terça-feira, 8 de setembro de 2009

Temporal destelha 20 casas e derruba 50 árvores

O temporal que atingiu Joinville na madrugada desta terça-feira (8), quando foram registrados ventos de 70 km/h, causou pelo menos 50 quedas de árvores e 20 destelhamentos. Os dados correspondem aos chamados atendidos pelos Bombeiros Voluntários até as 15 horas e o número pode aumentar, já que ainda há equipes nas ruas trabalhando em ocorrências. Não há registro de feridos e nem de desalojados, segundo o chefe de equipe da corporação, Dionísio Kriush.


Entre os bairros mais prejudicados estão o Aventureiro, Floresta, Boa Vista, Ulysses Guimarães e Itaum. A Defesa Civil da Prefeitura trabalha em conjunto com os Bombeiros na distribuição de lonas de plástico para as famílias que tiveram as casas atingidas.


Minutos após o início do temporal, por volta de 03 horas, o vento destruiu o telhado do restaurante Virado no Alho, situado na rua Santa Catarina, no Floresta. As telhas de zinco se retorceram como se fossem feitas de papelão e parte do forro do salão desabou. Por conta do horário e do dia não havia mais fregueses. “Ainda não deu para contabilizar os prejuízos. Vamos permanecer fechados nesta terça e correr para tentar reabrir amanhã (9)”, disse o gerente Gino Eduardo.


O funcionário público municipal Vilmar Saul Medeiros, morador da rua Professor Alfredo Moreira, no Aventureiro, tomou um susto quando parte de seu telhado começou a “voar”. “Perdi pelo menos 200 telhas. É claro que não consegui dormir mais e esperei amanhecer para colocar a casa em ordem. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo”, afirmou Moreira.


Na esquina das ruas Plácido O. de Oliveira e São Paulo, no Bucarein, em frente à Delegacia de Proteção da Mulher, Criança e Adolescente, parte de uma árvore despencou em cima de cabos telefônicos e da placa com os nomes das vias. Bombeiros fizeram a poda no local e o serviço da delegacia não ficou prejudicado.


Na região de Joinville, os seis municípios atendidos pela Celesc sofreram cortes de energia elétrica por conta do temporal. Pelo menos 58 mil consumidores, entre casas, empresas e estabelecimentos comerciais ficaram prejudicados. A empresa trabalha para restabelecer o serviço.

Nenhum comentário: