quarta-feira, 30 de julho de 2008

Gil diz que Lula aceitou seu afastamento da Cultura; Juca irá substituí-lo


da Folha Online


Gilberto Gil anunciou hoje seu afastamento do Ministério da Cultura, pasta da qual era titular desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O posto será ocupado interinamente pelo atual secretário-executivo da Cultura, Juca Ferreira.

Gil disse que o presidente Lula aceitou seu pedido de afastamento. "Ele aceitou", afirmou ele após se reunir com o presidente no Palácio do Planalto.

Mesmo antes do anúncio oficial, tanto Lula quanto Gil davam sinais de que o ministro iria deixar o cargo. Questionado sobre a saída de Gil, Lula respondeu: "Ele teve uma recaída, quer voltar a ser artista".

Depois, ele elogiou o artista. "É estranho, mas é bom. O Brasil não pode prescindir do Gil só na política".

De manhã, Gil admitiu publicamente que a sua saída seria negociada hoje. "Vai ser notícia quando tiver que ser", disse ele se referindo a sua saída. "Vou encontrar com o presidente para tratar da data da minha saída", afirmou Gil após participar de debate sobre direitos autorais.

Para anunciar sua saída, Gil citou a música "Let it Be", dos Beatles: "Let it Be", cantarolou. "Deixo as coisas acontecerem. As coisas vêm e vão. Deixe estar. Let it be."

Os rumores sobre a saída de Gil do ministério existem desde o início do segundo mandato de Lula. O ministro estaria encontrando dificuldades para conciliar sua agenda política com a carreira artística. Ele já havia sinalizado a Lula a intenção de deixar o governo no final do primeiro mandato, mas foi convencido pelo presidente a ficar mais um pouco no governo.

Nenhum comentário: