terça-feira, 20 de julho de 2010

Noite de homenagens marca comemoração dos 118 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville

foto: Peninha Machado

A entrega da Ordem da Machadinha, da Machadinha Simbólica e de diplomas e distintivos a bombeiros por tempo de serviço e horas em escalas de serviços, marcaram a noite de sexta-feira, dia 16 de julho, na comemoração de 118 anos do Corpo de Bombeiros de Joinville.

A solenidade realizada na Mitra Diocesana reuniu autoridades e lideranças, e reforçou o compromisso da mais antiga corporação de bombeiros voluntários do Brasil com a preservação da vida, do patrimônio e meio ambiente.

O ponto alto da solenidade foi a entrega da Ordem da Machadinha, principal honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, ao empresário Ovandi Rosenstock, vice-presidente da ACIJ - Associação Empresarial de Joinville.

Também foram entregues diplomas e machadinhas simbólicas a sócios contribuintes que auxiliam a corporação há mais de 40 anos. Bombeiros que se destacaram nas escalas de serviços, por tempo de serviço como voluntários e efetivos, e foram promovidos de função, também receberam homenagens.

Dentre os bombeiros destaque para Cláudio Habitzenreuter, que prestou 3.258 horas de escala de serviço no ano passado, o que corresponde a 271 horas por mês.

Falando em nome dos homenageados, o empresário Ovandi Rosenstock disse da honra que representa receber a Ordem da Machadinha. Lembrou que o pai do diretor Valdir Schulz foi bombeiro voluntário, o que tornava a homenagem ainda mais especial.

"É motivo de orgulho poder figurar na relação de notáveis na galeria de homenageados com a Ordem da Machadinha", assinalou, reconhecendo o valor da corporação. "É uma corporação de tradição que mantém o seu valor histórico para a nossa cidade e região. Percebemos que a cidade cresce e os bombeiros voluntários continuam cumprindo seu papel do mesmo modo e eficiência que havia no tempo dos pioneiros".

O empresário disse que a homenagem que recebe, juntamente com outras pessoas da comunidade, é um incentivo para multiplicar os esforços da sociedade organizada e assegurar a manutenção da corporação. "É missão de todos nós garantir recursos para a capacitação dos bombeiros e na modernização dos equipamentos".

O presidente da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, disse que a corporação fica feliz quando pode prestar homenagem a pessoas e instituições que têm sido as grandes parceiras dos bombeiros. "A Ordem da Machadinha é nossa principal comenda e ao longo dos anos tem distinguido lideranças importantes como é o caso do presidente da Schulz, Ovandi Rosenstock, que realiza ano a ano um trabalho de apoio aos bombeiros, nem sempre conhecido pela comunidade.

Thomazi lembrou que a corporação está presente na comunidade não apenas com os serviços de atendimento a emergências, mas com os bombeiros mirins, banda e Museu do bombeiro. Relatou ainda o compromisso permanente de melhoria da gestão, na capacitação dos bombeiros, e destacou o investimento em uma plataforma elevatória com alcance até 54 metros de altura, já totalmente pago e com chegada prevista para setembro. Anunciou que o próximo projeto será o de implantação do Centro de Treinamento para melhor qualificar bombeiros de Joinville e região.

Eduardo Dalbosco, que representou o prefeito Carlito Mers na solenidade, destacou a parceria do município com a corporação. Expressou que a administração vai estar ao lado dos bombeiros voluntários, pois reconhece a qualidade do trabalho realizado ao longo da existência da instituição.

As festividades em comemoração ao aniversário da corporação, fundada em 13 de julho de 1892, foram encerradas no sábado com o tradicional Baile do Bombeiro, na Sociedade Ginásticos.

Nenhum comentário: