quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Obra na Monsenhor Gercino empurra tráfego pesado para saibro

Dinilson Vieira

A interdição de um trecho de cerca de 500 metros da rua Monsenhor Gercino, no bairro Itaum, entre as ruas dos Astronautas e Salvador Gomes de Oliveira, em razão das obras de recuperação de uma ponte sob um rio que corta a região, tem causado problemas de sobra a motoristas e moradores locais. O centro nevrálgico fica na rua Campina Grande, que está sendo usada em mão dupla como desvio por veículos de variados pesos e tamanhos. Sem condições de aguentar tráfego intenso, o trecho da via em saibro virou um cenário de buracos, lama, perigo de atropelamentos, casas trepidando e carros quebrados.

A Monsenhor Gercino é uma das vias mais importantes de ligação com a região Sul de Joinville. Ao se defrontar com o desvio no sentido centro/bairro, sem saber o que o espera, o motorista acessa a rua dos Astronautas, vira à esquerda na rua Campina Grande (que possui um pequeno trecho em asfalto, para em seguida enfrentar o saibro) e converte novamente à esquerda na rua Salvador Gomes de Oliveira, até acessar novamente a Monsenhor Gercino. O trajeto é o mesmo no sentido contrário, só mudando a ordem das vias.

O bloqueio é necessário, mas causa problemas. “A Prefeitura interdita uma rua e empurra o pepino para a gente. Minha loja balança de tanto carro passando nesses buracos”, disse Valeri Becher, dono de uma agropecuária situada no trecho em saibro da Campina Grande. O estudante Guilherme Gustavo da Silva, 13 anos, também está inconformado: “Usava essa rua até para brincar, mas agora virou uma avenida cheia de buracos e lama”.

Para o comerciante Fabio Alceu, outro que está utilizando o desvio na direção de sua picape, não existe desculpa para a via permanecer em estado lamentável. “É um absurdo, a gente paga impostos”. O caminhoneiro Maicon Beumer reclamou da situação e, por não residir em Joinville, disse que não conhecia outro desvio. “Se soubesse jamais passaria por aqui”.

O secretário regional do Itaum, Manoel de Medeiros Machado, explicou que os motoristas estão utilizando a rua Campina Grande indevidamente. Segundo ele, o desvio correto deve ser feito pelas seguintes ruas no sentido centro/bairro: Monsenhor Gercino, dos Astronautas, Campinas Grande (apenas no trecho asfaltado), Ituzaigo, Bégica, Salvador Gomes de Oliveira e novamente Monsenhor Gercino. “Existe sinalização no local, mas querem encurtar distância”, declarou Manoel. No sentido contrário, as vias a serem utilizadas são as mesmas. Segundo o secretário, será providenciado nos próximos dias o reparo do trecho em saibro da rua Campina Grande. Acrescentou que não há prazo para conclusão das obras na ponte da Monsenhor Gercino.

2 comentários:

Anônimo disse...

Trafego diariamente por estas ruas e a informação do Sr. Manoel é verdadeira. Há uma placa amarela informando que somente tráfego local para o local de saibro da rua Campina Grande e demais placas informando o desvio conforme informado no texto. As pessoas deveriam respeitar a sinalização para então fazer qualquer comentário na imprensa.

Anônimo disse...

exatamente vc tem toda razao anonimo eu passe por ali e realmente é com vc esta falando tem sinalizaçao mas o povo quer encurtar caminho dae se feram la na frente
ao inves de lerem as placas e seguilas