terça-feira, 2 de março de 2010

Expogestão é antecipada por causa da Copa do Mundo

Por Gisele Krama

O lançamento da Expogestão traz novidades para o evento deste ano e mudança na data do congresso, que será antecipado em um mês por causa da Copa do Mundo, e será realizado entre os dias 18 e 21 de maio. A principal atração será o vice-presidente internacional da Coca-Cola, Jonathan Mildenhal.

Conforme o diretor presidente da Ópera Eventos Corporativos, organizadora da Expogestão, Alonso José Torres, os conceitos do evento serão mantidos, como conhecimento, relacionamento e tendência. Para abrir as palestras, foi convidado o físico Michio Kaku que falará sobre o futuro.

Alonso explica que a comissão organizadora optou por fazer uma abertura lúdica e agradável para tirar um pouco da tensão de palestras muito técnicas. O diretor ainda comemorou a vinda de um profissional da Coca-Cola para o evento, já que há cinco anos eles tentam esse feito.

A estimativa é de que público chegue a 2,5 mil, superando a marca do ano passado de 2,3 mil. “Joinville é o lugar dos negócios”, diz Alonso.

Mas nem tudo é tão bom assim na cidade da empresas de ferramentaria, de tecnologia da informação, do plástico e da metalurgia. O principal problema encontrado pelos promotores do evento e dos gestores que visitam Joinville é a dificuldade de transporte, principalmente no que se refere ao sistema aéreo.

Alonso disse que é complicada a conexão com São Paulo e os vôos internacionais não existem aqui. Mas ele destaca que em contrapartida a rede hoteleira é boa.

Quem apareceu no evento e falou sobre o problema do transporte aéreo em Joinville foi o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva (PPS). Ele falou que a Câmara tem brigado para trazer novas empresas de vôos para Joinville. Explicou que o problema não está na pista e sim no aeroporto mal equipado.

Sobre a Expogestão, Sandro disse que eventos deste porte trazem credibilidade para Joinville.

O que é Expogestão

É um congresso destinado a líderes, presidentes, diretores e empresários que estão no dia-a-dia e tem o destino das empresas nas mãos. Conforme diretor-presidente da Ópera Eventos Corporativos, organizadora da Expogestão, Alonso José Torres, esse evento proporciona aprendizagem adicional e estudo de casos reais. “É uma experiência única”, diz. Conforme Alonso, a grande presença de público no congresso é das micros e pequenas empresas.

O custo para a realização da Expogestão é de aproximadamente R$ 3 milhões. Mas os organizadores recebem apoios do Governo do Estado, da Prefeitura de Joinville e de entidades como a ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville).

Feiras

Mas não é só de palestras que a Expogestão é formada. Há espaço para feiras, onde as empresas apresentam seus produtos, que na maioria dos casos são prestações de serviços. O gerente comercial da Messe Brasil, empresa responsável pela venda dos estandes, Luiz Felipe Lepeltier, conta que as vendas dos espaços estão indo bem e que já estão reservados mais de 70% do local.

“Grande parte dos fechamentos ocorrem depois do início do evento”, explica Luiz Felipe. Mesmo assim, empresas como Agemed, Unimed e Totvs reservaram seus lugares para a feira de 2010.

A novidade deste ano para a exposição está nos estandes tipo Business Point – espaços pequenos, já prontos para a empresa e com baixo custo. Assim, empresas de pequeno porte poderão adquirir seus espaços pelo valor de R$ 2,5 mil, sem o incômodo de montar um estande, pois a estrutura já estará pronta.

O preço normal para a locação de um espaço na feira é de R$ 210 o metro quadrado.

A estimativa é de que os negócios na feira aumentem em 20% este ano. Somente em 2009, os valores vendidos pelos expositores chegaram a R$ 28 milhões.

A Messe ainda irá realizar este ano as feiras da Interplast e Metalurgia em Joinville. Já para 2011 estão previstos a Intercon – de construção civil – e a Intermach.

Lançamento do evento

O lançamento da Expogestão 2010 foi realizado na última terça-feira, às 11h30. O primeiro a discursar sobre o congresso foi o presidente da ACIJ, Carlos Schneider. Ele falou sobre o otimismo dos empresários para 2010 e que as apresentações do evento irão refletir as preocupações dos mercadores internacionais.

“Novos solavancos virão, só não sabemos quando”, alertou Schneider. Ele apontou como solução para os empresários, mudar os princípios fiscais de hoje. “Precisamos repensar a alocação dos recursos públicos”, disse ao criticar os recursos gastos com a manutenção da máquina pública.

E as críticas de Schneider não pararam por aí. Ele falou do Governo Federal e dos baixos investimentos em Infraestrutura, que interessa aos empresários.

Nos oito anos de Expogestão, já passaram pelos congressos nomes conhecidos como James Hunter, Pedro Malan e Fernando Henrique Cardoso.

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