terça-feira, 20 de julho de 2010

Vai começar mais um Festival de Dança de Joinville

foto: Mauro Arthur Schlieck/Secom

De 21 a 31 de julho, o mundo da dança volta seus olhares para Joinville, com o desembarque de mais de seis mil e quinhentos bailarinos coreógrafos, professores e pesquisadores da dança para uma extensa programação artística e didática, destacando a cidade e Santa Catarina como palco de diversificadas apresentações. A Noite de Abertura terá a atriz Cláudia Raia com o musical "Pernas Pro Ar".

Ao abrir as cortinas do palco principal, na Arena do Centreventos Cau Hansen, no dia 21 de julho, o Festival de Dança de Joinville dá início a mais uma temporada de grandes apresentações. Até o final do mês, dia 31, mais de 6.500 bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores da dança do Brasil e do exterior que vêm para Joinville nesta época, mais os turistas e o público cativo da cidade.

Eles poderão conferir uma variedade enorme de espetáculos nos gêneros balé clássico, dança contemporânea, balé clássico de repertório, jazz, dança de rua, sapateado e danças populares. Mas as apresentações não se limitam ao grande palco, na Noite de Abertura, Mostra Competitiva, Noite de Gala e Noite dos Campeões.

As apresentações são realizadas também no Teatro Juarez Machado, com o Meia Ponta, e gratuitamente em Palcos Abertos nas praças, hospitais, shopping centers e bairros por toda a cidade.

Os 11 dias de imersão no mundo da dança proporcionam um mínimo de 240 horas de espetáculos – das quais pelo menos 170 são gratuitas. Dos 515 grupos inscritos para participar do Festival, com 1.836 coreografias, 26% foram selecionados, ou seja, de cada quatro grupos, um se classificou.

Neste caso, participam do Festival deste ano 263 grupos com 618 coreografias, sendo que destes grupos, 134 são da Mostra Competitiva e o restante se apresenta no Meia Ponta e Palcos Abertos.

O Festival – maior e mais importante evento do gênero no País e maior do mundo, segundo o Guiness Book – é também referência no quesito didático. Os cursos, oficinas, workshops coreográficos, fóruns e seminários atraem e dão suporte técnico e teórico para os bailarinos estudantes da dança, com uma extensa programação.

Uma das principais características do Festival de Dança de Joinville é ser um imenso guarda-chuva da arte da dança. Fazem parte deste leque as apresentações gratuitas nos Palcos Abertos, a Rua da Dança, o Dança Comunidade, o Visitando os Bastidores, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas– focado na cultura Hip Hop– entre outros eventos.

Nenhum comentário: