quarta-feira, 30 de junho de 2010

Golfistas disputam categoria sênior em Joinville



O 5º Torneio Sênior e Pré-sênior ABGS PR/SC começará nesta sexta-feira, dia 2 de julho, no Joinville Country Club com uma partida de futebol. Motivo: nesta data, o clube receberá os golfistas seniores inscritos na disputa para um churrasco para todos assistirem ao jogo Brasil X Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo 2010. No mesmo dia o campo também estará aberto para treinos.

Com patrocino da Docol Metais Sanitários, o torneio de golfe propriamente dito acontecerá nos dias 3 e 4 de julho e será dividido por categorias para damas e cavalheiros, além de um torneio pré-sênior, para jogadores de 40 a 54 anos de idade.

Para os cavalheiros, a disputa será na modalidade stroke play, para jogadores com handicap índex até 15, de 15,1 até 24, e de 24,1 até 36. Na categoria pré sênior, jogarão em stroke play atletas com hcp até 22, e no stableford os de 22,1 até 36.

Haverá ainda um torneio por idades para os cavalheiros, separados em cinco grupos diferentes: Grupo A (55/59 anos); Grupo B (60/64 anos); Grupo C (65/69 anos); Grupo D (70/74 anos); Grupo E (75 anos ou mais).

Já na competição feminina, as golfistas com hcp até 22 disputarão o título na modalidade stroke play, e no hcp de 22,1 até 36, em stableford. Também serão premiados damas e cavalheiros pelo Nearest Pin no buraco 6 e Straightest Drive, no buraco 3.

O campo - Localizado em Joinville, Santa Catarina, o Joinville Country Club é um campo de par 72 construído numa área antes devastada por mineradoras que extraíam saibro do solo. Trata-se de um trajeto de nove buracos e 6.156 jardas, repleto de lagos.

Hospital Municipal São José da lição de medicina

foto: Mauro Artur Schlieck/Secom

Após 72 horas da realização do segundo transplante de fígado da história do Hospital Municipal São José, a equipe médica considera a cirurgia um sucesso. A afirmação foi dada na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, durante entrevista coletiva concedida à imprensa. O paciente se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"As primeiras 48 horas de UTI são as mais críticas, mas o nosso paciente está apresentando uma ótima evolução", explicou o médico responsável pelo departamento de cirurgia do HMSJ, Christian Evangelista Garcia, que coordenou a equipe (formada por mais dois cirurgiões, dois médicos anestesistas, uma enfermeira e três técnicos em enfermagem).

O transplante hepático é raro, principalmente, pelo curto tempo que o órgão pode esperar fora do corpo. Considerada a cirurgia de maior complexidade na medicina (superior até a cardíaca), a operação define o grau de desenvolvimento de um hospital.

"A sensação era de estarmos realizando o 100º transplante do São José", comentou o médico Christian sobre o desempenho e a tranquilidade da equipe cirúrgica. Ele parabenizou, também, os profissionais envolvidos indiretamente no processo.

Christian Garcia explicou que o transplante é um trabalho multidisciplinar, depende da ação de todos os colaboradores da instituição. "Estamos muito bem preparados para aumentar o número de transplantes, falta-nos, apenas, mais doadores".

O cirurgião Franco Haritsch compôs a equipe e teve uma impressão parecida. Ele é especialista em cirurgias do aparelho digestivo e já trabalhou em Barcelona, considerado o maior centro de transplantes da Europa.

"A cirurgia refletiu o preparo da equipe. Eu me senti em um grande centro?", contou o cirurgião, comparando o HMSJ às unidades cirúrgicas que conheceu na Espanha. Haritsch destacou ainda a alta tecnologia dos aparelhos à disposição da equipe, como o tromboelastograma, um medidor de coagulação em tempo real.

Para o cirurgião Ricardo Lemos, o transplante foi realizado com bastante harmonia e sincronismo entre os profissionais. Especialista em cirurgias do aparelho digestivo, ele também trabalhou em Barcelona. "O HMSJ correspondeu a nossa expectativa e, certamente, correspondemos à expectativa do hospital", afirmou o médico. A equipe reuniu especialistas com formações diferentes, o que contribuiu para somar conhecimento.

O diretor presidente do HMSJ Tomio Tomita considera a ação de seus colegas uma afirmação à legenda de "hospital escola" dada à unidade pelo Ministério da Saúde. "Foi uma verdadeira lição de medicina. Com mais essa graduação, todo o corpo clínico do São José fica motivado. É um incentivo para que outros profissionais também busquem a capacitação".

O órgão foi captado em Florianópolis por uma equipe da SC Transplante, a central de captação e doação de órgãos de Santa Catarina. A compatibilidade entre paciente e doador se dá pelo tipo sanguíneo e tamanho do órgão - a altura e o peso das pessoas devem ser próximos. O transplante é a única forma de tratamento da cirrose hepática, realizado sempre em caráter de urgência.

O sucesso do procedimento depende de eficiente imunossupressão, quando se diminui a ação do sistema imunológico para que não haja rejeição do corpo ao novo órgão. A terapia imunossupressora é mantida por toda a vida do transplantado. O ato cirúrgico é demorado porque o fígado é responsável por inúmeras funções no organismo. Os problemas sistêmicos decorrentes da doença hepática primária podem complicar as evoluções pré e pós-operatórias.

Troféus da natação foram para Joinville nos Parajasc


A modalidade de natação da sexta edição Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina – Parajasc, encerrou no final da manhã desta terça-feira, 29 de junho de 2010, no ginásio de esportes do Colégio São José, em Itajaí, com provas dos segmentos, deficiente visual (DV) e deficiente físico (DF).

Joinville dominou a competição DF e conquistou o troféu de campeão nos dois naipes. No masculino fez 108 pontos, contra 76 de São José e 52 de Florianópolis. No feminino as joinvilenses somaram 70 pontos, superando Brusque e Florianópolis que terminaram com 30 pontos.

Os troféus do segmento DV foram para Itajaí no feminino com 38 pontos, contra 30 de Joinville e 16 de Florianópolis; e Brusque, no masculino que chegou a 30 pontos, mesma marca de Joinville que foi segundo e 26 de Florianópolis.

Esta é uma competição bastante diferenciada, já que atletas disputam a mesma prova, mas pontuam de acordo com sua classificação funcional. Numa mesma largada participam nadadores de classificação diferente, podendo, independente da ordem de chegada, distribuir várias medalhas de ouro.

Os destaques da competição DV foram os joinvilenses Suely Cristina Carvalho de Souza que venceu as provas de 50 metros livre, 100 metros peito e 100 metros costas; e Vanderlei Pedro Quintino, campeão dos 50 metros costa, 50 e 100 metros livre; e o brusquense Matheus Rheine de Souza, que também conquistou três medalhas de ouro, 100 metros costas, 100 e 50 metros livre.

Nas provas para DF, os melhores resultados foram de Mariele Zenaide dos Santos, de Florianópolis, campeã nos 50 e 100 metros livre e 100 metros costas; Marcos Farney Fernandes, de Joinville que venceu 100 e 50 metros livre e 100 metros costas.

Festival de Dança abre a bilheteria nesta quinta-feira

foto: Mauro Arthur Schlieck/SECOM

Os ingressos para o 28º Festival de Dança de Joinville começam a ser vendidos nesta quinta-feira, 1º de julho, na bilheteria do Centreventos Cau Hansen das 13 às 21 horas ou pela internet no site www.festivaldedanca.com.br, a partir do mesmo horário, mas durante 24 horas por dia.

Entre as atrações, estão a Noite de Abertura, com o espetáculo "Pernas Pro Ar", da atriz Claudia Raia, a Noite de Gala, com o balé "Gisele", apresentado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além das Noites Competitivas, Noite dos Campões, Meia Ponta e Mostra Contemporânea de Dança.

O valor dos ingressos varia de R$ 10,00 a R$106,00. Mais informações pelo telefone (47) 3423-1010.

Caminhão tomba e para trânsito



Nesta terça-feira (29) um caminhão caçamba lotado de areia tombou na rua Aubé, deixando a via interditada. O trânsito parou às 09 horas e só foi liberado na parte da tarde.

Segundo o vigilante Neocir Stolf, de uma empresa que fica ao lado do local do acidente, o veículo, que vinha na Helmuth Fallgatter, sentido Boa Vista - Ponte do Trabalhador, não conseguiu frear em uma curva e perdeu o controle, tombando o caminhão e ficando atravessado na pista.

“Sorte que não tinha nenhum carro ao lado da caçamba. Domingo de manhã um carro ‘pegou’ um ciclista aqui na frente. E no mesmo dia à noite dois carros bateram de frente. Há 15 dias outro veículo veio contra mão e bateu em um muro. Isso aqui é um perigo”, diz o vigilante.

SC tem melhor índice de vacinação contra paralisia infantil do Brasil

foto: Mauro Arthur Schlieck/SECOM

Santa Catarina teve o melhor índice de vacinação contra a paralisia infantil do Brasil, atingindo a cobertura de 98,09% das crianças menores de cinco anos, durante a primeira etapa da campanha, realizada em junho. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado registrou a imunização de 421.802 crianças.

A campanha nacional foi criada para impedir que o vírus causador da paralisia infantil volte a circular no Brasil, mantendo o continente americano livre da doença. A segunda fase da imunização ocorre em 14 de agosto.

A paralisia é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por contato direto, pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do vírus, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas de muco da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A poliomielite pode levar crianças e adultos à morte em caso de paralisia severa.

Em contrapartida, seu diagnóstico pode ser difícil já que, na maioria dos casos, os sintomas da infecção não são aparentes. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção da doença.

Raimundo Colombo é condenado à segunda multa por propaganda antecipada

foto: Agência Senado

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, determinou o término da veiculação de uma inserção do diretório estadual do Democratas (DEM) na televisão e condenou o seu presidente e candidato ao governo de SC, senador Raimundo Colombo, ao pagamento de uma multa de R$ 5 mil. O magistrado entendeu que se tratou de propaganda eleitoral antecipada e da decisão dele cabe recurso ao Pleno do TRE-SC.

O processo foi aberto por uma representação do Partido dos Trabalhadores (PT), que questionou três inserções do DEM veiculadas em 18 e 20 de maio. A veiculação da propaganda do dia 18 já havia sido impugnada em outro processo contra Colombo, mas o juiz Schattschneider declarou que "a demanda permanece em razão das remanescentes, embora de igual teor, transmitidas no dia 20".

O magistrado afirmou que a primeira e a terceira inserções estão de acordo com a legislação eleitoral. "Trata-se, de fato, de mera crítica ao Governo Federal", afirmou, referindo-se a propagandas nas quais o senador reclama da demora na conclusão de obras no estado. "A segunda, entretanto, já foi objeto de apreciação pelo Tribunal – inclusive no que se refere à questão do conhecimento prévio por parte do representado", destacou Schattschneider.

Ele reproduziu então o teor do voto do primeiro processo, no qual a relatora, juíza auxiliar Vânia Petermann Ramos de Mello, condenou Colombo a uma multa de R$ 5 mil por causa dos comentários com apelo nitidamente eleitoral feitos na inserção do dia 18, que apresentou um hospital construído na gestão dele na Prefeitura de Lages. Como essa inserção também foi transmitida no dia 20, o juiz decidiu aplicar uma nova multa ao senador, também no valor de R$ 5 mil.

Pomerode abre 3º Pomeroder Winterfest nesta sexta-feira


Programação de inverno contempla variadas atrações o período de 2 a 25 de julho

O frio é mais um motivo para visitar a cidade mais alemã do Brasil. Pomerode fica ainda mais européia com a mudança dos termômetros. O charme da estação ganha força com atividades gastronômicas, muita dança, artesanato típico e até a possibilidade de visitar e “degustar” empreendimentos do município. Todo o foco está no bem-estar de moradores e turistas que apostarem no mês de julho para visitar o Vale Europeu, pedacinho especial do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O 3º Pomeroder Winterfest será realizado de 2 a 25 de julho com uma agenda recheada.

Na programação, visitas especiais programadas, no projeto batizado de “Visite & Deguste Pomerode”; Festival da Praça, com bandas típicas, artesanato, culinária e grupos folclóricos; Rali de Velocidade; 1º Festival Internacional de Grupos Folclóricos; 6º Festival Gastronômico; e programação especial nos Clubes de Caça e Tiro. “Tudo para envolver os visitantes e dar a eles uma enorme variedade de atrações. É mais um evento para mostrar que Pomerode mantém suas origens e gosta de apresentar isso aos turistas em todas as épocas do ano”, comenta o secretário de Turismo, Cláudio Krueger.

Para o primeiro final de semana, destaque para o “Visite e Deguste Pomerode”. No dia 2, haverá visitação a empresas da cidade, para conhecer o que de melhor é produzido na região. Promoção em parceria com a Associação Visite Pomerode. Na programação, artesanato com Nani Scher, Pizzaria Tarthurel ou Restaurante La Spezia.

No sábado, dia 3, está programado um passeio à Rota Enxaimel, visita à fábrica de velas Guenther, visita à Cervejaria Schornstein, artesanato no atelier Vitória, Museu do Marceneiro, almoço no Schornstein Kneipe ou Restaurante Siedlertal, passeio na fábrica de Laticínios Pomerode e lanche na Torten Paradies. Ainda passeio para conhecer as exclusividades artesanais da Ixpumah! e jantar no restaurante Wunderwald. Para os pequenos, uma oficina de preparo de pizza na Pizzaria Tarthurel. Cada criança preparará e abrirá a massa, adicionará os outros ingredientes e assará sua própria pizza, com orientação de um pizzaiolo.

Ainda como atração do Visite e Deguste Pomerode, no dia 4 de julho está prevista a visita guiada ao Zoo Pomerode e passeio pelas construções de época da Pousada Rural Mundo Antigo, onde também será servido almoço. À tarde, apresentação do Fensterbilder, técnica de artesanato alemão, na Special Presentes.

Mantendo viva a tradição do tiro, no dia 3 também será realizada a Festa do Rei do Tiro do Município. Os 16 Clubes de Caça e Tiro de Pomerode praticam campeonatos de tiro (em alvos de papel) e escolhem seus representantes ao longo do ano. Os melhores da cidade concorrem entre si e, no dia 3 de julho, o melhor atirador de Pomerode será conhecido no Clube de Caça Recreativo Esportivo Cultural Testo Central, em um ritual que envolve competição, desfile em busca de rei e muita festa. A programação seguirá até o dia 25 de julho. Os detalhes no site www.vemprapomerode.com.br

3º Pomeroder Winterfest

De 2 a 25 de julho
Variada programação para todos os públicos
Informações: www.vemprapomerode.com.br
Apoio: Funcultural, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Governo de Santa Catarina

Mais 11 caça-níqueis são apreendidos


Após levantamento de informações, policiais militares do P2 do 8º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma abordagem em uma sala comercial localizada na rua 3 de Maio, no Centro, e encontraram 11 máquinas caça-níqueis em funcionamento. Os policiais apreenderam as máquinas e a quantia de R$ 795,00 em espécie que estavam no interior das mesmas. Foi lavrado um termo circunstanciado em desfavor da responsável pelo local, uma mulher de 35 anos, e as máquinas foram entregues ao Instituto Dual de Educação mediante termo de apreensão e depósito.

terça-feira, 29 de junho de 2010

PTC realiza convenção nesta quarta-feira


A convenção do Partido Trabalhista Cristão (PTC), para homologação das candidaturas às eleições proporcional e majoritária será realizada nesta quarta-feira, 30 de junho de 2010, a partir das 8h, no Hotel Blue Tree Tower, em Florianópolis (ao lado do Shopping Beira-Mar).

Serão indicados os nomes às candidaturas para deputado estadual, deputado federal, senado federal, governador e vice-governador. Também serão discutidas as possibilidades de coligação partidária.

Para governador do Estado, deverá ser homologada a candidatura de Elpídio Neves, com propostas voltadas principalmente para as áreas de Segurança Pública, Saúde, Educação e Agricultura.

Neves já foi eleito a Deputado Federal suplente por São Paulo em 1994 e a vereador suplente por Florianópolis, em 1996. Em 2004, foi candidato à Prefeitura de Florianópolis e em 2006 concorreu ao Governo do Estado de Santa Catarina.

Sexteto Som e Sopro se apresenta para turmas infantis no Sesc


Nesta quarta-feira, 30 de junho, o Sexteto Som e Sopro do Conservatório Belas Artes se apresenta no Sesc de Joinville. Os músicos Maria Teresa Feilstrecker, Vanessa Piaz, Marcos Benedito, Ernst Klipp, Hilda Natume e Mirtes Strapazzon têm a proposta de despertar o lado musical das crianças com o auxílio da flauta doce. O evento será às 14 horas, voltado para turmas infantis.

O grupo foi criado em 2008, após uma formação de musicalização em flauta doce, com o Quinteto Sopro Novo da Yamaha do Brasil. Desde então, o Sexteto Som e Sopro se apresenta, divulgando o projeto "Sopro Novo", que o Belas Artes realiza em parceria com a Yamaha Musical do Brasil. O curso de iniciação à flauta é dirigido tanto para professores de música quanto para professores leigos em música, que atuam em escolas de ensino regular.

Profissionais com formação técnica têm 48% mais chances de emprego


SENAI tem inscrições, até 2 de julho, para 75 cursos, oferecidos em 23 cidades de Santa Catarina. foto: Francine Sluminsky

O SENAI está com inscrições abertas para cerca de 3 mil vagas em cursos técnicos e superiores de tecnologia direcionados a 14 segmentos industriais. As 83 turmas, de 75 cursos, iniciam as aulas no segundo semestre letivo do ano. "São cursos com alto índice de empregabilidade: conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, as pessoas que passam pela educação profissional - seja em curso técnico, superior de tecnologia ou qualificação - têm 48,2% mais chances de obter uma ocupação", afirma o diretor regional do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Arruda.

As inscrições prosseguem até o dia 2 de julho. Informações pelo site www.sc.senai.br ou pelo telefone 0800 48 1212.

A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, divulgada em maio, revela também que as pessoas que passaram por algum dos cursos citados têm ganhos em média 12,9% superiores aos demais. Realizado pelo economista Marcelo Neri, sob encomenda do Instituto Votorantim, o estudo tomou por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) dos últimos oito anos. Conforme o Pnad, 29 milhões de pessoas freqüentaram alguma modalidade de cursos - qualificação, técnica ou superior.

"Essa pesquisa da FGV confirma as análises internas que já fazemos. Temos, por exemplo, um diagnóstico de que mais de 90% dos egressos dos cursos técnicos ou superiores de tecnologia do SENAI garantem uma ocupação profissional até o término do curso ou alguns meses depois", acrescenta Sérgio Arruda.

Para o segundo semestre de 2010, o SENAI de Santa Catarina oferece nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Indaial, Itajaí, Pomerode, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville, Schroeder, Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Chapecó, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Caçador, Capinzal, Luzerna, Seara e Criciúma. As áreas atendidas são construção civil, tecnologia da informação, eletrônica, moda e vestuário, têxtil, segurança do trabalho, mecânica, naval, manutenção de aeronaves e automotiva, cerâmica, celulose e papel, logística e metalmecânica.

Cursos em Joinville

Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Ferramentaria de Moldes
Técnico em Informática
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Mecatrônica
Técnico em Projetos Mecânicos
Técnico em Química
Técnico em Usinagem
Técnico em Vestuário

Embriaguez ao volante poderá ser comprovada mesmo sem bafômetro


O crime de embriaguez ao volante poderá ser comprovado mesmo nas hipóteses em que não foi realizado o teste de bafômetro ou exame de sangue. Quando for claramente visível que o motorista está bêbado, o teste clínico ou testemunhas presentes no local servem como prova do crime. Esta é a tese defendida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), já aceita e aplicada em recentes decisões do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao se recusar a fazer o teste de bafômetro, o motorista já está sujeito à multa de R$ 957,69, a mesma aplicada por dirigir embriagado, e também à pena de suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Os Coordenadores do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) do MPSC, Promotores de Justiça César Augusto Grubba e Onofre José Carvalho Agostini, explicam que ao se negar a realizar o teste de bafômetro, o estado de embriaguez poderá ser atestado também pela autoridade competente e por testemunhas, o que poderá, além disso, ensejar ao motorista responsabilização penal.

Dirigir embriagado é crime com pena de seis meses a três anos de detenção. O motorista estará ainda sujeito, se causar acidente com vítima fatal, dependendo das circunstâncias apresentadas, a ser processado pelo crime de homicídio doloso, julgado por Júri Popular, e receber uma pena que pode variar de 6 a 20 anos de prisão, alertam os Coordenadores do CCR.

Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, entre 1º de janeiro a 20 de junho de 2010, 858 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados nas BRs de Santa Catarina, sendo que 345 foram presos por estarem com índices de álcool acima do permitido por lei. Ainda segundo a PRF, a associação de álcool e volante foi causa direta, no mesmo período, de 448 acidentes que resultaram em 16 mortes e 382 feridos. Já nas rodovias estaduais, entre janeiro e maio foram flagrados 285 motoristas alcoolizados ao volante.

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

IF-SC vai adotar exclusivamente o Enem para ingresso

foto: ifsc

O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) vai adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em todos os cursos de graduação (licenciatura e cursos superiores de tecnologia) para o primeiro semestre de 2011. Os interessados em concorrer às vagas devem se inscrever no Enem até 9 de julho, no site do Inep (www.inep.gov.br).

O IF-SC já destinava 20% de suas vagas para ingresso em cursos superiores com a nota do Enem desde o ano passado. A partir do próximo semestre, todas as vagas serão preenchidas por meio da nota do exame. O Instituto Federal adota, ainda, a reserva 10% das vagas para candidatos negros e 50% para alunos de escolas públicas.

Neste semestre, forma abertas cerca de 600 vagas em cursos de licenciatura e cursos superiores de tecnologia oferecidos em Araranguá, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, São José e em polos de educação a distância no Paraná, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

O ingresso nos cursos técnicos do IF-SC continua ocorrendo por meio do exame de classificação, prova realizada pela instituição semestralmente. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://ingresso.ifsc.edu.br ou telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.


Cursos superiores oferecidos pelo IF-SC

Licenciaturas
Ciências da Natureza com habilitação em Física (Araranguá e Jaraguá do Sul)
Ciências da Natureza com habilitação em Química (São José)

Cursos superiores de tecnologia
Construção de Edifícios (Florianópolis)
Design de Produto (Florianópolis)
Fabricação Mecânica (Jaraguá do Sul)
Gestão da Tecnologia da Informação (Florianópolis)
Gestão Hospitalar (Joinville)
Gestão Pública (educação a distância)
Mecatrônica Industrial (Florianópolis e Joinville)
Radiologia (Florianópolis)
Sistemas de Energia (Florianópolis)
Sistemas de Telecomunicações (São José)
Sistemas Eletrônicos (Florianópolis)

Industrial de SC mantém confiança na economia


Dados da pesquisa realizada pela FIESC mostram que o indicador de junho alcançou 64,8 pontos, 6,2 pontos acima da média histórica

O índice de confiança do empresário industrial de Santa Catarina (ICEI) somou 64,8 pontos em junho. Mesmo apresentando leve diminuição na comparação com maio, mês em que o ICEI registrou 65,2 pontos, a confiança permanece bem acima da média histórica de 58,6 pontos, mostra pesquisa da Federação das Indústrias (FIESC), realizada com 139 empresas de todos os portes.

O ICEI varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia. Para o levantamento são ouvidas a indústria de transformação e o setor da construção civil.

Na avaliação dos empresários, as condições atuais da economia são boas. O indicador somou 58,2 pontos em junho. O indicador que mede a expectativa dos empresários em relação à economia registrou o maior peso, com 68 pontos. A junção das duas taxas com seus respectivos pesos resultaram no índice de confiança de 64,8 pontos.

Bares de São Francisco do Sul se comprometem a adequar isolamento acústico


Dois bares da Praia da Enseada (foto), em São Francisco do Sul, se comprometeram junto ao Ministério Público de Santa Catarina a regularizar a adequação acústica necessária para não mais emitir poluição sonora. O proprietário dos bares Pirata e Enseada assinou termo de ajustamento de conduta (TAC) proposto pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Francisco do Sul, e deverá promover as mudanças necessárias em até 60 dias a contar da aprovação dos projetos pelos órgãos responsáveis.

Após a conclusão das obras será realizada vistoria pela FATMA e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a fim de verificar se os níveis de ruído externo estão dentro das normas legais. Além disso, o proprietário deverá providenciar alvarás e licenças para execução de música ao vivo ou som mecânico junto à Delegacia de Polícia - outra exigência legal que vinha sendo descumprida.

Como medida compensatória pelos danos já causados à população local pelo excesso de ruído, o proprietário dos bares deverá realizar seis eventos destinados ao público da Melhor Idade, com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. O não cumprimento de qualquer das cláusulas do TAC levará à aplicação de multa diária de R$ 1 mil.


Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

PGE-SC completa 28 anos


A Procuradoria Geral do Estado (PGE) completou 28 anos nesta segunda-feira, 28 de junho de 2010. A instituição foi criada em 28 de junho de 1982, durante a gestão do governador Henrique Córdova. Até então, os trabalhos de representação judicial do Estado estavam inseridos entre as competências do Ministério Público do Estado, que contava com cargos de promotor público (início de carreira) e procurador do Estado (final de carreira).

Em 9 de julho de 1982, tomou posse o primeiro procurador-geral, Antonio Hugen Nunes. Em maio do ano seguinte foram empossados os primeiros procuradores do Estado aprovados em concurso público de provas e títulos.

A PGE conta com 85 procuradores do Estado em atividade que atuam na sede, na Capital, na representação em Brasília e em 15 procuradorias regionais em todo o território catarinense: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, São José, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Sessões plenárias do TRE-SC terão novo horário a partir de julho


As sessões plenárias do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) passarão a iniciar às 17h a partir de julho, em vez de 17h30, horário que é adotado atualmente. A mudança foi determinada pela portaria nº 174/2010 e ficará em vigência até o fim do período eleitoral em dezembro.

A partir da segunda quinzena de julho, o TRE-SC começará a realizar quatro sessões plenárias por semana, de segunda à quinta, devido a procedimentos gerais que se acumulam no período eleitoral e ao aumento da demanda de processos envolvendo diversos recursos de questões como propaganda, registro de candidatura e prestação de contas. O cronograma das sessões de julho pode ser visto no site da instituição.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Basquete de Joinville faz último jogo na terça



O Basquete de Joinville cumpre o último compromisso pela Copa Bicentenário na noite desta terça-feira, 29 de junho de 2010. A princípio, o jogo estava marcado para segunda, mas a organização do torneio agendou as principais partidas da última rodada para horários parecidos – o título será decidido amanhã. A Ciser/Araldite/Univille entra em quadra às 22 horas (horário de Brasília), contra Trinidad e Tobago, em León, no México.

Com três vitórias em cinco partidas, o Joinville está na disputa pelas primeiras posições. “Mesmo com poucas chances de ser campeão, jogamos em igualdade de condição contra todos. Nossa equipe sairá de mais esse compromisso internacional fortalecida”, disse o técnico Alberto Bial.

Depois de bater as duas equipes dos Estados Unidos e o Peru, o Joinville perdeu para o Lechugueros, donos da casa, e para a Seleção de Cuba. Contra os anfitriões, o pivô Luis Felipe, um dos destaques da equipe na Copa Bicentenário, não jogou porque estava machucado. Já o revés contra os cubanos veio apenas na prorrogação, depois de uma partida emocionante.


Resumo da participação do Joinville até agora:

Ciser/Araldite/Univille 84 x 72 Los Angeles
Ciser/Araldite/Univille 100 x 79 San Diego
Ciser/Araldite/Univille 92 x 61 Peru
Ciser/Araldite/Univille 72 x 85 Lechugueros
Ciser/Araldite/Univille (80) 94 x (80) 100 Cuba


texto: Rafael Alonso - assessoria de imprensa
foto: arquivo

DEM oficializa candidatura de Raimundo Colombo em convenção


Evento continua aberto para definição das candidaturas a Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. foto: Mafalda Press

Com unidade e por aclamação, os delegados e pré-candidatos a deputado federal e estadual do Democratas, definiram durante a convenção do partido, no sábado, 26 de junho de 2010, o nome do senador Raimundo Colombo para o Governo do Estado, na eleição deste ano. Os demais representantes da sigla, no pleito de 2010, devem ser decididos na quarta-feira, 30, pela executiva estadual do DEM.

Durante a convenção foi deliberado que a executiva estadual também decidirá sobre as coligações partidárias, sobre a representação ao Senado, as proporcionais para deputado estadual e a definição dos valores máximos que cada um dos candidatos poderá gastar.

Os participantes do evento também aprovaram a coligação com o PTB. Após realizar sua convenção no plenarinho da Assembleia Legislativa, a sigla participou da reunião do DEM. O presidente do partido, deputado estadual Narcizo Parisotto, falou sobre o apoio ao Democratas. “Acreditamos no projeto e nas ideias do senador Raimundo Colombo, estamos unidos para participar do desenvolvimento de Santa Catarina“, garantiu Parisotto.

Colombo fechou o evento falando da importância do voto. “Não importa a condição social, o estudo, o voto tem o mesmo valor para cada cidadão. É soberano e secreto”. O senador ainda falou sobre a importância dos militantes. “A nossa base foi formada em muito momentos, em uma longa caminhada e é comprometida com nossos ideais”.

Colombo finalizou o discurso relembrando os projetos que travam o desenvolvimento de Santa Catarina. “O Estado sofre com o descaso e precisa de medidas urgentes para continuar o desenvolvimento. Precisa resolver os problemas com infraestrutura, precisa de aeroportos para incentivar o turismo, por exemplo. Sem falar na interminável BR-101 Sul, na necessidade de duplicação da BR-282 e da SC-470. Santa Catarina tem Pressa”, concluiu.

PMDB será vice do DEM – Além da convenção do DEM, o PMDB realizou sua convenção no SESC Prainha, no sábado, em frente a Assembleia Legislativa. Por votação, o partido definiu que irá se coligar com o DEM e que Eduardo Pinho Moreira será o vice-governador.

No final do evento, o senador Raimundo Colombo esteve na convenção do PMDB, selando a parceria entre as siglas. Ao lado de Pinho Moreira e de Luiz Henrique da Silveira, que foi eleito pelos convencionais do PMDB para ser candidato ao Senado, Colombo agradeceu ao partido pelo apoio. “Sei da responsabilidade que tenho com o gesto do PMDB, quero representar bem essa união. Tenho certeza que será uma caminhada junto com amigos, com muita força, fé e trabalho”.

Durante a semana, DEM E PMDB devem se reunir para definir as proporcionais para deputado estadual. O PMDB possui 41 inscritos e o DEM 27 pré-candidatos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Atividade econômica iniciou o segundo trimestre em desaceleração


Somente o setor agropecuário manteve evolução positiva em abril. foto: sxc.hu

A economia brasileira iniciou o segundo trimestre de 2010 em desaceleração. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), o crescimento econômico verificado em abril/2010 foi de apenas 0,1% em relação a março/2010, já descontadas as influências sazonais. Com esse resultado, a taxa de expansão trimestral da economia brasileira diminui de 2,7% no trimestre findo em março/10 para 2,4% no trimestre encerrado em abril/10.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a retirada dos estímulos fiscais à aquisição de veículos e outros bens duráveis, a implementação dos cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal e os efeitos contracionistas da política de aperto monetário (elevação dos juros básicos) posta em prática pelo Banco Central deverão impor um ritmo mais brando de crescimento da atividade econômica comparativamente ao que se verificou ao longo do primeiro trimestre deste ano. Tal desaceleração começa a ser observada já neste segundo trimestre de 2010, conforme apontado pelo indicador.

Do ponto de vista da oferta agregada, somente foi observado avanço mensal no setor agropecuário em abril de 2010 (crescimento de 3,7% frente ao mês de março). O setor industrial, recuando 1,8%, foi o grande responsável pela pequena alta de apenas 0,1% na atividade econômica em abril. Por sua vez, o setor de serviços, com ligeira queda de 0,1%, também contribuiu para enfraquecer o ritmo de crescimento econômico em abril de 2010.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 8,8% no ritmo de atividade econômica em abril de 2010. Tal resultado fez com que o crescimento da economia durante o primeiro quadrimestre atingisse 8,9%, abaixo, portanto, da expansão de 9,0% verificada ao longo do primeiro trimestre deste ano.
Por fim, nos doze meses encerrados em abril de 2010, o crescimento econômico atingiu 3,4%, resultado ainda segue prejudicado pelo período recessivo do início de 2009.

PR abre mão de vice na chapa do PT


Objetivo é fazer com que PDT entre na aliança Frente Popular. foto: Britto Junior/Sefot Secom

A convenção estadual do PRB, realizada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina no último domingo, dia 27 de junho, reuniu mais de cem correligionários de 21 municípios catarinenses, além de representantes dos partidos da chamada Frente Popular composto pelo PT, PRB, PR, PSB e PCdoB.

Na ocasião, o deputado federal do PR, Nelson Goetten (foto), informou ao presidente do PDT, Manoel Dias, também presente, que o partido abre mão de ser vice na chapa de Ideli Salvatti ao governo do Estado para que o Democrático Trabalhista ocupe a vaga, entrando assim na aliança pré-estabelecida entre os presentes.

Manoel Dias informou que a executiva nacional estabeleceu prazo até o dia 30 de junho para que o PDT anuncie a quem pretende apoiar nas eleições em Santa Catarina. “Temos autonomia aqui e em outros estados brasileiros para fecharmos com o partido que julgarmos conveniente, mas temos de decidir e anunciar até o fim do mês”.

A pré-candidata Ideli Salvatti informou que a aliança está definida e bem composta, mas que ter o PDT na coligação seria ainda mais proveitoso devido o peso político e histórico do partido no estado e em outros rincões do Brasil.

Segundo o que ficou claro na convenção, o objetivo eleitoral do grupo é eleger Ideli governadora e fazer com que o petista Cláudio Vignatti ocupe o seu lugar no Senado Federal e o candidato do PRB, Jerônimo Alves, ocupe o lugar de Vignatti na Câmara dos Deputados. Já Odete de Jesus deve buscar permanência na Assembléia Legislativa para reforçar a base governista, sendo Ideli vitoriosa.

Vice deve vir de Joinville

Apesar de não serem citados, há possibilidades de os candidatos a vice-governador na chapa de Ideli virem de Joinville. Isto porque sendo PR, o nome indicado é Udo Döller, empresário. Porém, sendo PDT, o nome mais cotado é do advogado e ex-prefeito da cidade Rodrigo Bornholdt.

Participaram da convenção do PRB, além dos citados, o presidente estadual do PT, José Fritsch, o presidente estadual do PC do B, Jucélio Paladini, e o representante do PSB e vice-prefeito de Tijucas, Luiz Rogério da Silva, chamado Rogerinho.

Reportagem/Release: Osni Alves

Conjuntos de Joinville e outras três cidades são os melhores do hipismo


4ª etapa do Catarinense de Hipismo reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro Equestre Leme. foto: Celeme

Três conjuntos de Joinville, um de Florianópolis, um de Balneário Camboriú e um de Mafra são os primeiros lugares de cada categoria na 4ª etapa do Catarinense de Hipismo e no Campeonato Catarinense de Escolas. O evento ocorreu nesse final de semana no Centro Equestre Leme (Celeme) em Joinville. O Celeme recebeu mais de 180 conjuntos que vieram atrás de pontos para o ranking.

O esporte levou mais de duas mil pessoas ao centro equestre nos três dias de competição. “Agora faltam apenas duas etapas. Para muitos, esta é a última chance de continuar na briga pelas primeiras colocações”, disse a presidente do Celeme, Cleide Travessini Leme.

Rafael Lindner Dias venceu a prova show no sábado, 26 de junho, à noite, e levou para casa o prêmio de R$ 1 mil. A premiação total chegou a R$ 12 mil. Pelo Campeonato Catarinense de Escolas, três modalidades foram disputadas: Série Escola B 0,60m, Série Escola A 0,80m e Série Escola Principal 0,90m. As mulheres saíram na frente e conquistaram os primeiros lugares nas três modalidades. Já a 4ª Etapa do Catarinense de Hipismo teve diversas categorias concorrentes entre 0,60m e 1,30m de altura.

Todas as provas foram regidas pelo Regulamento Geral e de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). O campeonato e a etapa do catarinense tiveram o patrocínio da Construtora Trapp Ferreira, Villa Francioni, TOTVS, Brava Beach, Fundesporte e Golfe & Lazer. O apoio foi da Fundação Turística de Joinville, Oral Esthetic e Garten Haus. A realização foi da Federação Catarinense de Hipismo e do Centro Equestre Leme.

Confira os primeiros lugares de cada categoria do Campeonato Catarinense de Escolas

0,60m – Giulia Maria Giória Stoppa – Centro Equestre Leme - Joinville
0,80m – Maria Luiza Maul – Centro Hípico Beija-Flor – Balneário Camboriú
0,90m – Rafaela Back Neves – Paraíso Equestre – Gaspar

Confira os primeiros lugares até a categoria 0,90m da 4ª Etapa do Catarinense de Hipismo

0,60m – Meilin Mozer Liu – Sociedade Hípica Catarinense – Florianópolis
0,80m – Isabelle Turnes Steffens – Joinville Country Club – Joinville
0,90m – Mariana Costin Chaikosky – Centro Equestre Leme – Joinville

PM prende seis no final de semana

Em abril, a PM demonstrou como se faz abordagens

O final de semana teve cinco ocorrências mais importantes pela Polícia Militar. Três foragidos voltaram para trás das grades, um veículo e uma motocicleta foram recuperadas, além de dois suspeitos de furtos serem presos. Confira como cada fato aconteceu, segundo a PM, abaixo.


Foragido do presídio arromba residência e é preso

No sábado, dia 26 de junho de 2010, por volta do meio-dia, a Polícia Militar (PM) obteve a informação de que uma residência havia sido arrombada na Rua Carlos Stamm no Bairro Vila Nova e que o ladrão teria se evadido. Chegando ao local, testemunhas afirmaram ter visto um homem saindo da residência levando vários objetos.

Foram repassadas as características dele para as viaturas da região, sendo localizado transitando em uma rua próxima dali. Assim que avistou os policiais militares, o suspeito tentou fugir para um matagal, mas foi detido e confessou o crime, indicando o local onde estavam os objetos: um aparelho de televisão de LCD de 32 polegadas, um aparelho de DVD, três celulares e alguns alimentos.

O homem foi reconhecido pelas testemunhas e identificado como Adriano Faustino da Mota, de 27 anos, que estava foragido do Presídio Regional de Joinville. De acordo com o irmão do proprietário da residência, tudo foi recuperado. Diante dos fatos foi dada voz de prisão, que foi levado a Central de Polícia.


Foragido de Brusque é preso

No sábado à tarde, dia 26 de junho de 2010, por volta das 16 horas policiais militares realizavam rondas preventivas na Rua Silvio Bertoloto no Bairro Comasa quando encontraram um homem em atitudes suspeitas, realizando a abordagem.

Foi identificado como João Paulo Cavilha, de 27 anos, que possuía um mandado de prisão em aberto pela comarca de Brusque (SC). Diante dos fatos, ele foi levado a Central de Polícia para as providências legais.


Ladrões são presos com veículo furtado no Aventureiro

Na madrugada de domingo, dia 27 de junho de 2010, por volta da 1 hora, policiais militares realizavam rondas de rotina pela Rua Jacupiranga no Bairro Aventureiro, quando avistaram um veículo VW/Gol de placas BRZ-5707 da cidade de Joinville, com registro de furto.

Ao perceber a aproximação da viatura o condutor do veículo empreendeu fuga, sendo acompanhado e abordado algumas ruas à frente. No interior do mesmo foi encontrada uma chave micha na ignição e mais 11 latas de cerveja.

Os ocupantes detidos foram identificados como três rapazes menores de idade, dois de 17 e um de 16 anos, que afirmaram não terem furtado o veículo, mas que sabiam onde os ladrões estavam.

Os policiais foram ao local indicado e detiveram Maicon Douglas da Silva Soares, de 19 anos, e Robson Steinbach Olicio, de 22 anos, que confessaram o furto do veículo. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos dois, e todos os envolvidos foram levados a Central de Polícia.


Motocicleta roubada foi localizada via satélite

No sábado, dia 26 de junho de 2010, por volta do meio-dia, a Polícia Militar obteve a informação de que uma motocicleta havia sido furtada, mas possuía sistema de rastreamento via satélite. Foi feito contato com a empresa responsável pelo monitoramento, que repassou a localização onde poderia estar a referida moto.

Uma equipe do P2 foi ao local, para averiguar a suspeita, bem como o helicóptero águia da Polícia Militar, que ao sobrevoar uma residência na Rua José Satiro de Oliveira no Bairro Boehmerwald, avistou o que seria uma motocicleta coberta por uma lona na parte de trás da casa.

Diante das evidências foi realizada uma abordagem ao local, sendo localizada a motocicleta Honda CBR 900 RR de cor vermelha e placa BSP-6298 da cidade de Joinville com registro de furto. No local foi detido Sérgio Molinari, de 31 anos, que afirmou que a moto foi deixada por um desconhecido e que um homem conhecido pela alcunha de Pity, inquilino de seu pai, viria buscar em breve. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao mesmo, que foi levado juntamente com a motocicleta a Central de Polícia.


Foragido de Rio do Sul é preso

Nesta madrugada de segunda-feira, dia 28 de junho de 2010, por volta das 2 horas, policiais militares realizavam rondas preventivas na Rua Salvador Gomes de Oliveira no Bairro Petrópolis quando encontraram um homem em atitudes suspeitas, realizando a abordagem do mesmo.

Foi identificado como Sancler Marcelo Duarte, de 35 anos, que possuía um mandado de prisão em aberto pela comarca de Rio do Sul (SC) de onde obteve a saída temporária de Páscoa, mas não retornou. Diante dos fatos o mesmo foi levado a Central de Polícia para as providências legais.

Convenção do PRB homologa apoio a Ideli Salvatti

foto: Ivan Pimentel

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) realizou sua convenção nesse domingo, 27 de junho de 2010, onde confirmou seu apoio à candidatura de Ideli Salvatti (PT) ao governo de Santa Catarina e de Claudio Vignatti (PT) ao Senado. A deputada estadual do partido Odete de Jesus e os representantes dos 126 diretórios municipais estiveram presentes ao auditório Paulo Stuart Wright na Assembleia Legislativa.

Ideli reafirmou sua candidatura, dizendo que aguarda que o PDT confirme o nome do vice na chapa. Maneca Dias, presidente do PDT/SC, presente à convenção do PRB, adiantou que a resposta será dada na próxima terça-feira. O evento contou ainda com a presença dos presidentes do PT, José Fritsh, do PCdoB, Jucélio Paladini, do PR, Nelson Goetten, e do vice-presidente do PSB, Gilberto da Rosa.

Em jogo emocionante, basquete de Joinville perde para Cuba


Numa partida emocionante no final da noite de sábado, 26 de junho de 2010, o Basquete de Joinville não conseguiu superar a Seleção de Cuba. No tempo normal, o jogo ficou empatado em 80 a 80. Na prorrogação, o equilíbrio persistiu, mas os cubanos venceram por 100 a 94. Esta foi a segunda derrota da Ciser/Araldite/Univille em cinco partidas pela Copa Bicentenário de Basquete, que é disputada no México.

Nesta segunda-feira, às 22 horas (horário de Brasília), o Joinville faz a última partida pela competição. O adversário é a Seleção de Trinidad e Tobago. A Copa segue até a próxima terça-feira. O retorno do time ao Brasil está previsto para 1º de julho.

foto arquivo

Câmara de Vereadores homenageia Dom Irineu

foto: Catedral São Francisco Xavier

O bispo Dom Irineu Roque Scherer receberá nesta segunda-feira, 28 de junho de 2010, o Título de Cidadão Honorário de Joinville. A cerimônia está marcada para 19h30, no plenário da Câmara. A entrada é livre a todos. A proposição é do vereador Maurício Peixer, vice-presidente do Legislativo.

Biografia de Dom Irineu Roque Scherer

Nascido em 15 de dezembro de 1950, em São Francisco/Cerro Largo/RS. Aos cinco anos de idade sua família transferiu-se para Dois Irmãos, no município de Toledo/PR. Com 13 anos, entrou no Seminário Diocesano São José, em Toledo, no dia 27 de fevereiro de 1963. Em 1964 iniciou os estudos ginasiais no Seminário Arquidiocesano São José, de Curitiba, e no ano de 1970 completou o colegial.

De 1971 a 1972, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, depois revalidada no Itesc (Instituto Teológico de Santa Catarina). Em 1973 iniciou os estudos teológicos no Instituto Teológico Studium Theologicum dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (padres Claretianos), completados em 1977, tendo ainda feito um ano de espiritualidade do carisma da unidade, em 1974, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista/SP.

Concluídos os estudos recebeu a ordenação sacerdotal no dia 7 de janeiro de 1978, em Assis Chateaubriand/PR, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Diocese de Toledo.

Em março de 1978, iniciou seus primeiros trabalhos pastorais no Seminário Diocesano São José, como diretor espiritual e professor. No ano seguinte foi nomeado reitor do mesmo Seminário até junho de 1982. Em julho do mesmo ano assumiu o Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, de Toledo, como reitor, enquanto também lecionava filosofia na Facitol (Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto de Toledo) e na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Permaneceu nessa função até o final de 1984.

Após sete anos de formador foi designado para assumir duas paróquias: Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Quatro Pontes e a de Nossa Senhora de Fátima, de Vila Nova, além disso, exercia a função de diretor espiritual no Seminário Menor da Diocese, São Cura d´Ars, em Quatro Pontes e professor de filosofia na Unioeste.

De 1986 a 1989 estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, tornando-se mestre em História da Igreja, morando no Colégio Pio Brasileiro. Durante as férias, de julho a setembro, nestes três anos, aperfeiçoou-se no estudo do alemão, francês e inglês.

De volta ao Brasil foi convidado novamente para assumir o Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, como reitor, por dois anos, além de lecionar História da Igreja e Patrologia no Cintec (Centro Interdiocesano de Teologia), hoje Famipar (Faculdade Missioneira do Paraná), onde deu as primeiras aulas na ocasião de sua fundação. Aí atuou como professor de teologia até o ano de 1998.

No início de 1992 foi nomeado pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Marechal Cândido Rondon/PR. Em 1994 tomou posse como pároco da Paróquia-Catedral Cristo Rei de Toledo, assumindo também a função de Vigário Geral da Diocese.
Veio o chamado ao episcopado em 15 de abril de 1998, a ordenação, em 20 de junho e a posse como bispo de Garanhuns/PE, em 16 de agosto do mesmo ano. Lema Episcopal: Fides Mundum vincit – A Fé vence o Mundo (I Jo 5,4).

No Regional NE2 foi secretário do Conser, de 1998 até 2004, e bispo de referência da Comissão da comunicação, cultura e educação. Também fez parte do Conselho econômico e da Pastoral da Criança.

Foi nomeado bispo da Diocese de Joinvile em 30 de maio de 2007. Posse em 19 de agosto de 2007. É autor dos livros Meditações para Reavivar a Esperança e Dom Armando, Apóstolo e Missionário do Oeste do Paraná; Textos em Perspectivas de Comunhão; Textos na Revista Cristo Rei de Toledo; Tesina do Mestrado: O primeiro Concílio Plenário do Brasil (1939, não publicado); Temas mensais de Espiritualidade para as Fazendas da Esperança.

fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=233562

domingo, 27 de junho de 2010

Horário de expediente na Câmara de Vereadores na segunda-feira



Em função do avanço da seleção brasileira de futebol às oitavas-de-final da Copa do Mundo, que jogará contra o time chileno nesta segunda-feira, 28 de junho de 2010, às 15h30, horário de Brasília, a Câmara de Vereadores de Joinville funcionará em horário diferenciado. O expediente terá as mesmas seis horas de sempre, mas será no período matutino, das 7h às 13h. Na terça-feira, dia 29, será em horário normal, a partir das 13h.

Joinville conquista troféu do ciclismo no Parajasc


O sol ameno e a temperatura de 19 graus registrada na Avenida Victor Konder, à Beira Saco na manhã deste domingo, 27 de junho, foi o cenário perfeito para a prova de km/contra-relógio, programação de ciclismo para deficientes visuais (DV) da sexta etapa dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que estão sendo realizados em Itajaí.

Devido à cegueira ou a baixa visão dos concorrentes, a bicicleta é adaptada para duas pessoas, sendo que no banco da frente se posiciona o guia; ele controla o guidão e dirige a bicicleta, e é tão importante quanto o atleta no rendimento da prova. Além disso, sua pedalada tem que ser sincronizada com a do atleta DA, para obter melhor desempenho.

A equipe joinvilense dominou amplamente a competição masculina e fez os dois primeiros lugares. A medalha de ouro foi para Felipe Daniel Borges, com o guia Renan Silva que fez o percurso em 1min08seg80; seu conterrâneo Emerson Silveira Júnior levou a prata e na terceira colocação terminou o chapecoense Davi da Silva Perão.

A soma dos resultados dos atletas deu a Joinville o troféu de campeão, ficando Chapecó em segundo e Lages em terceiro.

No feminino, o domínio foi das lageanas. Além do troféu de campeã a lageana Adélia Maria Schemer, com o guia Arthur Durigon Melo, cravou 1min24seg05 e conquistou o primeiro lugar na prova que pela primeira vez foi realizada no Parajasc. No ano passado, somente Adélia estava inscrita, e fez apenas uma demonstração, não contando pontos para a equipe. A medalha de prata foi para a itajaiense Maria Socorro Dalçóquio, ficando para outra lageana, Luzia Aparecida França, a medalha de bronze.

O resultado não foi computado para recorde da prova. Pois a pista tinha apenas 800 metros devido uma lombada existente na avenida. Outro fator que contribuiu para não ser homologado o resultado como recorde foi e o trajeto não ser em linha reta, já que tinha uma pequena curva a direita entre o ponto de partida e chegada.

foto: assessoria de imprensa

Abstenção de 12,29% no vestibular da Udesc em Joinville



A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou, neste domingo, 27 de junho de 2010, a segunda fase do vestibular de inverno da instituição. Em Joinville, dos 708 candidatos inscritos para realizar a prova no Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc, 87 não compareceram ao local de prova. Segundo o supervisor local do vestibular, professor Leandro Zvirtes, a segunda fase foi tranqüila, não houve nenhuma ocorrência.

Mais de cinco mil inscritos realizaram as provas nas cidades de Joinville, Florianópolis, São Bento do Sul, Chapecó, Balneário Camboriú, Ibirama e Laguna. São 1.270 vagas distribuídas em 32 cursos gratuitos. A Udesc Joinville oferece nove cursos nas áreas de engenharia e licenciaturas em física, matemática e a partir deste semestre o curso de química.

O listão dos aprovados deve ser divulgado até o dia 12 de julho, no site http://www.vestibular.udesc.br/. E a matrícula dos calouros será realizada nos dias 15 e 16 de julho.

foto: assessoria de imprensa

Todas as Estrelas do Céu será lançado na Livrarias Curitiba


Nessa segunda-feira, dia 28 de junho, às 19h30min, será lançado o livro 'Todas as Estrelas do Céu', de Enderson Rafael, na Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville. Foram dez anos de espera e mais de 200 livros distribuídos gratuitamente pelo Brasil em shoppings, salas de embarque e praças. Para Enderson Rafael, valeu à pena a espera e todo o esforço para fazer seu primeiro romance, intitulado "Todas as Estrelas do Céu", ganhar a atenção de alguma editora.

E o mais curioso é que, antes mesmo de ser publicado, o livro já caiu nas graças dos adolescentes. E isso só foi possível pela determinação do autor, que acreditou na sua obra, e pela tecnologia, que fez o livro se popularizar por meio de blogs e comunidades na internet.

"Eu levei dez anos para publicar o "Todas as Estrelas do Ceú", cuja popularidade foi alavancada por uma tecnologia que engatinhava quando ele foi escrito. Ou seja, as coisas aconteceram ao seu tempo. O próprio twitter, decisivo, tem pouquíssimo tempo que existe", conta Enderson.

O livro é a primeira ficção do autor, que já tem publicado o "Propaganda e Marketing para Vestibulandos, Calouros, Curiosos e Simpatizantes" e também o primeiro livro de ficção da "Novas Idéias". Segundo o o editor, Vítor Barreto, o que impulsionou a edição do livro foi a força que ele ganhou no meio virtual.

"Tinhamos um certo receio em publicar ficção, já que somos uma editora focada em design, que até então só publicava livros didáticos, práticos etc. Mas acompanhamos o crescimento de "Todas as Estrelas do Céu" e resolvemos apostar neste jovem autor brasileiro e em seu livro que já é sucesso, antes mesmo de ser lançado", fala Vítor.

Com projeto gráfico do Studio Creamcrackers, "Todas as Estrelas do Céu" se passa nos anos 1990, nas cidades de Teresópolis e Florianópolis, e conta a história de Caroline e Leandro, dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média.

Ele é adotado e ela a filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada.

O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

Sobre o autor

Nascido em Florianópolis, Enderson Rafael tem 29 anos e é Comissário de Bordo. Formado em Comunicação Social pela ESPM-Rio, lançou seu primeiro livro em 2006, "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes". Em 2010 lança seu primeiro romance, "Todas as Estrelas do Céu", escrito aos 19 anos.

Sobre o evento

Todas as Estrelas do Céu (Ed. Novas Idéias; R$ 160 págs; R$ 29,00) será lançado no próximo dia 28 de junho na Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville, no Shopping Mueller, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

sábado, 26 de junho de 2010

JEC fica de fora das finais do returno


Goleiro do Brusque tirou bola de dentro do gol

Apesar de não ter conseguido fazer o resultado que precisava, Joinville Esporte Clube espera campeão do returno para disputar as finais da Copa Santa Catarina

Texto: Renato César Ribeiro
Fotos: Ronaldo Cãndido

Na noite desse sábado, 26 de junho, o Joinville Esporte Clube (JEC) conseguiu apenas um empate em casa, na Arena Joinville, por 1 a 1 com o Brusque. Com a derrota na quarta-feira, dia 23, por 3 a 1 em Brusque, o Tricolor ficou de fora das finais do returno da Copa Santa Catarina. Agora, o Coelho espera o vencedor dessa disputa nas finais gerais da Copa Santa Catarina, que dá vaga para a Copa do Brasil e para a Série D de 2010.

Em uma partida repleta de cartões amarelos, foram nove para o Brusque e seis para o JEC, o time da casa terminou com dois jogadores expulsos enquanto que o visitante saiu com um atleta fora de campo. Paulinho, do Brusque, conseguiu ficar incríveis 11 minutos em jogo. Ele entrou no segundo tempo, recebeu amarelo assim que adentrou e logo depois recebeu o segundo.

O gol tricolor foi obra de Chris enquanto que Pantico foi o responsável pelo tento do Brusque. O adversário da equipe brusquense sai da outra semifinal entre Chapecoense e Criciúma, que jogam no domingo, às 16 horas no estádio Heriberto Hülse no Sul do estado.

A primeira partida das finais é na quarta-feira, 7 de julho, e a grande final da Copa Santa Catarina é no sábado, dia 10, às 16 horas, véspera da final da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. O JEC tem a vantagem de jogar por dois empates.

1º tempo

Em grande parte da partida foi o Joinville que se manteve mais no ataque. Logo aos 4, Tesser mandou de canhota forte cruzado, mas pegou muito embaixo da bola. Lima esperava um cruzamento. Aos 10, Elton bateu para o gol de perna esquerda, mas o chute saiu fraco, fácil para o goleiro João Ricardo.

O Brusque chegou aos 11. Diogo Oliveira quase marcou, mas Luis André tirou de forma precisa para escanteio. Aos 13, era o JEC novamente no ataque. Elton bateu falta, a bola foi alta e João Ricardo pegou. Aos 14, Eduardo cruzou a meia altura, mas Lima não alcançou. Aos 15, Lima, de novo, mandou para fora de cabeça.

Aos 21, Ricardinho tentou direto para o gol, mas o goleiro estava lá. Aos 24, Chris deixou para Eduardo que bateu da esquerda para a direita para fora. Aos 37, Chris ajeitou para Elton chegar dando um foguete para defesa de João Ricardo. Aos 39, Tête, do Brusque, chegou, mas bateu mal.

Aos 40, Chris tentou de voleio, mas não teve sucesso. Aos 42, Eduardo cobrou falta, Ricardinho pegou o rebote e pegou mal na bola. Aos 48, Tête cobrou falta, o zagueiro Cris, do Brusque, subiu de cabeça e a bola passou rente ao gol. Aos 49, de novo o Brusque. Rafael Xavier finalizou para boa defesa de Fabiano.

2º tempo

No intervalo, o técnico do JEC, Edinho Nazareth, tirou Elton e botou Miro Bahia no jogo. Isso fez com que o Joinville melhorasse na criação e tivesse mais chances de gol. Logo no primeiro minuto, Miro Bahia deixou para Eduardo que mandou para Chris dar uma boa cabeceada. O goleiro chegou a espalmar a bola, mas ela entrou. Gol! JEC 1 a 0. Meio caminho para a classificação estava dado.

Aos 6, Eduardo bateu rasteiro de perna direita direto para fora. Aos 8, Rafael Xavier, do Brusque, bateu, Fabiano espalmou, a bola bateu em Tesser e sobrou para Pantico chutar para fora. Aos 13, Tesser levantou para Ricardinho cabecear fraco. Aos 16, Rafael Tesser pedalou e finalizou. A bola passou à direita do gol.

Aos 17, o técnico do Brusque tirou Tête e colocou Paulinho em jogo. Em sua primeira jogada, fez falta em Carlinhos Santos e tomou o primeiro amarelo aos 18. Aos 28, Paulinho recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Aos 32, Miro Bahia tentou fazer um giro e perdeu a bola para Gustavo, do Brusque, que bateu cruzado para fora. Aos 37, foi a vez de Renato Santos, do JEC, receber o segundo amarelo e ir para o vestiário mais cedo. Aos 40, Eduardo bateu de curva de três dedos para fora.

Aos 42, Ricardinho deixou para Edinho meter para o gol, João Ricardo espalma. Aos 43, Brusque foi para o contra-ataque com Diogo Oliveira deixou para Pantico chutar forte e rasteiro para o fundo do gol. Gol! Brusque 1 a 1 JEC. Um banho de água fria nas intenções do Tricolor.

Aos 47, Miro Bahia quase faz um belo gol, mas João Ricardo defendeu. O mesmo Miro Bahia conseguiu receber o segundo amarelo e ser expulso aos 48. Miro Bahia e Renato Santos não jogam a primeira partida das finais.

Krona Futsal derrota Chapecoense e sobe na classificação do estadual



foto: Ronaldo Candido

Embalado pela goleada sobre Concórdia, por 5 a 0, na última quarta-feira, 23 de junho, no oeste do estado, a equipe da Krona/Joinville/Dalponte voltou a vencer pelo Campeonato Catarinense da Divisão Especial de Futsal. Jogando no final da tarde deste sábado, dia 26, no ginásio da Univille, o tricolor joinvilense derrotou a Chapecoense, pelo placar de 5 a 1.

Os gols foram marcados por Fernando (2), James, Murilo e Thiago Bolinha. Agora, a Krona Futsal ocupa a segunda colocação, com 12 pontos. O próximo desafio está programado para quarta-feira, dia 30, fora de casa, contra o líder da competição, o Hering/Blumenau. Na sexta-feira, 2 de julho, o adversário será a Malwee, em Jaraguá do Sul (SC).

Assim como nas últimas partidas da equipe em Joinville, a Krona Futsal enfrentou um adversário fechado na quadra de defesa, explorando os contra-ataques. Com paciência e preciso nas armações das jogadas, o tricolor criou as principais oportunidades do primeiro tempo. O gol saiu aos 15min40s, quando Fernando aproveitou rebote do goleiro Onir e empurrou para o fundo da rede. Ainda na primeira etapa, o fixo James quase ampliou após conclusão da entrada da área.

Valorizando a posse de bola e com maior volume de jogo, a Krona/Joinville/Dalponte chegou ao segundo gol logo no início da etapa final. Em finalização consciente no canto direito de Onir, o capitão James ampliou para o tricolor. Na sequência, Carlos cometeu falta dura em Rubinho e levou o cartão vermelho, deixando a equipe de Chapecó com um jogador a menos.

Aproveitando a ausência de um atleta adversário em quadra, a Krona Futsal marcou o terceiro, através de Murilo. Poucos minutos depois, mais uma vez Fernando balançou a rede: 4 a 0. Restando quatro minutos, o ala Juari descontou para a Chapecoense. Mas a noite era mesmo das feras da Krona Futsal. Em jogada de velocidade, Thiago Bolinha bateu entre as pernas do goleiro e decretou nova vitória tricolor. Placar final: Krona/Joinville/Dalponte 5 x 1 Chapecoense.

Com atuação destacada, o capitão James avaliou o resultado positivo. "Repetimos a boa apresentação da partida contra o Concórdia, atuando com consistência na defesa e no ataque. O saldo dos últimos jogos, com dez gols marcados e apenas um sofrido, é positivo e enchem de confiança o grupo para os próximos desafios, diante de Hering e Malwee", comentou.

Gols da Krona/Joinville/Dalponte: James, Murilo, Fernando (2) e Thiago Bolinha.
Gol da Chapecoense: Juari.

texto: assessoria de imprensa Krona

Basquete de Joinville perde, mas ainda está na briga



O Basquete de Joinville sofreu o primeiro revés na Copa Bicentenário, no México, na noite de sexta-feira. A Ciser/Araldite/Univille perdeu para o Lechugueros de León, donos da casa, por 85 a 72. O Joinville lutou até o fim, mas não conseguiu vencer. Foi para o último quarto com apenas três pontos de desvantagem, porém nem os 34 pontos do armador Paulinho, cestinha da partida, foram suficientes para virar o placar. O ala/pivô Luis Felipe, machucado, não jogou.

Mesmo com a derrota, o Joinville ainda está na briga pelas primeiras posições. Neste sábado, às 22 horas, os comandados de Albeto Bial enfrentam a seleção de Cuba. Como a seleção de Trinidad e Tobago, adversário da última rodada, na próxima segunda-feira, superou o Lechugueros, a disputa pelo título ainda está aberta. De qualquer forma, com a campanha de momento três vitórias e uma derrota –, a Ciser/Araldite/Univille já está garantida entre os quatro melhores.


Ficha do jogo

Ciser/Araldite/Univille 72 x 85 Lechugueros de León
Horário: 22 horas
Local: León, México


Placar dos quartos:

1º quarto: 20 a 21
2º quarto: 22 a 24
3º quarto: 20 a 20
4º quarto: 10 a 20


Pontuação:

Paulinho: 34
Tiagão: 13
Bristott: 8
Shilton: 5
João Victor: 4
Gustavinho: 4
Marvin: 4

texto: assessoria de imprensa Rafael Alonso
foto arquivo

PP realiza sua convenção no domingo



Está marcada para domingo, 27 de junho, no Clube 12 de Agosto em Florianópolis, a convenção estadual do Partido Progressista (PP), quando será lançada oficialmente a candidatura da deputada federal Angela Amin (de vermelho na foto) ao Governo do Estado. A convenção começa às 9 horas e se estenderá às 13 horas.

Segundo o presidente da Executiva Estadual do PP, deputado Joares Ponticelli, o partido quer transformar a convenção em uma grande festa cívica, marcando a caminhada progressista rumo à vitória.

No dia anterior, também em Florianópolis, Angela vai reunir-se com todos os pré-candidatos, presidentes microrregionais, municipais, prefeitos e vice-prefeitos, quando todos terão a oportunidade de discutir estratégias e propor sugestões ao plano de governo progressista. A reunião será no Hotel Praiatur, a partir das 16 horas.

Mais de 700 na segunda fase do vestibular da Udesc


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza neste domingo, 27 de junho de 2010, a segunda fase do vestibular de inverno. A segunda fase da prova terá duas etapas. A primeira, das 8h50min às 12h30min, redação e duas questões de conhecimento específico. A segunda, das 14h50min às 18h30min, quatro questões de conhecimento específico.

Foram classificados para a segunda fase cerca de 5.000 candidatos. Em Joinville, 708 candidatos irão realizar a prova no Centro de Ciências Tecnológicas, no bairro Bom Retiro. As provas serão realizadas também em São Bento do Sul, no campus da Udesc, no Bairro Centenário.

Em Florianópolis, no campus universitário da UFSC, no bairro Trindade. Em Lages, os candidatos irão fazer a prova no CAV, no bairro Conta Dinheiro; Em Chapecó, os candidatos realizam a prova no Colégio Bom Pastor e no Colégio Estadual Marechal Bormann.

Já em Balneário Camboriú, os candidatos realizam a prova na Escola de Educação Básica Presidente João Goulart; Em Ibirama, no campus da Udesc, no bairro Bela Vista. E em Laguna, na Escola de Ensino Médio Almirante Lamego.

Os candidatos disputam as 1.270 vagas distribuídas em 32 cursos gratuitos oferecidos em todo o Estado. A lista geral dos aprovados deverá ser divulgada até o dia 12 de julho. Mais informações no telefone (48) 3321-8098 - 3321-8099. Os locais de prova estão disponíveis no site http://www.vestibular.udesc.br/

Craques do esporte brasileiro ganham biografia sobre a infância


Coleção “Pequenos Craques” da Callis Editora traz histórias curiosas sobre a vida de atletas que conquistaram o mundo

Mané Garrincha (foto) é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol. Desde pequeno já fazia dribles incríveis com suas famosas "pernas tortas". Conhecido como o “Diamante Negro do Futebol” e o criador da “bicicleta”, Leônidas da Silva cresceu na beira do mar e sonhava em entrar para um time profissional. João do Pulo enfrentou uma infância difícil, mas logo se destacou nos saltos e ganhou importantes medalhas nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-americanos.

A coleção “Pequenos Craques” da Callis Editora promete atrair a curiosidade dos apaixonados pelo o esporte e das crianças. A autora e jornalista Paola Gentile pesquisou a fundo a história de atletas brasileiros, que superaram os obstáculos e conquistaram o mundo. “

Os livros aproximam de forma lúdica e simples a história desses craques da vida cotidiana de adolescentes que têm os mesmos sonhos”, afirma Miriam Gabbai, diretora da Callis Editora. A coleção traz também as histórias da infância de Rivellino e da Magic Paula. Com 32 páginas cada, os livros contam com ilustrações do cartunista João Lin.

Já estão no forno os próximos títulos da Coleção, que contarão a infância do bicampeão paraolímpico de futebol de cinco para cegos, Mizael, e do craque brasileiro no Xadrez, Mequinho. Os dois livros serão lançados na Bienal do Livro deste ano, que ocorre em agosto.

Expediente da Prefeitura das 8 às 14 horas na segunda


Nesta segunda-feira, 28 de junho de 2010, o expediente da Prefeitura de Joinville será das 8 às 14 horas, em função do jogo da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol. O jogo será às 15h30, contra o Chile.

O horário diferenciado foi definido pelo decreto municipal número 16.712, de 2 de junho. Nos dias em que houver jogos da Seleção Brasileira às 11 horas, o expediente da Prefeitura será das 14 às 19 horas. Quando os jogos ocorrerem às 15h30, o expediente será das 8 às 14 horas.

Escolas

Nas escolas municipais, os alunos do período matutino terão aulas de 40 minutos, entrando às 7 horas e saindo às 10h35min. As aulas do período vespertino terão início às 11 horas e os alunos serão dispensados às 14h35min.

CEIs

Os alunos que estudam em período integral ficarão nos CEIs até as 15 horas. Para os alunos que estudam em período parcial matutino o expediente será normal, já para os alunos do período parcial vespertino o atendimento será das 13 às 15 horas.

Dependendo da necessidade das famílias, a coordenação de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação destaca que cada caso poderá ser discutido em particular nas próprias unidades de ensino.

Saúde

Os servidores da saúde trabalharão em horário de expediente normal, seguindo orientação do Conselho Municipal da Saúde.