segunda-feira, 30 de março de 2009

Maioria vota em candidatos indicados pelo presidente Lula, diz CNT/Sensus


A pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje (30), mostra que apesar de uma queda em relação à avaliação feita pelo instituto em janeiro, a confiança do Governo Lula continua em alta.

Segundo a pesquisa, a maioria (50,1%) dos entrevistados afirmam que votariam exclusivamente, ou poderiam votar em candidatos apoiados pelo presidente Lula.

O índice de quem votaria exclusivamente em um candidato indicado pelo Presidente subiu de 15,6% para 21,5% e o índice de eleitores que poderiam votar no candidato apoiado por Lula ficou em 28,6%.

Avaliação de Lula continua bem superior a maior atingida por FHC

Mesmo com uma queda de 8% na avaliação positiva do Governo Lula, a aprovação do presidente (76,2%) é muito superior à maior marca atingida por Fernando Henrique Cardoso, com 32%, em dezembro de 1998, ano em que a pesquisa da CNT/Sensus começou a ser divulgada.

A avaliação positiva do governo Lula caiu de 72,5% para 62,4% desde janeiro deste ano, de acordo com pesquisa divulgada hoje (30). Já o percentual de entrevistados que consideram o governo regular aumentou de 21,7% para 29,1% e negativa oscilou de 5% para 7,6%.

A avaliação pessoal do presidente Lula também caiu de 84% em janeiro para 76,2% em março. A marca de janeiro foi a melhor avaliação histórica da pesquisa. O número de entrevistados que avaliam negativamente o presidente também subiu de 12,2% para 19,9%. Outros 4% não responderam à pergunta.

Desemprego: o grande vilão

O desemprego, que aumentou nos últimos meses, refletiu nos resultados da pesquisa. Para 54,5% dos entrevistados, piorou a situação do emprego no Brasil nos últimos seis meses.

Otimismo em relação a crise financeira

De acordo com a pesquisa, 40,1% dos entrevistados acreditam que o Brasil está lidando adequadamente com a crise financeira. O número de pessoas que acham que o Brasil vai sair fortalecido da crise aumentou de 35% em dezembro de 2008 para 46,3% na pesquisa desta semana. Já o número dos que acham que o país sairá enfraquecido da crise se manteve estável em 23%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 23 e 27 de março, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.

2010 A ministra Dilma Rousseff, possível candidata do PT à presidência, melhorou sua posição em todas as simulações das eleições de 2010. Na pesquisa espontânea, ela atingiu 3,6%, num empate técnico com o governador mineiro Aécio Neves, que possui 2,9%. Na espontânea, Lula lidera com 16,2%. O presidente, porém, não poderá ser novamente candidato.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia meu nome é Arildo sou de Campo Aelgre a acompanho este jornal todos os dias via internet.Lendo a matéria sobre a boa aceitação do governo Lula gostaria de fazer um pequeno desafio ao jornal a Gazeta de Joinville.Formular uma pesquisa aqui nos estados do sul entre a classe média e os agricultores e pecuáristas. Ai sim vamos ter a real visão sobre o governo Lula pois esse povo é que está trabalhando e muito para que ele possa fazer o seu famoso plano de governo social. Fazer cortesia com o chapéu alheio é facil. Obrigado pelo espaço.

Rafael Meurer - Joinville disse...

Olha, o povo brasileiro é trabalhador, não só o do sul. Precisamos acabar com esta imagem equivocada que só o sul trabalha. Outra coisa, o fato dos últimos anos não terem sido muito bons para agricultores e pecuaristas, não pode colocar a culpa no prsidente. É muito fácil colocar a culpa em alguém. Os programas sociais do governo já retiraram milhões de pessoas da pobreza. O problema é que muita gente está preocupada apenas com seu umbigo e se esquece que tem muitas pessoas que passam fome no mundo. Com certeza se estivessemos num governo do DEM/PSDB estaríamos num buraco sem fim. Os próprios organismos internacionais dizem isso. Então vamos parar de desinformação e vamos estudar um pouquinho mais. Deixa o Lula trabalhar.