por Guga Meneghim
Um encontro nas dependências da secretaria Municipal de Educação, na Rua Itajaí, reuniu na manhã de hoje representantes de diversas escolas profissionalizantes para firmar parcerias de capacitação profissional para alunos carentes da rede pública de ensino.
A idéia é oferecer cursos profissionalizantes sem custo aos estudantes e acompanhar o aproveitamento dos mesmos nos cursos a fim de qualificar efetivamente mais jovens para o mercado de trabalho.
Entre os participantes estavam representantes de escolas da Tigre, Senai, Cefet, Centro de Treinamento em Ferramentaria, Assessoritec, Senaic e integrantes de entidades de encaminhamento a vagas de emprego, como a Casa da Cidadania, Consulado da Mulher, Fundamas e CDL.
Questões sobre procura e demanda de cursos e profissões foram discutidas. Uma das reivindicações foi a ínfima quantidade de cursos voltados ao comércio em comparação a outras áreas como a indústria.
Segundo a Vice-Presidente de Treinamento da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Tereza Teixeira Teza , “existe pouca qualifição profissional disponível aos vendedores varejistas”. Tereza ainda cita o exemplo de “uma empresa associada ao CDL tem três vagas, para a função de vendedore e caixa, mas o empregador após entrevistar 12 candidatos não encontrou nenhum que preenchesse o perfil da empresa”, explica.
As instituições de ensino serão avaliadas quanto à contrapartida social para que se formalize uma parceria, de acordo com o sistema de Inclusão de Jovens da Secretaria.
Estas parcerias poderão render mais de uma centena de vagas gratuitas para cursos profissionalizantes a jovens em risco social ou em situação de carência. Os alunos serão indicatos para os cursos conforme os quesitos da própria secretaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário