quinta-feira, 15 de julho de 2010

Emprego na indústria de SC fecha semestre com alta de 4,5%


O emprego na indústria catarinense registrou alta de 4,5% no primeiro semestre deste ano. O resultado representa a abertura de 9.673 vagas no grupo de 343 empresas de médio e grande portes pesquisadas pela Federação das Indústrias (FIESC). O resultado acumulado de janeiro de junho de 2010 mostra que a indústria recuperou o número de postos de trabalho fechados no mesmo período em 2009, quando houve queda de 4,2%, com decréscimo de 9,4 mil vagas, em decorrência da crise internacional.

De janeiro a junho, o setor industrial apresentou cinco meses consecutivos de crescimento no nível de emprego, influenciado pelos setores máquinas e equipamentos, metalurgia básica e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Em contrapartida, os dois segmentos que fecharam vagas no período foram veículos automotores e produtos alimentícios.

Em junho, dos 18 segmentos avaliados 14 abriram novas vagas. Segundo a pesquisa, a ampliação no quadro de pessoal se deve ao crescimento da demanda do mercado interno e das vendas externas.

Em termos percentuais, as atividades que mais abriram vagas em junho foram metalurgia básica (1,7%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicação (1,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,2%), produtos químicos (1,2%), artigos do mobiliário (1%) e outros equipamentos de transporte (1%). Nesse mesmo período, em termos absolutos, os segmentos que registraram maior incremento no número de vagas foram metalurgia básica (216), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (211) e máquinas e equipamentos (200).

foto: sxc.hu

Nenhum comentário: