos no veículo. Não foi localizado o celular e parte do dinheiro da vítima. Os outros dois homens E.S, 22 e E.P, 26, que haviam realizado a corrida e saíram antes, foram localizados em suas residências e também conduzidos para a Central de Polícia para averiguações.

Já na madrugada de ontem, a vítima, Sr. F.C, 69 anos, informou que ao atender chamada de uma corrida, o suposto passageiro ao entrar no banco traseiro do veículo, anunciou o roubo, não sabendo a vítima informar o tipo de utilizada na ação.

O assaltante roubou aproximadamente R$ 147,00 (cento e quarenta e sete reais) em dinheiro e fugiu em uma bicicleta. Com as características repassadas pela vitima, os Policiais deslocaram a residência de S.T, 27 anos, já conhecido no meio policial pela prática de delitos na região.

A proprietária da residência conversou com os policiais e confirmou que seu filho S.T, havia chegado em casa, largado a bicicleta e saído as pressas para comprar droga. Rondas foram realizadas porem sem êxito na localização do marginal.

Mais sete máquinas caça-níqueis são apreendidas no Jardim Iririu

Policiais Militares do Pelotão de Policiamento Tático foram até um bar no endereço informado para verificar uma denúncia de foragido que estaria naquele local. A denúncia não foi confirmada, porém os policiais encontraram no estabelecimento 07 (sete) máquinas caça-níqueis em funcionamento. As máquinas foram todas apreendidas. Foi lavrado Termo Circunstanciado em desfavor do proprietário do bar, Sr. L.B.P, 41 anos.

Juiz arquiva crime de furto de coxa e sobrecoxa no valor de R$ 10,00


No último dia 22 de janeiro, o juiz João Marcos Buch, da comarca de Joinville, rejeitou a denúncia do Ministério Público, que indiciava Sônia Sheibel e Luiz Carlos Oliveira, seu marido, por furto tentado. O magistrado considerou insignificante o furto de 4 kg de coxa e sobrecoxa de galinha, no valor total de R$ 10,00, realizado pela detenta na cozinha do presídio onde trabalhava. Luiz Carlos recebeu das mãos da detenta os alimentos roubados. O destino dos mantimentos furtados seria a alimentação de duas velhinhas, da família do casal.

Para João Marcos Buch, a situação configura um típico caso de insignificância. Na seqüência do processo, ele relembrou, que “dos fatos mínimos (dos delitos de bagatela) não deve cuidar o juiz”. Segundo os princípios da insignificância, ninguém pode ser preso por fato absolutamente insignificante (por ser atípico), sequer processado. O correto, portanto, em razão da atipicidade penal do fato, é arquivar o caso logo no princípio – decisão de Buch.

O princípio, porém, não defende a impunidade do autor do fato insignificante. Ao contrário: deve recair sobre ele todas as sanções civis (indenização), trabalhistas (despedida do empregado, quando caso) etc. É a aplicação do Direito Penal que não se justifica nos casos de crime de bagatela. Com efeito, antecipando-se a adoção do princípio da insignificância como fundamento para prolação de eventual sentença absolutória pela atipicidade da conduta, alguns Tribunais, em recentes julgados, vem abarcando este princípio, inclusive para efeito de rejeição de denúncia , a começar pelo Supremo Tribunal Federal.

O juiz finalizou as linhas da sentença recorrendo a Oscar Wilde, escritor irlandês que, já em 1895, defendia: "(...) juntamente com a autoridade se extinguirá a punição, o que será uma grande conquista – uma conquista, com efeito de valor incalculável. A quem estuda História – não nas edições expurgados que se destinam a leitores ingênuos ou nada exigentes, mas sim nas fontes autorizadas e originais de cada época – repugnam menos os crimes cometidos pelos perversos que as punições infligidas pelos bons; e uma sociedade se embrutece infinitamente mais pelo emprego freqüente de punição do que pela ocorrência eventual do crime. Segue daí que, quanto mais punição se aplica, mais crime se gera. A legislação mais atualizada, reconhecendo isso com toda clareza, toma para si a tarefa de diminuir a punição até onde julgue possível (...)”.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Justiça decreta prisão preventiva de suspeitos de torturar equipe do jornal "O Dia"

A Justiça do Rio de Janeiro decretou ontem a prisão preventiva de oito suspeitos de participarem do sequestro e tortura de uma equipe de jornalistas do "O Dia". A decisão é do juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 1ª Vara Criminal de Bangu.

O crime ocorreu no último dia 14 de maio de 2008. Uma repórter, um fotógrafo e um motorista do jornal foram sequestrados e torturados por milicianos que atuam na favela do Batan (zona oeste do Rio) enquanto faziam uma reportagem.

A decisão atinge o cabo Fábio Gonçalves Soares, o Fabinho Catiri; o soldado André Luiz de Mattos, o Cocada; Marco Antonio Alves Deda Silva, o Marco do Bope; o ex-PM Wilson de Souza Guimarães Junior; o pedreiro José Antônio Rachel de Sousa, o Boi; Gladson da Silva Leite, o Dedo; Lincoln Barros Rodrigues, e Erland André da Silveira Carvalho.

Eles já estavam presos temporariamente desde dezembro do ano passado por decisão do mesmo juiz.

Na decisão, o juiz ressalta a necessidade de retirar os milicianos do meio da população. "Não é necessário grande esforço para se perceber a rota sangrenta que essa variante da criminalidade organizada do Estado vem diariamente adotando. Basta a leitura de qualquer jornal de circulação carioca para se ter certeza do alegado. Inúmeras mortes, fugas espetaculares de presídios de segurança máxima e até mesmo plano para tomar de assalto um quartel do Exército Brasileiro com objetivo de roubar fuzis já chegaram ao conhecimento da estarrecida população fluminense".
Para o juiz, a custódia cautelar dos suspeitos é importante para a garantia da ordem pública, bem-estar da sociedade e das testemunhas.

A milícia que sequestrou e torturou a equipe de reportagem do jornal "O Dia" na favela do Batan seria ligada à chamada Liga da Justiça --milícia que segundo a polícia é comandada pelo ex-deputado estadual Natalino Guimarães (sem partido).

Segundo o delegado substituto da Draco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado), Fábio Cardoso, há um elo entre as duas quadrilhas, que atuam na zona oeste.

A Liga da Justiça é um grupo comandado por policiais, bombeiros e ex-policiais, que dominam favelas da zona oeste da cidade.

FOLHAPRESS.

FGTS: atendimento na Região Norte começa nesta segunda

A partir desta segunda-feira (26) é vez da comunidade da região Norte de Joinville solicitar a retirada do FGTS para pagar as despesas provocadas pelas enchentes.

Moradores dos bairros América, Glória, Costa e Silva, Santo Antônio e Distrito Industrial, Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Vila Industrial e Vila Cubatão poderão se cadastrar nas secretarias regionais do Costa e Silva e do Jardim Paraíso.

O horário de atendimento será das 8 às 20 horas. As senhas serão entregues até as 19 horas.

O benefício é concedido somente para os moradores que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes e alagamentos nos meses de novembro e dezembro, em Joinville e moram nas regiões cadastradas pela Defesa Civil.

A Prefeitura de Joinville disponibilizou a estrutura e os servidores das secretarias regionais para agilizar o atendimento. As secretarias regionais dos bairros Vila Nova e Nova Brasília foram as primeiras a atender a comunidade. Em cinco dias, de 19 a 23 de janeiro, cerca de mil pessoas se cadastraram nas duas regionais para receber o dinheiro do FGTS.

Até o dia 20 de fevereiro deverão ser atendidos moradores de três mil residências e liberados mais de R$ 10 milhões. O critério para o atendimento será o mapa de alagamento e desmoronamento da Defesa Civil.

O que é preciso para conseguir a liberação do FGTS
Ser morador de um domicílio reconhecido como atingido pelas enchentes
Ter saldo de FGTS

Documentos necessários:
Carteira de identidade ou carteira de motorista;
Carteira de trabalho e contrato de trabalho;
Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120dias anteriores à decretação da calamidade
Número do PIS
Um ou mais telefones para contato.

Calendário de Atendimento
O horário será das 8h às 20 horas, de segunda a sexta-feira. A entrega de senhas será até as 19 horas.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Ninguém segura o JEC

Com uma Arena lotada o Joinville Esporte Clube fez o seu dever de casa e goleou o Figueirense na tarde deste domingo. Três a zero.

O JEC entrou em campo nesse domingo com a missão de mostrar a sua torcida que está focado, primeiramente na conquista da vaga na série D e também que pode entrar na disputa pelo título do campeonato Catarinense, depois de oito anos de jejum. E não decepcionou.

Com gols de Marcelo Silva e Lima no primeiro tempo e Carlinhos Santos na etapa final, o Tricolor não tomou conhecimento do atual campeão do Estado e despachou o Figueira de volta para Florianópolis com uma sacola de três gols na bagagem.

A vitória do JEC já começou a ser construída no primeiro tempo. Depois de levar um susto no início da partida com um chute de Jairo que passou raspando a trave de Fabiano, o Tricolor foi para cima e dominou inteiramente o alvinegro da Capital.

Em mais uma partida primorosa dos homens de frente, Willian, Marcelo Silva, Lima e Claudemir infernizaram a zaga do Figueirense, que não conseguiu conter os avanços dos atacantes tricolores.

No primeiro tempo, aos 19 minutos, Marcelo Silva tabelou com Willian e só teve o trabalho de invadir a área e colocar no canto esquerdo do goleiro Wilson para abrir o placar e fazer a torcida tricolor explodir de alegria na Arena. Aos 43, depois de um passe milimétrico de Claudemir, foi a vez de Lima fazer o seu quatro gol no campeonato e ampliar para o JEC.

No segundo tempo, o técnico Pintado voltou para o segundo tempo com duas alterações, Rafael Lima no lugar de Michel Schmoeller e Bruno Santos no lugar de Schwenck, mas o Tricolor continuou com o domínio total da partida e logo aos 12 minutos o JEC ampliou. Carlinhos Santos experimentou do meio da rua e Wilson engoliu um “frangaço” na Arena. Três a zero.

Assim, o Joinville mantém os 100% e a liderança isolada do campeonato Catarinense, com três jogos e três vitórias. O próximo confronto é contra o Brusque na próxima quinta-feira.

Prefeito confirma criação da Secretaria de Segurança

O prefeito de Joinville Carlito Merss acompanhou a inauguração da Delegacia de Polícia Civil do bairro Aventureiro na tarde desta sexta-feira (23).

Durante o discurso, o prefeito anunciou que na reforma administrativa vai criar uma secretaria de segurança que vai trabalhar nas ações que forem de competência do município. "Essa secretaria fará com as polícias ações coletivas transversais envolvendo a comunidade, escolas, associações de moradores e igrejas. Vamos envolver a Defesa Civil e os Consegs e encontrar formas de reeducar e prevenir", disse Carlito.

A inauguração teve a presença do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, e do delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Maurício Eskudlark.

A delegacia do Aventureiro foi fechada em 2003 junto com outras duas da cidade. Nesta sexta-feira a delegacia reabriu em local diferente, na rua Carlos Roberto Vilpert, perto do Posto de Saúde do Parque Joinville.

Quatro boletins de ocorrência foram registrados nesse primeiro dia envolvendo roubo a transeunte, ameaça e perda de documentos. "Para essa região essa era uma das obras mais aguardadas. Esse espaço no mínimo inibe, o cidadão não merece viver nesse estado de angústia. Espero que num período muito curto seja inaugurada a delegacia de Pirabeiraba", disse Carlito.

O distrito joinvilense deve ser o próximo pela previsão da secretária de Estado, além de Itinga, Vila Nova e Nova Brasília.A delegacia do Aventureiro está aberta ao público de segunda à sexta das 8h às 18h e há plantão 24 horas para elaboração de boletins de ocorrência.

Mais uma ponte é interditada em Joinville por falta de segurança

Por orientação da Defesa Civil, a Prefeitura de Joinville interditou totalmente, no final da tarde desta sexta-feira (23), a ponte de madeira da rua Martinho Von Bienne, via que faz a ligação entre os bairros Aventureiro e Parque Joinville.

A interdição foi motivada pela erosão em uma das cabeceiras. Segundo a Defesa Civil, o tráfego de veículos poderia porvocar desabamento da ponte. Segunda-feira (26) pela manhã, a Unidade de Obras da Secretaria de Infra-estrutura Urbana (Seinfra) iniciará os trabalhos de recuperação.

Agentes de trânsito da Conurb providenciaram a sinalização de intedrição - defensas e fitas de sinalização. A Conurb pede o apoio da comunidade para que a sinalização não seja retirada, pois existe o risco de desabamento.

Acidente envolvendo bicicleta e moto deixa piloto e uma criança ferida

Equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU prestaram socorro ao motociclista Sr. EDSON NUNES DA SILVA, 18 anos que conduzia uma motocicleta HONDA/CG150 e a um menor de 09 anos de idade, que conduzia uma bicicleta e se envolveram em acidente. Não há relato da forma com que se deu o acidente. O motoqueiro e o menor foram conduzidos ao Hospital, o motoqueiro com várias fraturas, não sendo repassada pelas equipes de socorro a natureza dos ferimentos do menor.

Com show da torcida, Tigre/Unisul vence mais uma

Foi um grito ensurdecedor do início ao fim do jogo, um apoio incondicional das 1.400 pessoas que lotaram a Toca da Fera neste sábado, em Joinville.

E foi no ritmo do torcedor que a Tigre/Unisul/Joinville conquistou uma vitória dramática em cinco sets diante da Ulbra Suzano/Massageol, com parciais de 25/23, 23/25, 25/18, 24/26 e 15/13, após duas horas e 19 minutos de luta.

O Troféu Viva Vôlei foi para o líbero Lukinha, que principalmente no tie-break foi irrepreensível na defesa. João Paulo, outro destaque do time, saiu do banco para ser o maior pontuador da equipe no jogo, com 30 pontos .

Anderson marcou 24 e Roca 22. A Tigre/Unisul/Joinville mostrou bom volume de jogo e equilíbrio desde o início do primeiro set. Defendendo bem e contra-atacando com eficiência chegou a abrir 18/14, mas uma sequência de Jardel no saque levou a Ulbra a passar à frente com 19/20. Valeu nesse momento a estratégia e tranqüilidade em quadra. Giovane colocou João Paulo e Faccin em jogo e num bloqueio de Faccin.

O segundo set seguiu bastante equilibrado com a Tigre/Unisul/Joinville reagindo bem à desvantagem no placar que chegou a três pontos: 16/19. Num contra-ataque de João Paulo igualou em 22 pontos , mas a Ulbra devolveu o contra-ataque e fechou em 23/25. A parcial anterior não tirou a concentração da equipe catarinense, que fez um terceiro set dominador. Sacando bem e com o passe perfeito, o time de Giovane Gávio abriu vantagem logo no início com Jotinha no saque e não deu chances ao adversário. Fechou num saque errado de Jardel em 25/18.

O quarto set começou com a Ulbra sacando forte e quebrando o passe catarinense. Com dois bloqueios, a equipe gaúcha chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 4/8. Numa reação sensacional e com a torcida gritando durante 10 minutos sem parar, a Tigre/Unisul buscou o empate em 24/24 e por detalhe não virou. Dois bons saques da Ulbra deram a vantagem aos gaúchos em 24/26.

O tie-break começou com a torcida da Toca da fera dando show e empurrando a equipe. Foi um grito contínuo durante 21 minutos que contagiou o time em quadra. Com Roca no saque e quatro pontos de contra-ataque, a equipe abriu 6/2 de vantagem e foi controlando a diferença até o ponto final de Anderson.

A Tigre/Unisul/Joinville começou a partida Jotinha e Anderson; Gustavão e Vini; Digão e Roca; e o líbero Lukinha. Também jogaram João Paulo, Faccin, Diego

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ministério Público pede a prisão dos envolvidos no escândalo da Felej

Rogério Giesselrogeriogiessel@hotmail.com

O Ministério Público Estadual (MPE) pediu nesta sexta-feira, dia 23, a prisão temporária do ex-presidente da Felej Jair Raul da Costa, o Bujica e dos sócios Ivo Belli e Gilson Flores, proprietários da empresa Atacado e Comércio Universo Ltda. O Judiciário atendeu parcialmente o pedido do MPE, determinando a apreensão de documentos contábeis, computadores e CDs. Cumprindo a determinação judicial, por volta das 17 horas, cinco policiais e dois delegados da Delegacia de Polícia Civil do bairro Aventureiro arrombaram a porta da empresa em busca do material requisitado pela justiça.

A prisão e a apreensão foram requisitadas pelo promotor Assis Marciel Kretzer, da 13ª promotoria, mas, nessa fase da investigação, o juiz responsável concedeu apenas a busca e apreensão de provas. "O MPE pediu a prisão dos envolvidos, porém, o pedido foi indeferido considerando o fato dos acusados não fazerem mais parte da administração municipal.", explicou o delegado Luiz Felipe. Não havia ninguém na empresa durante a operação policial e os empresários não foram localizados, sendo necessário arrombar a porta do estabelecimento, o que fez com que o alarme disparasse, acionando a empresa de segurança que monitora o local.
Coincidentemente, esse foi o primeiro trabalho de diligência da Delegacia de Policia Civil do bairro Aventureiro, inaugurada também na tarde dessa sexta-feira.

Entenda o caso

O escândalo envolvendo o dinheiro público foi denunciado por essa Gazeta na edição do dia 15 de janeiro. Documentos contábeis da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), que deveriam estar arquivados no setor contábil da fundação, foram encontrados em uma lixeira da Arena Joinville, prestes a serem recolhidos pela coleta de lixo. Eles chegaram anonimamente à redação da Gazeta de Joinville.

Várias notas fiscais, declarações, recibos e comprovantes de depósitos e até um telefone celular novinho em folha que estava entre os papéis fiscais foram deliberadamente jogados no lixo. Mas, entre os documentos, o que mais chamou a atenção foi um contrato firmado no dia 10 de julho de 2008 entre o então presidente da Felej, Jair Raul da Costa, o Bujica, e Ivo Belli, um dos sócios da empresa vencedora do pregão número 011/2008-Felej, a Atacado e Comércio Universo Ltda.

Pagamento efetuado às pressas

O termo de contrato número 018/2008-Felej, foi o resultado de um pregão para a compra de nada mais, nada menos que 500 pares de redes de futsal, ao custo de R$ 84,00 cada, totalizando o valor de R$ 61,2 mil. Também constavam como objeto do contrato 700 bolas de futsal, ao preço unitário de R$ 84,00 que somadas chegavam ao valor de R$ 58,8 mil. O total da compra foi de R$ 120 mil. O material objeto de pregão daria para abastecer cada um dos 24 núcleos do projeto jovem cidadão com 29 bolas. Já as redes dariam para equipar 500 quadras de futsal.

O pagamento pela inusitada, exagerada e suposta entrega da referida quantidade de bolas e redes, foi efetuado às pressas no último dia 29 de dezembro, ou seja, três dias antes do prefeito Carlito Merss tomar posse.

Além disso, as notas emitidas pela empresa dos sócios Ivo Belli e Gilson Flores, com o valor de R$ 60 mil cada uma, tinham seus vencimentos apenas nos dias 22 e 29 de janeiro de 2009, portanto pagas com quase um mês de antecedência. As notas foram quitadas com um único cheque do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) de número 7969.

Felej diz que há seis meses não recebe material esportivo

O novo presidente da Felej, Jorge Luiz Nascimento, se mostrou surpreso ao ver os documentos e prometeu providências. "Primeiramente vamos fazer uma sindicância administrativa para elucidar isso. Nossa ideia é que as coisas aqui sejam transparentes", disse Jorge.

Ele também informou que de acordo com o Departamento de Patrimônio, durante todo o último semestre, nenhum material deu entrada no almoxarifado da fundação. "De acordo com o departamento financeiro não foi adquirido nenhum material esportivo no segundo semestre do ano passado", explicou.

Quando as portas do almoxarifado foram abertas para a reportagem, nenhum material referente ao pregão 011/2008-Felej foi encontrado.

Empresários afirmaram que não entregaram mercadorias

Os sócios da empresa Atacado e Comércio Universal Ltda, Ivo Belli e Gilson Flores, tentaram explicar a situação, mas, as enormes lacunas ficaram difíceis de serem preenchidas. Eles admitiram que o material mencionado no contrato realmente não foi entregue. "Isso foi uma adaptação que eles fizeram. Eles não queriam apenas bolas e redes", contou Belli.

Entretanto Gilson Flores, afirmou que diversas mercadorias foram entregues substituindo as bolas e redes de futsal. "Foram fornecidas além de bolas de basquete e de futebol de campo, materiais de ginástica e de atletismo", tentou contornar Gilson.

Indagados sobre quem sugeriu a substituição do material, Ivo se limitou a dizer que foi o presidente da época, ou seja, Jair Raul da Costa, o Bujica. "Isso é uma rixa entre o Toninho e o Bujica, e vai sobrar pra nós.", lamentou Ivo Belli.

Concorrência pública de cartas marcadas

Mas, contrariando os empresários, o antigo presidente da Felej, o Bujica, alegou que o pregão foi realizado para quitar pendências da Felej com a empresa ganhadora. De acordo com ele, existiam dívidas contraídas em 2006 e 2007 pelo antecessor de Bujica, o ex-presidente Toninho Lennert (PSDB), que deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores de Joinville.

"Esse material foi entregue na época do Toninho, em 2006 e 2007. Isso foi feito para nós podermos pagar o fornecedor e o pregão foi feito com o dinheiro que veio da Fundação Estadual de Esportes (Fundesporte). Questionado sobre a legalidade do esquema, Bujica tentou explicar.

"Houve a concorrência, foi feito o pregão via prefeitura e eles venceram." A explicação do ex-presidente Bujica deixa claro que houve um jogo de cartas marcadas caracterizando uma suposta fraude, já que inicialmente ele afirmou que o pregão tinha uma única finalidade, a de quitar a dívida com a empresa de Ivo Belli e Gilson Flores.

Participaram também da modalidade licitátoria as empresas ABI Comércio de Confecções Ltda, WR Comércio de Artigos Esportivos Ltda e a RCM Ramos Lombardi. Segundo o setor de licitação da prefeitura municipal, essas empresas foram desclassificadas.

Regional do Centro intensifica limpeza de bocas-de-lobo

A rua Pedro Lobo terá limpeza intensificada nesta segunda-feira (26). O trabalho iniciou hoje e integra a força-tarefa da Secretaria Regional do Centro que durante toda esta semana limpou as bocas-de-lobos das ruas 9 de Março, Jerônimo Coelho, 15 de Novembro, Princesa Isabel, Felipe Schmitt, Itajaí e rua do Príncipe.

Segundo a secretária regional do Centro, Rochelli Grendene, em média, foram retirados quatro carros-de-mão cheios de detritos em cada boca-de-lobo. "Além disso, há tubulações maiores completamente obstruídas e que exigem um trabalho mais intenso, com ajuda do hidrojato e até mesmo com a troca de tubos", explica.

"Estamos fazendo o possível para atender as obras emergenciais e um trabalho de conservação será mantido". A tubulação da rua Pedro Lobo deverá ser aberta na segunda-feira (26) para desobstrução e limpeza no local.

JEC vence e mantém 100%

A equipe do Joinville começou muito bem no Campeonato Estadual. Ao vencer o Clube Atlético Cidade Azul, em Tubarão por 2 a 0 mostrou que irá brigar por melhores posições na competição. Lima e Marcelo Silva foram os artilheiros desta noite. Na próxima rodada, a equipe Tricolor enfrenta o Figueirense, às 16 horas, na Arena Joinville.

Logo cedo o JEC mostrou que queria a vitória. Xavier cruzou na área aos 6 minutos e Marcelo Silva se antecipou à zaga para marcar de cabeça. A equipe da casa até tentou uma reação, mas sem muitos problemas para o gol de Fabiano. Na segunda etapa, o Cidade Azul tentou empatar, mas pecava nas finalizações. No contra-ataque o JEC assustava pelas laterais. E foi num contra-ataque que Lima novamente apareceu.

Marcelo Silva fez jogada pela direita e o camisa 9 com um chute de fora da área mostrou porque é o artilheiro da competição marcando o segundo do tricolor e o terceiro dele na competição.Os ingressos para domingo já estão à venda na Casa do Torcedor, Arena e Rede de Postos Damiani ao preço de R$ 15,00 descoberta, R$ 30 Cadeiras 1 e R$ 40,00 Cadeiras 2.

Em videoconferência, Dilma pede aos prefeitos do Brasil agilidade para obras do PAC

A ministra Dilma Russef, chefe da Casa Civil, falou a prefeitos de todo o Brasil na manhã desta quinta-feira (22/1), através de videoconferência transmitida de Brasília para as unidades das superintendências da Caixa Econômica Federal. Em Joinville, a transmissão foi feita na sala de reuniões da unidade da Caixa da rua João Colin, 1.401.

O prefeito Carlito Merss acompanhou a sessão com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eduardo Dalbosco, e o diretor executivo da Secretaria de Habitação, José Teixeira Chaves. Carlito elogiou o recurso da videoconferência para aproximar e integrar os governos. Disse que a nova administração tem acompanhado com muito interesse os projetos do PAC.

"Nossas equipes estão orientadas para se organizar e não perder os prazos por problemas burocráticos ou de licenciamento ambiental", frisou. Segundo o prefeito, o próximo contrato a ser assinado será de R$ 9 milhões para obras de ampliação do Aterro Sanitário.

O foco da videoconferência foi prestar informações e esclarecimentos sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além da ministra, participaram o Ministro das Cidades, Marcio Fortes, o vice presidente da Caixa, Jorge Hereda, e o sub chefe de Assuntos Federativos, Alexandre Faria.

Para a ministra, fazer as obras do PAC é uma forma de diminuir os impactos da crise econômica atual. "É algo estratégico porque além de gerar infraestrutura social, levando saneamento básico, água e habitação para as famílias, irá gerar emprego, assegurando a distribuição de renda", comentou. Dilma pediu que os prefeitos criem grupos especiais de acompanhamento do PAC, a fim de manter as ações em andamento e agilizá-las. "As superintendências da Caixa estão à disposição para ajudá-los. Temos sorte de ter um programa de crescimento em andamento. O PAC é um investimento anticrise", complementou.

O ministro Márcio Fortes lembrou que as obras do PAC foram amplamente discutidas com as prefeituras, portanto, atende aos pleitos locais e atende o interesse dos municípios. "O programa tem orçamento garantido e o prefeito pode tocar a obra".

Entretanto, pediu atenção para resolver problemas com a documentação dos projetos e chegou a fornecer o número de seu celular, reforçando que o trabalho deve ser feito em parceria. Em Joinville e região, já vem ocorrendo reuniões com a Caixa, conforme esclareceu o superintendente regional Elcio Lara.

Projetos do PAC já estão em andamento em Joinville:

R$ 29 milhões de reais para obras de fornecimento de água: em andamento
R$ 37 milhões de reais para obras na área de esgotamento sanitário: em andamento
R$ 15 milhões de reais para obras de Habitação: em fase inicial, no Jardim Paraíso. Irá beneficiar 532 famílias, mas a meta é ampliar esse atendimento
R$ 2 milhões de reais para obras de interesse social (lotes urbanizados no Cubatão)
Previsão: mais R$ 9 milhões para obras de ampliação do aterro sanitário.

Três homens armados praticam roubo a residência no bairro bom retiro

Na noite de ontem, três homens, todos armados com dois revólveres e uma pistola, entraram na residência do Sr. S.S, 28 anos e anunciaram o roubo. Os assaltantes roubaram um notebook, um controle do portão; chaves do veículo da vítima e aproximadamente R$ 300,00 em dinheiro. A vítima relatou que os três homens eram morenos, sendo dois de estatura baixa e fugiram a pé, não sabendo a vítima informar se havia algum veículo nas proximidades, dando cobertura para os mesmos. Foram realizadas buscas pela região, porém sem êxito na localização dos marginais.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Tigre/ Unisul perde invencibilidade

A equipe da Tigre/Unisul/Joinville saiu na frente diante do Santander/São Bernardo, mas não impediu a reação do time paulista e sofreu a primeira derrota no terceiro turno da Superliga Masculina 08/09 na noite desta quarta-feira. Em uma hora e 55 minutos de jogo, o time de Giovane Gávio perdeu por 3 a 1, parciais de 23/25, 25/22, 25/21 e 25/21.

Com esse resultado, a Tigre/Unisul termina a rodada em quarto lugar com o mesmo número de pontos do Santander/São Bernardo, mas em desvantagem no set average.

No próximo sábado, o time catarinense volta à quadra para enfrentar a Ulbra Suzano/Massageol, a partir das 19 horas, no ginásio da SER Tigre.A equipe mostrou garra, superação e vontade de vencer como o técnico Giovane Gávio havia solicitado antes da partida. Reagiu bem a um início de set em que saiu atrás no marcador e após uma boa sequência de saque do central Vini virou o jogo e fechou em 25/23 num ataque de meio do próprio Vini.

O jogo seguiu muito equilibrado nos sets seguintes, mas o saque paulista funcionou melhor nos momentos decisivos. No início do segundo set, a Tigre/Unisul ainda perdeu seu levantador titular por lesão. Marcelinho sofreu uma contratura lombar, deixou a quadra e fica em repouso nesta quinta-feira. “Começamos sacando bem, mas depois não mantivemos o padrão enquanto eles tiveram mais sucesso quando forçaram o saque”, disse Giovane. “A equipe mostrou determinação e lutou até o fim e isso foi positivo”, concluiu.

O técnico Giovane Gávio escalou a equipe com Marcelinho e Anderson; Gustavão e Vini; Roca e Digão; e o líbero Lukinha. Entraram ainda Jotinha, Faccin, João Paulo e Deivid.

KRONA anuncia novo dirigente para comandar o futsal em 2009

diretoria da KRONA confirmou nesta quinta-feira o nome do novo dirigente do futsal da KRONA/JOINVILLE/DALPONTE. A informação foi passada pelo Diretor Comercial e Marketing da empresa Valdicir Kortmann. Salésio Conti, 41 anos, o Tedão, assume a supervisão do clube a partir do dia 27 de janeiro.

Conti foi um dos responsáveis pela ascensão do Naga/Zaeli/Umu, de Umuarama-PR, nos últimos anos. em seu currículo constam seis títulos paranaenses, quatro pelo São Miguel do Iguaçú e dois pelo Umuarama (2007 e 2008), além de participações nas seleções adulta e sub-20 do Paraná.

A KRONA buscou um profissional com um perfil que se adapte ao novo sistema de gestão do futsal da empresa e com conhecimento em gerenciamento esportivo e segundo Valdicir Kortmann, Salésio Conti possui estes requisitos para ser o dirigente da KRONA/JOINVILLE/DALPONTE.

Desemprego no Brasil fica em 7,9% em 2008, menor desde 2002

A taxa de desemprego média no Brasil em 2008 ficou em 7,9%, contra 9,3% em 2007, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O dado divulgado hoje é o menor da série iniciada em 2002.

Em dezembro, a taxa ficou em 6,8%, contra 7,6% em novembro. Na comparação com dezembro de 2007, houve um decréscimo de 0,6 ponto percentual --que havia ficado em 7,4%. O resultado de dezembro foi o menor para um mês também na série histórica.

A renda média do trabalhador no ano cresceu 3,4% entre 2007 e 2008, ficando em R$ 1.260,24, contra R$ 1.218,79 um ano antes. Em dezembro, a renda média do trabalhador chegou a R$ 1.284,90, uma alta de 0,5% frente a novembro e de 3,6% em relação a dezembro de 2007.

Em 2008, o IBGE registrou uma média mensal de 1,9 milhão de pessoas desocupadas, o menor número desde 2003. Em relação a 2007, houve redução de 13,3% na população desocupada. Em dezembro havia 1,6 milhão de pessoas procurado emprego, 11% a menos que o observado em novembro, e 6,3% inferior na comparação com igual período de 2007.

A população ocupada somou 22,1 milhões de pessoas, indicando estabilidade em relação a novembro. Na comparação com dezembro de 2007, houve um crescimento de 3,4%.

O número de trabalhadores com carteira assinada no país totalizou 10 milhões de pessoas em dezembro, número também estável em relação a novembro. Já na comparação com dezembro de 2007, houve incremento de 7,2%.

O IBGE mede a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

FOLHAPRESS.

Copom faz maior corte de juros desde 2003 e reduz Selic a 12,75% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu hoje reduzir a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, de 13,75% ao ano para 12,75% ao ano. Trata-se do maior corte de juros promovido pelo BC desde dezembro de 2003, quando a Selic caiu de 17,5% a.a para 16,5% ao ano.

"Avaliando as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, neste momento, reduzir a taxa Selic para 12,75% ao ano, sem viés, por cinco votos a favor e três votos pela redução da taxa Selic em 0,75 ponto percentual. Com isso, o comitê inicia um processo de flexibilização da política monetária realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros, sem prejuízo para o cumprimento da meta para a inflação", disse o Copom em nota.

A decisão do BC ocorre em um momento de forte desaceleração da economia brasileira e em meio à pressão feita por empresários, sindicatos e por membros do próprio governo. O corte está dentro das previsões mais "otimistas" do mercado e do setor produtivo.

A taxa Selic está agora abaixo do patamar em que estava até o dia 10 de setembro do ano passado (13% a.a.), data em que o BC aumentou os juros pela última vez, poucos dias antes do estouro da crise econômica. Apesar da queda, os juros reais brasileiros permanecem como os maiores do planeta, à frenta da Hungria.

A maioria dos economistas já esperava uma queda entre 0,5 ponto percentual e 1,0 ponto percentual. Na reunião de dezembro, quando decidiu manter os juros inalterados, o BC havia informado que parte da sua diretoria já pensava em realizar um corte.

Depois disso, uma sequência de dados negativos sobre emprego, produção industrial e vendas do comércio reforçou as apostas na queda dos juros. Além disso, os principais índices de preços mostraram queda na inflação ou até deflação, o que abriu espaço para um corte maior.

Mesmo com a chegada da crise ao Brasil, refletida principalmente na falta de crédito e queda da demanda, a instituição vinha optando por manter a Selic inalterada desde setembro do ano passado, temendo os impactos da alta do dólar sobre os preços no país. Esse movimento foi compensado, no entanto, pela queda na cotação de vários produtos, como alimentos e petróleo no mercado internacional.

Previsões para o ano Trata-se da primeira das oito reuniões do Copom neste ano. Agora, os diretores do BC só voltam a se reunir nos dias 10 e 11 de março. Até lá, já será conhecido o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país) do último trimestre de 2008, que deve mostrar o tamanho do impacto da crise no país.

De acordo com a pesquisa Focus, realizada pelo BC com o mercado financeiro, os economistas esperam agora uma sequência de novos cortes nos juros: para 12,50% em março; 11,75% em abril; 11,50% em junho; e 11,25% em julho. Depois disso, a taxa só voltaria a cair em 2010, para 11% ao ano.

Mesmo prevendo queda nos juros neste ano, o mercado financeiro aposta que o BC conseguirá trazer a inflação para o centro da meta, que é de 4,5%, devido à desaceleração da economia, que deve crescer apenas 2% neste ano, segundo a pesquisa Focus do BC.

Lula Segundo reportagem da Folha desta quarta-feira, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se reuniu anteontem com o presidente Lula para lhe dizer que os juros cairiam hoje, mas ressaltou que o principal problema ainda é o "spread" cobrado pelos bancos privados.
O "spread" é a diferença entre o custo de captação dos bancos e os juros que eles cobram dos seus clientes. Desde setembro, mesmo com a Selic inalterada, o spread subiu, influenciado pela falta de crédito no mercado.

Amanhã, o presidente deve se reunir com os dirigentes de bancos públicos e privados para cobrar uma redução do "spread".

FOLHAPRESS.

Obama assina ordem para fechar Guantánamo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve assinar nesta quinta-feira uma ordem executiva exigindo o fechamento, no prazo máximo de um ano, da prisão da base naval americana de Guantánamo, em Cuba, e de todas as prisões secretas mantidas pela CIA (Central de Inteligência Americana). O democrata se comprometeu, durante a campanha presidencial, a fechar o controverso presídio em Cuba para suspeitos de terrorismo.

"O centro de detenção de Guantánamo objeto desta ordem será fechado o mais rápido possível e, no mais tardar, no prazo de um ano a partir da data da ordem", afirma o rascunho da ordem executiva, divulgado no site da associação American Civil Liberties Union e confirmado pela fonte da Casa Branca.

Segundo o jornal americano "The New York Times", as ordens executivas de Obama incluem ainda instruções para a CIA encerrar o programa no qual mantém suspeitos de terrorismo em custódia secreta por meses ou até mesmo anos, uma prática que, assim como Guantánamo, foi duramente criticada pela comunidade internacional e organizações de direitos humanos.

As ordens também proibiriam, segundo o "NYT", que a CIA use métodos coercivos de interrogatório e exigiriam que a agência seguisse as mesmas regras dos militares ao interrogar suspeitos de terrorismo.

Se efetivadas, as medidas do terceiro dia do governo Obama reescreverão as regras da "guerra ao terror" lançadas pelo republicano George W. Bush em meio ao temor criado após os ataques de 11 de Setembro.

Medidas Já o rascunho da ordem executiva sobre Guantánamo indica, sem apresentar mais detalhes, que serão usados "meios legais" para tratar os detentos que não possam ser transferidos para outros países ou julgados em tribunais americanos.

Segundo as agências internacionais de notícias, que citam funcionários ligados ao presidente, Obama dedicará seu segundo dia na Sala Oval para assinar outros dois decretos: um proibindo o uso de tortura e outro ordenando uma revisão nos processos de detenção para presos em Cuba.
Nesta terça-feira (20), em suas primeiras horas como presidente, Obama pediu a suspensão, por 120 dias, dos julgamentos de prisioneiros do controverso centro de detenção. O pedido foi acatado pelos dois juízes militares responsáveis por seis processos em andamento e permite que o governo Obama revise as políticas e condições de detenção na prisão.

O conselheiro legal da Casa Branca, Greg Craig, deu informações nesta quarta-feira (21) sobre as três resoluções a membros do Congresso, informou a rede de televisão americana ABC.

A decisão foi muito bem recebida pela organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW), que disse ser um sinal da alta prioridade que é para o novo presidente a reforma da estratégia americana contra o terrorismo.

"O presidente Obama fará um grande avanço para restabelecer a autoridade moral dos EUA", disse Jennifer Daskal, conselheira sobre antiterrorismo da HRW. "Ao fechar um símbolo global de abuso, Obama privará os terroristas de um poderoso instrumento de recrutamento", destacou.

Equipe Nesta quarta-feira, Obama recrutou o procurador David Iglesias, demitido no governode George W. Bush por motivos políticos, para a equipe que se ocupará dos casos dos detidos em Guantánamo.

O próprio Iglesias falou de seu novo trabalho em uma entrevista a um canal de TV do Novo México. "Queremos nos certificar de que os terroristas que cometeram atos de violência serão levados à Justiça, e que os que não [cometeram] serão libertados", disse o procurador, que ocupava um cargo de chefia até ser demitido no fim de 2006.

"Fui promotor em tribunais estaduais, federais e militares. Agora só estou esperando as indicações da nova administração sobre onde julgar os prisioneiros de Guantánamo", comentou Iglesias.

Iglesias pertence ao corpo de reservistas da Marinha e foi membro da equipe legal que inspirou o filme "Questão de Honra", ambientado em Guantánamo e que tem Tom Cruise e Jack Nicholson no elenco.

Segundo o ex-procurador, o novo governo fechará a prisão de Guantánamo "no próximo ano", do contrário "não será um ato imediato".

Os tribunais de exceção foram criados em 2006 para julgar os suspeitos de terrorismos presos em Guantánamo que, por um "buraco negro" legal criado pelo governo americano, não são protegidos nem pela legislação americana (porque a base naval fica em Cuba) nem pela Convenção de Genebra (já que não são prisioneiros de guerra).

Segundo dados do Pentágono, Guantánamo ainda abriga 245 detentos. Há cerca de 200 casos pendentes na Suprema Corte Federal dos EUA de prisioneiros que tentam sua libertação.

Informações das agências: Efe, France Presse e Associated Press

Bin Laden está disposto a conversar com Obama

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, dá "sinais de estar aberto a conversar" com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse o ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, em videoconferência com estudantes dos EUA.

Gaddafi recomendou o diálogo com Bin Laden, considerado o mentor dos ataques terroristas de 11 de Setembro contra os EUA. Na época, o republicano George W. Bush, sucedido por Obama, era o presidente dos EUA e, graças a uma reação rápida, sua popularidade chegou aos 90% após os ataques.

Gaddafi, cujo país foi retirado da lista americana de patrocinadores do terrorismo em 2006, aconselhou Obama a dar uma chance para que Bin Laden mude.

Em palestra aos alunos da Universidade de Georgetown, por meio de uma ligação via satélite a partir da Líbia, Gaddafi disse que Washington deve rever a sua forma de lidar com Bin Laden.
"O terrorismo é um anão, não um gigante. Osama bin Laden é uma pessoa a quem deve ser dada uma oportunidade para que mude para melhor", disse Gaddafi, por meio de um intérprete. "Talvez ele queira a paz."

O ditador não deu qualquer indicação de que tenha algum contato com Bin Laden ou que esteja atuando como um intermediário. "Talvez possamos ter um diálogo com ele e descobrir o motivo que o levou a essa direção", defendeu.

Ele também defendeu uma nova abordagem sobre o Taleban, o grupo fundamentalista islâmico que foi tirado do poder no Afeganistão por uma coalizão liderada pelos EUA. Ele disse que o grupo, que abrigou Bin Laden, "não é como tem sido retratado", e que Washington também deveria rever as suas opiniões sobre o grupo.

Terror O próprio Gaddafi já foi listado como terrorista pelos EUA, considerado inimigo do país, chamado pelo ex-presidente Ronald Reagan de "Cachorro Louco do Oriente Médio". Em 1988, o governo líbio foi acusado de ter patrocinado a explosão de um avião com 270 passageiros, a maioria americanos, sobre a cidade de Lockerbie, na Escócia.

Mas as relações melhoraram durante o governo de George W. Bush, ao ponto de a secretária de Estado, Condoleezza Rice ter ido à Líbia e jantado com Gaddafi, em uma casa que foi bombardeada por aviões americanos em 1986.

Em outubro de 2008, o governo da Líbia entregou ao Departamento de Estado US$ 1,5 bilhão para ser divido entre 400 vítimas e parentes de pessoas atingidas pelos vários ataques terroristas atribuídos ao seu governo nos anos 80.

FOLHAPRESS.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Empresário quer construir cemitério-pirâmide para atrair "turista funerário" ao PR

Postado por: Rogério Giessel



Projeto do cemitério no PR



Dono de uma funerária e três crematórios no Paraná e em Santa Catarina, o empresário Edson Cooper, 50 anos, acalenta um projeto que começa a se concretizar: construir um cemitério vertical em forma de pirâmide na Grande Curitiba que sirva também de atração turística.


A idéia de Cooper é ambiciosa. A pirâmide será erguida em uma área de 58 mil metros quadrados em Almirante Tamandaré, município da região metropolitana da capital. Depois de três anos e meio, ele conseguiu a licença ambiental e pôs os tratores para limpar a área em que pretende construir a obra.


O projeto elaborado pelo arquiteto Rodrigo Baranczuk (sobrinho de Cooper) prevê uma edificação de 12 andares. No alto, haverá um mirante, também em forma de pirâmide, que abrigará lanchonete e restaurante.


O subsolo da pirâmide será reservado para o museu funerário, que exibirá técnicas de mumificação em cera, oferecida por Cooper aos seus clientes, além da exposição de carros e carruagens funerárias antigos, filmes e atrações cujo tema será sempre a morte. "E não se trata de um tema mórbido", garante Cooper. "50% do turismo no mundo é feito dentro dos cemitérios".


A pirâmide, segundo o empresário, tem capacidade para 35 mil gavetas mortuárias, que podem ser divididas como um grande arquivo.


Cooper pensa em reservar o penúltimo andar do edifício para abrigar uma seção exclusiva, onde serão enterrados músicos, escritores e artistas. Há também o projeto de reservar uma ala somente para as personalidades da vida pública brasileira.


O empresário diz que o projeto foi inspirado em cemitérios famosos como o da Recoleta, na Argentina, e o dos Papas, na Itália, que atraem milhares de turistas todo ano.


projeto inclui também a construção de um anfiteatro para 500 pessoas, onde serão realizados vários eventos e cursos sobre técnicas de conservação de corpos e cremação.


"O serviço funerário tem ganhado sofisticação e atraído interessados em toda parte. Pretendo exibir filmes sobre a história do sepultamento e promover cursos para agentes funerários", afirma Cooper.


No hall de entrada da pirâmide serão construídas oito salas de cerimônia para os velórios, com espaços para lan houses. Cooper explica que é costume entre os latino-americanos velar o corpo a noite inteira, daí a necessidade de computadores para que os familiares comuniquem-se com os parentes que não puderem comparecer.


Na área externa do cemitério vertical, o arquiteto reservou um espaço para a realização de grandes missas, com capacidade para 5.600 pessoas, e ainda a construção de um Cristo Redentor, cuja altura de 59 metros é quase dois terços maior do que a estátua homônima erguida no Rio no século passado (clique aqui para ler a matéria).


O investimento total para a obra, segundo o empresário, seria de R$ 30 milhões, dos quais R$ 10 milhões seriam captados do BRDE (Banco Regional Desenvolvimento do Extremo Sul) e o restante obtido através do mercado de capitais. "Estou procurando um sócio entre as construtoras para concluir a última fase do projeto. Já tenho a licença ambiental do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e as obras estão em andamento", assinala.


Para garantir o retorno do investimento, Cooper pretende ainda cobrar uma entrada de R$ 10 dos visitantes e ainda oferecer uma gama de serviços aos que se dispuserem a adquirir uma das gavetas do cemitério vertical.


"Há uma certa resistência de minha família em levar adiante o projeto, mas eu tenho fé no investimento e creio que, se concluído, o cemitério vertical será uma atração turística do Paraná só comparável às Cataratas do Iguaçu", exagera Cooper.

Hoje é dia de reencontrar a fanática torcida

A estréia em casa no 3º turno da Superliga Masculina de Vôlei 08/09 marca para esta quarta-feira, dia 21, o reencontro da equipe da Tigre/Unisul/Joinville com sua fiel torcida.

E depois de 36 dias sem atuar na Toca da Fera a expectativa é de um ginásio lotado para acompanhar a estréia da equipe em 2009 a partir das 19 horas contra o Santander/São Bernardo.

Os portões do ginásio da SER Tigre serão abertos a partir das 17 horas e o ingresso será uma lata ou pacote de leite em pó por pessoa. A entrega será feita na entrada do ginásio e os primeiros 500 torcedores receberão a camisa da torcida.

O jogo terá transmissão pelo canal Sportv.Em terceiro lugar na classificação geral e dividindo a liderança do Grupo A neste turno, a Tigre/Unisul enfrenta um adversário concorrente direto.

O Santander/São Bernardo é o quarto colocado da Superliga e assim como a equipe de Giovane Gávio tem duas vitórias em dois jogos nesta fase.“Além de ser um time candidato ao título é adversário direto na tabela, e por isso a vitória terá um significado especial , pois poderá consolidar nossa colocação geral contra um rival direto”, avalia o técnico da Tigre/Unisul. “Será um jogo difícil com certeza e onde precisamos continuar sacando bem como nos últimos jogos.

Um bom saque é o caminho para diminuir o forte ataque deles”, diz Giovane.As duas vitórias fora de casa na abertura do 3º turno deram mais confiança ao time, que mostrou estar mais entrosado e equilibrado tecnicamente. “O período sem jogos após o Natal nos deu a chance de treinar com mais tempo para corrigir algumas deficiências e a equipe mostrou evolução e condições de melhorar ainda mais”, completa.

Finalizada dragagem do rio Cachoeira, em Joinville

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville informa que foram finalizados os serviços de dragagem em três trechos do rio Cachoeira, em Joinville, que estava sendo realizado pela empresa Costa Sul Serviços de Dragagem, vencedora da licitação. Os investimentos somam R$ 65 mil e são provenientes do Governo do Estado, através da SDR-Joinville e conta com o apoio do Departamento Estadual de Transporte e Terminais (Deter).

Os serviços de desassoreamento (dragagem) do canal de navegação do rio Cachoeira foram realizados em três trechos distintos, numa extensão entre o Mercado Público e a Ponte do Trabalhador, ambos em Joinville. A dragagem faz parte da instalação da primeira hidrovia de Santa Catarina, que compreende 23 quilômetros entre o Terminal Hidroviário de Joinville (Mercado Público) e o Terminal de Passageiros de São Francisco do Sul (Centro Histórico). De acordo com o diretor geral da SDR-Joinville, engenheiro Fernando Camacho, o desassoreamento é um procedimento que deverá ser rotineiro para que as embarcações possam navegar com mais segurança pelo curso do rio e da lagoa.


Sinalização náutica

A sinalização náutica para navegação diurna e noturna, entre os terminais aquaviários de Joinville e São Francisco do Sul, está sendo executada pela Giramar Apoio Marítimo, empresa vencedora da licitação. São investimentos de R$ 790 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville. Dentre as especificações do edital, a empresa é responsável pela instalação de 11 bóias na Lagoa do Saguaçu, 8 bóias na Baía Babitonga e ainda 24 lanternas solares, entre outras intervenções.

Este projeto da primeira hidrovia de Santa Catarina é idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, com autorização do Departamento Estadual de Transportes e Terminais (Deter) e da Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, e a operação fica autorizada pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). O transporte está sendo realizado pela empresa Jet Bus Transportes Marítimos que disponibiliza duas embarcações: Jet Bus (84 lugares) e Jet Van (20 lugares).

Máquinas caça-níqueis e cocaína são apreendidas em um bar no Jardim Iririu

Após denúncia anônima de máquinas caça-níqueis em funcionamento em um bar na Rua Do Porto, Policiais Militares realizaram a abordagem encontrando 02 máquinas em funcionamento. Com o proprietário do estabelecimento, R.L, 24 anos, também foram encontradas três buchas de cocaína, sendo a droga apreendida e lavrado Termo Circunstanciado em desfavor do proprietário por Posse de Tóxicos e por explorar jogos de azar. As máquinas foram apreendidas e entregues a Fundamas.

As informações são do 8º Batalhão da Polícia Militar

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Carlito discute acessibilidade em Joinville

prefeito Carlito Merss discutiu a questão da acessibilidade em Joinville em reunião na tarde desta terça-feira (20) em que estavam presentes técnicos do IPPUJ, o coordenador da Comissão Interna de Acessibilidade da Prefeitura, Odair Pavesi, e membros do Comde (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência de Joinville).

O prefeito conheceu conceitos, problemas, propostas, projetos e materiais existentes. “Temos que continuar a ampliar esse trabalho, fazer um levantamento dos problemas e do que avançou e voltar a conversar, ver quais ações vamos tomar”, disse Carlito, que mostrou muito interesse em conscientizar e trabalhar com o conceito de acessibilidade.

Algumas recomendações da comissão interna foram apresentadas, como as calçadas adequadas nos prédios públicos, a acessibilidade nos edifícios locados pelo município, treinamento dos servidores para uso da língua brasileira de sinais e a própria comunicação da Prefeitura nos eventos e publicidade.

Ficou definido que os membros da Comissão serão renomeados num trabalho de interesse em cada secretaria. Hoje são 16 órgãos representados. A idéia é uma gestão participativa e criação de sub comissões.Carlito também avaliou um material de conscientização e informação de como construir calçadas em Joinville quanto ao meio-fio, faixa de serviço, acesso de veículos, faixa de circulação e rampa de acesso ao terreno. Esse material deve ser trabalhado em associações organizadas na cidade e também com aquelas que têm relação com construção civil.

“A medida em que as calçadas adequadas vão sendo feitas, todos ganham. Calçada só é funcional se for em toda a quadra”, disse Mário Cezar da Silveira, consultor de acessibilidade do Comde. “A questão toda vai passar por um grande processo de conscientização”, disse Pavesi.

Durante a reunião, os participantes discutiram sobre a autorização dada pela Prefeitura para a construção das calçadas e a necessidade de informações técnicas mais precisas e outras formas de fiscalização.O Comde apresentou programas federais que Joinville pode trabalhar para conseguir recursos específicos para a acessibilidade. O conselho apontou também programas bem sucedidos, além de programas de informática que podem ser cedidos para Joinville.

(Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville)

Prefeito recebe reivindicações do Aventureiro

Durante cerca de duas horas, o prefeito Carlito Merss ficou reunido nesta segunda-feira (19) com mais de 30 moradores do bairro Aventureiro, na sala do colegiado.

Eles trouxeram reivindicações em diversas áreas e cada uma delas foi detalhada pelo prefeito.

Estiveram na prefeitura representantes das comunidades católicas e das associações de moradores do Santa Bárbara, Santa Terezinha, Jardim Francieli, São José, Nossa Senhora Aparecida, Esperança e Cohab, além de representantes dos quatro vereadores eleitos no bairro.Apresentaram um documento chamado "Projeto Aventureiro em Ação".

A primeira reivindicação é quanto às enchentes. Foram nomeadas ruas e áreas que enfrentaram cheias e que nunca haviam enchido anteriormente, mesmo nas maiores enchentes da cidade.

"Moramos há 15, 20 anos no Aventureiro e nunca enfrentamos enchentes, mas agora estamos enfrentando", disse Fernandes dos Santos, coordenador do projeto.

"Vamos fazer o possível para trabalhar o básico por agora. Há quatro anos, as regionais ficaram sem fazer limpeza de boca-de-lobo e outras manutenções. Hoje de manhã tive uma reunião com engenheiros que mostraram simulações e é assustador o que as chuvas poderão fazer em Joinville. Nós ocupamos a cidade errado, é grave", disse Carlito.

Ele também falou sobre o projeto de drenagem do município que foi entregue em Brasília na semana passada na espera de parte de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "Se consigo recursos, é menos dinheiro que vamos ter que pedir emprestado para o BID", disse.

A comunidade do Aventureiro apresentou propostas para a área da saúde, entre elas o funcionamento pleno do PA 24 horas. "A primeira resposta que quero dar a vocês é quanto ao PA", afirmou Carlito.

Na educação, o projeto apresenta pedidos para conclusão e construção de CEIs e obras em escolas. Uma longa lista de áreas de lazer e esportes também foi entregue.

A comunidade pediu abertura, ligação de ruas, saneamento básico, drenagem, pavimentação, mudança de itinerário de linhas do transporte coletivo, estruturação do CRAS e implantação de uma capela mortuária no bairro.

Dentro de um mês uma nova reunião será feita com a prefeitura e os moradores, desta vez no bairro.

Duas residências são assaltadas por três homens armados, em Joinville

Na rua Rua Presidente Vargas – Distrito de Pirabeiraba conversou com a vítima, Sr. V.B, 51 anos, o qual relatou que estava em residência realizando uma festa de aniversário, quando três homens, sendo um loiro e dois morenos, todos armados, um com revolver e dois com pistolas, entraram na residência e anunciaram o roubo, mandando todos deitarem no chão. Os assaltantes roubaram 02 televisores de 21 polegadas, jóias, (brincos e colares), aproximadamente R$ 1.000,00 (mil reais) em dinheiro, telefones celulares das vítimas, várias bebidas e o veículo da vítima, VW/GOL, cor branca, ano e modelo 2008, placas MDS 6563 Joinville/SC, que utilizaram para a fuga, saindo em sentido a BR-101. Foram realizadas várias rondas pela região, porém sem êxito na localização dos assaltantes.

Já na Rua Alceu Koentopp – Bairro América, a vítima, Sr. P.A.G, 51 anos, relatou que se encontrava em residência com seus familiares, quando por volta das 21 horas, três homens, todos armados, entraram em sua residência e anunciaram o roubo, ordenando que não olhassem para os mesmos e após, prenderam todos no banheiro. Os marginais roubaram várias jóias de prata, aproximadamente R$ 120,00 (cento e vinte reais) em dinheiro e o veículo CITROEN/C3, placas MFG 2866 Joinville/SC, que utilizaram para a fuga, sendo o veículo encontrado abandonado posteriormente na Rua Padre Anchieta, Bairro Glória. A vítima não soube repassar mais nenhuma característica dos assaltantes. O veículo foi devolvido para a vítima. Foram realizadas várias rondas pela região, porém sem êxito na localização dos assaltantes.

Últimos dias para garantir presença na Mostra de Dança Contemporânea do Festival de Dança de Joinville

Companhias profissionais têm até 2 de fevereiro para encaminhar projetos Companhias profissionais de dança do País e do exterior têm até o dia 2 de fevereiro para encaminhar seus projetos – inéditos, ou não – para a Mostra de Dança Contemporânea, um dos destaques do 27º Festival de Dança de Joinville.

A Mostra de Dança Contemporânea tem a proposta de valorizar novas referências conceituais de espetáculos de dança, contribuindo para formar platéias com olhar crítico, aptas a interpretar as mais diferentes e ousadas linguagens artísticas.

A Mostra também tem o objetivo de valorizar e difundir trabalhos de artistas, grupos e companhias profissionais de dança, enfatizando a diversidade de linguagens e perspectivas de criação e pesquisa na produção contemporânea.

A partir de 2009, as apresentações serão realizadas ao longo de todo o Festival e as companhias convidadas poderão se apresentar no Teatro Juarez Machado, ou em locais alternativos, sem limite de público ou horário pré-determinado.

Quanto mais inovadora a proposta, melhor. Além dos espetáculos, a programação inclui workshops ministrados pelas companhias de dança, no dia seguinte ao da apresentação. Estes workshops são destinados a coreógrafos e bailarinos inscritos nos demais eventos do Festival.

A escolha dos projetos que participarão da Mostra de Dança Contemporânea será realizada no final de fevereiro de 2009 pelo Conselho Artístico do Festival, formado atualmente por Airton Tomazzoni (RS), Eliana Caminada (RJ), Sandra Meyer (SC) e Sueli Machado (MG).

O cadastro dos projetos é gratuito. O 27º Festival de Dança de Joinville será realizado de 15 a 25 de julho de 2009, no Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado, em palcos abertos e espaços alternativos em Joinville (SC).

Em 2008, o Festival reuniu mais de 4.800 bailarinos em cerca de 220 horas de espetáculos. Mais informações no site WWW.festivaldedanca.com.br, pelo e-mail

mostradedancacontemporanea@festivaldedanca.com.br ou pelo telefone (47) 3423-1010.

As informações são do Instituto Festival de Dança

Novos agentes prisionais começam a trabalhar na região

43 agentes prisionais começaram a atuar, a partir desta segunda-feira (19), na região Norte e Planalto Norte catarinense. São 30 homens e 13 mulheres aprovados no concurso e que agora estão distribuídos no sistema prisional dos municípios de Joinville, Jaraguá do Sul, Canoinhas e Porto União.

Do total, são 12 vagas masculinas destinadas para Joinville, seis para Jaraguá do Sul e 12 para Canoinhas. Já as vagas femininas foram divididas da seguinte forma: quatro para Joinville, quatro para Jaraguá do Sul, quatro para Canoinhas e uma para Porto União.

A Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania informa que como a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas só fica pronta em março deste ano e, até a inauguração, os agentes prisionais vão atuar em outras unidades localizadas na região.

Durante dois meses, os agentes prisionais receberam treinamento na Academia de Polícia. Nesta chamada, o Governo do Estado contratou 233 novos servidores para os Departamentos de Administração Prisional e Justiça e Cidadania.

As informações são do Governo do Estado

Professores ACTs da Rede Pública Estadual escolhem vagas na próxima semana

Acontece na semana que vem, entre os dias 26 e 30 de janeiro, a escolha de vagas dos professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), que atuarão na rede estadual de ensino na região Norte catarinense.

A escolha de vagas será na Gerência de Educação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, localizada na rua Felipe Schmidt, 159 (em frente ao Shopping Mueller), em Joinville.

O horário para escolha das vagas de ACTs será divulgado ainda esta semana. A escolha de vagas deverá ser efetuada pelo próprio candidato, não podendo ser realizada por meio de procuração. A chamada dos candidatos selecionados será efetuada obedecendo a ordem de classificação.

Mais informações no portal www.sed.sc.gov.br e na Gerência de Educação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, pelos telefones (47) 3433-0730 ou 3422-2973 (período vespertino)

As informações são do Governo do Estado

PUC formaliza intenção de instalar unidade em Joinville

Uma comissão da Associação Paranaense de Cultura (APC) - mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) - esteve reunida na tarde desta segunda-feira (19) com o prefeito Carlito Merss para formalizar o interesse de implantar uma unidade da Universidade Católica em Joinville.

Essa foi a primeira reunião de uma análise que vem sendo feita há dois anos pela APC. De acordo com os representantes, a decisão institucional já está tomada.

"A PUC vem com o intuito de ser PUC-SC. Fizemos uma longa análise com base na oferta, demanda e potencial de desenvolvimento da região e concluímos que em Joinville ainda há espaço para uma universidade de qualidade com abrangência para ensino, pesquisa, extensão, transferência de tecnologia e gestão de propriedade intelectual", afirmou Marco Barbosa Cândido, superintendente da APC.

Com a proximidade de Curitiba, a nova unidade catarinense poderá utilizar um intercâmbio com profissionais e estrutura da PUC-PR.

Inicialmente, a unidade começaria com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Há em Joinville uma boa relação com a mantenedora da PUC incluindo um trabalho feito também pela Diocese da cidade.

O padre Ivan Macieski participou da reunião representando o bispo Dom Irineu Roque Scherer. Também esteve presente o vereador Osmari Fritz. "Vamos dar o apoio para implantação. Queremos conhecimento, vamos discutir a forma de ser parceiros e vamos também envolver mais setores da comunidade nesta questão", disse o prefeito.

Carlito também apresentou um perfil do ensino superior da cidade e citou o déficit de escolas estaduais na cidade e da dívida da Prefeitura com a Univille.

A APC afirmou que continua um estudo para identificar quais os possíveis cursos que poderão ser trazidos para Joinville. A expectativa é de até dez cursos, com vestibular para 2010/2011. A PUC não tem unidades em Santa Catarina.

Grupos de Fiéis da Renascer tentam impedir cobertura com agressão

Postado por: Rogério Giessel

Maria Manso, da Rede Globo; Heloísa Gomide, da Globonews; Sílvia Damasceno, da Record; Daniel Lian e Francisco Palitos, da Jovem Pan. Estes foram alguns dos profissionais agredidos por grupo de fiéis da Igreja Renascer em Cristo que, descontrolados pelo desabamento da sua sede mundial, na Avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, tentavam impedir a cobertura da mídia.
“Fomos um dos primeiros a chegar (equipe da Rede Globo). Maria (Manso) estava relatando o incidente quando nós (repórter César Menezes e equipe) estávamos buscando uma casa para narrar, de cima, o desabamento. Fiquei sabendo que estavam batendo, dando soco na Maria e vim correndo. Quatro homens fizeram uma roda e deram socos nela. Gritavam que não queriam a mídia lá”, relata o jornalista da TV Globo.

Maria Manso ficou “chocada”, conta César Menezes. A equipe da Globo ficou tão receosa que começou a fazer as entradas, para o Fantástico, a quatro quarteirões do incidente. Heloísa e Sílvia contam que também foram empurradas.

A população se estendia a sete quarteirões ao redor da Igreja Renascer por volta das 19h, quando a equipe de resgate tentava realizar seu trabalho. Havia muitos populares; os quarteirões estavam lotados; as lojas fechadas. Fiéis da Igreja se dividiam em modos de ação. Alguns clamavam a Jesus para que os "maus-elementos", que não estavam lá na hora do resgate de boa-fé, fossem embora e deixassem a equipe dos Bombeiros e enfermeiros trabalharem.
Muitos foram convocados para ajudar, levando água para quem estava trabalhando e consolando fiéis que tinham vítimas no local. Outros, com medo de que a imprensa fizesse um trabalho "contra" a Igreja Renascer, agrediram os jornalistas como método de prevenção. Vira-e-mexe, um grupo de cerca de dez pessoas ultrapassava o cordão de isolamento da Polícia Militar e tentava fazer um cordão humano na frente da igreja como forma de manifestação da fé e, também, numa clara oposição aos jornalistas.

Marcelo Moreira, da TV Bandeirantes, apesar de não ser agredido, bateu boca com os fiéis, buscando defender o seu trabalho. Pedia, insistentemente, para que a polícia retirasse aqueles fiéis e era prontamente atendido. Conta à reportagem que o jornalista free-lancer Paulo Teixeira também foi agredido e teve sua câmera roubada.

Daniel Lian, repórter da Jovem Pan, passou o pão que o diabo amassou. Foi um dos primeiros do veículo rádio a chegar. “Eu tomei tapa. Um fiel desligou meu telefone”, conta Lian. O técnico de áudio e externas Francisco Palitos, ao tentar ultrapassar o cordão de isolamento com os equipamentos de áudio, também levou. “Levei soco, cotovelada, empurrão”.

Desabamento deixa dez mortos
O desabamento do teto da sede mundial da Igreja Renascer deixou dez mortos e 93 feridos. Na hora do incidente, às 18h50, cerca de 400 fiéis estavam na Renascer. Era intervalo de culto. Em 99, segundo o Estadão, o Contru, órgão que regula o uso de imóveis em São Paulo, havia lacrado a sede da Igreja Renascer por problema no teto, que estava corrompido por cupim. Na época, o fundador da Igreja, Estevam Hernandes, disse que o problema havia sido resolvido. Hernandes está nos Estados Unidos, onde cumpre pena por entrar irregularmente US$ 56 mil naquele país.
Comunique-se

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Economistas esperam corte de juros para 13% nesta quarta, diz pesquisa do BC

A maioria dos economistas manteve a expectativa para o corte dos juros na primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de 2009, nesta quarta-feira (21), dos atuais 13,75% para 13,25% ao ano.

Mas as instituições com maior número de acertos (o chamado Top 5) já apostam em uma redução maior, para 13% ao ano, segundo dados da pesquisa semanal Focus, do BC.
Os economistas também aumentaram as previsões de corte de juros ao longo de 2009. Agora, a expectativa é que a taxa encerre o ano em 11,25% ao ano, ante previsão de 11,75% a.a. feita na semana passada.

A previsão para a Selic no final de 2010 caiu de 11,25% para 11% ao ano.
A queda maior dos juros deve ser impulsionada pela desaceleração da economia neste ano, devido aos efeitos da crise econômica.

Foi mantida a previsão de crescimento da economia em 2009 de 2%, abaixo dos 3,2% estimados pelo BC e dos 4% previstos no Orçamento deste ano para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas). Para 2010, está previsto um crescimento de 3,8%.
A estimativa para a produção industrial caiu de 2,50% para 2,15%. Para o próximo ano, está em 4,3%.

A previsão para o dólar no fim deste ano ficou em R$ 2,30. Para 2010, está em R$ 2,28.

Inflação Em relação às previsões de inflação, a expectativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que serve como meta para o BC, caiu de 5% para 4,8% (2009) e ficou em 4,5% para 2010. A meta de inflação é de 4,5%, podendo chegar a 6,5% no intervalo de tolerância (teto da meta).

Para este ano, a expectativa do mercado para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) caiu de 4,93% para 4,91%; o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) recuou de 4,92% para 4,77%. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômica) caiu de 4,55% para 4,54%.

A estimativa para o saldo da balança comercial ficou em US$ 14,5 bilhões. A expectativa para o déficit em conta corrente neste ano ficou em US$ 25 bilhões.

As previsões de investimentos estrangeiros diretos caíram de US$ 23,81 bilhões para US$ 23 bilhões. A previsão para a relação dívida/PIB caiu de 37% para 36,75%.

Folhapress

Joinville sedia reunião macrorregional sobre a dengue

Debater a programação de ações da Vigilância em Saúde para 2009, discutir a situação da Vigilância e Controle da Dengue e os recursos disponíveis para os municípios, além de levantar informações sobre os insumos e materiais estratégicos da vigilância.

Estes são alguns dos assuntos que serão discutidos na próxima quinta-feira (22/1), às 9h30min, no auditório da Gerência de Educação da SDR Joinville (na rua Felipe Schmidt, 159 – centro).

Participam deste encontro gerentes regionais de Saúde; secretários municipais de saúde; técnicos municipais das vigilâncias e técnicos da área de vigilância da região Norte, Nordeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte catarinense.

De acordo com o gerente de Saúde da SDR Joinville, Douglas Machado, a grande preocupação com algumas doenças, entre elas a dengue, requer a manutenção de suas atividades e um controle de maneira consistente e permanente através de ações mais diretas e de responsabilidade de cada gestor da área da saúde.

30 pedras de crack são encontradas com menor de 12 anos em ponto de comércio de drogas onde ladrões trocavam produtos furtados

Uma guarnição da Policial Militar, em rondas no bairro Espinheiros, na tarde de ontem, foi abordada pelo proprietário de um restaurante, o qual relatou que o seu estabelecimento havia sido arrombado sendo furtadas 04 (quatro) caixas de picolés da Kibon.

A guarnição realizou rondas na Rua Antonio Gonçalves, onde os policiais já tinham conhecimento de alguns jovens suspeitos de praticarem arrombamentos e furtos na região.

Na residência suspeita, foi conversado com o proprietário, padrasto dos suspeitos, o qual relatou que na residência havia materiais de procedência duvidosa, autorizando a entrada dos policiais. Durante a abordagem, um dos suspeitos tentou fugir, sendo detido.

Este, identificado como D.C.G, 19 anos, admitiu que juntamente com o seu irmão, D.C.G, 17 anos, realizaram arrombamentos e furtos na noite anterior, entre eles o restaurante mencionado. No interior da geladeira foram encontrados parte dos produtos furtados no restaurante.

Questionado se havia outros objetos de furto, confirmou que havia um televisor no forro da casa, proveniente de furto a uma residência na Rua Sofia Noack Pereira na noite anterior, entregando ainda 03 relógios de pulso, um minisystem e um aparelho de DVD, os quais foram reconhecidos pelos proprietários da residência arrombada.

Informou ainda ter vendido em torno de 50 a 60 picolés para uma senhora, indicando a residência da mesma, onde os policiais devidamente autorizados pela proprietária, entraram e encontraram no freezer os produtos receptados, sendo esta senhora detida por receptação. D.G.C. ainda informou que havia realizado furtos em uma panificadora e a um mercado durante a semana e que havia trocado os produtos em um ponto de drogas situado na Rua Nicolau José de Souza, Bairro Espinheiros.

Na chegada ao local informado, um menor que estava próximo a casa, ao ver os policiais saiu correndo, sendo interceptado antes que chegasse à residência. Foi realizada a revista no menor de 12 anos de idade e encontradas 30 (trinta) pedras de crack no interior de sua cueca.

Foi realizada a abordagem na residência e encontrada nos fundos da residência uma pedra grande de crack. Na residência foram detidos a mãe, G.L.D, 49 anos, o irmão E.D, 18 anos e um amigo da família, J.R.V, 19 anos, todos suspeitos de envolvimento com o comércio de tóxicos e receptação. Na residência também foram encontrados diversos objetos procedentes de furtos, que eram trocados por drogas. Todos os envolvidos foram encaminhados para a Central de Polícia.

As informações são do 8º Batalhão da PM

Prefeitura inicia nesta segunda cadastramento para retirada do FGTS

A Prefeitura de Joinville inicia nesta segunda-feira (19) o cadastramento das pessoas que tiveram suas casas atingidas pelas cheias e que poderão sacar o valor total do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Nesta primeira semana, o atendimento será feito nas secretarias regionais do Nova Brasília e do Vila Nova, beneficiando as pessoas que moram na região Oeste da cidade. Em cada semana será atendida uma região diferente.

A Prefeitura capacitou na semana passada as equipes de servidores que farão o atendimento nas Regionais. O horário será das 8 às 20 horas. Até o dia 20 de fevereiro, deverão ser atendidas mais de três mil pessoas e liberados mais de R$ 10 milhões.

O critério para o atendimento será o mapa de alagamento e desmoronamento da Defesa Civil. Em casos de dúvidas, a Defesa Civil fará a vistoria in loco. As pessoas devem apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade ou carteira de motorista válida; carteira de trabalho; comprovante de residência, em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da calamidade e número do PIS e de um telefone para contato.

Todos os moradores de um domicílio reconhecido como atingido pela calamidade e que possuam saldo de FGTS poderão habilitar-se ao saque, porém cada um deverá apresentar seu próprio comprovante de residência.

CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO
O HORÁRIO SERÁ DAS 8 ÀS 20 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA

REGIÃO OESTE Moradores dos bairros atendidos pelas Secretarias dos bairros Nova Brasília e Vila Nova Atendimento: de 19 a 23 de janeiro · Regional do Nova Brasília (Nova Brasília, São Marcos, Jativoca e Morro do Meio) - rua Minas Gerais, 1.303 - telefone 3426-6239. · Regional do Vila Nova (Vila Nova e Distrito Industrial Norte) - rua São Brás, s/n - telefone 3439-0318.

REGIÃO NORTE: Moradores dos bairros atendidos pelas Secretarias de Jardim Paraíso e Costa e Silva. Atendimento: de 26 a 30 de janeiro. · Regional do Jardim Paraíso (Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Vila Industrial e Vila Cubatão) - Estrada Timbé, 6.990 - telefone 3467-4901. · Regional do Costa e Silva (América, Glória, Costa e Silva, Santo Antônio e Distrito Industrial) - rua Guilherme, 604 - telefone 3425-5511.

REGIÃO SUL: Moradores dos bairros atendidos pelas Secretarias de Boehmerwald, Itaum, Paranaguamirim e Fátima. Atendimento: de 02 a 06 de fevereiro. · Regional do Boehmerwald (Boehmerwald, Santa Catarina, Itinga e João Costa) - rua Universidade, 355, telefone 3465-0168. · Regional do Itaum (Itaum, Guanabara, Floresta, e Petrópolis) - rua Presidente Gaspar Dutra, s/n, telefone 3436-0291. · Regional do Paranaguamirim (Jarivatuba, Paranaguamirim e Ulysses Guimarães) - rua Ana Maria Roncalio de Souza, s/n, telefone 3463-5836. · Regional do Fátima (João Costa, Jarivatuba, Fátima, Adhemar Garcia) - rua Amando Germano Tank, s/n, telefone 3436-5104.

REGIÃO LESTE: Moradores atendidos pelas Secretarias de Boa Vista, Comasa, Iririú e Aventureiro. Atendimento: de 09 a 13 de fevereiro. · Regional do Boa Vista (Boa Vista, Zona Industrial Tupy) - rua Albano Schmidt 2.116, telefone 3432-1489. · Regional do Comasa (Jardim Iririú, Comasa e uma parte do bairro Iririú) - rua Albano Schmidt , 4.932, telefone 3437-2077. · Regional do Iririú (Saguaçú, parte do Jardim Iririú, Bom Retiro e Iririú) - rua Iririú, 2.030, telefone 3425-8116. · Regional do Aventureiro (Aventureiro, Cohab Aventureiro, Parque Joinville, Jardim Francine, Jardim Franciele e Loteamento Santa Bárbara) - rua Santa Luzia, 639, telefone - 3427-6609.

REGIÃO DO CENTRO E PIRABEIRABA: Moradores atendidos pelas Secretarias do Centro e Pirabeiraba. Atendimento: de 16 a 20 de fevereiro. · Regional Centro (Centro, América, Atiradores, Anita Garibaldi, Bucarein): rua Ignácio Bastos, 1.139, telefone 1.139, telefone 3434-4382. · Regional Pirabeiraba (Rio da Prata, Rio Bonito, Vila Dona Francisca, Quiriri, Pirabeiraba, Estrada da Ilha, Estrada Anaburgo, Trecho do Distrito Industrial, Estrada Mildau, Estrada Laranjeiras, Rio do Júlio. Estrada do Pico, Estrada do Oeste, Estrada Timbé, Ribeirão do Cubatão) - rua Joinville, 13.500, telefone 3424-1011.

ATENÇÃO: Quem perder o prazo de habilitação na Secretaria que atende ao seu bairro somente será atendido no final deste calendário, pela Secretaria do Centro. A Prefeitura pede que os moradores aguardem o atendimento em suas regionais.