segunda-feira, 2 de março de 2009

Telecentro começa a funcionar hoje

O primeiro Telecentro Comunitário de Joinville foi inaugurado na última sexta-feira. O local que funciona como uma "lan house comunitária" está instalado nas dependências da Fundamas/Cesita, no bairro Itaum. O prefeito Carlito Merss participou da solenidade que, segundo ele, é a primeira inauguração de seu mandato. "É interessante destacar que o objetivo do Telecentro é buscar a inclusão digital das comunidades carentes", disse em discurso.

O secretário da Educação, Marquinhos Fernandes, e o presidente da Fundamas, professor Rogélio Paulino Luekte, também enalteceram a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura por meio do Telecentro. "Este espaço esta à serviço da comunidade", destacou Luetke. Após a inauguração, o prefeito acompanhado do vice, Dr. Ingo Butzke, e do vereador Belini Meurer fizeram uma visita de reconhecimento das dependências da Fundamas/Cesita. No encontro, Carlito recebeu a notícia que a Fundamas está pleiteando uma segundo unidade do Telecentro Comunitário para o segundo semestre.

Em Joinville, a sala estará à disposição da comunidade a partir de hoje (2/3), a partir das 8 horas. No período da manhã, a comunidade terá acesso livre à internet para pesquisas e elaboração de trabalhos, além da impressão de currículos e guias de pagamento. Todo o trabalho dentro da sala do Telecentro Comunitário é realizado com o auxílio de um monitor. No período da tarde, a sala está reservada para aulas de informática básica e para o curso de auxiliar administrativo informatizado. O local está equipado com 10 estações de computadores, com internet banda larga por meio do sistema wireless, impressora laser, projetores multimídia e um servidor operando em sistema Linux.

O Telecentro Comunitário é um projeto é do Governo Federal, que funciona por intermédio do Ministério das Comunicações, e conta com a parceria da Prefeitura de Joinville e da Fundamas. Alunos da Escola Municipal Oswaldo Cabral, professores, secretários regionais, funcionários da Fundamas, pessoas da comunidade e outras autoridades municipais também acompanharam a inauguração.

Nenhum comentário: