terça-feira, 23 de março de 2010

Loteamento José Loureiro sem saneamento e infraestrutura

A falta de planejamento habitacional dos prefeitos de Joinville tem punido diversos moradores nas últimas décadas. Pessoas como Maria Rosa, de 59 anos, e Francisco Boroviak, de 58 anos, foram literalmente jogados num pedaço de terra no loteamento José Loureiro, no bairro Ulisses Guimarães, há seis anos. O casal, junto com outras famílias, teve que conviver com a falta de infraestrutura, além do esgoto a céu aberto que invade as ruas e os terrenos.

Em frente ao barraco onde mora Rosa e Francisco, uma vala mostra a falta de saneamento do local. Não precisa nem chover, apenas uma ajuda da maré faz com que a água transborde, inundando vários terrenos com água contaminada por dejetos, inclusive fezes.

As valas também se tornam diversão para crianças que não sabem o risco das doenças. Em qualquer horário do dia é possível encontrar meninos na água da vala.

Ariana Cordeiro, de 24 anos, conta que em dia de chuva sua vizinha do outro lado da rua ficou ilhada devido à água que cercou toda a residência. “Crianças nadavam na água suja. Esses dias encontraram até uma cobra no local”, conta.

Já Claudinei Rodrigues, de 33 anos, colocou várias madeiras em frente sua residência para fechar o esgoto. O perigo são os filhos menores que podem cair dentro do buraco.

Viviane Oliveira, de 29 anos, mora há nove meses na ocupação do Juquiá, vizinha do Loteamento José Loureiro. Da janela de sua casa vê a água subindo da vala do outro lado da rua, inundando a casa de Maria Rosa. “Falaram (Secretaria Regional do Paranaguamirim) que iriam voltar para arrumar, mas não voltaram. Esqueceram!”, diz a moradora.

Projeto em fase de licitação

O secretário da Regional do Paranaguamirim, Lioílson Mário Corrêa, explica que uma medida paliativa não resolve a situação das valas porque a maré enche, aumentando o fluxo de água. Segundo ele, há um projeto que está em fase de licitação. Em parceria com a Secretaria de Habitação, será feita a drenagem e a pavimentação de algumas ruas do bairro Ulysses Guimarães e do Loteamento José Loureiro.

Enquanto isso, vários moradores colocam madeiras em seus terrenos para poder andar sobre o brejo.

Colocaram famílias em qualquer lugar

O secretário da Habitação, Alsione Gomes de Oliveira Filho, diz que nos governos anteriores colocaram as pessoas em diversas áreas irregulares de Joinville. Segundo ele, é uma exigência que loteamentos tenham infra-estrutura adequada. Ele explica ainda que há vários processos envolvendo o Loteamento José Loureiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho um absurdo, pessoas (retirantes) virem de outras cidades para se instalarem em Joinville, invadem terrenos sem qualquer infra estrutura e depois querem que a Prefeitura dê uma jeito? Nós que pagamos nossos impostos em dia,não podemos se coniventes com isso.
Se as pessoas querem ter toda a estrutura, devem adquirir seus lotes regularmente.

Unknown disse...

sr anonimo pq entao a prefeitura nao regulariza logo para podermos pagar nossas contas nossos impostos,e para que serve nossa casa nossa vida se nao para pessoas necessitadas?
pense nisso tbm somo gente e vc nao tem q achar nada pq tbm pagamos nossos imposto pra essa cidade onde o prefeito nao vale nada...
jessica werplotz