sábado, 7 de março de 2009

Regional do Itaum age na manutenção e na limpeza

A Secretaria Regional do Itaum está realizando uma série de obras importantes para a comunidade dos bairros Floresta, Petrópolis, Itaum e Guanabara. A maior parte das ações estão relacionadas a manutenção e infraestrutura urbana, tais como: drenagem, pavimentação e limpeza. Na lateral da Anitápolis, cerca de quatro casas localizadas em uma servidão estão recebendo uma nova ligação de esgoto, recebendo 60 tubos de 30 cm. A solicitação era antiga e está finalmente sendo resolvida.

Na subida da rua Marionópolis, próximo altura do número 68, no bairro Petrópolis, a Secretaria Regional está drenando a rua com tubos de 40 cm um trecho decerca de 25 metros da via, que não tem calçamento.

O objetivo é evitar que a água das chuvas, que desce do morro, invada a casa de moradores com imóveis abaixo do nível da rua. A Prefeitura também retirou boa parte do barro que cedeu de um morro, nos fundos de uma lateral da rua Alfredo Wagner, bairro Itaum.

O trabalho aconteceu há alguns dias com o propósito de oferecer mais segurança e tranqüilidade aos moradores. Com as insistentes chuvas de dezembro e janeiro, uma parte do morro que tem cerca de 40 metros de altura, localizado ao lado da casa, desceu e destruiu o muro de duas casas e cobriu boa parte do terreno.

A cozinha da casa da costureira, Nelci Medeiros, que mora no local há 21 anos, foi destruída e transferida para outro cômodo da casa.

Pavimentação de ruas continua

Os cerca de 600 metros da rua Leopoldo Gomes Pereira, no bairro Floresta, foi a primeira rua da Regional a ser pavimentada neste ano. A obra foi concluída em fevereiro. Esta via liga as ruas Elis Regina com a rua Pedro Alquini e foi pavimentada pelo programa de pavimentação comunitária. Os moradores da rua Hugo Mai, no bairro Itaum, terão a pavimentação de lajotas concluída nas próximas semanas. Desde novembro a obra está parada.

O trecho de 150 metros da rua deverá receber a pavimentação em breve. A aplicação do material do saibro deverá acontecer no prazo de 15 dias. Em seguida, empresa responsável pela colocação das lajotas poderá completar o serviço.

A rua Floresta também está sendo preparada para o asfalto. O local deverá receber a pavimentação nas próximas semanas. A drenagem do local já está pronta. A solicitação é antiga e, desde que a rua Santa Catarina tornou-se mão única, em agosto do ano passado, há um intenso tráfego de veículos.

Limpeza de rios e drenagem

A Secretaria Regional fez uma grande limpeza no rio Bucarein e seus afluentes, no bairro Floresta. A limpeza começou pela rua presidente Samora Machel e incluiu a remoção do mato e da sujeira jogada às margens do rio, numa extensão de mais de 1 km. No final da rua Antônio Bernardo Tromm, um trecho de 250 metros do rio também foi limpo, na sequência, no final da rua Nilo Peçanha, próximo ao Salão do Floresta, o rio também foi limpo, desobstruindo o fluxo das águas e oferecendo mais segurança aos moradores, minimizando o efeito das cheias naquela região.

As obras de drenagem da rua Itabaiana estão sendo encaminhadas e devem estar concluídas em breve. Os moradores da rua sofreram bastante com as cheias, por causa de uma galeria que se rompeu, alagou a rua e ainda destruiu parcialmente um muro de pedras.

O prefeito Carlito Merss já esteve no local para conhecer a gravidade do problema. Um projeto específico foi feito por uma empresa terceirizada com o propósito de acabar com o problema, que estava comprometendo inclusive asegurança de outras duas casas, localizadas junto ao muro, abaixo do nível da rua.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, estão priorizando as obras na zona sul, e deixando a desejar na zona norte. Na Beijamim Constant até o momento as obras para pavimentação estão em atraso, trabalharam muito até meados de janeiro/fevereiro, mas agora não se vê nenhum avanço, pois os buracos na rua estão abertos e não aparece mais ninguém para continuar os trabalhos.

Anônimo disse...

É indispensável que a Zona Sul seja vista, pois hoje 10 de março, tivemos que retirar nossos filhos do CEI, com caminhões da prefeitura, pois a unidade educacacional estava alagada. Onde estão os nossos honrados candidatos que venceram pela Zona Sul, pelo Paranaguamirim?
Isso é uma vergonha, não temos mais paz. E ai politicos, companheiros, caros legislaveis, vamos nos mexer, ou vamos esperar 4 anos para fazer promessas mentirosas.

Anônimo disse...

CONVIDO A Gazeta a ir conhecer o CEI Alegria de Viver e ver como esta a situação, salas alagadas, sem condições das crianças ficarem, amanhã dia 11/03, as crianças não terão aula.