segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bolshoi traz romantismo ao Festival de Dança com "Giselle"



Texto: Renato César Ribeiro
Fotos: Ronaldo Cândido

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentou o romantismo do espetáculo "Giselle" na Noite de Gala do 28º Festival de Dança de Joinville no Centreventos Cau Hansen nessa segunda-feira, 26 de julho de 2010. O casal central da peça foi interpretado por Marianna Ryzhkina e Andrei Uvarov, os dois primeiros bailarinos do Teatro Bolshoi de Moscou. O restante é interpretado por 80 bailarinos da Escola.

O evento começou às 20 horas, com uma homenagem. O embaixador da Rússia no Brasil, Serguey Akopov, fez a entrega da Medalha Pushkin, uma honraria daquele país a pessoas que se destacaram no desenvolvimento cultural, a Valdir Steglich, presidente do Instituto Escola do Teatro Bolshoi. O patrono-fundador Luiz Henrique da Silveira também receberia, mas ficou para outra ocasião.


O espetáculo conta a história de Giselle, uma camponesa que se apaixona por Albrecht, um fidalgo disfarçado de aldeão. Ao descobrir a farsa, a ingênua jovem fica inconsolável, não resiste à decepção e morre. É aí que acaba o primeiro ato, que é bastante colorido e é mais alegre até a cena da morte da personagem.

Com a morte, Giselle torna-se uma willi, alma das donzelas que morrem às vésperas do casamento. O amor eterno de Albrecht por Giselle o salva da morte e quebra o encanto das Willis. Nesse segundo ato, o espetáculo é mais neutro, em que as willis dançam de branco e o herói da história aparece de preto. Inclusive a iluminação abandona as cores alegres, como amarelo e vermelho, para ficar somente no roxo e azul.



O balé, principalmente em seu primeiro ato, requer um grande desempenho cênico dos bailarinos, quando todo o enredo é transmitido ao público por meio da dramaturgia. Essa versão coreográfica de "Giselle", apresentada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, é do mestre russo Vladimir Vasiliev.

Em 2010, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completa 10 anos em Joinville. Neste Festival de Dança, ela apresentou "Giselle", espetáculo apresentada desde sua estreia em 1841. A tradicional escola russa volta a abrilhantar a Noite de Gala após a edição de 2008, quando foi apresentado a "Grande Suíte do Ballet Don Quixote".

Nenhum comentário: