terça-feira, 20 de julho de 2010

Empresas catarinenses captam R$ 3,1 mi para inovação

foto: Francine Sluminsky

Oito projetos propostos pelo Senai/SC, Sesi/SC e empresas parceiras foram aprovados no Edital Senai Sesi de Inovação 2010. Ao todo, os oito projetos mobilizam mais de R$ 3,1 milhões, incluindo o valor que será destinado pelos Departamentos Nacionais do Senai e Sesi, a participação do Senai/SC e Sesi/SC e a contrapartida das empresas beneficiadas e outras instituições envolvidas.

Os recursos serão utilizados para o desenvolvimento e melhorias de produtos e processos, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas do estado, e também para o desenvolvimento de programas que promovam a saúde e qualidade de vida para os trabalhadores das indústrias. Os recursos podem ser usados no custeio de equipamentos, materiais e serviços que ajudem no desenvolvimento dos projetos propostos.

Os projetos aprovados pelo Senai são destinados a fabricação de elementos para estruturas de extração de petróleo da camada pré-sal; o desenvolvimento de um equipamento para análise portátil de efluentes industriais e estudo sobre a uso de simuladores eletromagnéticos para a definição de novos materiais e formatos de fornos micro-ondas. Um terço do valor dos projetos corresponde à aplicação de recursos já existentes no Senai e nas empresas (recursos humanos e equipamentos), a chamada contrapartida econômica.

Nesta edição, o departamento regional do Sesi catarinense foi o que mais aprovou projetos junto ao Edital entre outros departamentos regionais da instituição. Dos seis projetos enviados esse ano, cinco foram aprovados: um jogo de edutenimento para o programa SESI Atleta do Futuro; projeto de conscientização sobre ergonomia; programa de incentivo ao uso de bicicletas no deslocamento para o trabalho; formação de trabalhadores comprometidos com a sustentabilidade; e ainda inovações na produção de refeições e de ações educativas para reduzir a ingestão de sal.

Nenhum comentário: