Foram cancelados três vôos em Joinville nesta terça-feira (22), por causa da redução da pista no Aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola, a pedido da Agência Nacional de Aviação Civil. O motivo da alteração é a proximidade das árvores nas cabeceiras das pistas.
Engenheiros das empresas de transportes aéreos virão para Joinville para montar um novo protocolo de segurança para pouso e decolagem de aviões. A partir de agora a pista que tem 1,6 mil metros, perderá 330m na cabeceira para pouso e 240m para decolagem. Já na cabeceira 33, perto do rio Cubatão, haverá perda de 330m para pouso e 240m.
Com as novas medidas, somente os aviões com poucas cargas e poucos passageiros poderão pousar em Joinville. Os vôos “fulls”, ou seja, lotados terão que desviar para outra cidade.
Na quarta-feira, a Fundação do Meio Ambiente de Joinville (Fundema) abre uma licitação para a contratação de uma empresa para a poda e o corte de árvores, que é o problema apontado pela agência.
Segundo o superintendente do Aeroporto de Joinville, Sérgio Santiago Ribeiro, não há aviões pousando em Joinville porque há um procedimento de segurança das companhias. O problema se arrasta desde 2002, devido uma área com bastante às árvores, que acaba prejudicando as aeronaves.
Neste ano foi liberada por órgãos ambientais a poda do lugar. No dia 06 agosto foi feita uma licitação, mas as empresas não foram habilitadas. Agora, nesta quarta (22), outra licitação será feita para a contratação de uma empresa que ficará responsável pela poda e corte de uma área de aproximadamente 320 mil m2 nos dois extremos do aeroporto.
De um lado do aeroporto existe uma área de
O superintendente Sérgio conta que o tamanho da pista de Joinville é normal, mas se aumentar fica melhor, ou seja, mais confiança para pousos. Depende de cada companhia. Se tiver muitos passageiros precisam de pista maior.
Ele explica que mesmo se tivesse com a pista maior, a cidade tem problema com os ventos. Só nesse mês alguns vôos foram cancelados por causa do “teto baixo”, termo usado para indicar nuvens carregadas, ventos fortes e temporal. Joinville tem seis vôos diários.
3 comentários:
Se fosse em floripa ja estava tudo resolvido !
Mas como é em Joinville ; ta aí , a maior cidade do estado sem aeroporto .
Nosso aéroporto ficou as moscas ;
vai aí uma sugestão , que tal usar o nosso aeroporto para aeromodelismo ! E uma boa não acham ?!
Ainda bem que o governador é de Joinville e o prefeito é do PT , e queridinho do Presidente !!
Isso não é pra qualquer um né !!
Vamos la gente , subimos a serra e usamos o aeroporto de Curitiba , ou vamos até Navegantes e usamos o aéroporto dos Bornhausem !!
Eita nóis !!!!! kkkkkk
Vamos botar o Carlito, a Marinete, o Tebaldi, todos os vereadores para cortar as arvores la,,, o que acham,,
A incompetencia é tanta, que aqui
os caras não conseguem autorização para cortar meia duzia de arvores, enquanto que em floripa ja estão até fazendo metro de superficie .
Éssa é a força politica da maior cidade do estado !!
Postar um comentário