sexta-feira, 30 de julho de 2010

Noite variada com balé clássico de repertório e sapateado

Juvenil do Grupo Raça ficou em segundo em sua categoria

Texto: Renato César Ribeiro
Fotos: Ronaldo Candido

A sétima noite competitiva do 28º Festival de Dança de Joinville trouxe balé clássico de repertório e sapateado ao palco do Centreventos Cau Hansen nessa quinta-feira, 29 de julho de 2010. Mas, antes dos concorrentes entrarem, ocorreu uma apresentação especial com Pâmela Valim, que ganhou a Medalha de Ouro na edição de 2009. Ela subiu ao palco junto de Diego de Paula para dançar o grand pas-de-deux "O Quebra Nozes", de Ivanov. Eles são do Ballet Aracy de Almeida, de São Paulo.

Em seguida, entraram as concorrentes do balé clássico de repertório variação feminina júnior. Amanda Sineliz (pron. Sinélis), do Balé Jovem do Centro Cultural Gustav Ritter, de Goiânia (GO), dançou "A Bela Adormecida", de Petipa. Aliás, várias coreografias de Petipa estiveram em evidência.

Dele mesmo, só que "Harlequinade" foi apresentado por Dandara Caetano, do Balé Jovem de São Vicente (SP), e foi uma das destaques da noite. "Paquita" esteve presente com Yasmin Lomondo, do Juvenil do Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro. Ainda de Petipa, "A Bela Adormecida - Variação Aurora" pela argentina Lujan Bredeston, do Estudio Arte Carla Tista, de Parana, Argentina.


Pâmela Valim e Diego de Paula fizeram uma participação especial

A sua versão para "Don Quixote - Entrée de Kitri" foi escolhida por Gabriella Oliveira, da Escola de Ballet Goretti Quintela, de Fortaleza (CE). Isso tudo só na categoria júnior, teria mais nas outras categorias.

A terceira colocação na categoria ficou com Jéssyca Helena Rett, do Ballet Kleine Szene, de Santo André (SP), com "La Fille Mal Gardée", de Dalberval. Curiosamente, o segundo lugar ficou com uma bailarina que dançou exatamente a mesma coreografia: Fernanda Joares, da Academia de Ballet Elisa, de São Bernardo do Campo (SP).

"La Fille Mal Gardée" voltou só que na versão de Alícia Alonso com Luíza Ramos, do Balé da Ilha, de Vila Velha (ES). A medalha de ouro ficou com Paula Alves, da Especial Academia de Ballet, de São Paulo, com "Études", de Harald Lander.


Paula Alves conseguiu um primeiro lugar na sua categoria

No balé clássico de repertório variação feminina categoria avançada, a disputa também teve várias concorrentes. Aconteceu de novo de duas dançarem a mesma coreografia do mesmo coreógrafo. A escolha da vez foi "Don Quixote", de Petipa. A primeira foi Luiza Boaventura, do Grupo Vórtice Companhia de Dança, de Uberlândia (MG). A segunda foi Nathalia Nascimento do Balé Jovem do Centro Cultural Gustav Ritter.

Mais uma vez, Petipa foi o coreógrafo mais escolhido. Natália Calábria, do Projeto Pé-de-Moleque - Dança Cidadã, de Uberlândia (MG), dançou "Raymonda". "O Talismã" foi a escolha de Gabriela Finardi, do Núcleo Dansh, de Embu Gançu (SP). Já Carina Zabaleta, da Petit Danse - Tijuca, do Rio de Janeiro, apresentou "La Esmeralda". O público gostou e os jurados deram o terceiro lugar.

"Esmeralda" foi dançada também por Gabriela Amorim, do Ballet Paula Firetti, de São Paulo, só que na versão de Perrot. Quem animou a plateia foi Carla Palou, da Companhia Pavilhão D, de São Paulo, com "Giselle", de Perrot e Coralli. O último da categoria a subir o palco foi quem levou o segundo. Olivia Pureza, do Ballet Aracy de Almeida, de São Paulo, com "Suit En Blanc - La Flute", de Lifar.


Olivia Pureza conseguiu o segundo lugar com "Suit En Blanc - La Flute"

Após o intervalo, foi a vez do sapateado tomar o palco e os alto-falantes do Centreventos Cau Hansen. O Juvenil do Grupo Raça, de São Paulo, trouxe a magia do "Bobo da Corte", de Andrea Sposito, com figurino bem trabalhado e música incidental. Ficou com o segundo lugar do sapateado conjunto júnior.

Em seguida, veio um clima jornalístico no ar. O Grupo Infantil Kaiorra, de Camboriú, apresentou "A Notícia", de Ana Paula Teixeira, com meninas de terno e gravata como o apresentador de telejornais. Os jurados deram a terceira posição.

O mais festejado pela plateia na categoria foi o Sheila's Ballet, de Piedade (SP), com "Se Me Derem Corda", de Sheila e Helga Santos. Como o próprio nome indica, entregou ao público o universo infantil da brincadeira de pular corda. Ficou com a medalha de ouro.


Sheila's Ballet animou o público com o sapateado "Se Me Derem Corda"

A bailarina Frida Becker, da Sheila's Ballet, foi a única no sapateado solo feminino sênior com "Umsomprasapatiar", de Sheila e Helga Santos. Ficou com o segundo lugar. O único no sapateado solo masculino sênior, Filipe Sampaio, da BB Camp, de Campinas (SP), conquistou um honrado primeiro lugar com "Momento Intimista", de Samuel Faez.

O único concorrente no sapateado trio sênior foi o Kaiorra, de Camboriú, representado por Camila Jacques, Milena dos Santos e Myllena Linhares em "Três É Demais!", de Ana Paula Teixeira, e ocuparam a terceira colocação.

A sapateado conjunto sênior foi mais concorrido, teve quatro no palco. Em "Bambusa", as meninas do Corpo Livre, de Valinhos (SP), de Meg Lovato, apresentaram um tom mais oriental e utilizaram bambus. Receberam a medalha de prata. O Kaiorra utilizou plataformas móveis em "Cotidiano Urbano", de Ana Paula Teixeira.

Com bambus, a Corpo Livre, de Valinhos, apresentou "Bambusa"

A Cia. de Dança Vera Passos, de Fortaleza, apresentou "Mix Arte", de Vera Passos e Leandro Neto, cuja música coincidiu de ser a mesma da propaganda de um dos patrocinadores do Festival de Dança de Joinville que passa antes das apresentações no telão do Centreventos Cau Hansen.

Como o próprio nome indica, "Neon", de Manuela Weyne, da Cia. de Dança FB, de Fortaleza (CE) trouxe elementos utilizando essa cor nas roupas e nos objetos e ficou com a terceira posição.

Dois disputaram o sapateado solo masculino avançado e utilizaram músicas populares em busca da vitória. Os coreógrafos Bruna Miragaia e Denis Morita aproveitaram os solos de início e de final da canção "Hotel California", do Eagles, em sua versão de 1994, para criar "Acluofóbico", interpretado por Denis Morita, do Monique Paes Studio de Dança, de Jacareí (SP).

A Cia. de Dança Vera Passos foi aprovada pelos jurados com "Mix Arte"

O outro concorrente foi de "Partido Alto", do Acústico MTV Cássia Eller, para sonorizar coreografia de mesmo nome, de Derick Jacinto, do Grupo Independente Tap Danç'Arte, de Hortolândia (SP). Ficou com o segundo lugar.

No sapateado duo avançada, a BBCamp, de Campinas, apresentou uma cultural europeia em "Miss Browns Fancy", de Fernanda Faez, e foi agraciada com a segunda posição. Samanta Varela e Amanda Saloni, do Grupo Cristina Cará, de São José dos Campos (SP), sapatearam a sua "Me Deixe Mudo" e se consagraram no topo do pódio.

As representantes da casa na noite foram Barbara Mello e Sabrina Carvalho, da Escola Municipal de Ballet, com "Irmãs Metralha", de Sabrina Carvalho. Essa é uma coreografia com tom mais popular, em que as bailarinas remontam a personagens conhecidos do público ao fundo musical de A Pantera Cor de Rosa.

As "Irmãs Metralhas", da Escola Municipal de Ballet de Joinville, receberam bastantes aplausos do público

O sapateado conjunto avançado fechou a noite com seis concorrentes. O Grupo de Dança Ana Araujo, de São José dos Campos, apareceu com "Ritmia", de Ana Paula Veneziani, e pegou um terceiro lugar. Quem ficou numa segunda posição foi o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, com "Bardos", de Daniela Libóreo.

A Cia. Feeling de Dança, também de São José dos Campos, trouxe elementos cenográficos de madeira para "Ocre", de Charles Renato. Ao som de "Samba da Benção", de Sergio Mendes com Marcelo D2, o Grupo Jovem Espaço Dânia Amaral, de Ribeirão Preto (SP), veio no "Ritmo da Benção", de Gisele Silva, que colocou um "malandro carioca" em meio a bailarinas de azul, verde e amarelo. Ele se transformava em rapper quando Marcelo D2 começava sua parte na canção.

O Laboratório da Dança, de Porto Alegre, empatou em segundo lugar com "Slide", de Gabriela Santos, que utilizou a música "Pump Up The Jam", do Technotronic, sucesso no início dos anos 1990 em uma versão diferente. O ponto mais alto do pódio ficou com a Cia. Vera Passos com "Tapnologic", de Vera Passos e Marina Esteves, em que foi utilizada tecnologia de TVs e luzes nos pés.


Minas Tênis Clube encheu o palco em "Bardos"

Resultado da noite:

Balé Clássico de Repertório - Variação Feminina - Júnior
1º lugar – Especial Academia de Ballet – SP – Coreografia: Études
2º lugar – Academia de Ballet Elisa – SP – Coreografia: La Fille Mal Gardée
3º lugar – Ballet Kleine Szene – SP – Coreografia: La Fille Mal Gardée

Balé Clássico de Repertório - Variação Feminina - Avançada
2º lugar – Ballet Aracy de Almeida – SP – Coreografia: Suit En Blanc – La Flute
3º lugar – Escola de Dança Petite Danse – Tijuca - RJ – Coreografia: La Esmeralda

Sapateado - Conjunto - Júnior
1º lugar – Sheila’s Ballet – SP – Coreografia: Se me derem corda
2º lugar – Juvenil do Grupo Raça Centro de Artes – SP – Coreografia: Bobo da Corte
3º lugar – Grupo Infantil Kaiorra – SC – Coreografia: A Notícia

Sapateado – Solo Feminino – Sênior
2º lugar – Sheila’s Ballet – SP – Coreografia: Umsomprasapatear

Sapateado - Solo Masculino - Sênior
1º lugar – BBCamp – SP – Coreografia: Momento intimista

Sapateado – Trio –Sênior
3º lugar – Grupo de Dança Kaiorra – SC – Coreografia: Três é Demais!

Sapateado - Conjunto - Sênior
1º lugar – Cia. de Dança Vera Passos – CE – Coreografia: Mix Arte
2º lugar – Grupo Corpo Livre – SP – Coreografia: Bambusa
3º lugar – Cia. de Dança FB – CE – Coreografia: Neon

Sapateado - Solo Masculino - Avançada
1º lugar – Monique Paes Studio de Dança – SP – Coreografia: Acluofóbico
2º lugar – Grupo Independente Tap Danç’arte – SP – Coreografia: Partido Alto

Sapateado - Duo - Avançada
1º lugar – Grupo Cristina Cará – SP – Coreografia: Me deixe mudo
2º lugar – BBCamp – SP – Coreografia: Miss Browns Fancy
3º lugar – Escola Municipal de Ballet – SC – Coreografia: Irmãs Metralhas

Sapateado - Conjunto - Avançada
1º lugar – Cia. de Dança Vera Passos – CE – Coreografia: Tapnologic
2º lugar – Laboratório da Dança – RS – Coreografia: Slide
2º lugar – Minas Tênis Clube – MG – Coreografia: Bardos
3º lugar – Grupo de Dança Ana Araújo – SP – Coreografia: Ritmia

Nenhum comentário: