quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Regulamentação da ouvidoria da prefeitura é aprovada nas comissões

Um novo projeto deu entrada na Câmara de Vereadores para definir prazo para que a ouvidoria da Prefeitura de Joinville responda às solicitações das pessoas. Adilson Mariano (PT) refez o projeto que foi vetado por Carlito Merss. Conforme o prefeito, 15 dias é pouco tempo para que se possa buscar uma resposta.

Mariano alterou o prazo para 30 dias. O projeto já teve parecer favorável das comissões e vai para votação no plenário na próxima quarta-feira (30).

“As pessoas não tem buscado a ouvidoria pelo descrédito causado pela falta de respostas”, diz o vereador. Conforme ele, falta uma lei que dê um prazo para responder aos problemas dos cidadãos.

Moradores do Paranaguamirim desprestigiam sessão itinerante

A sessão itinerante promovida pela Câmara de Vereadores no Paranaguamirim, um dos bairros mais carentes de Joinville, atraiu apenas 100 pessoas, entre as quais pelo menos 50 que eram representantes de associações de moradores e assessores dos parlamentares. Em razão do baixo prestígio da comunidade, o modelo como as sessões nos bairros são organizadas mereceu duras críticas do próprio secretário regional do Paranaguamirim, Lioílson Mário Côrrea: “Essa reunião é como jogar pena no ventilador e mostra a falta de expectativa política por parte da população”.

O paradoxo da situação é que os encontros são programados justamente para aproximar a população do Legislativo e de outros agentes públicos. Com aproximadamente 23,4 mil habitantes, o Paranaguamirim enfrenta problemas crônicos como enchentes, falta de saneamento básico e quase a totalidade das ruas conservadas em saibro. As sessões em bairros estavam proibidas há 30 dias, em razão do avanço da Gripe A.

O encontro no bairro da zona Sul aconteceu na terça-feira (29) à noite, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Ada Santana da Silveira, na rua Monsenhor Gercino. A plateia foi montada para receber cerca de 300 pessoas, mas o que se observava eram muitas cadeiras vazias. “Dessas 100 pessoas, 50 são moradores e 50 são assessores dos vereadores”, disse Lioílson, que certamente receberá uma cópia da moção aprovada com a lista de pelo menos 90 reivindicações de melhorias para o Paranaguamirim. A moção também vai direto para o executivo, que não tem obrigação de atender as reivindicações.

O vereador Manoel Francisco Bento (PT), líder do governo na Câmara, afirmou que a maneira como as sessões itinerantes ocorrem “só servem para encher linguiça”. “Esse modelo de sessão deu em água. Para vir aqui e colocar (as reivindicações) só no papel não resolve. Precisamos de encontros em que os vereadores já venham com respostas para a população”. Para Manoel Bento, não adianta fazer uma lista enorme de pedidos: “É preciso escolher os dois principais e resolver”.

Ex-líder da bancada do PT, o vereador Adilson Mariano também deu pistas de que as sessões são pouco proveitosas. “O fato de estarmos aqui não significa que os problemas vão desaparecer. Cobramos da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), que, afirma que não pode resolver, perguntamos quem pode. Não desistimos”. Dos 19 vereadores de Joinville, dois faltaram à sessão, Patrício Destro (DEM) e Roberto Bisoni (PSDB).

O motorista Vamício Sombrio, morador do Paranaguamirim há 26 anos, estava na plateia sem qualquer vínculo político. Para ele, as sessões são interessantes, mas a população ainda não está sendo devidamente ouvida. Já o aposentado José Satoriano Costa, também morador do bairro, descreveu o desinteresse da comunidade. “A coisa é tão grave que muitos pais de família preferem estar nos bares bebendo a participar de reuniões como essa”.


Loteamentos irregulares

O presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Jardim Itaipu 2, Antonio Cavalo, aproveitou para pedir aos vereadores empenho para tentar regularizar o núcleo populacional diante da Justiça, que expediu decisão impedindo a reforma e reparos nas casas. “As moradias foram construídas há 20 anos, mas ninguém pode mexer numa tábua”, disse Antonio. O problema no Itaipu 2 é que o responsável pelo loteamento não teria agido dentro da lei e o caso veio à tona. “Também temos valas para serem limpas e necessitamos de uma quadra de esportes”. O presidente do Legislativo, vereador Sandro Dalmiro da Silva (PPS) respondeu que a própria prefeitura tem loteamentos considerados irregulares. “Infelizmente o Paranaguamirim vai continuar nas manchetes”, afirmou Sandro.

Mais um vazamento da Águas de Joinville

Um cano de água estourou perto do 8º Batalhão e incomodou moradores da região, na última terça-feira (29). Policiais entraram em contato com funcionários da Companhia Águas de Joinville (CAJ), mas eles disseram que só iriam arrumar o vazamento se recebessem um ofício com a solicitação de reparo.

Até a tarde de ontem, nenhum funcionário da companhia de água aparecer para fazer o serviço. Por causa da água jorrando, o asfalto cedeu e fez um buraco na rua.

Assalto no Centro de Joinville

Uma pessoa saia do Banco Real, na última terça-feira (29), quando foi abordada por dois homens armados. Os ladrões levaram R$ 1 mil e um automóvel.

Os assaltantes fugiram pela rua Blumenau e não foram localizados pela polícia.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Contas do PDT estadual são rejeitadas


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) rejeitou as contas do Partido Democrático Trabalhista (PDT) referentes a 2004. O partido ficará sem o repasse por um ano. A sentença foi dada na última quarta-feira (23).

Conforme o juiz, houve diversas irregularidades, como: rasura no comprovante da devolução da sobra de campanha, relação de responsáveis diferentes dos dados registrados no sistema do TRE, informações divergentes da conta bancária do BESC e recebimento de recursos sem origem identificada.

Caminhão bate na traseira de um carro

Um acidente na estrada Quiriri fez duas vítimas , na manhã da última segunda-feira (28). Mirian de Oliveira Lima, 40 anos, e a sua filha, de 6 anos, estavam no veículo. A menina foi levada para o Hospital Dona Helena.

Um caminhão bateu na traseira de um carro, que foi arremessado para o rio. O motorista não teve ferimentos.

Conforme bombeiros, o automóvel só não foi levado pela correnteza do rio porque havia uma ilha no meio.

Carga de cigarro é roubada no Petrópolis

O motorista de uma Kombi furgão acionou o alarme de coação quando um homem anunciou o roubo, no bairro Itinga, na última segunda-feira (28). A empresa de monitoramento chamou a polícia.

O ladrão levou a vítima pela BR 280, perto de Guaramirim, quando o veículo foi travado pelo sistema de monitoramento. O ladrão fugiu ser levar nada.

O motorista não soube passar maiores dados, pois estava muito nervoso. Em buscas feitas pela polícia, o autor do crime não foi encontrado.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Carro perde o controle e invade uma casa no Saguaçu

Um automóvel destruiu parte de uma casa na manhã desta segunda-feira (28), na rua Turvo, no bairro Saguaçu.

O Ford Fiesta era conduzido por uma mulher. Segundo o proprietário da residência, Marcos Machado, a motorista alegou que passou mal e perdeu o controle do veículo. O portão do imóvel e parte de uma garagem ficaram completamente destruídos.

Ninguém ficou ferido.

Granizo e vendaval atingiram 17 cidades de Santa Catarina

A Defesa Civil do Estado registrou no último domingo (27) os danos causados pelas chuvas em 17 municípios das regiões Oeste, Grande Florianópolis, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Sul. Estima-se que o número de casas danificadas ultrapasse 1,5 mil e o número de pessoas afetadas chegue a seis mil.

A cidade de Antônio Carlos decretou situação de emergência. A área rural foi a mais atingida pelo granizo. Conforme a prefeitura, a chuva destruiu principalmente as lavouras de hortaliças.

Já para as cidades de Biguaçu e Governador Celso Ramos foram encaminhadas lonas, para cobrir as casas destelhadas.

Em Chapecó, os bombeiros passaram a madrugada de domingo atendendo casos de ruas obstruídas com árvores.

Conforme Epagri, os ventos na cidade de Urubici chegaram a 102km/h e em Laguna, 96km/h.

Em Joinville, dois muros caíram neste final de semana por causa da chuva. Um foi no bairro Boa Vista e o outro no Floresta.

Mais quatro tentativas de homicídio no final de semana

As tentativas de assassinato em Joinville neste final de semana ocorreram no domingo (27). Somente em um dos casos, o autor do crime foi preso.

O primeiro caso foi detectado pelo Hospital Municipal São José. J.MG. entrou no hospital com três tiros na perna direita. O rapaz contou aos policiais que não conhecia o autor dos disparos, mas que se envolveu numa briga.

Já a segunda tentativa de homicídio ocorreu no Bucarein, em frente à Igreja Assembléia de Deus. Conforme policiais, houve uma briga de gangues e um menor foi atingido. O rapaz, de 16 anos, levou um tiro na perna esquerda e foi levado ao Hospital São José. O menor não corre rico de vida.

O outro caso ocorreu no Itinga. A polícia foi chamada porque três rapazes invadiram uma festa particular, no barracão da comunidade Belém. Os garotos atiraram contra a população e fugiram. Três pessoas foram atingidas. As vítimas são: I.E., 37 anos, R.S., 24 anos, e J.C.S. Os autores do crime não foram localizados.

Mais uma tentativa de assassinato aconteceu no bairro Santa Catarina. Um homem foi encontrado com vários ferimentos caído na rua. M.P., 33 anos, foi esfaqueado na nuca, nos braços e nos dedos. O autor do crime, Walter Rodrigues Junior, 30 anos, foi preso e conduzido à Central de Polícia. Ele assumiu que tentou matar M.P.

Motociclista rouba comércio no Iririú

A Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência no bairro Iririú, na última sexta-feira (25). Um comércio foi assaltado por um rapaz armado, que fugiu numa motocicleta. O ladrão levou R$ 130.

Os policiais encontraram a moto abandonada e com a placa dobrada. No entanto, conseguiram localizar o endereço cadastrado na placa.

Na casa, Maicon Afonson Konsen, 19 anos, tentou fugir, mas foi detido e encaminhado à Central de Polícia.

Mais um homicídio em Joinville

Um homem foi encontrado morto na noite de sexta-feira (25), no bairro Paranaguamirim, perto de um matagal na rua Rio do Morro. O corpo tinha marcas de arma de fogo.

João José Muczinski foi alvejado com pelo menos quatro disparos na cabeça. Segundo testemunha, um VW Gol, de cor prata e outro na cor vermelha saíram do local em alta velocidade. Policiais militares fizeram busca pela região, mas não localizaram os veículos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TRE aprova a criação de nova zona eleitoral em Joinville

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovou em setembro a criação de uma nova zona eleitoral em Joinville. Conforme o juiz Márcio Vicari, os eleitores inscritos na outras três zonas serão redistribuídos. Agora, o projeto segue para o Superior Tribunal Eleitoral.

Os eleitores de Garuva e Itapoá serão transferidos para a nova zona, juntamente com quase 55 mil eleitores de Joinville. Atualmente, estes municípios compartilham a 19ª zona eleitoral.

Atualmente, Joinville tem 342.635 eleitores.

Dois nomes do PMDB são citados em pesquisa realizada por tucanos

O nome do vice-governador Leonel Pavan apareceu como favorito para encabeçar a chapa do PSDB nas eleições para Governo do Estado de 2010, numa pesquisa realizada no site do partido. Conforme o resultado, 41% dos votos seria para Pavan. Mas o que os tucanos não esperavam é que houvessem dois peemedebistas preferidos pelos internautas.

A segunda colocação ficou com a opção “nenhum deles”, tendo 24% dos votos. Nos comentários, os eleitores diziam que preferiam o prefeito de Florianópolis, Dário Berger. O nome do ex-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) é preferido por 21% das pessoas que acessaram o portal.

Uma das suposições dos tucanos para que citassem tantas vezes o nome de Dário Berger é por causa do descrédito da polialiança nas eleições majoritárias de 2010.

No entanto, ainda não está definido se haverá ou não um candidato a governo do estado pelo PMDB. O atual governador, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), aposta na polialiança e nos acordos feitos com os tucanos e democratas.

Mas a base dos peemedebistas de Joinville, maior colégio eleitoral de Santa Catarina, quer chapa pura para as próximas eleições. A presidente do partido na cidade, Tânia Eberhardt, diz que essa é a única forma do PMDB recuperar o espaço perdido.

Outro fator que impede o diálogo do PMDB de Joinville e o PSDB é as desavenças que houveram no governo anterior, do tucano Marco Tebaldi. O desentendimento entre os dois partidos pode respingar nas eleições estaduais. E, principalmente, nas intenções de Luiz Henrique da Silveira de conseguir o apoio dos dois partidos para conseguir uma vaga no senado.

Quem tem intenção de sair do senado e ir para o Governo Estadual é Raimundo Colombo (DEM). Ele aparece em quarto lugar, com 14% das intenções de voto.

Quem não está em situação confortável para as eleições de 2010 é a senadora Ideli Salvatti (PT). Como preferida para encabeçar a chapa do PT, ela tem aparecido negativamente na imprensa. Principalmente, depois que o jornal Folha de São Paulo divulgou um escândalo de R$ 70 mil, gastos com cursos para a senadora e seu assessor.

Florianópolis ganha metrô de superfície

O projeto que foi alardeado na última eleição em Joinville como promessa de campanha, vai se concretizar em Florianópolis. Foi lançado na última terça-feira (22) o edital da licitação para contratar uma empresa que fará um estudo da viabilidade física, econômica e financeira para implantar o projeto de construção do metrô de superfície. Para isto, será retirado dos cofres públicos mais de R$ 7,4 milhões.

O projeto básico terá uma linha que ligue o município de São José a Florianópolis, no sentido de ida e volta. Será utilizada a ponte Hercílio Luz.

A data de divulgação da empresa vencedora é 22 de outubro. O projeto deve ficar pronto em um ano.

Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, mesmo assim não há previsão de ter um metrô de superfície.

Cotas para negros e estudantes de escolas públicas será tema de audiência pública em 2010

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski convocou uma audiência pública para debater os critérios raciais e o sistema de reserva de vagas para alunos do ensino público nas universidades federais. Esse encontro vai ocorrer por causa dos protestos contra a Universidade de Brasília (UnB) que destinou 20% das vagas para alunos cotistas.

A Procuradoria Geral da União se manifestou a favor das cotas e sobre a constitucionalidade do sistema.

O debate será em março de 2010.

Atingidos pelas cheias em Joinville ainda não receberam dinheiro do governo

As famílias de Joinville atingidas pelas cheias em novembro de 2008 ainda não foram atendidas pelo Poder Público. Faltam ainda 200 laudos licitados há mais de quatro meses. Sem esses documentos, as famílias não terão acesso aos recursos disponibilizados.

Outros 300 laudos foram solicitados recentemente e não têm previsão para entrega

Polícia prende três traficantes no Jardim Paraíso

Desta vez, na avenida Júpiter, no bairro Jardim Paraíso, denúncias levaram a Polícia Militar até um ponto de venda de drogas, na quinta-feira (24). No local, uma motocicleta saiu com dois ocupantes e percorreu a rua Apus. Na abordagem, polícia encontrou com o carona, Marcos Junior Moraes, 20 anos, um torrão de cocaína de 1kg.

Na casa de Marcos, foram encontradas 25 buchas de cocaína e R$ 18,25 em moedas. Já na residência do piloto da moto foi encontrado R$ 485, dois pacotes de maconha. Além de 12 buchas de cocaína, oito pedras de crack e 21 papelotes de crack, escondidos num monte de areia ao lado da casa.

Foram presos Marcos Junior Moraes, 20 anos, Cleusa Aparecida Machado, 35 anos, e Cleber Luiz Girolla, de 27 anos.

Greve de bancários atinge 50% da categoria em Joinville

A greve por tempo indeterminado deflagrada em nível nacional pelo setor bancário público e privado, como medida de pressão para obter reajuste salarial de 10%, atingiu nesta sexta-feira (25) aproximadamente 50% da categoria em Joinville. Este primeiro balanço foi divulgado ao meio-dia pelo Sindicato dos Bancários de Joinville e Região, que deixou para os bancos toda a responsabilidade pelo prejuízo causado à população.

“A responsabilidade pelo atendimento é das agências e não dos bancários. Os prejudicados devem ligar para o serviço 0800 de cada banco e tentar resolver seu problema”, disse o presidente do sindicato, José Ilton Belli. De acordo com a entidade, a categoria soma 2,2 mil empregados na região norte do Estado, formada por 15 municípios, dos quais 600 trabalham em Jonville. Ao todo, são 101 agências na região.

A maior dificuldade do sindicato é convencer os funcionários do Banco do Brasil em aderir ao movimento. A agência central do BB na rua Luiz Niemeyer, centro, abriu normalmente às 11h, e o sindicato centralizou no local piquetes e mini-assembleias.

No Bradesco da rua XV de Novembro a paralisação atingiu 40% dos funcionários, de acordo com a gerência, que pedia paciência aos clientes, já que o tempo de espera no atendimento seria maior. “Não sabia nada a respeito dessa greve, mas vou querer receber meu pagamento de qualquer jeito”, disse na porta do banco a aposentada Antonia Braz.

De acordo com o diretor sindical Osvilde de Amorim, bancos privados como o Unibanco e Safra tiveram boa adesão no movimento. Mas a realidade em agências da periferia era outra. No Itaú da rua Mosenhor Gercino, no Itaum, por exemplo, o atendimento estava normal.

Com data-base em setembro, os bancários querem, além de reajuste salarial de 10% baseado no INPC, PLR (Plano nos Lucros e Resultados) de 3,5 salários mínimos, cesta-alimentação de R$ 465,00 e auxílio refeição de 22 vales de R$ 23,00 cada. Os bancos ofereceram 4,5% de reajuste, frustrando a categoria.

Jovem é assassinado no Comasa

Na madrugada desta sexta-feira (25), depois de receber denúncias de moradores, que teriam ouvido disparos, a Polícia Militar encontrou um homem morto em uma construção, no bairro Comasa.

O corpo de R.R, 20 anos, estava com uma perfuração na cabeça por arma de fogo. No local, havia sinais de que a vítima teria sido arrastada.

Segundo o pai da vítima, seu filho estava recebendo várias ameaças de um homem chamado “Rafinha” e outro rapaz, chamado Wagner, que seria o autor do homicídio.

Contas da FCJ são aprovadas

As polêmicas contas da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) entre os anos de 1998 e 1999 foram aprovadas pela Câmara de Vereadores nesta semana. A votação foi decidida pela bancada do PSDB que já tinha anunciado apoio a Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que era prefeito naquela época. Somente dois vereadores votaram contra.

O ex-presidente da Fundação Cultural Edson Machado diz que essa foi uma decisão pensada e que cabe acatar o resultado. “Quem ganha com isso é Joinville e a Câmara de Vereadores”, diz.

Os parlamentares do PSDB – Maurício Peixer, Joaquim Alves dos Santos, Roberto Bisoni e Lauro Kalfels – decidiram aprovar as contas em reunião com o presidente do partido e ex-prefeito, Marco Tebaldi. “Apesar do PMDB ter nos traído nas eleições municipais, e não levando em conta as ações da bancada deste partido e o relatório da CPI das Contas da Prefeitura, vamos apoiar Luiz Henrique”, diz Tebaldi.

Já na Comissão de Legislação, o vereador Adilson Mariano (PT) votou contra a aprovação das contas. No entanto, a sugestão do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), de rejeitar os balancetes, foi derrubada pelo restante da comissão.

Conforme TCE, havia gastos em excesso e feitos sem licitação, entre 1998 e 1999, referentes à construção do Centreventos Cau Hansen.

Os dois únicos vereadores que votaram contra na decisão em plenário foram Zilnete Nunes (PP) e Adilson Mariano (PT). Um dos motivos que levou Zilnete a não aceitar os balancetes é que havia problemas com a documentação. “O Tribunal de Contas de Santa Catarina achou furos nos resultados”, destaca.

Já o petista lamenta a decisão e diz que isto é uma injustiça contra o povo, já que a lei foi descumprida para fazer uma obra que era "marketing" político. “Por que não quebraram as regras para melhorar a saúde e fazer as limpezas dos rios, que culminaram na enchente do último ano?”, questiona.

Mariano lembra ainda que esse resultado está relacionado com a base aliada de Luiz Henrique da Silva, ou seja, com o PSDB e DEM.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TAM cancela voos noturnos no aeroporto de Joinville

Seguindo determinação de órgãos do transporte aéreo, a empresa TAM suspendeu todos os voos noturnos no aeroporto de Joinville por causa das árvores perto da cabeceira da pista. A medida é válida até 21 de março de 2010, quando será realizada nova vistoria.

Todas as pessoas que já tinham passagens marcadas foram encaminhadas para os aeroportos de Curitiba e Navegantes, ou serão colocadas em voos diurnos da companhia.

Enquanto isso, foi realizada na última quarta-feira (23) uma nova licitação para o corte e poda das árvores. A Empreiteira Kalb Ltda ganhou a concorrência.


Conforme a prefeitura, o corte das árvores começou na quinta-feira. A empresa contratada terá 30 dias para suprimir 117 mil metros quadrados.

Ladrão é preso após roubar carro no Costa e Silva

A Polícia Militar foi chamada para atender um caso de roubo na Rua Victor Muller, no bairro Costa e Silva, na última terça-feira (22). Conforme a vítima, três rapazes cometeram o crime. Os assaltantes fugiram num Monza e num Golf.

Os policiais fizeram buscas pelos ladrões e encontraram o Monza trafegando na rua Piratuba, no Bom Retiro. O suspeito tentou fugir mas foi preso. Os outros dois escaparam.

Vandouglas Airoso, 24 anos, foi encontrado com um revólver e seis munições. Ele confessou ter participado do roubo. O assaltante informou ainda que um homem chamado de “Moretão” também tinha participado do crime. Ele foi levado para a Central de Polícia.

Família foge de casa com tremor de terra

Ao perceber a casa tremendo, a família do metalúrgico Edson Cruzeta Cardoso deixou a cama abruptamente na madrugada desta quarta-feira (23), e precisou se refugiar na rua, que no momento representava o local mais seguro. Ao dar conta da situação, Edson descobriu que o muro lateral da parte direita do imóvel desapareceu junto com um deslizamento de terra para uma área vizinha. “Estava chovendo e o chão tremeu de repente por alguns segundos. Foi uma sensação horrível”, disse ele.

O acidente aconteceu por volta de 4 horas na casa número 374 da rua Washington Luiz, no bairro Bom Retiro, próximo à rua Leão XIII. O problema está sendo atribuído ao dono da área do terreno vizinho, que teria rebaixado a área sem tomar maiores cuidados técnicos. A Defesa Civil de Joinville foi acionada e cobriu o local do deslizamento com uma lona de plástico, a fim de que o problema não aumente, mas não interditou o imóvel.

“Acho que tiraram mais terra do local do que poderiam. É o que está parecendo”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bom Retiro, Nilton Gregório Meurer, que está dando assistência à família prejudicada. Edson Cruzeta disse que os três adultos e duas crianças ocupantes da casa continuam no local, mas bastante intranquilos. “Ninguém consegue dormir sossegado. O medo é que o problema atinja a parede da casa”. A Secretaria Regional do Iririú, unidade administrativa que cuida do Bom Retiro, também esteve no local.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Acidente de carro no bairro Santo Antônio

Dois carros colidiram na manhã desta quarta-feira (23) no cruzamento entre as ruas Blumenau e Marcílio Dias, no bairro Santo Antônio. Uma idosa ficou ferida.

Conforme as pessoas que estavam no local, o veículo KIA vermelho não parou e atravessou a rua Blumenau. O Siena prata não conseguiu parar a tempo.

Um médico, que passava pela rua, parou para ajudar a aposentada que estava ferida no banco de trás do Siena.

Idoso é preso por abusar de neto

Um aposentado, de 74 anos, foi preso na tarde da última terça-feira (22). Ele não resistiu à prisão e ainda confessou ter molestado seu neto de três anos.

A mãe do garoto fez a denúncia. Ele pegou o aposentado em flagrante abusando do menino em um quarto da casa.

O homem foi levado para o Presídio Regional de Joinville. Ele responderá pelo crime de estupro e pode pegar de oito a 15 anos de prisão.

Rede elétrica em Pirabeiraba deve ser decidida na Justiça

Sem acordo entre moradores e Celesc, a instalação de uma rede de alta tensão que vai cortar o Distrito de Pirabeiraba, com o objetivo de aumentar a capacidade energética dos municípios de Itapoá e Garuva, deverá ser decidida na Justiça. Ao tomar conhecimento que associações de moradores, religiosos, políticos e empresários entraram com representação no Ministério Público pedindo a paralisação da obra, o chefe da Agência Regional de Joinville da empresa, Eduardo Cesconeto de Souza, afirmou, visivelmente irritado, que o diálogo sobre o assunto estaria encerrado. A obra, que já foi iniciada, está na fase de construção das sapatas de apoio dos postes em ruas como Dona Francisca e Conselheiro Pedreira.

“Não tem porque discutir, já que vocês (comunidade) colocaram o caso na Justiça. Vamos aguardar a decisão judicial”, declarou Eduardo nesta segunda-feira (21), durante reunião entre representantes do distrito e técnicos da Celesc. A empresa justifica que a obra é urgente e necessária porque vai atender 17 mil clientes e cinco mil unidades consumidoras. Já os moradores argumentam através de laudos feitos por engenheiros elétricos que os campos eletromagnéticos da nova rede poderão causar doenças como leucemia e tumores no sistema nervoso central. Eles exigem que a Celesc modifique o traçado da linha que vai transmitir 138 quilowatts. Até Itapoá, serão instalados 98 postes.

O presidente do Rotary de Pirabeiraba, Aldo Borges, disse que a Celesc começou a obra sem realizar estudo de impacto de vizinhança e também sem a aprovação definitiva da Fatma (Fundação do Meio Ambiente do governo estadual). “A empresa quer nos fazer engolir essa rede, mas ela precisa de um plano B para um novo traçado. Pirabeiraba está virando uma colcha de retalhos”, declarou Aldo.

“Não queremos terminar nossos dias debaixo de fios de alta tensão. Peço a sensibilidade da Celesc para mudar o traçado”, afirmou o pastor luterano Hans Burger. “Somos a favor do desenvolvimento de Garuva e Itapoá, mas a rede causa riscos à saúde pública”, emendou o engenheiro elétrico Aldir Schulz Nehls. Já a presidenta da Associação de Moradores Pirabeiraba Centro, Vilde Beltrami, argumentou que a rede vai descaracterizar a região e prejudicar futuros projetos de revitalização de vias públicas. A dona de casa Carmem Gilgen, moradora da Conselheiro Pedreira, enfatizou que a obra vai desvalorizar imóveis e tirar a beleza do bairro.

O chefe da Divisão Técnica da Celesc, Júlio Cezar Pires da Luz, explicou que a empresa iniciou a obra antes da aprovação do Fatma porque agiu dessa forma em projetos anteriores e não teve problemas. Sobre o perigo do campo eletromagnético, disse que qualquer pessoa corre risco maior dentro da própria casa. “O risco é maior no micro-ondas do que na rede”, afirmou Júlio. Mônica Costa, chefe da Divisão de Linhas, declarou que o melhor seria a comunidade não criar pânico, principalmente entre os idosos, e aceitar a obra.

Os moradores propõem que o traçado seja mais próxima da BR-101, seguindo o traçado por onde já passa uma linha da Eletrosul, ou mesmo subterrâneo nos trechos de Pirabeiraba e do Rio Bonito. A empresa alega que linhas subterrâneas custam até 10 vezes mais. Apesar da direção da Celesc entender que o diálogo sobre o assunto ficou prejudicado em razão do acionamento do Ministério Público, informou que vai visitar a região que os moradores sugerem por onde deve passar a linha. O caso também está sendo estudado pela Comissão de Defesa da Cidadania da Câmara de Vereadores.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Contas do PV de 2004 são rejeitadas

O Partido Verde teve suas contas referentes a 2004 rejeitadas porque houve divergência entre os nomes de diretores apresentados pelo partido e a relação do TER-SC. Faltou também os documentos que compram os registros de “Despesas de Pessoal”, no valor de R$ 675,64, e “Aluguéis de Condomínio”, no valor de R$ 8,4 mil. A decisão foi divulgada no dia 14 de setembro.

A rejeição das contas acarreta ao PV também a suspensão do repasse de novas cotas do Fundo Partidário.

Trecho da pista do aeroporto é interditado

Foram cancelados três vôos em Joinville nesta terça-feira (22), por causa da redução da pista no Aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola, a pedido da Agência Nacional de Aviação Civil. O motivo da alteração é a proximidade das árvores nas cabeceiras das pistas.

Engenheiros das empresas de transportes aéreos virão para Joinville para montar um novo protocolo de segurança para pouso e decolagem de aviões. A partir de agora a pista que tem 1,6 mil metros, perderá 330m na cabeceira para pouso e 240m para decolagem. Já na cabeceira 33, perto do rio Cubatão, haverá perda de 330m para pouso e 240m.

Com as novas medidas, somente os aviões com poucas cargas e poucos passageiros poderão pousar em Joinville. Os vôos “fulls”, ou seja, lotados terão que desviar para outra cidade.

Na quarta-feira, a Fundação do Meio Ambiente de Joinville (Fundema) abre uma licitação para a contratação de uma empresa para a poda e o corte de árvores, que é o problema apontado pela agência.

Segundo o superintendente do Aeroporto de Joinville, Sérgio Santiago Ribeiro, não há aviões pousando em Joinville porque há um procedimento de segurança das companhias. O problema se arrasta desde 2002, devido uma área com bastante às árvores, que acaba prejudicando as aeronaves.

Neste ano foi liberada por órgãos ambientais a poda do lugar. No dia 06 agosto foi feita uma licitação, mas as empresas não foram habilitadas. Agora, nesta quarta (22), outra licitação será feita para a contratação de uma empresa que ficará responsável pela poda e corte de uma área de aproximadamente 320 mil m2 nos dois extremos do aeroporto.

De um lado do aeroporto existe uma área de 202 000 m2 que será podada no mangue. Já perto do rio Cubatão, árvores serão retiradas, com corte de 118 000 m2.

O superintendente Sérgio conta que o tamanho da pista de Joinville é normal, mas se aumentar fica melhor, ou seja, mais confiança para pousos. Depende de cada companhia. Se tiver muitos passageiros precisam de pista maior.

Ele explica que mesmo se tivesse com a pista maior, a cidade tem problema com os ventos. Só nesse mês alguns vôos foram cancelados por causa do “teto baixo”, termo usado para indicar nuvens carregadas, ventos fortes e temporal. Joinville tem seis vôos diários.

Biblioteca faz campanha para recuperar livros

A Biblioteca Municipal Prefeito Rolf Colin iniciou no dia 16 de setembro uma campanha para recuperar mais de 1,1 mil livros que não foram devolvidos por leitores. Chamada de “Independência dos Livros”, a campanha visa recuperar as obras e os leitores, isentando do pagamento da multa e liberando o usuário para usufruir novamente dos serviços da biblioteca.

Segundo diagnóstico feito com livros não devolvidos desde 2006, existem multas que chegam a R$ 1,8 mil. Atualmente, a multa diária é de R$ 2 por livro.

Muitas obras não devolvidas são de literatura brasileira e de autores como Clarice Lispector, Monteiro Lobato e Luís Fernando Veríssimo.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Alcione Paule, explica que um dos problemas atuais é a mudança constante de endereço, fazendo com que o leitor não seja encontrado.

A equipe da biblioteca entra em contato com os leitores via email ou telefone, mas há uma resistência das pessoas em devolver o livro, por causa do constrangimento. Ela lembra que o leitor tem vontade de entregar, mas acaba ficando com vergonha devido ao atraso. Conforme a coordenadora, se a pessoa não quiser aparecer, pode deixar a obra na recepção.

O objetivo da “Independência dos Livros” é fazer retornar não só a obra, mas os leitores. Além de não pagar a multa, a pessoa estará liberada para emprestar novamente os livros.

Alcione espera que até dia 30 de setembro, fim da campanha, pelo menos 100 livros e leitores retornem à biblioteca. Com cinco dias de campanha, já retornou obra que possuía R$ 1 mil de multa.

Alcione conta que sempre há um acordo quando a multa é muito alta. Muitas vezes o leitor é indicado a trazer uma obra para pagar a dívida. Em alguns casos, o leitor já vem com a proposta de pagamento.

Há 53 anos que a Biblioteca Municipal Pref. Rolf Colin existe. Atualmente seu acervo é de 42 mil livros, a maior biblioteca pública de Santa Catarina.

Levantamento

Muitos leitores reclamam quando, no sistema de informática da biblioteca, o livro aparece e na prateleira não. No final do ano, haverá uma avaliação da campanha e um levantamento para ver quais as obras que estão realmente no local.


Mais um homicídio no Morro do Meio

A Polícia Militar foi chamada para atender um caso de disparo de arma de fogo no final da Rua Eugênio Pabsta, no bairro Morro do Meio, na noite da última segunda-feira (21). Ao chegar no local, os policiais e os paramédicos da Polícia Militar encontraram um homem caído na rua, com um tiro na cabeça e sem vida.

O Instituto Geral de Perícia foi fazer a investigação e identificou a vítima, que se chamava Ivonei José Garcia, 36 anos.

Traficante é preso no bairro Vila Nova

A Polícia Militar de Joinville recebeu denúncia de que um carro estaria vendendo drogas no bairro Vila Nova. Com essas informações, a Central de Inteligência do 8º Batalhão identificou o traficante. Jeferson Alves da Silva foi preso por tráfico de drogas na tarde da última segunda-feira (21).

Os policiais conseguiram identificar Jeferson quando ele estacionou na rua XV de Novembro e outro homem se aproximou do veículo para comprar crack.

Na abordagem, foi encontrada uma pedra de crack com o usuário. Já com o motorista do veículo, a polícia localizou 14 pedras de crack, R$ 141,50.

Na casa de Jeferson Alves da Silva foram encontradas 12 pedras de crack, duas buchas de cocaína, uma bucha de maconha, uma nota falta de R$ 20, duas notas de R$ 100 - que a polícia suspeita ser falsa. Além de R$ 235, cheques, 16 telefones celulares, quatro máquinas fotográficas e relógios.

Os materiais apreendidos foram levados para a Central de Polícia.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Big Bowling é interditado

A casa noturna Big Bowlling, localizada na rua São Paulo, foi interditada na noite de domingo (20). Partes da calçada, do gramado e do toldo do local caíram dentro do rio Jaguarão. Uma obra de drenagem foi responsável pelos os danos na estrutura de terra, causando o desabamento.

No momento havia funcionários e freqüentadores jogando boliche, mas ninguém ficou ferido. O diretor da casa noturna, Charles Fischer, diz que na hora do desmoronamento o local foi evacuado rapidamente.

Ele espera que tudo seja resolvido até terça-feira. Conforme ele, a Defesa Civil já esteve no local e apontou que não houve danos à estrutura. O local volta a funcionar normalmente na semana que vem.

Charles espera uma reunião para saber quem vai comprar pedras para arrumar o local. O diretor diz que não vai adquirir o material ainda hoje. “Não adianta esperar o governo comprar”, lamenta.

A obra do local era do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra).

Galho de árvore cai em aposentado na praça Nereu Ramos


O aposentado Cinésio Marques, 49 anos, jogava dominó na Praça Nereu Ramos quando foi atingido por uma árvore, no último sábado (19). Ele foi atendido pelos paramédicos do Samu.

Não foi preciso levar Cinésio para o hospital. Mas ele conta que levou um grande susto.

Milton Acácio, da Fundema (Fundação do Meio Ambiente), diz que essas árvores são grandes demais e que é difícil fazer a poda. Conforme ele, não há previsão para que a situação seja regularizada. “Só no mês passado é que foi contratada uma equipe para realizar este serviço”, comenta.

Falta ainda um relatório da Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville) para que as podas possam ser realizadas.

Conforme o coordenador de Praças e Jardins da Conurb, Beto Amaral, a queda do galho só aconteceu por causa do vendaval da semana passada. "O tronco estava trincado e a chuva deixou o galho pesado", explica.

No entanto, Beto nega que a Conurb deverá fazer relatório sobre as árvores que precisam ser podadas. Para ele, isso é somente responsabilidade da Fundema.

Tentativa de homicídio no Parque Guarani

Na noite de sexta-feira (18), a Polícia Militar foi acionada para atender uma vítima de tentativa de homicídio no bairro Parque Guarani.

O rapaz que fez a chamada explicou que seu irmão era usuário de drogas e comete furtos pela região, motivo que pode ter levado à tentativa. A.M, de 20 anos, levou um tiro no braço.

A PM efetuou rondas na região e não localizou o autor do disparo.

Traficante de drogas é preso no Comasa


Em ronda pelo bairro Comasa, na madrugada de 20 de setembro, a Polícia Militar avistou dois homens em atitudes suspeitas. Ao perceber os policiais, Dário de Borba, 25 anos, jogou um pacote verde no matagal. Os policiais perceberam que se tratava de tráfico de drogas.

Junto com o outro homem, A.C., 20 anos, foram encontradas cinco pedras de crack, prontas para o consumo. O rapaz diz que comprou a droga de Dário.

Na carteira do traficante foi encontrado R$ 34 que, segundo os policiais, seria dinheiro do pagamento do crack.

domingo, 20 de setembro de 2009

Mais 17 casos de óbito em SC pela gripe suína

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta sexta-feira (18) mais 17 casos de morte pela gripe A em Santa Catarina. A maioria dos pacientes tinham grandes possibilidades de complicação.

Conforme a Secretaria, 34 óbitos eram investigados no estado, sendo que 17 exames deram negativo para a Influenza A e 17 foram confirmados.

Entre os óbitos, uma mulher de 82 anos de Joinville.
Mais de 550 pessoas em Santa Catarina contraíram o vírus H1N1.

sábado, 19 de setembro de 2009

Médicos da rede municipal querem aumento de salário

Uma reunião no plenário da Câmara de Vereadores serviu para falar a respeito dos salários e da falta de médicos na rede municipal de saúde, no dia 15 de setembro. A discussão foi puxada pelo vereador Odir Nunes (DEM), presidente da Comissão de Finanças da Câmara. Conforme ele, a intenção é cobrar a promessa feita por Carlito Merss em campanha.

O encontro teve a presença da Comissão de Finanças, Comissão de Saúde, secretário Municipal da Saúde, Tarcísio Crócomo, e a secretária de Gestão de Pessoas, Márcia Alacon.

O principal argumento dos representantes do Poder Executivo é de que a prefeitura está sem ações por causa do orçamento feito na última gestão. Conforme Tarcísio, o aumento do salário dos médicos, assim como do restante dos funcionários da saúde, será discutido no próximo ano, com a implantação de um plano de carreira.

Odir Nunes destaca que a insatisfação dos profissionais da saúde é generalizada. Segundo ele, vai ser formada uma comissão de médicos para discutir a situação. “Agora cabe ao Executivo dar o aumento de salários e nós do legislativo vamos fazer pressão para que o prefeito mande logo o projeto”, diz.

Já Adilson Mariano (PT) rebateu as afirmações do democrata e disse que na reunião nenhum médico foi reivindicar o aumento. O petista destaca ainda que as ações para melhorar os salários dos médicos devem ser imediatas.

Ele aborda outro problema que impede o trabalho dos profissionais de saúde. “Como a demanda reprimida é muito alta, os médicos estão estressados e ficam doentes frequentemente. Agora, têm-se um doente cuidando de outro doente”, explica.

Odir Nunes diz que irá trazer este assunto novamente daqui a quatro meses para saber o que foi resolvido. “Vamos ver se o prefeito vai cumprir ou vai deixar para o último ano”, comenta.

O vereador petista apontou uma possível solução para amenizar o problema na cidade. Para ele, se a Universidade Federal de Santa Catarina, que vai se instalar em Joinville, abrir o curso de medicina, liberará mais profissionais no mercado. “Atualmente a demanda de médicos é pouca, e tem que aumentar o salário para atrair a atenção deles”, afirma.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Adicional de um terço para férias não usufruídas é reafirmado pelo STF


O pagamento do adicional de um terço do salário do trabalhador em caso de férias não usufruídas foi reafirmado pelo Supremo Tribunal Federal, na última quarta-feira (16).

Esse julgamento ocorreu por causa de um recurso apresentado contra a decisão judicial que deu ganho de causa a um servidor público do Estado do Rio Grande do Norte, que foi exonerado após trabalhar entre dezembro de 2001 e janeiro de 2003.

Conforme a decisão em primeira e segunda instância, o servidor deveria receber as férias não gozadas e mais um terço do salário.

Já o governo do Rio Grande do Norte argumentou que há uma lei local dizendo que o servidor só receber este terço de tirar sair de férias.

No entanto, o STF entende que não é o gozo de férias gozo de férias que garante a diferença de um terço, mas o próprio direito às férias, constitucionalmente assegurado.

Polícia apreende quase um quilo de maconha e crack no Jardim Paraíso


Novamente as denúncias anônimas levaram a Polícia Militar até um ponto de tráfico na rua Plutão, principal via do Jardim Paraíso, na última quarta-feira (16). Numa casa foram encontrados R$ 373, maconha e onze pedras de crack. As drogas estavam no bolso de C.G.M. (17).

Na residência da mãe do menor, na rua Sircinus, os policiais encontraram 830 gramas de maconha, 127 gramas de crack e R$ 2.820. Também foram localizados três telefones celulares, uma máquina fotográfica da marca Nikon, um aparelho de DVD e um relógio de pulso.

Para a polícia, estes equipamentos foram obtidos com a venda de droga. Toda a mercadoria foi encaminhada à Central de Polícia.

Pedro Morares, 45 anos, pai do menor, foi detido na hora.

Polícia quer reativar convênio para a rádio patrulha

A pedido do coronel Ricardo Alcebiades Broering, o vereador Sandro Silva (PPS), esteve em reunião na sede da 5ª Região de Polícia Militar de Santa Catarina, para tratar da reativação do Convênio Rádio Patrulha.

A Polícia Militar quer a intermediação da Câmara de Vereadores para agilizar o processo com a prefeitura para a volta do convenio, onde a prefeitura transferia recursos mensais a um fundo específico para reparos e serviços rápidos nas viaturas. A corporação já enviou um projeto de lei modelo para o governo.

O valor mensal solicitado é de R$ 33 mil para a necessidade de uma frota de 40 viaturas na cidade. Sandro vai entrar em contato com a Procuradoria Geral do Município e com a Secretaria de Finanças e protocolar uma moção, querendo a rapidez na reativação do convênio.

Contas do PSOL são rejeitadas pelo TRE-SC


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) deverá ficar sem repasse das cotas do Fundo Partidário durante um ano. Essa é uma das punições por causa da rejeição das contas do partido referentes a 2005. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), faltam documentos obrigatórios da prestação de contas e isso é considerado irregularidade grave;

A juíza Eliana Paggiarin Marinho, relatora do processo, disse que o partido deixou de informar pontos importantes como dados das contas bancárias e extratos bancários.

Traficantes são presos no Jardim Iririú

Em ronda pela rua Senador Rodrigo Lobo, na última quarta-feira (17), policiais militares viram um rapaz, portando duas pedras de crack, em frente a uma casa conhecida como ponto de tráfico da região. Ainda no local, outro rapaz foi abordado com R$ 15 e duas buchas de cocaína.

Dentro da residência, a Polícia Militar encontrou plásticos usados para embrulhar droga.

Um terceiro usuário apareceu no local para comprar pedras de crack, quando a polícia fazia a busca.

Foram presos Alexandre de Souza, 23 anos, e João Carlos de Araújo, 23, acusados de tráfico de drogas.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Juiz João Marcos Buch condena Norival Silva a doze anos de prisão

O ex-secretário da Saúde de Joinville Norival Silva foi condenado, nesta quarta-feira (15), a 12 anos de prisão por corrupção passiva e formação de quadrilha devido a esquema fraudulento no pagamento de fornecedores nas secretarias estadual e municipal da Saúde.

Norival recebia um percentual cada vez que pagava uma remessa de medicamentos. O valor era rateado com Ramon Silva, da Secretaria de Estado da Saúde, com ajuda do servidor João Batista Soares. Apesar da sentença assinada pelo juiz João Marcos Buch, da 2ª Vara Criminal, a prisão de Norival Silva ainda não foi decretada. O ex-secretário só poderá ser preso se a sentença for confirmada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Dinheiro escondido em casa

O Juiz João Marcos Buch também decidiu sobre os R$ 52,8 mil que estavam escondidos na residência de Norival e foram apreendidos pela polícia em janeiro do ano passado, quando o ex-secretário foi preso em casa.

Segundo a sentença do magistrado, o dinheiro deve continuar retido. Em sua denúncia, o promotor Assis Kretzer diz suspeitar que o montante apreendido faça parte de pagamento de propinas dos fornecedores da Saúde para o ex-secretário. Norival afirma que o dinheiro pertence ao seu filho e que seria utilizado na compra de um imóvel.


De virtual vice-prefeito a “chefe de quadrilha”

O ex-secretário da Saúde Norival Silva (PSDB) era o braço direito do prefeito Marco Tebaldi e terminou o ano de 2007 como o virtual candidato a vice na chapa de Darci de Matos. Bastou 2008 chegar e seus sonhos foram por água abaixo.

No dia 14 de janeiro, o homem que ensinava ética para correligionários, foi preso no amanhecer daquela segunda-feira, suspeito de uma sucessão crimes contra a administração pública. O Ministério Público encontrou indícios de que o secretário negociava pagamentos de medicamentos em troca de comissão; favorecimento em processos licitatórios; fraude; peculato e formação de quadrilha.

Norival recebia um percentual cada vez que pagava uma remessa de medicamentos. O valor era rateado com Ramon Silva, da Secretaria de Estado da Saúde; com ajuda do servidor João Batista Soares.As ordens de busca e apreensão, e de prisão, foram expedidas pelo juiz João Marcos Buch, titular da 2ª Vara Criminal de Joinville, através de procedimento ajuizado pelo promotor de Justiça Assis Marciel Kretzer.

A ação teve como objetivo recolher documentos e equipamentos de informática, visando buscar elementos para se apreciar as suspeitas que recaem sobre o secretário e os outros evolvidos. Norival ficou preso na sede da Deic por quatro dias.

Em outubro, Norival teve novamente prisão preventiva decretada pelo Juiz Marcos Buch, mas desta vez os seus advogados agiram rápido e conseguiram um habeas corpus para o ex-secretário. Mas mesmo assim, ele passou dois dias como foragido da polícia.

Darci aparece em escuta policial envolvido no escândalo da Saúde

Enquanto investigava Norival, promotoria flagrou Darci pedindo dinheiro desviado da Saúde para pagar dívida de Nilson Gonçalves e assim abrir caminho para sua candidatura

Conforme denúncia do Ministério Público Eleitoral, escutas telefônicas, realizadas pela polícia e autorizadas pela Justiça, na Operação Falcatrua, revelaram que o ex-secretário da Saúde Norival Silva também recebeu a incumbência de conseguir dinheiro com fornecedores da secretaria para pagar R$ 55 mil em impostos atrasados do deputado Nilson Gonçalves e assim dissuadi-lo de também concorrer à Prefeitura, deixando o caminho aberto para Darci entre os tucanos.

O Ministério Público entrou com uma Ação de Investigação Judicial para apurar abuso de poder econômico, político e de autoridade em benefício do candidato Darci de Matos. A ação foi protocolada na 96ª Zona Eleitoral.

O juiz Davidson Jahn Mello determinou busca e apreensão de documentos na Secretaria da Fazendo do Município e em um escritório de contabilidade que serve o deputado estadual. Conforme o juiz, a determinação se fez necessária dado a gravidade da denúncia.

Conforme a denúncia do MPE, no dia 5 de dezembro de 2007, Norival Silva recebeu uma ligação do deputado Darci de Matos avisando que logo a seguir lhe passaria uma mensagem deixando claro, inclusive, que o assunto somente poderia ser compartilhado entre os dois e o prefeito Marco Tebaldi.

Na mensagem, que imaginavam não ser rastreada em casos de escuta telefônica, Darci relata a Norival que o deputado Nilson Gonçalves devia R$ 55 mil à Prefeitura, que resolver o débito seria importante para o projeto político de ambos, que Norival poderia ajudar com dinheiro de dois ou três fornecedores da Saúde e que tão logo o pagamento fosse efetuado eles informariam o prefeito Marco Tebaldi.

Na opinião do MPE, a intenção “era empregar influência, prestígio político e lavar dinheiro de corrupção (caixa 2), à vista do comando (...) do chefe do executivo municipal, ao atendimento de interesses particulares e ou políticos do deputado Nilson Gonçalves e, ao mesmo tempo, eleitorais de Darci de Matos”.

Promotoria denuncia abuso de poder

Até aquele momento, Nilson Gonçalves aparecia em todas as pesquisas como forte candidato à Prefeitura e, desta maneira, um importante obstáculo ao projeto de Darci e de Norival Silva. Já naquela oportunidade, Norival se apresentava como virtual vice na composição DEM/PSDB. Afastar Nilson Gonçalves da disputa era uma necessidade para garantir a adesão integral dos tucanos ao projeto desenhado por Tebaldi para sua sucessão. Além da mensagem, Norival e Darci voltaram a se falar outras vezes sobre o tema.

O fato é que a dívida tributaria de Nilson Gonçalves (que chegou a ser cobrada por execução fiscal 038.05.02401-8) foi integralmente quitada poucos dias depois dos contatos. “Como é cristalino concluir, há espantosa similaridade entre os valores envolvidos e a data limite para seu pagamento”, ressalta o MPE na ação.

No dia 12 de dezembro de 2007, Darci voltou a ligar para Norival avisando que teria um encontro marcado com Nilson para fechar o acordo. “Vô senta com ele e...e...e vô bate o martelo (o que leva a crer que consolidaria o projeto político obejtivado, consolidando a solução de aludida dívida. Nesta ligação, Norival explicou que a pretensão do deputado havia sido atendida (“ta resolvido”, sacramentou) e que seria consumada, por alguém na prefeitura”, relata o MPE.

No dia 14 de dezembro, nova ligação entre Norival e Darci combina a forma de quitar o débito e que um tal de “Ricardo” estaria encarregado da solução da dívida. Mais tarde, no mesmo dia, em nova ligação, Darci revela a Norival que o “doutor Ricardo já resolveu e eu estou indo lá faze a reunião agora com...com.o deputado”.

O promotor Assis Marciel Kretzer,dentre os inúmeros requerimentos na ação, pede a inelegibilidade de Darci de Matos, do prefeito Marco Tebaldi, do ex-secretário Norival Silva e do deputado Nilson Gonçalves por três anos, além de multa.

Nilson nega participação no esquema

Em um desabafo de cerca de vinte minutos em seu programa televisivo “Tribuna do Povo”, em outubro do ano passado o deputado estadual Nilson Gonçalves (PSDB) negou ter recebido dinheiro do deputado Darci de Matos para quitar uma dívida na prefeitura, conforme denúncia do Ministério Público Eleitoral.

Ele admitiu que tinha uma dívida na prefeitura “de vinte e poucos mil reais que foi virando uma bola de neve e passou de mais de cem”. Em conversa com o deputado Darci de Matos (DEM) na Assembléia, Nilson teria comentado sobre o problema. Darci teria dito: “Fica tranqüilo, eu te arrumo aí, fica calmo. Eu to te falando que vou atrás de um dinheiro pra emprestar pra pagar a sua dívida. Nilsinho, fica tranqüilo, semana que vem vou te dar um retorno”.

Neste intervalo, o deputado Nilson Gonçalves teria conseguido empréstimo com um amigo seu em Florianópolis. Nilson chegou a mostrar um contrato de empréstimo datado de 2007 em seu programa de TV. “Ta aqui, ó [mostrando um contrato de empréstimo]. E esse contrato foi feito no final do ano passado. Ta aqui o contrato, ta aqui a assinatura do contrato aqui, ó. Ta tudo direitinho. Isso aqui não foi feito agora pra tentar ajeitar as coisas, não. É uma coisa que foi feita no dia 19 de novembro de 2007, um empréstimo que eu fiz junto a um amigo”.

Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça e realizadas pela Deic revelaram que às 10h31 do dia 5/10/2007 Darci teria enviado uma mensagem de texto ao celular de Norival com o seguinte conteúdo: "O Dep Nilson deve 55 mil na prefeitura o tebalde ajudou um pouco e parou esta meio chateado. O Dep falou comigo. E muito importante para o nosso projeto Debito ate dia 20.12. Talvez uns 2 ou 3 fornecedores da saúde. Resolvemos e depois informamos o Tebaldi"

Mostrando as capas de todos os jornais, o deputado chegou a chorar diante das câmeras, afirmando sua idoneidade e dizendo não fazer parte do grupo do prefeito. Ele também admitiu que pensava sair do partido.

VEJA ABAIXO




Esquema ilegal foi montado na Secretaria da Saúde

Em 2007, o Ministério Público Estadual (MPE), passou a investigar as ações do secretário Norival Silva, o homem forte da gestão Tebadi. Na verdade, as primeiras investigações surgiram devido a supostas ameaças sofridas por uma servidora pública da Vigilância Sanitária de Joinville.

Segundo a denúncia do MPE, Norival coagia a funcionária para que não houvesse mais interdições em escolas do município. Entretanto, com uma escuta telefônica autorizada pela justiça, a polícia acabou descobrindo outras graves irregularidades.

Norival recebia um percentual cada vez que pagava uma remessa de medicamentos. O valor era rateado com Ramon Silva, da Secretaria de Estado da Saúde, com ajuda do servidor João Batista Soares.

O esquema ainda contou com o envolvimento dos empresários Maria Fernanda Menezes, proprietária do Laboratório DNA Análises, Marcos Della Giustina (que também teria sido beneficiado em processos de licitação), Elson Pucci, Roni Broglio e Flávio Hormann. A cada pagamento de R$ 60 mil, por exemplo, o secretário ficava com R$ 10 mil.

O Ministério Público ainda investiga quanto o secretário teria recebido indevidamente ao longo de sua gestão na pasta. Entre os depoimentos tomados pela polícia, constava o do empresário Marcos Della Giustina, proprietário da empresa Hospsul Comércio de Produtos Médicos Hospitalares Ltda. e que também fazia parte do esquema.

Ele afirma que o ex-secretário cobrou 10% para agilizar pagamentos a sua empresa. A propina era referente ao valor de móveis vendidos ao Hospital Municipal São José.

Além disso, o relatório cita também encontros às margens de rodovias para tratar de pagamento de propina (tudo fotografado pelos investigadores).

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Assalto termina com vítima ferida e bandido preso

Uma tentativa de assalto ocorrida na tarde desta quarta-feira (16), na esquina das ruas Mosenhor Gercino com Jacinto Machado, no bairro Itaum, terminou com uma vítima baleada no braço esquerdo e um bandido preso. Por volta de 14h30, o comerciante Arnoldo Forte, de 56 anos, preparava-se para viajar com um filho em seu caminhão, quando foi surpreendido por um rapaz de aproximadamente 25 anos, armado de revólver.

O rapaz ordenou que Arnoldo entregasse uma pochete em que levava o dinheiro que gastaria em compras para sua verdureira, localizada na esquina. Da cabine do veículo, ao invés de obedecer, o comerciante reagiu com um gesto brusco e acabou baleado. O bandido fugiu a pé e foi preso por policiais militares a poucos metros do local, em um terreno baldio da Monsenhor Gercino.

Arnoldo foi levado pelo filho ao hospital São José e não corria risco de morte. O acusado, preso ainda com a arma, não levava documentos e sua verdadeira identidade estava sendo pesquisada. O soldado Pereira, que participou da ocorrência, informou que haveria mais dois bandidos dando cobertura de motocicleta ao rapaz preso.

Caem exportações em Joinville no mês de agosto


As exportações em Joinville chegaram a quase U$ 1 bilhão de janeiro até agosto deste ano. As informações são do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Mesmo assim, as exportações caíram entre o mês de julho e agosto em R$ 17%. No mês passado, foram vendidos para o exterior quase U$ 103 milhões. Já em julho, U$ 123.511.364.


O país que mais comprou da maior cidade de Santa Catarina foi os Estados Unidos, consumindo U$ 165.550.568 dos produtos joinvilenses, neste ano. A Bélgica e a Argentina estão entre os três primeiros. Estes países representam mais de 38% do mercado. Os produtos mais vendidos são tabaco e motocompressor.


Já no quesito importação, o maior fornecedor de Joinville ainda é a China. O país asiático vendeu para a cidade de U$ 965.775, que representa mais de 36% do total importado.


Alemanha e Estados Unidos estão em segundo e terceiro lugares respectivamente. Só os três primeiros países e representam mais de 50% da compra. Joinville importou de janeiro a agosto deste ano U$ 421.685.264.

Traficante é preso no Iririú

Denúncias levaram a Polícia Militar até a rua Papa João XXIII, no bairro Iririú, na noite da última terça-feira (15). Dois rapazes contaram aos policias que compravam drogas de Emir da Costa, chamado de “Mime”, de 34 anos. Conforme os garotos, Mime é um traficante conhecido na região.

Durante a busca na casa de Emir, os policiais encontraram R$ 118, seis buchas de cocaína, quatro pedras de crack, seis bicicletas, quatro rádios de automóveis, uma batedeira de bolo e uma serra circular.

Enquanto os policiais juntavam as provas, sete pessoas vieram até a casa de “Mime” para comprar droga. Todos foram detidos e levados como testemunha.

A Polícia Militar interceptou também uma ligação para a casa de Emir, feita por Douglas Zimmermann Machado, 26 anos, que queria marcar um local para a entrega de mais drogas. Douglas foi preso com 50 gramas de cocaína, junto com sua acompanhante B.C.L., de 17 anos, que portava 13 pedras de crack.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Justiça Federal condena Águas de Joinville


Joinville foi condenada pela Justiça Federal a implantar um projeto de adequação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Cubatão. A Companhia Águas de Joinville (CAJ) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) terão que fazer as adaptações. A sentença foi dada na última segunda-feira (14) pela juíza Giovana Guimarães Cortez, da 2ª Vara Federal de Joinville.


Esse processo vem de uma ação civil pública do Ministério Público Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) feita contra a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento Básico (Casan). Como a CAJ presta esse serviço atualmente, terá que arcar com a situação.


A sentença prevê ainda que a cada três meses sejam apresentados estudos técnicos de análise dos efluentes e resíduos do ETA do Cubatão. Outra obrigação prevista é a apresentação de um projeto de recuperação de área degradada.


A Companhia Águas de Joinville pode recorrer da sentença.

Joinville abriu mais 7 mil vagas de emprego em julho


A maior cidade de Santa Catarina teve o setor de serviços e construção civil como maiores geradores de trabalhos formais no mês de julho. Só a área de serviços contratou 2.765 e a construção civil 577. Os dois setores ajudaram a deixar o saldo positivo na balança entre admissões e demissões na cidade. A diferença chega a quase 500 pessoas contratadas a mais do que as demitidas.


A indústria de transformação, que era o eixo da economia joinvilense, abriu 2.402 postos de trabalho, mas demitiu outros 2.342 funcionários. Isso mostra que a situação economia de Joinville ainda não está regularizada. Neste setor foram fechadas nos últimos 12 meses mais de cinco mil vagas.


O balanço de empregos permanece negativo na cidade nestes oitos meses, acumulando 272 vagas a menos no mercado de trabalho. No comparativo dos últimos 12 meses a situação piora. A quantidade de vagas fechadas é maior do que as contratações em mais de 1,9 mil postos de trabalho.


O setor que não deixa a situação piorar é o de serviços, que só neste ano gerou 1.768 vagas a mais do que as demissões.

Tarifas da Brasil Telecom/Oi estão mais caras


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na última sexta-feira (11), o reajuste das tarifas de concessionários de telefonia fixa. As empresas autorizadas a dar o aumento são: Telemar, BrasilTelecom e Telesp. O acréscimo é de 0,97% por minuto nas ligações de longa distância e para celular.

Não foi autorizado aumentar o valor dos minutos locais e nem de celular para celular.

Houve também reajuste de 0,82% no valor do crédito para telefone público

Brasileiros menos endividados


O Serasa aponta queda de 5,1% no número de inadimplência do consumidor brasileiro em agosto, comparado ao mês anterior. O relatório foi divulgado na segunda-feira (14) e aponta como causa da diminuição dos “maus-pagadores” a melhora da economia. No entanto, se comparado ao ano passado, houve aumento de quase 10% no número de inadimplência.

A maior dívida das pessoas ainda é com os bancos. Até agosto deste ano, as dívidas com bancos representam 44%, seguida dos cartões de crédito e financeiras (36,5%) e cheques sem fundos (17,4%). Os cheques devolvidos foram os que mais tiveram alta no mês de agosto, que chegou a quase 40%.

Sony tem maior número de reclamações no PROCON


O PROCON de Santa Catarina divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas dos consumidores, ou seja, em que o cliente tinha razão, referente ao período 1 º de setembro de 2008 a 31 de agosto de 2009. A empresa que mais teve reclamações neste ranking é a Sony, que teve como maior causa de problemas a garantia dos produtos.

Esses dados são registrados no Sistema Nacional de Informações e Defesa do Consumidor. O objetivo deste cadastro é divulgar a conduta dos fornecedores e auxiliar os consumidores no momento da compra e da contratação do serviço. Principalmente no setor de telefonia, em que constam três empresas entre as dez que mais recebem reclamações.

A Brasil Telecom, TIM e BrTurbo compõem esta lista, tendo como maior motivo de insatisfação o excesso de cobranças indevidas. Os bancos e financeiras também querem receber mais do que foi combinado com seus clientes. Os bancos Panamericano, Finasa, IBI têm como maior problema os casos de cobranças fora do contrato.

Até as seguradoras entraram na onda de cobrar a mais e foram fichadas no ranking do PROCON. A ACE Seguradora divide o número de reclamações entre cobranças indevidas e cobranças abusivas além de não pagamento de indenização.

Ainda no ramo de telefonia, a Nokia também foi para o cadastro de Nacional de Defesa do Consumidor, em terceiro lugar, como a empresa com maior número de clientes insatisfeitos. As reclamações são na maioria, que chega a 73%, em relação à garantia dos produtos.

Até as empresas de móveis foram representadas. Desta vez, o nome da Magazine Luiza foi para o ranking. Entre os problemas encontrados pelos clientes estão: falta de garantia dos produtos e cobranças indevidas.

Homem é encontrado inconsciente no Jarivatuba

Denúncias levaram a Polícia Militar até um caso de tentativa de homicídio na manhã da última segunda-feira (14), no bairro Jarivatuba. Num matagal no fim da rua, os policiais encontraram um homem, de 25 anos, inconsciente e com corte no pescoço. A vítima foi levada ao Hospital São José.

Testemunhas afirmam que o autor do crime é Valdecir de Moraes, 32 anos. Ele foi preso e levado para a Central de Polícia.

Idosa é agredida no bairro São Marcos

Uma mulher de 69 anos foi agredida e deixada amarrada na sua residência, no bairro São Marcos. A idosa foi levada por vizinhos ao Pronto-Atendimento na manhã de segunda-feira (14).

Conforme a polícia, ela tem lesões na face, cabeça e punhos. Não foi possível saber o motivo da violência.

Jovem é baleado pela polícia

Um adolescente de 19 anos foi atingido com três tiros ao reagir à abordagem da polícia, na noite de segunda-feira (14), no Itinga. J.E.A.C é suspeito de roubar um comércio, no mesmo bairro.

O garoto foi levado para o Hospital Municipal São José com ferimentos no abdômen, braço e pélvis.

A arma que o rapaz usava era calibre 38, com numeração raspada, e tinha cinco balas.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inicia campanha contra Poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no próximo dia 19 de setembro. As peças publicitárias já começaram a ser divulgadas nas rádios e TVs no último fim de semana.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 14,7 milhões de crianças, ou seja, 95% dos menores de cinco anos do Brasil. Para isto, serão investidos ao todo R$ 47,6 milhões.

Chuvas pioram situação do Juquiá

Além de viver em residências precárias, moradores da ocupação do Juquiá e do conjunto habitacional Ulysses Guimarães não têm condições nenhuma de trafegar pelas ruas do bairro. Crianças brincam na lama, que divide espaço com o esgoto a céu aberto.

No último Dia dos Pais o morador Francisco Boroviak não pode festejar seu dia. Seu filho, que sofria de síndrome de down, começou a passar mal. Como o lugar onde mora é de difícil acesso, os paramédicos não conseguiram chegar a tempo e o rapaz, de 26 anos, morreu no local. Na rua Adilson Funaro a ambulância não entra porque atola.

Moradores contam que quando o filho de Francisco passava mal, tinha que ser carregado com um carrinho de mão até onde a ambulância parava. O rapaz pesava cerca de 110 quilos. O morador tem a casa regularizada, paga água e energia elétrica. Francisco lamenta o esquecimento do prefeito e dos vereadores.

Chuva mata uma pessoa em Praia Grande

Uma idosa morreu ao atravessar uma região alagada de Praia Grande, no extremo-sul de Santa Catarina, com uma carroça, no último sábado (12). Conforme a Defesa Civil, o cavalo que puxava a carroça se assustou com a correnteza e Maria Rita foi arrastada pela enxurrada. Desde a última terça-feira (8), a Defesa Civil já registrou cinco mortes por causa do mau tempo.

Até o momento, 67 municípios registraram situação de emergência. Mais oito cidades foram atingidas pelas chuvas desta semana.

O Ministério Público de Santa Catarina irá acompanhar o aumento de preço no comércio das regiões prejudicadas. A Defesa Civil já identificou prática abusiva de preços no extremo-oeste do estado, principalmente para alimentos e materiais de construção.

Se essa situação for constatada pelo Ministério Público, poderá resultar inclusive na prisão dos empresários.

Chuva deixa 66 desabrigados em Araranguá

O nível do Rio Araranguá subiu quase três metros no último sábado (12), deixando 332 pessoas desabrigas e 66 desalojadas. A BR 101 ficou parada entre o KM 401 e 404.

No domingo, a situação de instabilidade permaneceu. A Defesa Civil está em alerta por causa da previsão de chuva no Sul de Santa Catarina.

Para Joinville, a previsão é de chuva nesta segunda-feira e com abertura de sol a partir de terça. A temperatura aumenta na quinta-feira, chegando a 30° no sábado. A chuva só retorna no dia 22 de setembro.

Rapazes são presos ao roubar posto de gasolina

Após tentar roubar um posto de gasolina na rua Santa Catarina, no bairro Floresta, dois rapazes foram presos pela Polícia Militar na manhã de sábado (12). Os dois ladrões fugiram em um motocicleta, mas caíram na rua Tatuí. Com eles foram encontrados uma faca e uma quantia em dinheiro de R$ 154

Rafael Pereira dos Santos, 20 anos, foi detido na hora. Já Jéferson Alexandre Costa, 30 anos, tentou fugir a pé, mas também acabou preso. Um dos ladrões ficou ferido devido à queda e foi levado para o Hospital São José.

A vítima do posto esteve na Central de Polícia e reconheceu os dois suspeitos.

Homem é encontrado morto na BR 101

Após denúncias de moradores que ouviram disparos de arma de fogo na BR 101, Km 46, a Polícia Militar encontrou o corpo de um homem, na madrugada desta segunda-feira (14).

A vítima, que aparenta ter 25 anos, não foi identificada pela polícia. O homem teve dois ferimentos com arma de fogo na região da cabeça.

No local foi encontrada uma cápsula de munição 9 mm e material usado para consumir crack.

domingo, 13 de setembro de 2009

Motociclistas são atingidos por caminhão

Um acidente envolvendo dois motociclistas e um caminhão ocorreu no cruzamento da rua Urussanga com a Padre Kolb, na manhã de sábado. Um dos pilotos morreu na hora e o outro foi levado para o Hospital São José, em estado grave.

Uma das hipóteses é de que o caminhão não parou e que preferência na rua era dos motociclistas.

sábado, 12 de setembro de 2009

Gripe A mata mais quatro pessoas em SC

Foram confirmados na sexta-feira (11) mais quatro mortes em Santa Catarina por causa da gripe A. Os quatro óbitos eram pacientes com maiores chances de complicação da doença.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, nove casos de óbitos eram investigados, sendo que cinco deles deram negativo para a Influenza A. Atualmente são 52 mortes pela nova gripe no estado e 38 óbitos suspeitos. Em toda SC, permanecem internados 320 pacientes por doenças respiratórias agudas.