segunda-feira, 8 de março de 2010

Ciclone extratropical pode atingir litoral da região Sul nesta segunda-feira

Segundo Inmet, fenômeno vai provocar chuvas fortes. Rajadas de vento podem atingir entre 80 e 100 km/h.

Um ciclone extratropical pode atingir o litoral do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul entre a tarde desta segunda-feira (8) e a manhã de terça-feira (9).

O meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou ao G1 que o fenômeno vai provocar chuva intensa na faixa litorânea da região Sul e pode persistir até quarta-feira (10), mas com menos intensidade.

“Esse ciclone extratropical está se aproximando da região Sul e deve chegar na tarde desta segunda. Ele vai provocar ventos e chuvas fortes, com rajadas entre 80 e 100 quilômetros por hora”, explicou Russo.

Após passar pelo litoral Sul, o ciclone deve se deslocar para alto mar. Segundo Russo, o ciclone é formado por um sistema de baixa pressão atmosférica em contato com as temperaturas altas da água do Oceano Atlântico.

“Os sistemas atmosféricos são frequentes, ciclones são eventos normais. Porém, esse surgiu de uma maneira diferente. Ele se formou na costa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo e, depois, seguiu para a região Sul. Geralmente é o contrário, eles se deslocam do Sul para o Leste”, disse Russo.

O meteorologista afirmou que o fenômeno já passou por São Paulo e foi uma das razões para o temporal que atingiu parte do estado no fim de semana.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: