sexta-feira, 13 de março de 2009

Prefeitura ainda estuda questão do reajuste do ônibus

A Prefeitura de Joinville ainda não tem subsídios suficientes para decidir a questão do reajuste do transporte coletivo urbano. A discussão com a comunidade vai continuar sendo feita e terá a participação de movimentos populares.

Esta posição foi passada pelo prefeito de Joinville, Carlito Merss, durante audiência na tarde desta quinta-feira (12/3) com integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Coletivo. A Frente é um movimento popular que defende o não reajuste da tarifa do transporte coletivo, a não utilização de subsídios da Prefeitura e a criação do passe livre estudantil.

Acompanhado do secretário de Infraestrutura Urbana, Nelson Trigo, o prefeito ouviu relatos de representantes de entidades que reforçaram o pedido para não reajustar a tarifa e ampliar a discussão. Além de um manifesto fundamentando a posição do movimento, os representantes apresentaram ao prefeito mais dois pedidos: que em 90 dias a Prefeitura explique à população os dados da planilha de custos das empresas e a realização de uma audiência pública, em forma de seminário, para discutir tecnicamente o tema.

Carlito foi favorável a realização do seminário. Lembrou que outras opiniões técnicas poderão ajudar a Prefeitura a fazer uma análise melhor do sistema de transporte público na cidade e não apenas da tarifa. "Concordo que a tarifa do transporte coletivo é cara. Mas com transparência e muito diálogo vamos transformá-la em algo acessível para a população", destacou o prefeito.

A audiência foi acompanhada pelo vereador Adilson Mariano e a representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Cynthia da Luz.

A Prefeitura de Joinville disponibiliza em seu site (www.joinville.sc.gov.br) a planilha de custos apresentada pelas empresas concessionárias para jusiticar o pedido de reajuste. Também foi criado um blog (http://onossocoletivo.blogspot.com) para receber sugestões e questionamentos da população.

17 comentários:

Anônimo disse...

Pra quem acredita em Papai Noel ta ai a promessa.
E dá-lhe Messias....
Abraços

Anônimo disse...

Pra quem acredita em Papai Noel ta ai a promessa.
E dá-lhe Messias....
Abraços

Anônimo disse...

é um começo,se afrente de luta continuar cobrando e discutindo com o prefeito intimida a empresa onde a brecha que a gidion e transtusa busca pra aumentar se torna bem pequena ja q a frente de luta p/trans.se torna muito mais visivel e o prefeito percebe q vai ter o apoio pra nao aumentar e ai nao desculpa,é otima ideia da frente,melhor q se fingir de solidario e ficar agitando sem nenhumA proposta inteligente e aparecer como critico quando nós clamavam por alguem q fosse contra as medidas do tebalde e a Gid/trans.vou junto com a ideia,ja q agora vi q foi possivel um encontro,encontro q as gestoes passada nunca permetia.

Unknown disse...

Essa descrença antecipada, esse apelido de Messias que querem atribuir ao novo prefeito, tem algo de preconceituoso ou tendensioso.
O novo prefeito assumiu uma prefeitura arrasada, onde bandidos travestidos de políticos eram os antigos gestores.
O Carlito não necessariamente precisa ser um Messias. Basta ser honesto e com boas intenções, sem participar de quadrilha alguma, sem conchavos com radialistas bandidos. Estamos ainda em período de carência, qq crítica pesada ao novo prefeito é suspeita. Por isso, tenho esperança. Sendo Messias ou não, tenho esperança.

Anônimo disse...

Caro Roberto...
O apelido Messias se encaixa muito bem o novo prefeito sim, me lembro da festa da vitória no Sitio Novo onde falávasse que agora Joinville iria crescer, que a prefeitura iria olhar para o povo, que seria uma administração participativa...e ai? O que deu? falar é fácil quero ver ta la dentro, costumo chamar o Prefeito de Messias porque foi assim mesmo que o povo elegeu, como Messias o Salvador, talvez se ele fosse um pouco mais político e fizesse o quanto ele fala o apelido já teria expirado.
Como falei to sentado olhando o circo passar....tomara que eu possa aplaudir no final.
Abraços

Anônimo disse...

QUERO DISCUTIR TAMBÉM O CASO DA VANS QUE FAZ TRANSPORTE DE CRIANÇAS PARA AS ESCOLAS. É UMA MÁFIA, UM CARTEL, COBRAM EXTREMAMENTE CARO, NIGUÉM CONTROLA ISSO? FOI LICITADO? QUEM FISCALIZA? PORQUE UM NÃO ENTRA NA ROTA DO OUTRO? É UMA BRINCADEIRA.

VAMOS LÁ CARLITO.
VAMOS LÁ MINISTÉRIO PÚBLICO.
VAMOS LÁ PROCURADORIA?
VAMOS TRABALHAR, CUMPRIR A LEI, HONRAR OS VOTOS DOS CIDADÃOS

Anônimo disse...

Sr. Carlito gostaria de avisar para o senhor que nos terminais de onibus de joinville existem fiscais da prefeitura que ganham muito bem para ficar lendo jornal e tomando chimarão o dia todo coleque esses caras para trabalharem que nem pra dar informação eles servem.

Anônimo disse...

Caro Roberto, Messias ou não, o problema que a administração petista não mudou em nada a forma de agir, já logo no início. Os "gestores" que saíram, foram trocados por nomeados, sob o crivo ferrenho da "primeira-ministra" do Gabinete, vocês-sabem-quem, por critérios, salvo raríssimas excessões, puramente políticos e rescaldo-eleitoreiros. Ou seja, com a perdão da má expressão, em termos de "gestores", mudaram-se apenas os nomes das moscas. E o povo paga o pato, paga o pato não, pois pato é o povo. O povo, pato, paga os ratos. Que esperança, nada. Já perdi. Confiramos a lista de nomeações e não sejamos ingênuos...

Anônimo disse...

Este é um compromisso sério, e se espera que pelo menos a Gazeta fiscalize se ele será cumprido.

Anônimo disse...

É fato que em muitas secretarias, por exemplo EDUCAÇÃO, não mudaram nem as moscas, se vc entrar lá ira ver as mesmas pessoas que aplaudiam o sr. DARCI, distribuiram cartas compromisso do mesmo e até mandaram alunos para casa em função de uma reunião de revendicações dos desavisados professores, estão lá sentadas em suas cadeiras rindo da cara do povo, deixando crianças morrerem por descaso, pois estavam lá no mandato anterior e sabiam da situação das Escolas e CEI´s, gozando hoje de cargo de chefia. Nomiadas não por mérito, mais por medo de um Secretário, que não tem coragem de jogar fora a cartilha do PSDB que rezam essas pessoas...
Vergonha, tenho vergonha de ter votado no Carlito e no Marquinhos...

Anônimo disse...

quero aqui me juntar a esta voz sobre a nao mudanca dos cargos na educacao,e ridiculo a passividade do novo secretario da educacao que mantem pessoas nos cargos que fizeram campanha contra o pt,um exemplo sao algumas diretoras das escolas municipais que discaradamente faziam campanha nas escolas contra o candidato do pt e a favor do candidato do pmdb(leia-se a diretora da escola valentim joao da rocha do vila nova causame estranheza que ainda permanece no cargo intimidando e perseguindo os professores. e ai marquinhos ta na hora de ter atitude.

Anônimo disse...

ate 2008,eu nunca vi tanto comentario ate criativo por parte de alguns,quando a gidion e atranstusa aumentou de 1.90 pra 2.40 e logo depois antes de um ano mais um pouco pra 2.50 sendo tres aumento acima da inflaçao,nao me lembro de nenhum Esdras Martins ou anonimo fazendo criticas do tebalde,agora q ate no site sai uma planilha,quando antes bastava ir na ric record com uma desculpinha elogiada pelo Osni Martins,os contras vem atona,o povo sofre por estar confuso com tanta dor de cotuvelo,digo mais ,quero ver estes contras junto comigo na camara de vereadores,estes q nunca entraram la ate o ano passado quando seus protegidos governavam

Anônimo disse...

ah sim,me lembro de 2008 muitos anonimos irritados com a gazeta de joinville fazendo criticas pela ediçao q falava do Darci e o tebalde juntos numa negociaçao com o ex-secretario da saude,criticas ofensivas ate para o Anacleto,diziam q era perseguisao,e no aluguel dos imoveis q foi tao falado,menos pelos anonimos,e todas aquelas vergonheira q agora querem esquecer ,esquecer dos 12 anos,7 anos de Luiz Henrique e 5 anos de tebalde com festival de corrupçao,a gazeta foi má com o tucaninho e seu filhote,os anonimos q me desculpe,mas com 3 meses de Carlito e vc,s ja sabem tanto?

Anônimo disse...

opa!eu errei,sao 6 do luizinho e 6 do tebalde,meia duzia pra cada um deixar sua marca,ah q saudade né?rsss.

Anônimo disse...

A Verdade tem que ser dita... A Tão esperada mudança não veio... Partcipei de uma reunião onde estavam presentes o Secretário Marquinhos e uma cobra criada da Secretaria de Edudação, o que nós pais de alunos vimos nessa reunião foi um secretário perdido, deixando que a outra pessoa da secretaria tomasse conta da reunião, não permitindo que ele falasse quase nada, só faltou dizer "cala a boca, vc não sabe de nada, que resolve aqui sou eu, vc só assina...", não critico o governo municipal, mais sim a falta de compromisso com suas promessas de mudanças, mudar é tirar tudo que não presta de dentro da prefeitura e secretarias, sei que muitos são concursados, mas isso não justifa que esses ainda ocupem cargos de confiança.Confiança de quem??? Do Tebaldi, do Darci? E continuem a ditar as regras, como se nada tivesse acontecido, campanhas pro Darci e outras mais...

Unknown disse...

Promessa nas eleições.

Uma coisa que não me falta é a memória. Sobre as promessas de campanha referente a passagem de ônibus, eu particularmente acompanhei todo o processo. No primeiro turno quem mais reclamou e prometeu baixar a passagem para R$ 1,80 foi o Kennedy. Aliais a posição mais arrojada e agressiva foi a dele. No segundo turno, os dois candidatos (Carlito e Darcy) afirmaram que iriam baixar e renegociar o valor da passagem. O Carlito, devido apoio do Kennedy ( condição inclusive para a efetivação da coligação) e o Darcy, sentindo que tinha que reverter a tendencia eleitoral, apelou e chutou também esse discurso. Aí é quando vc vê a damagogia e a proposta mentirosa e maliciosa do Darcy. O Tebaldi no programa dos seus aliados e cúmprices, Toninho Neves e Gebaire, afirmou que era impossível baixar a passagem para R$ 1,80. Ora, como explica o Darcy prometer baixar a passagem sabendo da posição do seu padrinho Tebaldi ? Afinal o Tebaldi estava muito bem informado sobre as margens possíveis de negociação com a concessionária. Ele era o prefeito e detinha muito mais informações sobre o assunto. Essa promessa do Darcy foi uma enganação conciente e planejada. Se ele fosse eleito, jamais cumpriria essa promessa.
O pior de tudo é a cara de pau do Tebaldi criticar o atual governo sobre as enchentes e a saúde,junto com os latidos dos pseudo radialistas, que logicamente sempre o acompanhou e tentou acobertar as ilicitudes do seu desgoverno.
O Carlito está agora com uma batata quente na mão, sabe que a passagem de onibus em Joinville é uma das mais caras e precisa reverter essa situação.

Anônimo disse...

MEU DEUS. NEM FÍSICA QUANTICA É TÃO DIFÍCIL, VOLTO OFERECER AJUDA E AULA AO PESSOAL DO CARLITO.