quarta-feira, 18 de março de 2009

Udesc apresenta proposta de ações afirmativas em Joinville

A comissão de Ações Afirmativas da Udesc irá apresentar proposta de ações afirmativas para a comunidade acadêmica da Udesc-Joinville, durante uma reunião, marcada para a próxima quinta-feira (19). A proposta já foi apresentada na Faed, no CAV, no Ceavi e no Cefid.

Após a divulgação em todos os centros, a comissão apresentará a idéia para uma possível aprovação pelos membros do Conselho Universitário - Consuni. Segundo a comissão o objetivo é promover a inclusão social e ampliação de acesso aos cursos de graduação da universidade .

A proposta da comissão é que a Udesc implemente um Programa de Ações Afirmativas onde sejam disponibilizadas 20% de vagas de cada curso para alunos que tenham cursado todo o ensino fundamental e médio nas escolas públicas, e que sejam destinadas 10% de vagas para alunos negros (aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos e que se sintam passiveis de sofrer preconceito e discriminação racial).

Com relação aos indígenas, assim como outras instituições de ensino superior público do Brasil o fizeram, que sejam oferecidas vagas suplementares por curso, proporcionais à população indígena no Estado. Os candidatos ao vestibular farão a opção indicando se pretendem fazer o vestibular pelo sistema de classificação geral ou pelas cotas, no ato da inscrição.

O programa de Ações Afirmativas envolverá não apenas o acesso, mas também a permanência e nesse sentido deve contemplar: a preparação para o acesso aos Cursos de Graduação; o acesso aos cursos de graduação; o acompanhamento e permanência do aluno; o acompanhamento da inserção sócio-profissional dos alunos egressos; a ampliação de vagas nos cursos de graduação e o oferecimento de cursos noturnos.

A reunião é aberta à comunidade e será realizada no dia 19 de março, às 16 horas, na sala B07. Mais informações no site http://www.udesc.br/arquivos/secao/proex/acoes_afirmativas/

Nenhum comentário: