terça-feira, 23 de março de 2010

Desperdício de água potável

No Dia Mundial da Água, 22 de março, moradores da Rua Jonecir José Baierski, no bairro Floresta, reclamam dos constantes vazamentos de água potável. A água que durante noites desce do morro tira o sono de muita gente. “Hoje em dia nós prezamos tanto pela água e nossa rua tem constantes vazamentos”, lamenta Osmar da Maia Júnior.

O morador conta que depois de três dias de água jorrando em abundância, a Companhia Águas de Joinville (CAJ) foi arrumar o vazamento. Mas na quarta-feira (17), um cano arrebentou novamente. Outra vez ligaram para a companhia, fato que nos últimos meses virou rotina para Osmar.

“O fato é que todos os meses eu, pelo menos, ligo três vezes comunicando os vazamentos e já fiz o pedido para rebaixar a rede. Os incompetentes da companhia não vêem que todas às vezes que mandam alguém consertar o cano há um custo e, se somassem este custo, já daria para ter rebaixado a rede.”, questiona

O problema enfrentado pelos moradores da Rua Jocenir José Baierski não é único em Joinville. Devido a canos antigos, precários e a falta de investimento durante muitos anos, Joinville é uma das cidades – com mais de 300 mil habitantes - que tem maior índice de perda de água tratada no Brasil. Um estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, feito entre 2003 e 2007, revela que um dos maiores problemas da cidade é a perda de água potável. Segundo a pesquisa, em 2007 o desperdício foi de 54% da água tratada.

O valor da água tratada e não usada é embutido na tarifa. Por isso, a maior cidade de Santa Catarina também tem uma das maiores tarifas de água do Brasil, segundo a mesma pesquisa.

A Companhia Águas de Joinville, através da assessoria de imprensa, alega que atualmente a porcentagem de desperdício de água tratada é de 40%. E informa que vai verificar o problema na rua Jocenir José Baierski. Mas deixa claro que não é fácil rebaixar uma rede. De acordo com a CAJ, a prioridade é para pessoas que não tem água.

Demora

O morador Osmar da Maia Junior já ligou várias vezes para a Companhia Águas de Joinville reclamando da situação. Segundo ele, só medidas paliativas são tomadas. Chegou a tentar um contato com diretores, mas não conseguiu passar dos atendentes da Águas de Joinville.

Organização Trata Brasil

O Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que visa coordenar uma ampla mobilização nacional para que o país possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. A organização pode ser acessada através do site www.tratabrasil.org.br.

Nenhum comentário: