Voluntários da Operation Smile (Operação Sorriso), Organização Não-Governamental que atua na capacitação de profissionais e execução de cirurgias labio-palatais, retornam a Joinville nesta quarta-feira (11/3) para trocar experiências na área de saúde e capacitar os profissionais do Centrinho Prefeito Luiz Gomes.
A equipe, formada por 24 profissionais do Brasil, Equador e Bolívia, ficará na cidade até o dia 13 para assistir e participar de seis cirurgias lábio-palatais no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. O projeto tem participação do médico Diógenes Rocha do Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-Faciais de Bauru. O médico é professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e voluntário da Operação Sorriso.
Diógenes terá o respaldo de uma equipe formada por 11 cirurgiões plásticos, 2 otorrinolaringologistas, 1 ortodontista, 4 dentistas, 3 psicólogos e 3 assistentes sociais. As atividades iniciam às 17 horas, do dia 11, com a avaliação pré-operatória dos pacientes e discussão dos casos, mas somente no início do dia 12 começam as cirurgias no Hospital Regional.
Serão operados três pacientes e o procedimento será transmitido via telão para os profissionais do Centrinho que estarão em outra sala. No mesmo dia será feita a avaliação pré-operatória dos pacientes a serem atendidos na sexta-feira.
À noite, a equipe do Centrinho assistirá a duas aulas que serão ministradas pela equipe da Operation Smile. A primeira aula será sobre ortodontia com a médica Terume Okada do Centrinho de Bauru e a aula sobre ortognática será ministrada por Diógenes Rocha, ambas no auditório da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij).
No dia 13, a equipe voltará para o Hospital Regional para finalizar as cirurgias. Um jantar comemorativo do 19º aniversário do Centrinho encerrará as atividades do Operation Smile em Joinville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário