quinta-feira, 12 de março de 2009

Governo LHS conta cada dia a mais no poder como vitória

O governo de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) tem se mantido literalmente contando a cada dia como uma vitória. De fato, os advogados tentam por todas as formas segurar o processo de cassação que está na fila no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, os argumentos estão se acabando.

O ministro Félix Fischer está com o processo nas mãos e pronto para fazê-lo andar. Entretanto, os advogados do governador tentam, de todas as formas, incluir novas fases. Para os advogados de acusação, as ações da defesa do governador são consideradas como formas de “protelar o processo”.

Protelar, em linguagem popular, quer dizer “enrolar, ensebar, empurrar com a barriga”. Então, toda a semana os advogados de LHS entram com novos recursos, que obrigatoriamente precisam ser julgados.

Depois de vários recursos infrutíferos que deixaram o processo com mais de 2.603 páginas, a última tentativa foi insistir para incluir novas testemunhas em sua defesa. A ação junto ao Ministério Público Eleitoral visou levar o processo para outra corte, o Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, deve fazer com que o processo e seu recurso chamado “extraordinário”, fique mais uma vez retido no próprio tribunal eleitoral. Nesse vaivém, LHS acaba sempre ganhando mais uns dias sem ser julgado. “Em outros casos foi assim, o presidente retém o processo no próprio TSE”, disse o advogado da Coligação Salve Santa Catarina, Jackson Domênico, sobre a tentativa de Luiz Henrique de levar o caso para o STF.


No entendimento jurídico de Domênico, os advogados do governador Luiz Henrique temem a decisão pela cassação. Os recursos, porém, junto ao STF precisam ser bem fundamentados, o que não estaria ocorrendo. “Não tem urgência que justifique a ida do caso ao Supremo”, explica o advogado, que acredita ser esse também o entendimento do ministro Carlos Ayres Britto sobre a subida ou não do processo à corte superior.

A cada dia, as manobras para protelar o processo que pode cassar o governador ficam mais escassas. “Não precisa esperar esses recursos extraordinários para julgar o mérito (cassação)”, explica Domenico. “Lamento o caráter protelatório, que mais uma vez a defesa de LHS se utiliza, pelo evidente temor em enfrentar o mérito do processo”, comenta.

12 comentários:

Anônimo disse...

pior de tudo q LHS pode conseguir PROTELAR o processo,e ainda visando a candidatura pra senador,o bagulho é loko e o processo é lento,nao confiu muito no TSE,pois este mesmo cansou de favorecer muito a elite do FHC nos escandalos nao mostrado pela globo.

Anônimo disse...

Se o governador está comemorando cada dia é porque acha que seu tempo se esgota.

Joinville não quer mais esta turma do PMDB e as eleições de outubro mostraram : Mariani PMDB quarto lugar com 12% .

Luiz Henrique foi bom, hoje é um peso que temos que carregar.

Anônimo disse...

Bom texto.
Porque esta visão do jornal Gazeta não aparece nos jornais NOTICIAS DO DIA e A NOTICIA ?
Porque tentam passar a impressão de que o TSE é muito rigoroso ao inves de mostrarem as ilegalidades do governador
Só queria entender o que os jornais diários estão ganhando com isso.

Unknown disse...

Santa Catarina precisa urgentemente de se renovar. LHS e Amim não é solução, é sim, um grande problema para Santa Catarina. È só olhar para tras e questionar seus governos. Eles não tem muita diferença. Ou melhor, tem diferença sim, só no none. Um chama-se DIABO e outro SATANAS. Qual voce prefere ? Os nomes são diferentes mas o resultado é o mesmo para Santa Catarina.

GENTE POR FAVOR NAS PROXIMAS ELEIÇOES VAMOS MUDAR. Eu aceito até o LUCIFER, o VAMPIRO, o CAPETA, sei lá... qualquer coisa, mas por favor os dois não. MIL VEZES Não.

Anônimo disse...

safado fica ai fica

Anônimo disse...

UMA PERGUNTA NAO CALA
SE PASSARAM 2 ANOS E NAODA DE JULGAMENTO...
PQ ESSA DEMORA TODA????
QUE TEM POR TRAS DISSO TUDO???

Anônimo disse...

O que tem por trás é que o LHS vai ser absolvido, até porque ele renunciou no primeiro mandado.

Anônimo disse...

Acho um absurdo a cassação e os votos da maioria dos catarinenses como fica? nã valem nada? porque então somos obrigado a votar? É um desrespeito com quem votou em LHS e com quem votou nos outros candidatos pois se um deles tivesse gacho poderia estar na mesma situação. Se os nosso votos valem menos que simplesmente 9 desembargadores então que dizer que a democracia não exeiste pois não estamos sendo respeitados.Vamos entoa nas proximas eleicões ficar em casa e não votar pois o nosso voto simplesmente não vale NADA...os desembargadores que usem o seu poder e um dele que governem o estado ja que são eles os donos da verdade...e como sempre a população e que sofre com estas brigas. O candidato Amim que quer o poder seja pelo voto ou a força se tivesse respeito por todos os catarinenses simplesmente estaria se prepanado para disputar a proxima eleição e ganhar no voto. Mas ta dificil pois nem para prefeito na capital ele foi eleito. Quer dizer se ele derente não forçar a barra ai tambem. Ser o governador o prefeito... olhem que a ditadura esta de volta e não estamos percebendo. obrigado pela oportunidade neste jornal pois ainda é o unico espaço em que podemos deixar a nossa opinião enquanto os que se acham os donos da verdade deixarem........

Anônimo disse...

so para retificar o comentario acima esqueci de colocar o meu nome, pois ai vai Arildo.

Anônimo disse...

Sobre o parecer que recomendou a absolvição do LHS ninguém quer comentar???É o sonho de alguns está naufragando!!!

Anônimo disse...

ARILDO BOA SUA COLOCAÇAO.QUANTO VALE NOSSO VOTO?? R$ 4,00 EM TORNO DISSO É O VALOR DA MULTA QUE VC VAI PAGAR SE NAO VOTAR
E OUTRA OS DESEMBARGADORES NAO ESTAO SENDO COERRENTES NAO,POIS JA SE PASSRAM 2 ANOS E NADA DE RESULTADO DISSO.EU VOTEI NO LHS, MAS DEPOIS QUE VI AS M.. QUE ELE FEZ AMIGO SOU A FAVOR DA CASSAÇAO SIM
TEMOS QUE COMEÇAR A COBRAR COERRENCIA E HONESTIDADE DESSES ELEMENTOS.POIS A GENTE VOTA NELES PRA ELES TRABALHAREM PELO POVO,MAS QUANTOS TRABALHAM PELO POVO??????
FAZEM MUITO TURISMO COM O NOSSO DINHEIRO ISSO SIM

Anônimo disse...

Operação Dilúvio pega Hey Neto c/milhões de reais não declarados, Operação Moeda Verde da PF, recorde de desmatamento em SC, defasou salários de policiais e professores, criou lei p/favorecer os bingos em SC (Scorza), destruiu Jlle e agora afundou o estado, realizou quase 30 viagens ao exterior, todas c/agendas duvidosas. Vende SC de forma promiscua e utiliza nosso imposto p/pagar a blindagem do Grupo RBS. Chega de envergonhar SC.
LHS deve ser cassado e grupo RBS investigado como cúmplice.