terça-feira, 27 de julho de 2010

Justiça Eleitoral de SC terá 828 urnas novas nas Eleições 2010

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina contará com 828 novas urnas eletrônicas para as Eleições 2010, que foram enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início deste mês e são do modelo mais recente, o 2009. Além delas, a Justiça Eleitoral do estado também terá à disposição 16.592 urnas modelo 2006, que estão armazenadas no depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na Grande Florianópolis, onde funciona a Seção de Administração de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

As urnas modelo 2009 têm uma novidade: o tradicional disquete de armazenamento de dados será substituído por uma memória de resultado, semelhante a um pen drive. Já o manuseio dos equipamentos deve ser o habitual. Durante o ano, a Seção de Administração de Urnas é responsável por diversas atividades, como conferência patrimonial, verificação de carga das baterias, auto-teste e manutenção dos equipamentos.

O destino das novas urnas nas próximas eleições deve ser Florianópolis. "A previsão de utilização é a Capital. Para isso, foram solicitadas ao TSE mais 150 urnas modelo 2009. A confirmação deve ocorrer em cerca de duas semanas", disse o coordenador de eleições do TRESC, Paulo Dionísio Fernandes.

Para atender os locais de votação da Capital, serão necessárias aproximadamente 970 urnas, sendo 849 para as seções eleitorais, 110 para contingências e, estima-se, em torno de 10 para as seções de voto em trânsito. Essa opção permite ao eleitor votar em qualquer capital para os cargos de presidente e vice-presidente mesmo estando fora do seu domicílio eleitoral.

O calendário das próximas atividades eleitorais prevê o treinamento dos técnicos de urna em dois módulos: o primeiro nos dias 30 e 31 de agosto e o segundo nos dias 27 e 28 de setembro. Nesse meio-tempo, entre 9 e 22 de setembro, deverá estar disponível também o sistema de rotas, um planejamento que permite aos cartórios eleitorais iniciarem a elaboração dos roteiros de distribuição e coleta de urnas pelo estado no dia da eleição - o primeiro turno ocorrerá em 3 de outubro e um eventual segundo turno, em 31 de outubro.

Por Priscila Dalagnol
Assessoria de Imprensa do TRESC

Nenhum comentário: