sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dois nomes do PMDB são citados em pesquisa realizada por tucanos

O nome do vice-governador Leonel Pavan apareceu como favorito para encabeçar a chapa do PSDB nas eleições para Governo do Estado de 2010, numa pesquisa realizada no site do partido. Conforme o resultado, 41% dos votos seria para Pavan. Mas o que os tucanos não esperavam é que houvessem dois peemedebistas preferidos pelos internautas.

A segunda colocação ficou com a opção “nenhum deles”, tendo 24% dos votos. Nos comentários, os eleitores diziam que preferiam o prefeito de Florianópolis, Dário Berger. O nome do ex-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) é preferido por 21% das pessoas que acessaram o portal.

Uma das suposições dos tucanos para que citassem tantas vezes o nome de Dário Berger é por causa do descrédito da polialiança nas eleições majoritárias de 2010.

No entanto, ainda não está definido se haverá ou não um candidato a governo do estado pelo PMDB. O atual governador, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), aposta na polialiança e nos acordos feitos com os tucanos e democratas.

Mas a base dos peemedebistas de Joinville, maior colégio eleitoral de Santa Catarina, quer chapa pura para as próximas eleições. A presidente do partido na cidade, Tânia Eberhardt, diz que essa é a única forma do PMDB recuperar o espaço perdido.

Outro fator que impede o diálogo do PMDB de Joinville e o PSDB é as desavenças que houveram no governo anterior, do tucano Marco Tebaldi. O desentendimento entre os dois partidos pode respingar nas eleições estaduais. E, principalmente, nas intenções de Luiz Henrique da Silveira de conseguir o apoio dos dois partidos para conseguir uma vaga no senado.

Quem tem intenção de sair do senado e ir para o Governo Estadual é Raimundo Colombo (DEM). Ele aparece em quarto lugar, com 14% das intenções de voto.

Quem não está em situação confortável para as eleições de 2010 é a senadora Ideli Salvatti (PT). Como preferida para encabeçar a chapa do PT, ela tem aparecido negativamente na imprensa. Principalmente, depois que o jornal Folha de São Paulo divulgou um escândalo de R$ 70 mil, gastos com cursos para a senadora e seu assessor.

2 comentários:

machado disse...

Adeus para força de Joinville no estado...já foi setes anos com a chave do cofre estadual...A Ideli não chega...foi eleita senedora por voto de protesto anti-Bornhausen...Colombo...zé bonitinho
dormiu muito como senedor...uma boa aposta para 2010...seria Pinho Moreira Sul e norte vice Mariane...
o Pavan é uma estrela sem luz...aposto aqui...a Dilma não chaga...o brasileiro é teimoso...não vota em mulher .em tempo o Berger só tem voto dos manésinhos da região da ponte . mi Jlle.

Anônimo disse...

Votar na Ideli, nossa junto com o PMDB, no Senado. Que futuro.