segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Fabrica da GM sediada no Rio Grande do Sul, produziu apenas um único dia em novembro, e anunciou novas paralisações.

Postado por: Rogério Giessel

A fábrica da General Motors em Gravataí (RS) teve um único dia de produção em novembro. Dos 20 dias uteis, os funcionários da fábrica pararam 19. Novas paradas estão previstas para todas as unidades da marca no país.

Segundo informou a assessoria de imprensa da montadora, os funcionários da GM em Gravataí voltam ao trabalho na próxima segunda-feira (1º de dezembro) para tão somente uma semana de atividade. Novo período de férias se inicia na sexta-feira (5 de dezembro) e se encerra em 5 de janeiro.

Em mais uma tentativa de ajustar a produção à demanda de mercado, a General Motors anunciou hoje paralisação na fábrica de motores Powertrain em São José dos Campos. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, esta é a quarta vez, em menos de dois meses, que a empresa anuncia férias coletivas na planta de São José.

Um turno da Powertrain deve parar de 15 de dezembro a 5 de janeiro e o outro, de 15 de dezembro a 25 de janeiro.

A partir da próxima segunda-feira também interrompem a atividade as linhas da S10 e Blazer, com férias para 400 funcionários até 23 de dezembro. Eles voltam ao trabalho, contudo, somente em 4 de janeiro, após emendar o recesso de fim de ano (ao qual têm direito, com compensação de horas ao longo do ano). Outros 400 funcionários dessas mesmas linhas de veículos também param de 24 de dezembro a 4 de janeiro.

Na linha Corsa, também em São José dos Campos, 2.500 funcionários pararam por três semanas em novembro. A previsão é que voltem em 8 de dezembro e trabalhem até 24 do mesmo mês.

Já a fábrica de São Caetano (região do Grande ABC) parou os três turnos entre os dias 3 e 17 de novembro, com nova suspensão das atividades Para dezembro, há férias coletivas previstas de 22 a 19 de janeiro.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a Eaton, do setor de autopeças e fornecedora da GM, também anunciou férias coletivas para o setor de produção. "Os trabalhadores da Eaton ficarão em casa entre os dias 15 de dezembro a 2 de janeiro", informou a entidade.

Esforço de vendas

Além do ajuste de produção para adequar o estoque na fábrica à demanda nas concessionárias, a montadora também está procurando desocupar o pátio com a promoção de "feirões".

Ao longo deste mês, foram realizados duas feiras na fábrica da montadora, em São Caetano, e uma nova deverá ocorreu no fim de semana no Campo de Marte (zona norte de São Paulo). A empresa oferece taxa de juros de 0,99% para Celta e Prisma, com prazo de até 60 meses. Para a linha Vectra, a taxa é zero.

Faturamento

A GM já reduziu a previsão de faturamento para este ano, de US$ 11 bilhões, para US$ 9,5 bilhões em razão do desaquecimento do setor no país.

O presidente da montadora, Jaime Ardila, disse recentemente que a redução é conseqüência da desaceleração das vendas no Brasil e que não tem relação com as dificuldades enfrentadas pela marca nos Estados Unidos. A estimativa é que, no ano, sejam vendidas 575 mil unidades da marca. A empresa é a terceira no ranking de vendas no Brasil, atrás da Fiat e da Volkswagen.

Mercado

Em outubro, a produção de veículos recuou 0,3% ante o mesmo período de 2007, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em relação a setembro, houve queda de 1,3%. A expectativa é que os números negativos se repitam em novembro. O desempenho do setor neste mês deve ser apresentado na próxima segunda-feira.

Segundo apuração da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), houve queda de 11,6% no número de veículos emplacados no país em outubro em relação a setembro. Conforme a entidade, na primeira quinzena deste mês foram emplacados 89.850 veículos, contra 112.557 em igual período de outubro --decréscimo de 20,1%.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: