domingo, 18 de julho de 2010

Protocolo de Manchester é implantado no PA Norte

foto: E. Teixeira

A partir deste domingo (18/7) o Protocolo de Manchester está implantado no Pronto Atendimento 24 horas do bairro Costa e Silva (PA Norte). A unidade é a quinta a receber o sistema de atendimento de urgência e emergência na cidade. O governo municipal e o governo do Estado já implantaram o Protocolo de Manchester nos hospitais São José, Regional Hans Dieter Schmidt e Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, além do PA Leste, no bairro Aventureiro.

O PA Norte atende em média 10 mil pessoas por mês com atendimento de clínico geral,pequenas cirurgias, pediatria, odontologia, enfermagem e serviço de raio-x.

A implantação do Protocolo de Manchester - classificação de risco - é utilizado em âmbito mundial, de acordo com cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Trata-se de uma metodologia de trabalho implementada em Manchester (Inglaterra) em 1997 e amplamente divulgada no Reino Unido, tendo sido expandida sua aplicação para vários outros países como Portugal, Suécia, Holanda, Espanha e Brasil.

O sistema utiliza um protocolo clínico que permite classificar a gravidade da situação de cada doente que recorre ao Serviço de Urgência sem, no entanto, realizar diagnóstico. Este método permite uma rápida identificação dos doentes que procuram o Serviço de Urgência permitindo atender, em primeiro lugar, os doentes mais graves e não, necessariamente, quem chega primeiro. "Aos poucos vamos mudando o paradigma de atendimento na saúde de Joinville", afirma o secretário municipal da Saúde, Tarcísio Crocomo.

Avaliação

No próximo dia 22 de julho, o Protocolo de Manchester sofrerá nova avaliação depois de dois meses de implantação da rede pública de saúde. A Secretaria da Saúde de Joinville e a gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) vão avaliar a implantação do método no dia 22 de julho. O encontro acontece às 19 horas na sede da SDR - Joinville, na rua 9 de março, 817.

Classificação de risco:

COR - SITUAÇÃO

* VERMELHO - EMERGÊNCIA
* LARANJA - MUITO URGENTE
* AMARELO - URGENTE
* VERDE - POUCO URGENTE
* AZUL - NÃO URGENTE

Nenhum comentário: