quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cenários no jazz em noite que teve também balé clássico de repertório

Quem não consegue comprar ingresso para o Centreventos, pode assistir aos espetáculos no telão da Feira da Sapatilha

Texto: Renato Cesar Ribeiro
Foto: Festival de Dança de Joinville

Nessa quarta-feira, 28 de julho de 2010, o Centreventos Cau Hansen recebeu a sexta noite competitiva do 28º Festival de Dança de Joinville. As companhias desta noite que foram aprovadas na seletiva apresentaram coreografias de balé clássico de repertório variação masculina júnior, pas-de-deux júnior, conjunto júnior, e variação masculina avançada; e de jazz solo masculino avançado, trio avançado e conjunto avançado.

O primeiro a subir o palco nesta noite foi Daniel Robert, da Vórtice Escola de Danças, de Uberlândia (MG), e dançou trecho "O Quebra Nozes", de Petipa, e ficou com o segundo lugar no balé clássico de repertório masculino júnior. Em seguida, veio Vinicius Silva, do Corpo de Baile Juvenil da Escola de Arte Veiga Valle, de Goiânia (GO), apresentou um pequeno pedaço de "Carnaval em Veneza", de Petipa, e levou a terceira posição.

Quem empolgou a plateia foi o bailarino Adhonay Soares, do Balé Juvenil Centro Cultural Gustav Ritter, de Goiânia, com "Harlequinade", de Petipa. A categoria teve ainda Vinicius Leme, da DAC - Dança e Aperfeiçoamento Corporal, de Jundiaí (SP), com "Pas Paysan", de Perrot e Coralli; e Diego Lemes, da Dançarte Juvenil, de Goiânia, com "Satanella", de Petipa.

No balé clássico de repertório pas-de-deux júnior, os primeiros a encarar a plateia foram Jéssyca Rett e Kaio Fernandes (partner acompanhante), do Baleet Kleine Szene, de Santo André (SP), com trecho de "Coppelia", de Delibes. Izabela Rosa e Sullivan Pitter (partner acompanhante), da Studio Lira Dourado, de São Paulo, apresentaram "La Fille Mal Gardee", de Dauberval.

Paula Alves e Welton Nascimbene (partner acompanhante), da Especial Academia de Ballet, de São Paulo, fizeram bonito em "Paquita", de Petipa. Adhonay Santos voltou ao palco acompanhado de Bruna Araújo para dançar "Pas Paysan", de Perrot e Coralli,

No balé clássico de repertório conjunto júnior, quem abriu o palco foi o grupo Juvenil do Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro, com "Coppélia - Balada do Trigo", de Saint Leon. O Grupo Especial da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos (SP) trouxe a beleza de "O Quebra Nozes - Amigas de Clara", de Petipa.

O balé clássico de repertório variação masculina categoria avançada teve nove competidores em curtas apresentações. A primeira da categoria foi a bela "Ballet Carmen - Variação do Toureiro", de Alonso, dançada pelo argentino Nahuel Vega, da MDQ Dance, de Mar Del Plata, Argentina.

O "Harlequinade", de Petipa, retornou ao palco com Wagner Guerreiro, da CEO em Arte Basileu França, de Goiânia. Edson Artur, da Academia de Ballet Elisa, de São Bernardo do Campo (SP), trouxe mais uma de Petipa: "La Esmeralda". Outra bela apresentação foi "Don Quixote", também de Petipa, com Helenilson Ferreira, da Companhia do Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro.

"Chamas de Paris", de Vainonen, já tinha sido apresentada em noites anteriores e voltou com Igor Renato, da Companhia de Ballet Adriana Assaf, de São Paulo. Petipa apareceria mais duas vezes. A primeira com Jonas Moraes, do Ballet Paula Firetti, de São Paulo, com "Le Corsaire". A segunda com Daniel Moura, do Centro de Movimento Deborah Colker / Grupo Jovem Ronaldo Martins, do Rio de Janeiro, com "Don Quixote".

Augusto Cezar, do Ballet Aracy de Almeida, de São Paulo, apresentou "Suit En Blanc - Mazurca", de Lifar. A última apresentação antes do intervalo foi de Mozart Mizuyama, do Mirim Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro, com "La Sylphides", de Filipo Taglione, recebeu bastantes aplausos e levou o primeiro lugar.

Após a pausa, o clima mudou e o jazz entrou em cena. Num primeiro momento, com o solo masculino categoria avançada. Fernando Dalla Nora, do Grupo de Dança Adriana Alcântara, de Balneário Camboriú, dançou ao som de "What A Wonderful World", em outra voz que não de Louis Armstrong, na coreografia "Às Vezes Quando Me Sinto Assim...", de Adriana Alcântara.

Alexandre Barranco, do Espaço Oficina do Corpo, de Taubaté (SP), demonstrou "Tal Qual...", de Marco Sanches, e levou o segundo posto. O argentino Nahuel Vega, da MDQ Dance, veio vestido socialmente e com um jornal em mãos em "Procurando", de Mirian Berrios, e ficou com o terceiro lugar.

O único na categoria jazz trio avançado foi o Grupo de Dança Fernando Lima, da cidade sede do festival, representado pelas bailarinas Juliane Bonato, Valdirene Bernardi e Vanessa Schultt de Oliveira, em "Entre Três Caminhos", do próprio Fernando Lima. Cada uma com um vestido de uma cor (verde, azul e vermelho) e tiveram grandes panos para trabalhar.

O jazz conjunto avançado foi recheado de grandes cenários e visuais. O Ballet Ana Araújo, de São José dos Campos (SP), com "Cinética", de Ana Araújo, levou inclusive bailarinos para fora do palco mais próximo da plateia. Em momentos, a coreografia ia para o palco com um grupo em cima do local contumaz de apresentações.

Em tom oriental, a Harmonia Studio de Dança, de Belo Horizonte (MG), dançou "Bushi", de Emaline Lara. Já o Grupo Cristina Cará, de São José dos Campos, trouxe tons marrons em "In-tenso", de Cristina Cará e elenco, em coreografia que fez jus ao nome, ou seja, foi bem intenso.

O público gostou de "Across The Limits", de Zeca Rodrigues, do Grupo Studio A Camila Juste Ballet, de Vinhedo (SP), em que há todo um trabalho visual com luzes, cores e elementos de cena. Lúcia Machado e Leandro Neto em sua coreografia "Turbilhão", apresentada pela Companhia de Dança Vera Passos, de Fortaleza (CE), utilizou uma versão do sucesso dos Beatles "Yesterday" com um pouco mais de peso.

A Eliane Fetzer Centro de Dança, de Curitiba, utilizou luzes penduradas que lembravam postes em "A Luz, o Sentimento e as Mentiras", da própria Eliane Fetzer. Já o Grupo Mery Rosa, de Itajaí, trouxe um cenário com fitas em cor que hora era vermelha outra rosa e bailarinos de verde em "Caminhos", de Mery Rosa.

Depois da metade de "Nocturne", de Adriana Alcântara, com o seu grupo de dança de Balneário Camboriú, aparece uma escada e uma cortina de luz. A Oficina da Dança Kaiorra, da Camboriú, trouxe elementos cenográficos de teto e de chão em "Noturno", de Fernando Lima.

Com base em uma música do filme Pulp Fiction, o grupo Interacto, de São Paulo, apresentou dança em casais e depois em conjunto em "Comanche", de Roberto Motta e Alini Lima. Já "The New Bossa Nova", de Edson Santos, com a Companhia Independente de Dança de São Paulo, de Guarulhos, teve três mulheres, cada uma vestida de uma cor (vermelho, verde e roxo), e três homens de preto, dançando ao som de uma bossa nova cantada em inglês.

Outro tema que voltou ao palco do Centreventos Cau Hansen foi a história de "Alice No País Das Maravilhas" em "Wonderland", de Fernanda Bagnoli Araújo, com o Laboratório da Dança Fernanda Araújo, de Santa Bárbara d'Oeste (SP), que trouxe também no som algo de Madonna, com a versão de "Hung Up", de um de seus álbuns ao vivo.

Confira o resultado da noite competitiva do dia 28:

Balé Clássico de Repertório – Variação Masculina – Júnior
1º lugar – Balé Juvenil Centro Cultural Gustav Ritter – GO – Coreografia: Harlequinade
2º lugar – Vortice Escola de Danças – MG – Coreografia: O Quebra Nozes
3º lugar – Corpo de Baile Juvenil da Escola de Arte Veiga Valle – GO – Coreografia: Carnaval em Veneza

Balé Clássico de Repertório – Pas-de-Deux – Júnior
1º lugar – Especial Academia de Ballet – SP – Coreografia: Paquita
2 º lugar – Ballet Kleine Szene – SP – Coreografia: Coppélia
3º lugar – Balé Juvenil Centro Cultural Gustav Ritter – Coreografia: Pas Paysan

Balé Clássico de Repertório – Conjunto – Júnior
2º lugar – Juvenil do Conservatório Brasileiro de Dança – RJ – Coreografia: Coppélia – Balada do Trigo
3º lugar – Grupo Especial da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos – SP – Coreografia: O Quebra Nozes – Amigas de Clara

Balé Clássico de Repertório – Variação Masculina – Avançado
1º lugar – Mirim do Conservatório Brasileiro de Dança – RJ – Coreografia: Lá Syphides
2º lugar – Cia de ballet Adriana Assaf – SP – Coreografia: Chamas de Paris
3º lugar – Ballet Aracy de Almeida – SP – Coreografia: Suit Em Blanc - Mazurca

Jazz – Solo Masculino – Avançado
2º lugar – Espaço Oficina do Corpo – SP – Coreografia: Tal Qual
3º lugar – MDQ Dance – Argentina – Coreografia: Procurando

Jazz – Trio – Avançado
3º lugar – Grupo de Dança Fernando Lima – SC – Coreografia: Entre Três Caminhos

Jazz – Conjunto – Avançado
1º lugar – Cia Independente de Dança de São Paulo – SP – Coreografia: The New Bossa Nova
2º lugar – Grupo Cristina Cará – SP – Coreografia: In-Tenso
3º lugar – Grupo Stúdio A Camila Just Ballet – SP – Coreografia: Across the Limits
3º lugar – Ballet Ana Araújo - SP – Coreografia – Cinética

Um comentário:

Anônimo disse...

Todo mundo se divertindo.
Enquanto isso a lei antifumo não sai em Joinville.
Enquanto a galera vibra, nossos vereadores mostram que não estão nem aí para a saúde do povo.
Os fumódromos em shopings parecem desligados, pois o cheiro lhes escapa forte e assim segue a abandonada Joinville.
Triste, estamos morrendo como comunidade.
Estamos virando um bando de egoístas.