As secretarias regionais dos bairros Comasa e Itaum vão passar a fazer o encaminhamento do seguro-desemprego a partir da segunda quinzena de março. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (02/03) durante reunião do prefeito Carlito Merss com o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Luiz Viegas, na sede da Prefeitura.
O encaminhamento do seguro-desemprego será possibilitado por meio de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Nestas duas regionais já acontece o Programa Via Cidadão da Prefeitura, para cadastramento de pessoas visando o encaminhamento ao mercado de trabalho.
O superintendente regional do Trabalho em Santa Catarina elogiou a iniciativa de Joinville em oferecer mais locais para o cidadão encaminhar o seguro-desemprego.
Hoje o seguro é encaminhado nas próprias agências da Caixa Econômica Federal, na Gerência Regional do Trabalho, na rua Abdon Batista, e no Sine (Sistema Nacional de Empregos), na rua Mário Lobo. Viegas pediu que essas duas secretarias regionais também passem a emitir a carteira de trabalho. “Pedimos ainda que esses serviços sejam oferecidos também em Pirabeiraba, para beneficiar um dos locais mais distantes que temos”, disse.
Viegas falou ao prefeito das ações para agilizar o atendimento ao cidadão. Entre elas a construção da sede da Gerência Regional do Trabalho, na rua Princesa Isabel, com espaço para 60 pessoas sentadas, três vezes mais que a atual.
A construção já iniciou e deve ser inaugurada no dia 24 de agosto. O superintendente enfatizou as dificuldades que a gerência de Joinville está tendo com a falta de pessoal, em função da substituição de funcionários terceirizados por concursados, e pediu à Prefeitura que ceda seis servidores para reforçar o atendimento ao público. O prefeito prometeu avaliar se poderá atender ao pedido. Sine municipal Durante a reunião, Viegas também apresentou o projeto de tornar o Sine de Joinville municipal, por meio de convênio com o Ministério do Trabalho. A municipalização pode acontecer em cidades com mais de 300 mil habitantes.
A coordenadora de Trabalho e Cidadania da Prefeitura, Andréia Santos, ressaltou que o encaminhamento do seguro-desemprego nas secretarias regionais do Comasa e do Itaum já é uma forma de municipalização dos serviços, mesmo que de forma indireta.
O prefeito pediu um levantamento dos custos para municipalizar os serviços e pretende discutir novamente o assunto na semana que vem. “Vamos levantar o máximo de informações para decidirmos o que fazer”, disse. Também participaram da reunião o vice-prefeito Ingo Butzke, a secretária de Gestão de Pessoas Márcia Alacon, o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico Francesc Boehm, e o ex-vice-prefeito Rodrigo Bornholdt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário