sábado, 19 de setembro de 2009

Médicos da rede municipal querem aumento de salário

Uma reunião no plenário da Câmara de Vereadores serviu para falar a respeito dos salários e da falta de médicos na rede municipal de saúde, no dia 15 de setembro. A discussão foi puxada pelo vereador Odir Nunes (DEM), presidente da Comissão de Finanças da Câmara. Conforme ele, a intenção é cobrar a promessa feita por Carlito Merss em campanha.

O encontro teve a presença da Comissão de Finanças, Comissão de Saúde, secretário Municipal da Saúde, Tarcísio Crócomo, e a secretária de Gestão de Pessoas, Márcia Alacon.

O principal argumento dos representantes do Poder Executivo é de que a prefeitura está sem ações por causa do orçamento feito na última gestão. Conforme Tarcísio, o aumento do salário dos médicos, assim como do restante dos funcionários da saúde, será discutido no próximo ano, com a implantação de um plano de carreira.

Odir Nunes destaca que a insatisfação dos profissionais da saúde é generalizada. Segundo ele, vai ser formada uma comissão de médicos para discutir a situação. “Agora cabe ao Executivo dar o aumento de salários e nós do legislativo vamos fazer pressão para que o prefeito mande logo o projeto”, diz.

Já Adilson Mariano (PT) rebateu as afirmações do democrata e disse que na reunião nenhum médico foi reivindicar o aumento. O petista destaca ainda que as ações para melhorar os salários dos médicos devem ser imediatas.

Ele aborda outro problema que impede o trabalho dos profissionais de saúde. “Como a demanda reprimida é muito alta, os médicos estão estressados e ficam doentes frequentemente. Agora, têm-se um doente cuidando de outro doente”, explica.

Odir Nunes diz que irá trazer este assunto novamente daqui a quatro meses para saber o que foi resolvido. “Vamos ver se o prefeito vai cumprir ou vai deixar para o último ano”, comenta.

O vereador petista apontou uma possível solução para amenizar o problema na cidade. Para ele, se a Universidade Federal de Santa Catarina, que vai se instalar em Joinville, abrir o curso de medicina, liberará mais profissionais no mercado. “Atualmente a demanda de médicos é pouca, e tem que aumentar o salário para atrair a atenção deles”, afirma.

4 comentários:

Anônimo disse...

É mentira e burrice o que a Prefeitura e seus Secretários incompetentes estão falando a revisão geral sempre esta prevista na LOA, vão estudar, vocês são burros ou maliciosos?

faça a diferença disse...

Nunca se viu o então vereador Odir Nunes "trabalhar" tanto, nunca se viu fazer tanto estardalhaço. No governo anterior nunca se manifestou em momento algum para brigar pela melhoria da saúde, e salários. Nunca se viu o tal vereador ser tão critico, por que? Tanto Odir Nunes e o tal Mauricio Peixer, isso por que é "carismatico", imagine se não fosse, isso sim é uma contradição.

RENE disse...

São vidas em jogo...médico é médico...saúde é a prioridade numero 1 de quaquer pessoa ...o prefeito e todo seu staf tem seus planos especial de saúde...não tem culpa porque nunca preencheu uma ficha para ser atindido em um PA...na cabeça dos bacanas o sofrimento...é só uma dor de barriga passageira...a energia ruim de quem sofre ...volta com força para o inverso correspondente.

Anônimo disse...

Não entendo o povo de Joinville.A maior cidade de SC e também a mais ingênua. Elegem vereadores sem noção e depois ficam criticando.A quanto tempo o demogogo do Odir está legislando? A culpa é de quem?