quarta-feira, 21 de julho de 2010

SC faz acordo de cooperação portuária e econômica com província da Ucrânia

foto: Carlos Mello/Secom

Nesta quarta-feira (21), último dia de visitas da missão oficial do governo catarinense a Ucrânia, no Leste Europeu, o governador Leonel Pavan firmou protocolo de cooperação econômica, portuária e turística com a Província de Odessa, no Sul do país. A comitiva catarinense foi recebida pela vice-governadora de Odessa, Liudmila Varrava, e pela direção dos portos de Odessa e Ilichevsk, os dois mais importantes em movimentação de cargas do país.

“Santa Catarina contribui com 37% das exportações de produtos brasileiros para a Ucrânia e por isso tem papel estratégico no processo de ampliação e fortalecimento das relações comerciais com este país, em parceria com a iniciativa privada”, pontuou Leonel Pavan. O governador acrescentou ainda que já estão adiantados os entendimentos para que a Ucrânia aumente o volume de importação da carne suína catarinense em troca da importação de fertilizantes pelos produtores agrícolas do estado.

A vice-governadora da Província de Odessa, Liudmila Varrava, responsável também pela política de investimentos nacionais e internacionais, considera que há boas oportunidades de cooperação, não só na área econômica e portuária, mas também no setor turístico pelas afinidades culturais entre Santa Catarina e a Ucrânia. “Somos uma região pequena, mas com grande movimentação econômica e de turismo de praia nos meses de verão”, observou.

O secretário de Planejamento e de Articulação Internacional, Vinicius Lummertz Silva, disse que uma nova missão empresarial da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) deve visitar a Ucrânia, entre os meses de setembro e outubro, para discutir novos investimentos em parceria nos setores de agronegócio, siderurgia e equipamentos para a produção de energia elétrica.

Antes, no dias 26 e 27 de agosto, empresários brasileiros, catarinenses e ucranianos estarão reunidos em Brasília para participar da 4ª Reunião da Comissão Intergovernamental de Comércio entre os dois países.

Participaram ainda da comitiva que visitou o governo da Província de Odessa e os portos da região o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Cesar da Costa; o embaixador do Brasil na Ucrânia, Antônio Fernando Cruz e Melo; o diretor do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Cesar Corsi; diretor do Porto de Navegantes, Osmari Castillo Ribas e o responsável pelo setor de importação do Porto de Imbituba, Pedro Kuzniecowski.

A partir da quinta-feira (22), o governador Leonel Pavan iniciará missão oficial de intercâmbio à República Tcheca, onde participará de audiências no Ministério da Agricultura e na Câmara de Comércio e Indústria, na Capital, Praga.

Nenhum comentário: