sábado, 24 de julho de 2010

Beleza no balé clássico de repertório e dança contemporânea

"Don Quixote" foi apresentado pela Cia de Ballet Adriana Assaf, de São Paulo

Texto: Renato César Ribeiro
Fotos: Mauro Arthur Schlieck/Secom

A terceira noite do 28º Festival de Dança de Joinville, no Centreventos Cau Hansen, foi dedicada às competições de balé clássico de repertório e dança contemporânea. A beleza adentrou ao palco com os trechos de importantes coreografias e também com os solos e duos de contemporânea. Destacaram-se principalmente os conjuntos com "Coppélia", "Don Quixote", "Giselle", "O Quebra Nozes" e "A Flauta Mágica".

Balé Clássico de Repertório

A noite começou com o balé clássico de repertório masculino sênior. O Grupo Cultural de Dança Ilha, do Rio de Janeiro, teve o bailarino Edson Barbosa dançando "Chamas de Paris", de Vainonen, e foi muito aplaudido pelo público. O bailarino Gustavo Carvalho, do Conservatório Brasileiro de Dança, da mesma cidade que o anterior, apresentou "Grand Pas Classique", de Gorsky, e também teve boa reação da plateia.

Nesta categoria, o bailarino Ra-Mon Almeida, do Centro de Movimento Deborah Colker - Grupo Jovem Rachel Ribeiro, também do Rio de Janeiro, com "O Quebra Nozes", de Vainonen; e Johny Klismann, do Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, de Fortaleza (CE), com "La Bayadère", de Petipa, foram outros que subiram ao palco.


No balé clássico de repertório grand pas-de-deux sênior, os bailarinos Mayara Magri e Diego Lima, esse como partner acompanhante (que não é avaliado por estar fora da categoria), dançaram "Cisne Negro", de Petipa, foi bastante aplaudido pela plateia. Eles são da Companhia Petite Danse, do Rio de Janeiro.

Também subiram ao palco nessa categoria:

- Ballet Kleine Szene, de Santo André (SP), com "Carnaval em Veneza", de Petipa, apresentado por Bruna Lincon e Kaio Fernandes (partner acompanhante)

- Grupo Cultural de Dança Ilha, do Rio de Janeiro, com "A Bela Adormecida", de Petipa, apresentado por Lara Costa e Edson Barbosa

- Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro, com "Bodas de Aurora", de Petipa, apresentado por Gustavo Carvalho e Luana Correa de Andrade


No balé clássico de repertório conjunto avançada, duas apresentações se destacaram. A primeira delas foi o "Don Quixote", coreografia de Petipa, dançado pela Companhia de Ballet Adriana Assaf, de São Paulo. E a outra foi "O Quebra Nozes - Valsa das Flores", de Balanchine, dançado pelo Grupo de Dança Studio D1, de Curitiba.

Já em "A Flauta Mágica", de Ivanov e Petipa, dançado pela Companhia do Conservatório Brasileiro de Dança, de Rio de Janeiro, uma das bailarinas caiu, o que deve acarretar em perdas de pontos... Uma pena...

Também subiram ao palco nessa categoria:

- Escola de Dança no Teatro Municipal de Nova Lima, de Belo Horizonte (MG), com "Coppélia - Amigas", de Ivanov

- Escola de Dança Petite Danse - Tijuca, do Rio de Janeiro, com "Giselle - 2º Ato", de Petipa

Erika Rosendo, de Joinville, apresentou "Anúncio de Antiquário"

Na dança contemporânea solo feminino avançada, sete bailarinos mostraram coreografias distintas e várias delas utilizaram músicas pop, outras utilizaram sons de violões. A primeira a subir no palco nessa categoria foi a bailarina Melissa de Castro, da Companhia Eliane Fetzer, de Curitiba, e dançou "Enquanto Você Não Vem", de Robson Schmoeller. Com movimentos retos de braços, a coreografia utilizava a canção "Segredo", de Dalva de Oliveira.

Silvia Regina Machado e Anacarla Flores coreografaram "Por Um Instante", dançada por Gabriela Dias, da Bio Center Centro de Danças, de Bagé, e utilizaram a música "While My Guitar Gently Weeps", dos Beatles, em uma versão instrumental. Nessa, a bailarina utilizava mais o chão em relação à anterior.

Mesclando movimentos rápidos com mais lentos, a bailarina Eugenia Granha, do Núcleo Dansh, de Embu Guaçu, de São Paulo, apresentou "Água e Sal", de Eduardo Menezes, e acabou no chão. Já Elora Marconi, do Grupo Kaminari, de Joinville, interagiu com roupas jogadas pelo palco em "Algo Sobre Você", de Cosme Gregory.

A coreografia "Osteócitos", de Matheus Brusa, com Tábata Faé, da Ballet Margô Brusa, de Caxias do Sul (RJ), é menos dança e mais experimentação de movimentos com o corpo. Com um som mais eletrônico, o Soma3 Grupo de Dança, de Curitiba, apresentou "Acer.Z03.Clarissa", de Airton Rodrigues da Rosa, por Clarissa Cappellari, e trabalhou com luzes. No final, o corpo da bailarina termina na escuridão com vários pontos verdes de luzes.

De Joinville, Erika Rosendo, da Taipas Companhia de Dança, interagiu com uma cadeira, um abajur e uma cômoda em "Anúncio de Antiquário", coreografia de sua autoria.


A dança contemporânea duo avançado, teve seis grupos selecionados para o palco do Centreventos Cau Hansen. Os bailarinos Ana Paula Teixeira e Alan Goetten, da Oficina de Dança Kaiorra, de Camboriú, funcionaram como um par mesmo na bonita coreografia "Versos Íntimos", de Fernando Lima.

O Núcleo Dansh trouxe Eugenia Granha e Icaro Silva Freire na coreografia "O Estranho Casos de Dois", de James Nunes, dançando ao som da música "The Sound of Silence", de Simon & Garfunkel. Outro que usou uma canção pop foi o Soma3 Grupo de Dança, de Curitiba, em "Às Vezes", de Airton Rodrigues da Rosa, com Karin Ribeiro Chaves e Reinaldo dos Santos Pereira. No caso, era "Love Is A Losing Game", de Amy Winehouse.

A Companhia Join Dance, de Joinville, na coreografia "2 Mais 1" foi a única que não trouxe um homem e uma mulher em seu duo. No caso, os bailarinos Eliseo Lemos e Diego Araújo utilizaram movimentos de "câmera lenta", mais comum na dança de rua.

Também subiram ao palco nessa categoria:

- Grupo IOA Dança, de Jundiaí (SP), com "Segundo Toque", de Ricardo Scheir, dançado por Luana Espíndola e Rafael Zago

- Companhia de Dança Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), com "De Todo Íntimo", de Chico Neller, por Laiane Menezes da Paixão e Paulo Roberto Paim



Confira o resultado desta noite:

Balé Clássico de Repertório – variação masculina sênior
2º lugar – Grupo Cultural de Dança – Ilha Ltda. – RJ – Coreografia: Chamas de Paris
3º lugar – Conservatório Brasileiro de Dança – RJ – Coreografia: Grand Pas Classique

Balé Clássico de Repertório – Grand Pas De Deux – sênior
1º lugar – Cia Petit Danse – RJ – Coreografia: Cisne Negro
2º lugar - Conservatório Brasileiro de Dança – RJ – Coreografia: Bodas de Aurora
3º lugar – Ballet Kleine Szene – SP – Coreografia: Carnaval em Veneza

Balé Clássico de Repertório – Conjunto – Avançado
1º lugar – Cia do Conservatório Brasileiro de Dança – RJ – Coreografia: A Flauta Mágica
2º lugar – Escola de dança Petit Danse – Tijuca – RJ – Coreografia: Giselle – 2º Ato
3º lugar – Escola de Dança do Teatro Municipal de Nova Lima – MG – Coreografia: Coppélia – Amigas

Dança Contemporânea – Solo Feminino – Avançado
1º lugar – Núcleo de Dansh – SP – Coreografia: Água e Sal
2º lugar – Taipas Cia de Dança – SC – Coreografia: Anúncio de Antiquário
3º lugar – Cia Eliane Fetzer – PR – Coreografia: Enquanto Você Não Vem

Dança Contemporânea – Duo – Avançado
1º lugar – Grupo IOA Dança – SP – Coreografia: Segundo Toque
2º lugar – Grupo da Dança Kaiorra – SC – Coreografia: Versos Íntimos
3º lugar – Cia de Dança Universidade Católica Dom Bosco – MS – Coreografia: De Todo Íntimo

Nenhum comentário: