terça-feira, 17 de março de 2009

Medalhista Para-olímpico agora é de Joinville

por Gustavo Meneghim

A importância da contratação do para-atleta Lucas Prado para a Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), pôde ser sentida pela acolhida calorosa que recebeu por parte de dirigentes ao ser apresentado à imprensa nesta segunda feira, na sede da Felej.

O interesse do atleta em se radicar na cidade se deve ao fato de Lucas ser treinado pelo joinvilense Amauri Veríssimo, da Felej, eleito o melhor técnico paraolímpico de Pequim e no Prêmio Brasil Olímpico 2008.

“Ter o melhor para-atleta brasileiro em joinville é mais uma coisa das quais poderemos nos orgulhar. Joinville pode sim se tornar uma referência no esporte para-olímpico nacional”, afirmou com entusiasmo o prefeito Carlito Merss durante sua fala. Carlito não chegou a citar que Joinville foi a cidade do país que mais enviou atletas para as Para-olimpíadas da China em 2008, e que foi a única cidade do estado a enviar representantes para esta competição. O prefeito falou ainda sobre a importância da Felej e suas atribuições: “Quero transformar novamente a Felej em um espaço só para o Esporte”,afirmou.

Para a técnica para-desportiva, Rosicler Ravache,”a contratação vem agregar todo um universo que não tinha atenção do poder público”. Ela cita que a equipe para-desportiva de Joinville que no ano passado precisou que cada membro da equipe se desdobrasse vendendo rifas para custear a ida a um campeonato.

A técnica se referia a uma primeira medida tomada pela equipe da Felej para mudar esta situação. A partir de agora a renda do estacionamento da Arena será revertido para o esporte de portadores de necessidades especiais.

O diretor presidente da Felej, Jorge Luis do Nascimento, fala que “ainda é só um começo mas já arrecadamos cerca de 14 mil reais para um campo esportivo que até então era praticamente inexistente”.

Lucas agradeceu e enfatizou que a partir de agora tem motivo e orgulho para vestir a camisa de Joinville "pois demonstra o quanto o esporte para-desportivo também é importante para a cidade".

Na ocasião, também foi oficializada em ato simbólico a parceria entre Felej e Ajidevi (Associação Joinvilense de Integração dos Deficientes Visuais) com a presença da presidente da entidade, Onizia Silva, e do coordenador do atletismo da Felej, Lauro Houzapfel, acompanhados do técnico e do guia do atleta, respectivamente Amauri Veríssimo e Justino Barbosa.


Quem é Lucas Prado?


O novo membro da equipe de atletismo para-desportivo da Felej tem 23 anos e é natural de Rondonópolis (MS),

O para-atleta é medalhista paraolímpico em Pequim, com três medalhas de ouro nas provas de 100, 200 e 400m rasos, e recordista mundial nos 100 e 200m.

Nenhum comentário: