quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quase 50% dos médicos municipais estão de férias

Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

Um relatório enviado à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores apontou que quase 50% dos médicos da Secretaria Municipal de Saúde estavam de férias no mês de julho. A secretaria tem um pouco mais do que 300 clínicos, e destes, 128 estavam de férias. A falta de organização da Rede de Atenção Básica, em deixar estes funcionários afastados, fez com que postos de saúde, como os do Boehmerwald, ficassem sem nenhum médico para atender a população.
O relatório é resultado de um pedido de informação realizado pelo vereador Juarez Pereira (PPS), presidente da comissão também composta por Joaquim Quinzinho (PSDB) e Adilson Mariano (PT).

Fila de espera passa de 3 mil

O questionário contém mais de 70 perguntas, feitas ao Hospital São José e à Secretaria de Saúde. Entre as respostas está uma lista de espera para cirurgias no São José, que inicia em 6 de agosto de 2003 e só termina em 17 de julho de 2008. Ao todo, são quase 3,5 mil pessoas na fila por uma operação.

Contudo, o hospital só mandou a classificação de pacientes até metade do ano passado, mas Juarez vai cobrar os dados do final de 2008 e do começo deste ano. A intenção é saber se a lista continua aumentando com a nova gestão.

As pessoas que estão esperando, principalmente as que têm cirurgia marcada para 2003, serão contatadas pela comissão. O objetivo é saber se conseguiram a operação de outra instituição do SUS (Sistema Único de Saúde) ou se pagaram pelo procedimento.

A Secretaria de Saúde também foi questionada pelo vereador sobre os problemas na Rede de Atenção Básica. Em tese, ela deveria atender 80% da demanda de consultas de Joinville. Mas o que acontece na realidade, é que esses pacientes procuram os PAs e hospitais para fazerem o atendimento básico.

Leia matéria completa na edição impressa de amanhã

5 comentários:

Anônimo disse...

ESSE É O SECRETÁRIO DE SAÚDE COMPETENTE DO CARLITO. E A SECRETÁRIA DE GESTÃO DE PESSOAS NEM SE FALA, NÃO ENTENDE NADA DE GESTÃO DE PESSOAS. COMO PODE ACONTECER ISSO, NEM DAR FÉRIAS O CARLITO E SEU PESSOAL SABE. AGORA RECLAMAR, FALAR MAU DOS OUTROS E FAZER GREVE ISSO ELES SABE.

Anônimo disse...

Não acredito! Vão ser burros assim na China! É um crime, má gestão, também o Tarcício e Secretária de Gestão de Pessoas não sabem de nada. INCOMPETENTES.

Anônimo disse...

É brincadeira né, srrsrsrrs ho competência, diz Márcia Alacon, diz ai Tarcício onde vocês aprenderam a administrar assim, acho que deviam chamar a Marlene, aquela daquela Casa, garanto que ela não faria isso.

Anônimo disse...

CARLITO MEU FILHO (CRUZ CREDO) COMO VOCÊ DEIXOU ISSO ACONTECER? VOCÊ NÃO DISSE QUE SEUS SECRETÁRIOS (AS) ERAM COMPETENTES, RSRSRSSSSSRRR FOI PIADA NÉ? rsrsrrsrsrrsrrs IGUAL A PROMESSA DE NÃO AUMENTAR A ÁGUA, O ÔNIBUS E ETC, SRSRRRRRRRRSRSRSR. OLHA O NARIZ? A FADA MADRINHA ESTA DE OLHO EM VOCÊ.

Anônimo disse...

É uma piada mesmo. Marcia Alacon e Tarcicio, dois incompetentes ajudando um incompetente.