terça-feira, 13 de outubro de 2009

Servidores podem ser exonerados por nepotismo

A prefeitura de Joinville terá que fazer as primeiras exonerações por nepotismo desta gestão. Na última sexta-feira (09), foi aceita a denúncia do Ministério Público Estadual que apontou cinco casos de contratação de parentes. Agora, Carlito Merss, atual prefeito, vai recorrer na Justiça para que os funcionários continuem nas respectivas cadeiras.

Carlito vai escolher se demite o secretário de Educação, Marcos Fernandes (PT), ou a esposa, Ivana Maria Pereira Fernandes, gerente na Secretaria de Assistência Social. Também estão na lista: a secretária de Gestão de Pessoas, Márcia Alacon, casada com Pedro Alacon, diretor da Companhia Águas de Joinville, além do presidente do Ippuj, Luiz Alberto de Souza, marido de Simone Anderle, coordenadora na Fundamas.

Uma das maiores críticas dos petistas ao ex-prefeito Marco Antônio Tebaldi era da contratação desenfreada de parentes. O PT foi um dos responsáveis para que a Lei de Nepotismo fosse aprovada no Brasil.

O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a arquivar uma ação contra a Lei municipal de Botucatu, em São Paulo, que considera nepotismo a contratação de parentes para cargos políticos. O PPS foi autor da ação e queria que fosse reconhecida a possibilidade de nomeação de agentes públicos, mesmo com grau de parentesco.

9 comentários:

Anônimo disse...

PT - quem via e quem ve!

RENE disse...

É muita falta de vergonha do partido dos trabalhadores...que pessoal mentiroso...o exemplo é que fixa a imagem do politico para sempre.

Paulo Silva disse...

Significado da palavra nepotismo (ne.po.tis.mo) :
s.m. Prática de dar importantes cargos políticos ou funções de relevo nos negócios aos membros da própria família. — A palavra nepotismo significa governo dos sobrinhos. Nepote é a palavra latina para sobrinho. / Atitude de alguns papas que concediam favores particulares a seus sobrinhos ou a membros de sua família. / Favoritismo, proteção escandalosa, filhotismo.

Os casos apontados na matéria não configuram nepotismo. P.ex: o presidente do IPPUJ não pode nomear o presidente da FUNDAMAS, nada a ver...

Anônimo disse...

Que absurdo! E eles ainda vêm com essas teses ridículas de defesa! A sumula vinculante 13 manda tirar os nepotistas! E mais a resolucao 7 do cnj se aplica só ao judiciário! O Carlito e seus asseclas piraram!

Anônimo disse...

Paulo Silva, você está enganado.
Configura nepotismo pois o agente político está nomeando servidores e outros agentes que são aparentados no sentido civil (casados, consanguineos, adotados, et cetera).
Estude direito. Abraço.

Anônimo disse...

O Carlito veio no Jonal AN - dizendo que não disse nada de nepotismo no governo tebaldo... o bixo é foda nunca disse, nunca proveteu, nada etc.... ja to com raiva dele.

Anônimo disse...

Engraçado que os mesmos que agora criticam o PT agora defenderam o PSDB anteriormente no mesmo assunto. Aliás muitas coisas do Governo anterior ainda não foram esclarecidas, acho que a tática de alguns é tentar "esquecer" através de assuntos novos.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:59, não viaja!! O Tebaldi fez a pior administração de toda a história de Jlle. E o Carlito vai na mesma direção.

Anônimo disse...

O povo de joinville só vai achar que o carlito está governando quando ele começar a asfaltar e construir elefantes brancos como LHS e Tebaldi. Fora isso ele já começou com muita ação que o povo não consegue enxergar: escolas modelo para turno integral, limpeza de rios e valas que tem nos salvado das cheias, vagas de estacionamento para idosos e deficientes, roçada e limpeza dos terrenos da pmj, reestruturando setores importantes da prefeitura como a fazenda e seinfra, revendo toda a administração fazendária do município, novas regras pro asfalto comunitário, está enviando à câmara projeto para o fim da tll, entre outras pequenas ações. Isso que ele está fazendo é o básico do básico, mas que nunca foi feito, por isso joinville está tão atrasada em matéria de administração pública. Mas fazer o que... pra joinvilense gestão pública é asfalto.