sexta-feira, 27 de março de 2009

Adiada decisão sobre aumento da tarifa da água em Joinville

Depois de duas horas de reunião representantes do Conselho Municipal dos Serviços de Água e Esgoto pediram mais tempo para analisar proposta

Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com

Ficou para o próximo dia 7 a decisão sobre o encaminhamento à Prefeitura do pedido de aumento de 6,41% nas tarifas de água e esgoto proposto pela Amae (agência reguladora) e que seria decidido na manhã desta sexta-feira (27) pelo Conselho Municipal dos Serviços de Água e Esgoto.

Por unanimidade, os nove conselheiros presentes à reunião pediram mais tempo para estudar a proposta. “Conseguimos aprovar o PPA da Amae e a ata, porém alguns conselheiros pediram vistas sobre os assuntos mais polêmicos para estudá-los com mais cuidado”, explicou o presidente da Amae, Antonio Valdir Riva.

Riva acredita que os conselheiros aprovarão a proposta para evitar um desequilíbrio econômico-financeiro na Cia. Águas de Joinville e isenta o prefeito do ônus político gerado pela decisão, “que deve ser da Amae e do conselho”. Segundo ele, o reajuste já era para estar vigorando há dois meses, fazendo com que a Cia. Águas de Joinville acumule um déficit de R$ 960 mil neste período.

“Pelo que a gente viu na discussão de hoje com os conselheiros, eu acho que a grande maioria está a favor do aumento porque ele traz um reequilíbrio das finanças da Cia de Águas”, comentou o presidente.

Ele se baseia na Lei 11.445 que determina que as companhias prestadoras de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário têm que ser auto-suficientes. “Se a empresa não tiver dinheiro em caixa, não pode buscar dinheiro do orçamento do município. Isso é contra lei”, afirma.

Segundo Riva, caso o prefeito vete o reajuste, pode estar sujeito a sanções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, ter problemas com o Ministério Publico e sofrer possíveis punições tribunal de contas do Estado.

“Se três órgãos atenderam o aumento: Cia de Águas, Amae e conselho,
ele [Carlito] não vai querer arcar sozinho com os prejuízos da companhia”, advertiu Riva.

O Conselho Municipal dos Serviços de Água e Esgoto é composto por 12 membros (seis da Prefeitura e seis da sociedade civil organizada). Roberto Winter (Seinfra), Osni Fontan (Fundema) e Raul Bergson (Desenville) não compareceram à reunião. Winter encaminhou e-mail pedindo desligamento, Fontan deverá ser substituído pelo novo presidente da Fundema, Marcos Schoenne, e o representante do Desenville deverá ser nomeado pelo prefeito Carlito Merss.

Saiba quem são as entidades integrantes do Conselho Municipal dos Serviços de Água e Esgoto:

Roberto Winter* - Seinfra
Osni Fontan* - Fundema
Pedro Soubhia - Secretaria da Saúde
Murilo Carvalho - Ippuj
Divaldo Marcon - Secretaria de Habitação
Antonio Riva - Amae
Jairo José de Almeida - Comam
Nivaldo Nass - Conselho das Entidades Empresariais
Emerson Siqueira - Crea
Mario Boehm - Condema
José Mario Ribeiro - Comitês de Bacias Hidrográficas
Raul Bergson* - Desenville

* Serão substituídos por outros nomes.

6 comentários:

Unknown disse...

Não acho que isso é algo polemico, o que é preciso que aqueles que não foram eleitos ficarem de boca fechada pois parecem alves de rapina, agorando a governabilidade do carlito pois cada vez que o nosso prefeito se curva para estes derrotados ele fortalece eles e se enfraquece, o que é preciso é o carlito de fato com o nosso jeito Petista de Governa sem receio de suas decisões.

Faz favor de publicar meu cometário pois parece que voce só publica aquili que te agrada ou ao Kenedi

Anônimo disse...

Na verdade a única preocupação que existe nesse caso ´w com a imagem do prefeito, todas as pessoas que mandam na Cia Águas de Joinville, foram indicados e são suburninados ao prefeito Carlito Merss, querer isentar o prefeito nesse aumentou e o mesmo que tampar o sol com a peneira, caso a decisão de aumento saia da mão do prefeito e fique a cargo desse, ai sim joinville vai ver o que é ter uma agua cara, agua e transporte coletivo em joinville será em pouco tempo coisa pra rico.

Anônimo disse...

Na verdade a única preocupação que existe nesse caso é com a imagem do prefeito, todas as pessoas que mandam na Cia Águas de Joinville, foram indicados e são suburninados ao prefeito Carlito Merss, querer isentar o prefeito nesse aumentou e o mesmo que tampar o sol com a peneira, caso a decisão de aumento saia da mão do prefeito e fique a cargo desse conselho, ai sim joinville vai ver o que é ter uma agua cara. Água e Transporte Coletivo em joinville será em pouco tempo coisa pra rico.

Anônimo disse...

opa?o jornalista comentarista Osni Martins da tucana e darcizista ric record disse aos quatro ventos q ja foi o aumento,ou ele quer botar mais lenha na fogueira ou alguem esta tampando o sol com a peneira?quem esta mentindo?fiquem ciente q com tantos Osni da vida nao vai ser facil governar pro povo,enquanto eles nao receberem as propinas como luis henrique e tebalde davam,o carlito nao tera paz.
a agua vai ou nao vai aumentar?vai sim,pois tem mais gente fazendo pressao a respeito do aumento q foi prometido as sete chaves pelo tebalde e agora vai levantar poera,a atual administraçao é menoria,porque só carlito procurou nao dar enfase,os vereadores da oposiçao q é majoritarios la dentro,estao camufladamente a favor e os contras estao quietos.
Temos um contra todos,mas acho uma estupides manter na agua de joinville os darcizistas,cujo estes estao sendo uma grande dor de cabeça,e pra piorar,um pmdbista bem suspeito.

Anônimo disse...

QUEREMOS ÁGUA BARATA. QUEREMOS ÁGUA BARATA, QUEREMOS ÁGUA SUBSIDIADA. NADA DE TAXA MÍNIMA. QUREMOS MUDANÇA NO CONSELHO DA AMAE, MAIS PARTICIPA~ÇÃO POPULAR, DOS ÓRGÃOS DE CLASSES, DOS SINDICATOS E ETC. MUDE CARLITO, MOSTRE PARA O QUE VOCÊ VEIO, OU NÃO?

Anônimo disse...

QUEREMO SABER SE O SALÁRIO DO MÁRCIO FLORENCIO É R$ 23.000,00? É VERDADE?