domingo, 11 de abril de 2010

Joinville despacha o Vila Velha e vai as quartas de final do Novo Basquete

O Ciser/Araldite/Univille/Joinville venceu o Vila Velha Cetaf/Garoto/UVV, por 71 a 60, no ginásio Ivan Rodrigues, nesta sexta-feira, e avançou para a fase quartas de final do NBB, em jogo que teve transmissão ao vivo pelo Sportv. No primeiro e no segundo quartos, a equipe catarinense esteve superior em quadra e foi para o intervalo vencendo por 38 a 22. No retorno para o terceiro período, o time do Espírito Santo voltou determinado e reagiu, vencendo esta parcial por 22 a 11. No entanto, o Joinville conteve o ímpeto dos visitantes e carimbou o passaporte para a próxima fase da competição. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Spalding.

Na equipe mandante destacaram-se os pivôs Shilton, com 14 pontos e oito rebotes, e Tiagão, com 12 pontos e sete rebotes. Além deles, os alas Audrei e Espiga também tiveram bom desempenho ofensivo e colaboraram com 14 e 13 pontos, respectivamente. Audrei ainda ajudou com sete rebotes. O cestinha do jogo também saiu do Joinville, já que o ala/armador André Góes, com a mão afiada nos arremessos de três pontos, somou 16 pontos.

Com lindas cravadas, Shilton comentou o vacilo no terceiro quarto e já projetou os playoffs contra o Pitágoras/Minas. "Na verdade não é nem relaxada foi mérito da equipe do Cetaf que jogava tudo ou nada. O importante foi que a gente conseguiu reagir", disse. "É uma equipe extremamente qualificada (Minas) e que se moldou para ser campeã. Tenho certeza que o Joinville vai com méritos e nós vamos brigar ponto a ponto neste playoff".

Pelos lados do Vila Velha, o único jogador que teve boa atuação foi o armador Stevens, com 13 pontos. Com somente quatro pontos anotados, o pivô Cícero, analisou o desempenho do Cetaf na partida. "A gente conseguiu chegar perto, diminuindo para oito ou nove pontos, mas novamente cometemos alguns erros que neste nível de jogo são cruciais e eles acabaram saindo com a vitória", declarou.

Dois jogos agitam a manhã de domingo pelo NBB

Os playoffs de oitavas de final do NBB agitam a manhã deste domingo. No ginásio Assoc. Luso Brasileira de Bauru, o GRSA/Itabom/Bauru enfrenta o Assis Basket, às 11h, pela segunda partida da série. Além deste jogo estará acontecendo, no mesmo horário, o embate entre São José/Unimed/Vinac e Palmeiras/Lupo/Araraquara, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos.

No primeiro jogo, o Bauru venceu o Assis fora de casa. Agora, a equipe bauruense faz duas partidas como mandante, o que pode ser um fator decisivo, já que possui uma excelente campanha atuando em seu ginásio. O técnico Guerrinha falou sobre a segunda partida deste confronto. "Nós temos que entrar focados neste segundo jogo. Estamos invictos em casa, mas temos que entender que o Assis tem jogadores que fazem a diferença. O time cresce fora de casa. Então, precisamos estar focados na defesa forte e no ataque eficiente".

No Assis, o técnico Carlão está ciente das dificuldades que terá pela frente jogando contra um rival que é forte dentro de casa. "Sabemos que é difícil vencê-los em Bauru. Para isso, precisamos jogar defensivamente igual fizemos no primeiro tempo do jogo passado", disse o comandante, que espera que seus jogadores encarem o clima adverso do ginásio como um fator motivador. "A torcida faz a parte dela com gritos e incentivos ao time da casa. Temos que usar isso como um desafio, já que estamos enfrentando uma equipe forte", completou.

No outro embate, a vantagem é do Araraquara, que ganhou o primeiro jogo atuando em casa e fez 1 a 0 na série. "Esse jogo é fundamental para nós. Precisamos obter a vitória de qualquer jeito. A nossa equipe é muito forte dentro de casa e temos que fazer isso prevalecer", declarou o ala/armador Matheus, do São José. O camisa 6 comentou sobre a importância da torcida joseense. "A torcida está nos ajudando e acredito que vamos ter um bom público no domingo. Os torcedores estão enchendo o ginásio e nos motivando bastante", completou.

Responsável pela organização do ataque junto com o armador Fúlvio, Matheus aponta o que o São José precisa melhorar neste segundo duelo. "Fizemos um bom jogo defensivo em Araraquara, porém, nosso ataque não produziu como vinha fazendo em outros jogos. Em casa esperamos fazer uma defesa forte para podermos explorar os contra-ataques. Temos que jogar mais soltos, pois em Araraquara o time estava muito preso".

Pelos lados do Palmeiras, o ala Júlio Toledo demonstrou confiança para os jogos fora de casa. "Temos que pensar um jogo de cada vez, mas nossa intenção é ir para São José e conseguir duas vitórias. Nossa cabeça está voltada para vencer os dois jogos e fechar a série em 3 a 0", disse. "Vamos enfrentar dificuldades com a torcida forte e vibrante de São José, com os jogadores de excelente qualidade que eles possuem como o Fúlvio, o Matheus e o Mineiro e também com a temperatura da cidade, já que lá o clima é muito frio", completou.

Júlio Toledo tem a receita para o time sair vitorioso como visitante. "A vitória no primeiro jogo mostrou que temos uma equipe forte e com jogadores de qualidade. Para conseguirmos vencer em São José temos que acabar com os altos e baixos defensivos que estão acontecendo durante os jogos. Com uma defesa mais consistente e vibrante acredito que podemos conquistar a vitória de uma forma grandiosa", concluiu.

Nenhum comentário: