terça-feira, 27 de julho de 2010

Operação Alvará Legal vistoria mais de 1 mil estabelecimentos comerciais

Mais de 1.000 estabelecimentos comerciais vistoriados, 3.410 pessoas abordadas, e apreensões de armas, drogas, CDs e DVDs falsificados. Este é o resultado da Operação Alvará Legal, deflagrada na última sexta-feira (23), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) nas 30 regiões policiais. O objetivo de mais um trabalho integrado entre Polícia Civil e Polícia Militar foi intensificar a fiscalização em estabelecimentos públicos que vendam bebida alcoólica, em especial nas lojas de conveniências de postos de combustíveis e bares localizados em áreas de maior incidência criminal. A Operação Alvará Seguro foi concluída na manhã desta segunda-feira (26).

Segundo o secretário André Luis Mendes da Silveira, além do caráter fiscalizatório para checar os alvarás de funcionamento, a idéia é coibir o consumo de bebidas alcoólicas nestas áreas críticas. “Está provado estatisticamente que os crimes resultantes em mortes acontecem nestes ambientes, o que contribui para o aumento da taxa de homicídio. Além da fiscalização, estamos realizados um trabalho preventivo, pois todos os proprietários notificados estão sendo orientados a procurar a Gerência de Jogos e Diversões da Polícia Civil”, explicou o secretário.

A SSP empregou um efetivo de 951 policiais e 323 viaturas. No total, foram vistoriados 1.015 estabelecimentos, sendo que 193 foram autuados e 101 fechados por falta de alvará de funcionamento. (veja quadro completo abaixo). A polícia abordou 3410 pessoas, conduziu às delegacias outras 31 e autuou em flagrante 13 pessoas por prática de ação criminosa. Cinco armas foram apreendidas - quatro facas e uma espingarda.

Grande Florianópolis - Na Grande Florianópolis a operação focou as regiões Norte e Leste da Ilha, mais bares e lojas de conveniências localizadas na área continental. Na Lagoa da Conceição, na noite de sábado, foram fiscalizados 42 estabelecimentos comerciais e 30 deles notificados por apresentarem algum tipo de irregularidade. No Norte da Ilha, a polícia mobilizou seu efetivo nos bairros Rio Vermelho, Comunidade do Siri e Ingleses. Diversos estabelecimentos foram vistoriados e dois interditados. A SSP garante que a Operação Alvará Legal se repetir nos próximos dias.

Informações adicionais: jornalista João Carlos Mendonça Santos, telefones (48) 3251-1116 e 8843-7615, e-mail imprensa@ssp.sc.gov.br

Nenhum comentário: