segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Ciclista que percorre o Brasil deixa Joinville hoje

por guga meneghim



O ciclista Rafael Oliveira, 23 anos, deixou sua casa, em Itacaré, na Bahia para realizar um sonho de infância: Conhecer o Brasil. O rapaz que já está na estrada há 17 meses conta que o brasileiro não conhece o Brasil. “Precisamos conhecer nosso país. Ele é infinito em belezas”.

Nesta jornada, Rafael já passou por 23 estados. De Itacaré percorreu todo o Nordeste, Norte, foi até o Acre contornando a Amazônia, descendo pela região das fronteiras, desceu pelo oeste do Paraná e Santa Catarina até alcançar Porto Alegre.

No trajeto de volta para casa, subiu por Santa Catarina pela BR-101 e esteve na região do Vale do Itajaí, justamente durante o período das catástrofes causadas pela chuva. “Naquela semana liguei para minha mãe na Bahia e ela ficou com muito medo ao acompanhar as notícias, pois sabia que eu estava em Blumenau.” O alivio só veio através de um telefonema.

Rafael conta que em muitos lugares é tachado de louco, por sair cruzando o país em uma bicicleta, mas o rapaz não se importa. Ele na verdade tem grandes objetivos. Pretende transformar sua saga em livro e melhorar as condições de sua família. E para isso ele está preparado. São diversas pastas com fotos, um diário detalhado de suas experiências, recortes de jornais e sites com reportagens que testemunham sua viagem.

O viajante não se limitou a passar apenas pelas cidades. Ele parou para conhecer todas que estivessem em seu caminho. Dependendo da recepção ficava. Em Joinville ele chegou na última sexta feira. E como aqui foi bem recebido e contou com um albergue para sua estada, resolveu passar o fim de semana e seguir viagem apenas hoje. “Gostaria de agradecer ao pessoal de Joinville, e da Porto Seguro, que mantém o albergue, fui muito bem recebido aqui.”

Rafael conta que faltam apenas 3 Estados para visitar: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Justamente os estados onde seu projeto de lançar um livro com suas aventuras poderá ser viabilizado mais facilmente. Financeiramente o rapaz conta apenas com a colaboração das pessoas pelos lugares onde passa, e eventualmente faz alguns trabalhos de serviços gerais para garantir algum dinheiro.



Quem quiser acompanhar essa jornada basta adicionar no msn ou acessar no orkut o perfil leaorafa@hotmail.com e ver as mais de 1.200 fotos das mais diversas regiões do Brasil.

Nenhum comentário: