domingo, 25 de julho de 2010

Joinvilenses são campeões de folclore em dia que teve também balé

Academia Corpo Livre conseguiu mais um primeiro lugar

Texto: Renato César Ribeiro
Fotos: Mauro Artur Schlieck/SECOM

A terceira noite de competição do 28º Festival de Dança de Joinville, no Centreventos Cau Hansen, foi dedicada ao balé clássico e às danças populares. Nessa última, os melhores foram os grupos da cidade sede do evento: Academia Corpo Livre e Programa Dançando na Escola - Escola Governador Pedro Ivo Campos. O balé clássico do dia teve um primeiro lugar: Balé da Ilha – Vila Velha (ES).

Em meio a várias pequenas falhas, o balé clássico solo feminino júnior foi o primeiro estilo a ser apresentado no palco. Apesar disso, algumas coreografias se destacaram. A paraguaia Paulina Argaña, da Marisol Pecci Danza, de Asuncion, dançou "Llena de Gracia" e fez uma bela apresentação ao som de "Ave Maria" e levou o terceiro lugar.

A bailarina Luiza Ramos em coreografia de Luciana Zanadrea chamada "Estudo 3x4", do grupo Balé da Ilha, de Vila Velha (ES) teve um erro leve após um rodopio e empatou em terceiro com a paraguaia. Também por um detalhe, Leticia Dias, da Escola de Dança Petite Danse - Barra, do Rio de Janeiro, em "Prelude", de Alysson Rocha, ficou com o segundo lugar ao invés do primeiro.

Destaco ainda "Doce Olhar", de Alexandre Almeida, bailado por Carolina Blumer, da Studio La Danse, de Jundiaí (SP), que foi bem executado, mas menos envolvente.


No balé clássico solo feminino sênior, com um som mais tribal calcado em tambores, Bruna Lincon em "Pandashy", de Marcia Pereira, do Ballet Kleine Szene, de Santo André (SP) estava indo bem até que acabou escorregando feio. Uma pena... Já a bailarina Paula Rezende, do Balé da Ilha, apresentou um balé mais quebrado, mais perto da dança contemporânea, em "Trajeto", de Patricia Miranda, e conquistou o primeiro lugar.

Por outro lado, mais perto do balé tradicional, Mayara Magri, da Companhia Petite Danse, do Rio de Janeiro, mostrou "Minute RAG", de Alysson Rocha, fez uma apresentação sem erros, ao meu ver, e levou o segundo posto. Do mesmo Petite Danse, Fernanda Verardo demonstrou "Marcha Sinuosa", de Marisa Marttin, em que fez um balé menos óbvio trabalhando bastante a expressão facial numa música provençal. Ficou com a terceira posição.

No balé clássico conjunto avançada, a Companhia Pavilhão D, de São Paulo, apareceu vestida de preto numa música e coreografia mais sombria em "Anton", de Ricardo Scheir. O trabalho lhes rendeu a medalha de prata na categoria.

Com motivos indígenas, a Harmonia Studio de Dança, de Belo Horizonte (MG), na coreografia "Lanake", de Renata Araújo, apesar de ter agradado bastante com suas lanças, não teve o mesmo impacto sobre os jurados. Já a Dans La Danse, de São Paulo, em "Trilha", de Gisele Bellot e Júlio César, foi mais diferente, mais perto da dança contemporânea.

O preferido desse repórter foi "Concerto Brilhante", de Alysson Rocha, pela Petite Danse - Tijuca, do Rio de Janeiro, mais tradicional com uma movimentação especial de corpo de baile. Já os jurados gostaram mais de "Footage", de Henrique Talmah, do Conservatório Brasileiro de Dança, dramático e muito bonito, e deram o terceiro lugar.

A Escola de Dança do Teatro Municipal de Nova Lima, de Belo Horizonte (MG), apresentou a coreografia "Sete Notas para Uma Só Melodia", de Miriam Tomich e Betânia Paiva.



Em seguida veio o intervalo, que deveria durar 15 minutos, mas por problemas no sistema de som, que logo foram selecionados, a pausa demorou um pouco mais. Em seguida, vieram as danças populares conjunto júnior com suas cores. Nesta categoria se apresentaram:

- Grupo Especial da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos (SP), com "Polianka", de Adriana Frederico

- Programa Dançando na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville, com "Bumba-Meu-Boi", de Elisiane Wiggers Zipperer

- Centro de Dança Fabiola Poch, de Ribeirão Preto (SP), com "Frevo", de Fabiola Poch

- Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, de Nova Veneza (SC), com "La Bella Gigogin", folclore da imigração



Nas danças populares conjunto sênior, o Programa Dançando na Escola - Escola Municipal Professora Laura Andrade, de Joinville, em "É Bom Demais", de Tereza Cristina Baptista Bahiense, trouxe um frevo melhor trabalhado. Quem se destacou também foi o Grupo de Dança Posiville, da cidade sede do festival, com "Ciranda", de Elisiane Wiggers Zipperer, mas acabou não levando nenhum prêmio.

O mais festejado da categoria pelo público e pelos jurados foi o Grupo de Dança da Academia Corpo Livre, de Joinville, com "Parintins, Magia Amazônica", de Liliana Vieira Kohn. Ficou como o melhor da categoria com a medalha de ouro.

Também se apresentaram o Grupo Juvenil da Escola Municipal de Bailado, de Ourinhos (SP), com "Jota, Alma da Espanha (pron. Rôta)", de Adriana Pinheiro; e o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, de Criciúma (SC), com "La Bella Risca", de Miguel Votre Júnior.

Grupo de Dança Posiville, de Joinville, apresentou "Ciranda"

Confira o resultado desta noite (24):

Balé Clássico – solo feminino júnior

2º lugar – Escola de Dança Petite Danse – Barra – Rio de Janeiro (RJ) – Coreografia: Prelude
3º lugar – Marisol Pecci Danza – Assunção - Paraguai – Coreografia: Llena de Gracia
3º lugar – Balé da Ilha – Vila Velha (ES) – Coreografia Estúdio 3x4

Balé Clássico – solo feminino - sênior

1º lugar – Balé da Ilha– Vila Velha (ES) – Coreografia: Trajeto
2º lugar – Cia. “Petite Danse” Rio de Janeiro (RJ) – Coreografia: Minute Rag
3º lugar – Ballet “Petite Danse” – Rio de Janeiro (RJ) – Coreografia: Marcha Sinuosa

Balé Clássico – Conjunto – Avançado

2º lugar – Cia Pavilhão D – São Paulo (SP) – Coreografia: Anton
3º lugar – Cia do Conservatório Brasileiro de Dança – Rio de Janeiro (RJ) – Coreografia: Footage

Danças Populares – Conjunto - Júnior

1º lugar – Programa Dançando na Escola. Escola Governador Pedro Ivo Campos – Joinville (SC) – Coreografia: Bumba-Meu-Boi
2º lugar – Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza – Nova Veneza (SC) – Coreografia: La Bella Gigogin
3º lugar – Grupo Especial da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos – Ourinhos (SP) – Coreografia: Polianka

Danças Populares – Conjunto - Sênior

1º lugar – Grupo de Dança da Academia Corpo Livre – Joinville (SC) – Coreografia: Parintins, Magia Amazônica
2º lugar – Grupo Juvenil da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos – Ourinhos (SP) – Coreografia: Jota, Alma da Espanha
3º lugar – Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Criciúma – Criciúma (SC) – Coreografia: La Bella Risca.

Nenhum comentário: