sexta-feira, 16 de julho de 2010

Recenseadores entram em etapa final de treinamento


Começa na próxima segunda-feira (19) o treinamento presencial dos 209.826 classificados para a segunda etapa da seleção dos recenseadores que vão trabalhar no Censo 2010. Espalhados pelos 5.565 municípios do Brasil, eles terão aulas até a próxima sexta-feira (23) e realizarão uma prova no sábado (24), após a qual 191.972 serão selecionados para dar início à coleta de dados do Censo, que começa em 1º de agosto.

Única pesquisa a visitar todos os cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros, o Censo permitirá conhecermos as condições de vida da população em cada município do país. É a partir das informações coletadas pelos recenseadores que o Brasil poderá se planejar para os próximos 10 anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Maior parte de recenseadores é de mulheres e jovens

Entre os futuros recenseadores, as mulheres são maioria (58%), assim como os jovens: cerca de 45% dos candidatos têm entre 18 e 25 anos. A energia para o trabalho, entretanto, não encontra barreiras na idade: há cinco candidatos com mais de 80 anos.
Em apenas oito das 27 unidades da federação (UFs), o número de recenseadores homens é maior que o de mulheres – Amapá, na região Norte; e Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, todas na região Nordeste.

Futuros recenseadores aprenderão a utilizar computador de mão

Após a divulgação dos resultados da primeira etapa de classificação, os 209 mil candidatos receberam o material de autoinstrução, o Manual do Recenseador, o Roteiro de Estudos do Recenseador e o Teste Inicial, que foi entregue preenchido nesta segunda-feira (19/07).

A proposta metodológica do treinamento, incluindo as aulas presenciais e ensino a distância, foi desenvolvida pelo IBGE, e o Senac Rio foi contratado para a elaboração dos produtos instrucionais – manuais, vídeo-aulas e cursos a distância. Para tornar o material didático atrativo, foram elaborados cadernos de exercícios, vídeo-aulas e CDs. Com esse material, os recenseadores saberão o que é o Censo, a importância de fazê-lo corretamente, quem são e como classificar os moradores e domicílios, além de como funciona o computador de mão (PDA), que será seu instrumento de trabalho durante a coleta de dados nas entrevistas.

Nesta segunda etapa – aulas presenciais –, eles terão seus conhecimentos avaliados e intensificarão os estudos sobre os conceitos básicos do Censo 2010, o que permitirá ao IBGE possuir dados com melhor qualidade. Receberão ainda dicas de como realizar as entrevistas e como se comportar diante de possíveis adversidades. Além disso, entrarão em contato com o computador de mão (PDA), manuseando-o.

O uso do computador de mão equipado com GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global, que permite identificar as coordenadas precisas de locais no território) na aplicação do questionário é parte de uma série de inovações deste que será o primeiro Censo completamente informatizado do Brasil. O acompanhamento do trabalho dos recenseadores, por exemplo, será realizado em tempo real: as informações serão transmitidas a um sistema que oferecerá relatórios e gráficos, demonstrando a situação do andamento da coleta e as quantidades de domicílios e pessoas já recenseadas.

A informatização da coleta vai permitir divulgar os resultados do Censo mais rapidamente. Além disso, os sistemas de supervisão e gerencial, programados com informações previamente conhecidas de municípios e setores censitários, fazem críticas imediatas, identificam eventuais falhas de cobertura e automatizam o fechamento da coleta nos municípios e a liberação do pagamento dos recenseadores quando concluída sua tarefa. A transmissão desses dados para o IBGE será feita nos cerca de 7.000 postos de coleta que estão sendo instalados em todo o país.

Em duas semanas, recenseadores começam trabalho de campo

A partir de 1º de agosto, os recenseadores aprovados no treinamento começarão o trabalho de entrevistas domiciliares do 12º Censo Demográfico. Durante cerca de três meses, esses profissionais visitarão todos os domicílios do país, nos 5.565 municípios brasileiros.
Os recenseadores poderão ser identificados por seu documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete, pelo aparelho de coleta de dados (PDA) e por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010).

Cada recenseador vai organizar seu horário de trabalho, a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios que lhe foram designados.

Caso ele não consiga encontrar moradores durante o horário comercial, fará visitas no horário noturno ou mesmo durante os finais de semana. Outra novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet. A possibilidade só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá ao morador um envelope contendo códigos de acesso que dão acesso ao questionário, num site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo das informações prestadas. Deve-se ressaltar que o questionário não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. Além disso, o IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.

O IBGE conta com a colaboração da própria população para que o Censo atinja seus objetivos: os recenseadores não exigirão documentos que comprovem a veracidade das informações prestadas; assim o Instituto espera que os brasileiros respondam os questionários corretamente, para que possamos ter uma “fotografia” precisa do Brasil e das condições de vida de seu povo.

Nenhum comentário: