quarta-feira, 21 de julho de 2010

GM reinicia obras da nova fábrica de motores em Joinville

foto: Ronaldo Candido

A General Motors do Brasil reinicia em agosto as obras de terraplenagem para a construção da nova fábrica de motores e componentes automotivos em Joinville. A inauguração da unidade está prevista para 2012. A capacidade inicial de produção é estimada em 120 mil motores e 200 mil cabeçotes de alumínio por ano.

O anúncio foi feito pelo diretor de Assuntos Institucionais da GM do Brasil, Luiz Moan, ao prefeito de Joinville, Carlito Merss, na tarde desta terça-feira (20/07), na sede da Prefeitura. Também participaram da reunião o gerente de Relações Governamentais da GM do Brasil, Antonio Carlos Ramos, o gerente de Comunicação Corporativa da empresa, Nelson Silveira, o vice-prefeito Ingo Butzke e o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Rodrigo Thomazi.

O prefeito falou da sua alegria pelo reinício das obras da nova fábrica de motores e que a Prefeitura será parceira em tudo o que for possível para que não haja mais atrasos na obra. Alguns itens, como tratamento de efluentes e qualificação de mão de obra, já foram discutidos na reunião desta terça e devem ser tratados em novo encontro que deve acontecer ainda nesta semana envolvendo técnicos da Prefeitura e da empresa.

O diretor de Assuntos Institucionais da GM do Brasil, Luiz Moan, lembrou que o projeto sofreu atrasos devido às fortes chuvas em novembro de 2008, prejudicando as obras de terraplenagem que estavam sendo realizadas no terreno, localizado no km 47 da BR-101. Moan explicou também que a empresa espera obter dentro de um mês a licença ambiental para a supressão do morro localizado no terreno e que sofreu desmoronamento parcial em função das chuvas do final de 2008. "Mas o mais relevante é o ajuste que fizemos com a Eletrosul para a remoção da rede de alta tensão que fica neste morro. Essa torre, sim, colocava em risco o empreendimento", disse.

A produção de motores e componentes da fábrica de Joinville será destinada inicialmente para os veículos produzidos no Complexo Industrial Automotivo da GM em Gravataí (RS). Parte dos componentes também será enviada para a fábrica de motores localizada no Complexo Industrial Automotivo de Rosario, na Argentina.

Nenhum comentário: