Ao comentar a tragédia que atingiu Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (1º) que o estado ainda pode ser reconstruído e voltar a ser “pujante” como era antes das enchentes que provocaram deslizamentos de terra e alagamentos.
No programa semanal Café com o Presidente, Lula destacou que o momento é de “dor profunda” para o povo catarinense, mas lembrou o poder da solidariedade dos brasileiros.
“Não podemos perder a esperança. Temos que ter a convicção de que a gente vai reconstruir o estado de Santa Catarina. Há uma solidariedade nacional jamais vista na história do país”, disse, referindo-se às doações.
Até o momento, somam mais de 880 toneladas apenas em alimentos. Também foram distribuídos cerca de 1 milhão de litros de água e 60 toneladas de roupas, além de brinquedos e material de limpeza e de higiene pessoal. Até o final da última sexta-feira (28), as contas bancárias abertas para receber doações em dinheiro contabilizavam R$ 3,6 milhões.
A Defesa Civil de Santa Catarina já confirmou 114 mortes, a maioria, por soterramento, 78.707 pessoas estão desabrigadas e desalojadas e 19 permanecem desaparecidas.
“Lamentavelmente, para nossa tristeza, a única coisa que a gente não pode recuperar é a vida das pessoas que morreram soterradas”, disse o presidente.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário