terça-feira, 27 de julho de 2010

Diversidade de culturas em noite de danças populares e balé


Texto: Renato César Ribeiro
Fotos: Ronaldo Candido

A noite dessa terça-feira, 28 de julho de 2010, a quinta de competições, no Festival de Dança de Joinville, teve dois momentos bem distintos. Num primeiro momento, o palco do Centreventos Cau Hansen recebeu solos, duos, trios e conjuntos de balé clássico. Depois do intervalo, cores e mais cores entraram em cena nas coreografias dos conjuntos de danças populares na categoria avançada.

O Grupo Júnior da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP) foi representado pelas bailarinas Gabriela Macedo, Gláucia Rocha e Rachel Nicolau. Elas dançaram "Em Pausa", do coreógrafo Jhean Alex, na modalidade balé clássico trio júnior. As meninas receberam o terceiro lugar dos jurados Lina Lapertosa (MG), Áurea Hammerli (RJ), Daniela Cardim (RJ), Alex Dias (MG) e Sérgio Lobato (SC).

Em seguida, entraram os dois concorrentes em balé clássico conjunto júnior. O primeiro deles foi o Juvenil do Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro, com a coreografia "Estudos", de Henrique Talmah, que ficou com o terceiro lugar. O outro foi a Petite Danse - Barra, também do Rio, com "Momento com Hayden", de Juan Pablo Nardone.


Quem arrancou gritos da plateia foi o bailarino Edson Barbosa após movimentos bem executados. Ele apresentava "Third Signal", de Johnatas Santos, e estava no palco pelo Grupo Cultural de Dança - Ilha, do Rio de Janeira. Ele era o único no balé clássico masculino sênior a passar da seletiva e finalizou com a segunda posição.

No balé clássico conjunto sênior, cinco concorrentes conseguiram chegar à apresentação durante o 28º Festival de Dança de Joinville. Em um tom mais dramático, o Pavilhão D, de São Paulo, apresentou "Biocenose I", de Ricardo Scheir, e ficou com o terceiro posto. Com vestimentas mais tradicionais e adereços nas mãos, o Athelier da Dança, de Belo Horizonte, dançou "Tarantella", de Nayana Rick.

O Ballet Adriana Assaf, de São Paulo, trouxe 16 bailarinas com máscaras para demonstrar "Masquerade", de Adriana Assaf. Com uma proposta diferente, o Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro, arrancou suspiros da plateia após bons movimentos. A coreografia era "Bonito", de Henrique Talmah, e utilizou de música jazz, além de acabar conquistando a medalha de prata.

O primeiro representante da casa da noite foi a Escola Municipal de Ballet que trouxe 11 bailarinas de verde claro para apresentar "Chopin 200", de Marcos Sage. Mas não levou nenhuma premiação.


Na categoria balé clássico solo masculino avançado, dois bailarinos subiram ao palco e receberam premiações. Douglas Nossa, do Espaço Oficina do Corpo, de Taubaté (SP), apresentou "Volátil", de Marco Sanches, e levou o segundo lugar. Everson Besbati, do Estúdio de Dança Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba (SC), dançou "Vivaldiano", de Andressa Traiczuk, e ficou com a medalha de bronze.

Foram três coreografias no balé clássico solo feminino avançado. Lais Rodarte, da Escola de Dança do Teatro Municipal de Nova Lima, de Belo Horizonte, foi de "Elo", de Miriam Tomich. Já "Jóia Kabala", de Betânia Paiva, é um balé feito em cima de uma batucada, com Nayana Rick, do Athelier da Dança. Nayana recebeu muitos aplausos após uma sequência de movimentos.

O segundo representante de Joinville da noite foi o Grupo de Dança Fernando Lima, com a coreografia "Prece", do próprio Fernando Lima, dançada por Patricia Dalchau. Ficou com o terceiro lugar da categoria.


O balé clássico duo avançado, foi disputado somente pelo duo Alexandre Barranco e Douglas Nossa, do Espaço Oficina do Corpor, com "Guia", de Marcos Sanches, que agradou aos jurados e conquistou um respeitável primeiro lugar.

Dois competiram no balé clássico trio avançado. As bailarinas Barbara Chebile, Lais Rodarte e Ludmila Venâncio, da Escola de Dança do Teatro Municipal de Nova Lima, apresentaram "Somos Assim", de Miriam Tomich, e ficaram com a medalha de bronze. À frente delas, ficaram Carla Palou, Kaiky Martins e Marcos Oliveira, da Cia. Pavilhão D, com "Rematar", de Ricardo Scheir.


Após o intervalo, as cores invadiram o palco com as danças populares conjunto avançado. A Acquadança, de Piratuba (SC), trouxe a "Brasilidade", de Nadia Zolet, com ênfase às jangadas. O Grupo Padma de Danças Indianas, de Florianópolis, mostrou "Sonhos de Bollywood", de Maria Clara Silveira Tavares, fazendo jus ao nome.

A dança folclórica russa foi apresentada pela Associação Folclórica Angelina Blahobrazoff, de Balneário Piçarras (SC), com "Ôssinh", de Angelina. As primeiras a surgir no palco usavam grande saias que dava a impressão das bailarinas estarem levitando no palco. Depois entraram mais um homem e quatro mulheres para completar a coreografia.

A Malhadança, de Concórdia, fez o palco mais alegre com a coreografia "Carimbó", de Nadia Zolet, e conquistou o terceiro lugar. O Studio de Dança K'Dance, de Itajaí, usou a música "Cavalo Baio", do Sagrado Coração da Terra, em "Liberdade, Honra e Terra", de Ana Carla Malheiros Pereira. Vestidos à moda gaúcha, Ana criou uma encenação de luta e tudo mais em cima do tema gaúcho.


O mais pomposo a se apresentar foi o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza (SC) com "Carnevale di Venezia Nel Palazzo Del Doge", de Jussara Savio, Susan Bortoluzzi e Valter Savi. O palco se transformou em um carnaval de Veneza com gôndola, casais, bobo da corte e todo um cenário de encher os olhos. Não à toa, mereceu o primeiro lugar dos jurados da categoria, que foram Valéria Figueiredo (GO), Vera Lopes (RJ), Julia Emilia (MA), Cristiane Galdino e Gustavo Cortes (MG).

Depois de tanta grandiosidade, entrou a dança flamenca de "Alegrias", de Fabiana Albolea, da Studio La Danse, de Jundiaí (SP). A dança irlandesa fechou a noite na coreografia "Bodas", de Fernanda Faez, com o grupo BBCamp, de Campinas (SP). Ficou com o terceiro lugar.



Confira o resultado da noite competitiva:

Balé Clássico – Trio- Categoria Júnior
3º lugar – Grupo Júnior da Fundação das Artes de São Caetano do Sul – SP – Em pausa

Balé Clássico – Conjunto – Categoria Júnior
3º lugar – Juvenil do Conservatório Brasileiro de Dança – RJ- Estudos

Balé Clássico – Solo Masculino – Categoria Sênior
2º lugar – Grupo Cultural de Dança –Ilha Ltda- RJ- Third Signal

Balé Clássico – Conjunto –Categoria Sênior
2º lugar – Conservatório Brasileiro deDança – RJ- Bonito
3ºlugar- Pavilhão D-SP- Biocenose I

Balé Clássico- Solo Masculino- Categoria Avançada
2º lugar – Espaço Oficina do Corpo- SP –Volátil
3º lugar- Estúdio de Dança Teatro Alfredo Sigwalt- SC- Vivaldiano

Balé Clássico- Solo Feminino - Categoria Avançada
3º lugar – Grupo de Dança Fernando Lima- SC- Prece

Balé Clássico- Duo - Categoria Avançada
1º lugar – Espaço Oficina do Corpo- SP- Guia

Balé Clássico – Trio – Categoria Avançada
2ºlugar- Cia Pavilhão D- SP- Rematar
3º lugar- Escola de Dança do Teatro Municipal de Nova Lima- MG- Somos Assim

Danças Populares – Conjunto – Categoria Avançada
1º lugar –Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza- SC- Carnevale di Venezia Nel Palazzo Del Doge-
2º lugar – Malhadança- SC- Carimbó
3º lugar – BBCAMP- SP- Bodas

Nenhum comentário: