segunda-feira, 1 de março de 2010

MPSC lança campanha contra Bullying

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inicia nesta segunda-feira, (01) de março, na Assembléia Legislativa, a campanha “Bullying, isso não é brincadeira”. O projeto visa fomentar no público infantojuvenil das escolas catarinenses formas de respeito às diferenças entre as pessoas, sejam de pensamento, valores, culturas, cor, etnia, orientação sexual, entre outras diversidades.

A campanha, que tem como lema “Seja amigo: respeite as diferenças. Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”, foi proposta depois de grande incidência dos casos em escolas e que repercutem nas Promotorias de Justiça do Estado.

Foram produzidos gibis, folders, cartazes e marcadores de página, que serão distribuídos nas escolas públicas e particulares catarinenses, para serem aplicados de forma multidisciplinar no intuito de esclarecer crianças, adolescentes, pais, responsáveis, professores, diretores e sociedade em geral sobre as características e conseqüências do fenômeno. A distribuição do material será realizada através de convênios com as secretarias estadual e municipal da Educação e Sindicato dos Estabelecimentos Privados de Ensino de Santa Catarina.

O que é bullying?

Bullying é um fenômeno que representa uma ação agressiva, feita repetidamente e com a intenção de machucar fisicamente ou psicologicamente. A palavra significa tirano. Uma criança vítima pode ter na fase adulta depressão, pânico, fobia social, insegurança e desajustes relacionais.

No Brasil, um levantamento realizado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Juventude (ABRAPIA), entre 2002 e 2003, revelou que 40,5% de 5.875 estudantes de 5ª a 8ª séries de onze escolas cariocas admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de bullying, naquele período. Sendo 16,9% vítimas (ou alvos), 10,9% alvos/autores (ou de bully/vítima) e 12,7% agressores (ou autores de bullying).

Nenhum comentário: