segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pilates no 28º Festival de Dança de Joinville



A Feira da Sapatilha, do Festival de Dança de Joinville, terá um espaço de pilates além de diversas outras atrações relacionadas a produtos de dança. No Expocentro Edmundo Doubrawa, a empresa D&D Pilates monta o estande da Só Dança na feira simultânea de 21 a 31 de julho de 2010. Serão expostos equipamentos adaptados à modalidade.

"“Queremos diversificar, cada vez mais, a aplicação do método pilates, e ao mesmo tempo resgatar suas bases e origens. O universo da dança permite infinitas possibilidades. Por isso, estamos presentes no maior festival da modalidade no país”", diz Daisy Chaves, sócia da D&D Pilates.

O professor José Luiz Melo, que ministra o curso “Pilates Orientado para a Dança” na D&D Pilates, demonstrará os benefícios que um bailarino pode ter ao unir as técnicas do pilates e da dança. “

O pilates surgiu com forte influência da dança, e, ao longo dos anos, tem sido uma das técnicas complementares à preparação física de bailarinos mais usada mundo afora. "É uma técnica que une o trabalho de força, flexibilidade e coordenação em movimentos mais próximos à dança que a ginástica localizada, por exemplo"”, conta Melo, que tem formação em Balé Clássico.

A atração especial do Espaço D&D Pilates será a bailarina Julita Machado, que é coreógrafa, professora de pilates, ballet e dança contemporânea. Junto com José, ela apresentará exercícios de pilates específicos para a preparação física complementar à dança, nos aparelhos exclusivos.

"Os aparelhos de pilates são tão versáteis, que permitem desenvolver um trabalho de preparação dos pés para o uso das sapatilhas de pontas, a elevação das pernas e até o ‘en dehors’ (rotação externa das pernas), o que não existe em nenhuma outra modalidade"”, explica José, que aproveita o pilates para exercitar aspectos pouco explorados em aula, como os abdominais, fortalecimento dos braços e respiração específica para dança.

Participarão da Feira da Sapatilha mais de 70 expositores, entre os quais estão as principais marcas de produtos de dança do Brasil. Além disso, será possível encontrar estandes institucionais, com artesanato regional, Espaço Literário e o Palco Aberto, em que se apresentarão grupos e escolas de dança inscritos no 28º Festival de Dança.

Nenhum comentário: