quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dança Contemporânea e de Rua fazem plateia se empolgar


Texto: Renato César Ribeiro
Foto: Kátia Nascimento/Secom

Na primeira noite de espetáculos competitivos do 28º Festival de Dança de Joinville, foi apresentada dança contemporânea e dança de rua no palco do Centreventos Cau Hansen nessa quinta-feira, 22 de junho de 2010. Diante de algumas apresentações específicas, a plateia soltou gritos e aplaudiu efusivamente ao apagar das luzes e fim da música. Para o público, os principais foram o Grupo Street Extreme com "Mais Um Minuto Para Minha Hora", Grupo de Dança Millennium com "Somos Todos Um" e Duo Mendes com "Reality Games".

Dança Contemporânea

A segunda noite do Festival de Dança começou com a dança contemporânea conjunto sênior. O grupo Pavilhão D, de São Paulo, apresentou a coreografia "Biocenese II", de Eduardo Menezes, envolvente, com movimentos menos duros. Os jurados, Alex Dias, Andréa Bardawill, Paulo Caldas, Thereza Rocha e Marta Cesar, deram o segundo lugar. O outro competidor na categoria foi o Corpo de Baile IOA, de Jundiaí, São Paulo, com "A Latere", de Rafael Zago. O diferencial desse foi o som calcado em tango com vocal feminino e gaita.

Em seguida, a dança contemporânea conjunto avançada foi apresentada. A Companhia Pés pra Toda Obras, de Três Rios (RJ), mostrou uma dança contemporânea como se imagina que ela é em "Rotar", de Carlos Henrique Bonforte. Utilizou vídeo, mas mostrou uma arte abstrata terminando com vários bailarinos com movimentações independentes em que não se sabe para onde olhar. Levaram a segunda colocação da categoria.

A Companhia Eliane Fetzer, de Curitiba (PR), trabalhou os conceitos de claro e escuro, e silêncio e som, em "Nihim Segure por Um Instante", de Airton Rodrigues. Começou sem música e depois dançou em "Burn One Down", de Ben Harper. Em um momento, utilizou pequenos conjuntos de luzes manuais sendo iluminado só por elas em alguns momentos. O traçado destes objetos no escuro encantaram. Ficou com o terceiro lugar.

O Grupo de Dança Fernando Lima, de Joinville, trouxe uma criação mais introspectiva em "Onde Está Você Agora?", de Fernando Lima e Erika Rosendo. Também foram apresentadas as coreografias "Só Não Falamos a Mesma Língua", de Nazilene Barbosa, do Balé da Cidade de Teresina (PI); e "Séquito", do Grupo Voluta, de Campinas (SP).


Dança de Rua

Após os 15 minutos de intervalo, começaram as apresentações da dança de rua masculino sênior. O Projeto de Dança Primeira Impressão, de Catanduva (SP), trouxe um universo lúdico com bom jogo de luzes em "Pinóquio", do coreógrafo Cristiano Santillo, dançado por Renan Biduti, e levou o terceiro lugar.

Uma das apresentações mais aplaudidas da noite foi do Grupo Street Extreme, de Curitiba, com "Mais Um Minuto para Minha Hora", de Eládio Prados Neto, com Handdrey Fagundes. Os jurados deram a segunda colocação para eles.

Na dança de rua trio sênior, o Grupo de Dança Kaiorra, de Camboriú, foi o único a subir ao palco com "Elemento X", de Alan Goetten, com Bruna Testoni, Myllena Linhares e Silvia Bastos, e ganhou o segundo posto.

Na dança de rua conjunto sênior, o Grupo de Dança Millennium, de Itajaí, começou com a música "Hotel California", da banda Eagles, e depois transformou o palco em festa com a coreografia "Somos Todos Um", de Thurbo Braga. O público gostou e os jurados deram o segundo lugar.

Também subiram ao palco os grupos Mult Style - Multiplicando Talentos, de Criciúma, com "Vamos que o Som Não Pode Parar", de Paula Gregório Gonçalves; e Escola de Dança Kahal, de Jundiaí (SP), com "Hip Hop Our Root", de Henry Camargo.


Na dança de rua solo masculino avançado, a Companhia Join Dance, de Joinville, trouxe um vídeo em 3D (foto acima), em que a plateia teve de usar óculos especiais para ver, para o bailarino Eliseo Lemos interagir na coreografia "Reflexos", dele mesmo. Os jurados deram o terceiro lugar na categoria.

O grupo Cultura Urbana, de Joinville, mostrou a coreografia "Chuva de Estilos", de Fabio Reginaldo Braz, o B-boy Martelo, cuja colagem musical passou por músicas conhecidas como "Singing in the Rain", do filme de mesmo nome; além de citações de símbolos da cultura pop jovem como o filme "Kill Bill" e o jogo de video game Street Fighter em um golpe hadouken.

Mas a melhor expressão corporal apresentada, opinião corroborada pelos jurados que deram o topo do pódio da categoria, o bailarino Leandro Oliveira, da Companhia de Dança Kahal, de Jundiaí, dançou "Desmembrando", de Henry Camargo.

A coreografia mais esquisita da noite foi "My Vogue", da Tríade Companhia de Dança de Rua, de Itajaí, de Paulo Gelinsky e Juliano de Paula, apresentada pelo segundo. Já Eduardo Alcântara, da Lotus Companhia de Dança, de Curitiba, trouxe uma cama para o palco em "Visceral", mas não a aproveitou muito em cena.

A La Salle Companhia de Dança, de Manaus (AM), na coreografia "Êxtase", de Fernando Castelo Branco, remixou a palavra "shake" tirada da canção "Shake Your Leg", do AC/DC, com uma das faixas dançantes de Justin Timberlake.

Também se apresentaram os grupos The Boys Street Company, de Petrópolis (RJ), com "Melody", de Adam Ruiz, dançado por ele mesmo; e Art Dança Espaço Cultural, de Canoas (RS), com "Transmutável", de Leandro Tossi.

Na dança de rua duo avançado, a The Boys Street Company, de Petrópolis (RJ), em "Krump: Reino Radical Unificando o Poder ao Prazer", de Alessandro de Freitas e Adam Ruiz, pulou para fora do palco ao final da apresentação.

O mais aplaudido e o mais divertido da noite foi "Reality Game", de Felipe Mendes, do Duo Mendes Companhia de Dança, de Santa Maria (RS), dançado por Felipe e Jean Marley Braz Mendes. Nessa coreografia, os bailarinos se vestem de Mario Bros, o histórico jogo de video game, tendo inclusive a estrelinha descendo por trás do personagem. Eles foram os campeões da categoria.

Também se apresentaram os duos do Estúdio de Dança Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba (SC), com a coreografia "Tardes em Sépia", de Ingrid Lima, e dançada por Ingrid e Diane Cristina; da Companhia de Dança Kahal com "Instru-Metal", de Henry Camargo, interpretado por ele e Daniel Silva; e da Companhia de Dança Paulo Cezar Ramos, de São Francisco do Sul, com "Quem Somos!", de Bruno da Silva e Rafael Lamin.

Finalmente, na dança de rua trio avançado, o melhor de todos foi o grupo D-Efeitos, de São Paulo, com "Bytes", de Andre Bidu, apresentado por ele, André Dedo e Renan Livi. Também subiram ao palco o Rose Ballet Grupo Dança Sub Urbano, de Divinópolis (MG), com "I Am Sub Urbano", de Ruan Lopes e equipe, dançado por ele, Cleber Alessandro e Italo Lopes.

Da mesma forma foi o Rota Brasil, de Taguatinga Norte (DF), com "Container Sonoro", de Noara Beltrami e Rafael Pimentel, em que bailaram Diego Marques, Luana Lopes e Rafael; e a Art Dança Espaço Cultural, de Canoas, com "Dope", de Leandro Tossi, bailado por Leandro, Lucas Tossi e Renan Eidt.


Confira o resultado da primeira noite competitiva 2010:

Dança Contemporânea - Conjunto – Sênior
2º lugar – Grupo Pavilhão D – São Paulo – Coreografia: Biocenose II

Dança Contemporânea - Conjunto – Avançada
1º lugar – Grupo Voluta – São Paulo – Coreografia: Séquito
2º lugar – Cia Pés pra Toda Obra – Rio de Janeiro – Coreografia: Rotar
3º lugar – Cia Eliane Fetzer – Paraná – Coreografia: Nihim Segure Por Um Instante

Dança de Rua – Solo Masculino – Sênior
2º lugar – Grupo Street Extreme – Paraná – Coreografia: Mais um minuto para minha hora
3º lugar – Grupo Projeto de Dança Primeira Impressão – São Paulo – Coreografia: Pinóquio

Dança de Rua – Trio – Sênior
2º lugar – Grupo de Dança Kaiorra – Santa Catarina – Coreografia: Elemento X

Dança de Rua - Conjunto – Sênior
2º lugar – Grupo de Dança Millennium – Santa Catarina – Coreografia: Somos Todos Um
3º lugar – Grupo Escola de Dança Kahal – São Paulo – Coreografia: Hip Hop Our Root

Dança de Rua – Solo Masculino – Avançada
1º lugar – Grupo Cia de Dança Kahal – São Paulo – Coreografia: Desmembrando
2º lugar – Grupo La Salle Cia de Dança – Amazonas – Coreografia: Êxtase
3º lugar – Grupo Cia Join Dance – Santa Catarina – Coreografia: Reflexos

Dança de Rua – Duo – Avançada
1º lugar – Grupo Duo Mendes Cia de Dança – Rio Grande do Sul – Coreografia: Reality Game
2º lugar – Grupo Cia de Dança Kahal – São Paulo – Coreografia: Instru-metal
3º lugar – Grupo Estúdio de Dança Teatro Alfredo Sigwalt – Santa Catarina – Coreografia: Tardes em Sépia

Dança de Rua – Trio – Avançada
1º lugar – Grupo D-Efeitos – São Paulo – Coreografia: Bytes
2º lugar – Grupo Rota Brasil – Distrito Federal – Coreografia: Container Sonoro
3º lugar – Grupo Rose Ballet Grupo Dança/Sub Urbano – Minas Gerais – Coreografia: I' Am Sub Urbano

Nenhum comentário: