quinta-feira, 11 de março de 2010

Deputados ficam presos em elevador no Hospital São José

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

Os deputados estaduais Kennedy Nunes (PP), Darci de Matos (DEM) e Odete de Jesus (PRB), além da vereadora Zilnete Nunes (PP), assessores parlamentares e jornalistas ficaram presos por cerca de 15 minutos em um dos elevadores do Pronto Socorro do Hospital Municipal São José, logo após o início de uma vistoria justamente para detectar falhas de atendimento e de demora nas cirurgias na principal unidade de saúde pública de Joinville.

O grupo preso no elevador na manhã desta quinta-feira (11) somava 12 pessoas, incluindo o ascensorista, duas a menos da capacidade máxima permitida para o uso do equipamento usado para transportar pacientes em macas para o 3º andar do prédio, onde fica o Centro Cirúrgico. “Temos a informação de que algumas cirurgias foram canceladas recentemente porque não havia elevador funcionando para levar pacientes ao centro cirúrgico”, afirmou Kennedy, enquanto o grupo aguardava socorro.

“Deve ser por isso que o Tomio (Tomita, diretor do São José) preferiu ir de escada”, brincou Odete de Jesus, presidente interina da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa. “De qualquer forma, é bom que isso aconteça para sabermos o que acontece nesse hospital”, completou ela. Quando a porta do elevador se abriu, foi necessário usar um banco como degrau para resgatar o grupo, já que o equipamento parou entre a parede e a porta do pavimento térreo. Tomio explicou que o PS conta com dois elevadores e que ambos sempre apresentam defeito.

Além de Zilnete, participaram da vistoria no São José junto com os deputados três vereadores de oposição ao prefeito Carlito Merss (PT): Patrício Destro (DEM), Jame Evaristo (PSDB) e Juarez Pereira (PPS). Do São José, os políticos foram verificar as condições de atendimento do Hospital Regional Hans Dieter Schmitt, que também está sendo alvo de reclamações entre usuários.

Antes mesmo do incidente com o elevador, os políticos já haviam verificado a precariedade no atendimento do PS do São José, onde 36 pacientes permaneciam “internados” em macas nos corredores, já que os 40 leitos oficiais estavam ocupados. Um dos que estavam em macas era Jailson Monteiro: “Estou aqui há cinco dias para tratar de uma alergia. Graças a Deus devo ter alta logo”, declarou ele.

Com inchaço na perna direita, Carlos Roberto Henisch reclamou das condições de atendimento, mas ponderou que pelo menos estava sendo medicado e alimentado. Todo o complexo do São José conta com 180 leitos, mas o ideal, segundo a direção do hospital, seria pelo menos 245 vagas de internação.

Outro ponto crítico do hospital é o 4º andar do prédio central, que está interditado por causa de problemas elétricos e hidráulicos. “Tivemos que refazer o projeto de reforma, que está sendo apreciado pela Vigilância Sanitária”, afirmou Tomio. No 4º serão criados mais 30 leitos. O diretor explicou também que a construção da casamata do acelerador linear (aparelho de radioterapia mais moderno que destrói as células do câncer) deverá ser concluída em maio próximo e que o equipamento estará pronto para funcionar em julho seguinte.

Os parlamentares também visitaram as obras dos novos almoxarifado e farmácia centrais do hospital, que obtiveram licença da Vigilância Sanitária através de um termo de ajuste de conduta. A Comissão de Saúde da AL deverá se reunir na próxima semana e não está descartado a Casa propor uma ação pública junto ao Ministério Público para investigar a sistema de saúde em Joinville. Antes da possível ação, será feito um relatório apontando os principais problemas nos dois hospitais de Joinville. A Câmara de Vereadores deverá participar do trabalho.

Falta médico no Regional
Administrado pelo Estado, o Hospital Regional Hans Dieter Schmitt teve uma vistoria mais tranquila, pois durante a visita dos parlamentares não havia grandes filas na recepção do Pronto Socorro e nem pacientes espalhados pelos corredores. No entanto, o deputado Kennedy Nunes descobriu que não havia médico psiquiatra para atender pacientes no horário vespertino. “Estou aqui desde as 7h e o médico ainda não chegou”, reclamava por volta de 11h a dona de casa Lucia Moisés da Rocha, que tentava atendimento para a filha Maria de Fátima.

A diretora do hospital, Ana Maria Groff Jansen, explicou que o psiquiatra só trabalha duas horas por dia, entre 11h e 13h, e admitiu que no último dia 9 o PS funcionou sem médico durante o plantão, já que o profissional faltou ao trabalho. Aos parlamentares, Ana Maria negou que o hospital tivesse funcionando com 42 leitos a menos, segundo denúncias de populares. “Pelo contrário, ganhamos outros 50 e estamos funcionando com 247 leitos”.

Rápida em sua estratégia para receber os políticos, Ana Maria levou o grupo para uma sala, onde exibiu slides contando as obras concluídas no hospital e outras que serão iniciadas. “Os 18 mil metros quadrados do hospital vão ganhar telhado, acabando com as goteiras e infiltrações”, disse a diretora. A obra vai custar R$ 2,7 milhões.

16 comentários:

Anônimo disse...

Olha a cara dos demagogos.
Não tem mesmo vergonha.
jaime evaristo?
darci de matos?
patricio destro?
(tudo em minúscula mesmo, é assim que se escreve nome de político)
Por que hospitais tem problemas?
Não eram os partidos de vocês e seus aliados a gerir isso antes?
Não chamaram o tebaldi e o governador pra virem junto?
Querem ofender seus eleitores?
Estão fazendo excursão para ganhar voto apelando para o lado emocional?
VÃO TRABALHAR!!
Abaixo a reeleição nessa cidade e nesse país.
Fora com carreiristas na política.
Na próxima eleição vamos fazer com que tenham que procurar emprego.
Preparem suas carteiras de trabalho.
VERGONHA!!

Anônimo disse...

Que elevadorzinho sem vergonha este. Deveria ter caído de um décimo andar com todos dentro. O problema seria suportar o cheiro de fezes depois lá no andar térreo. Olha a cara da "pastora" Odete, observem quanta hipocrisia.A cara do Darcy de Matos muito afastado do cidadão que está na maca, provavelmente deva estar com muito nojo.E o Kennedy então....Deus, perdoai-os, eles não sabem o que fazem.

Rolivaldo Taberna disse...

Puxa que pena! Pensei que eram presos na cadeia.

Anônimo disse...

Espero ler um dia que um destes aí está na cadeia.
E que outros políticos o acompanhem.

Anônimo disse...

O Povo Realmente não tem vez, perdemos a oportunidade de nos livrarmos desta quadrilha de uma vez por todas. Esta seria uma falha muito bem vinda se tivese tido sucesso.
Mas há esperança, nas proximas eleições podemos dar o troco. VOTO NULO.

Anônimo disse...

Hipocritas como sao, pena que nao ficaram presos para sempre... Que falta de ''paixao'' politica nesses ''demagogos de pacotilha''... Kennedys e cia nao tem um ''minimo de ética''.....

OSMAR disse...

QUE VERGONHA !!!!!
APARECER EM HOSPITAL NA EPOCA DE ELEICAO, PARA SE MOSTRAR ACHANDO QUE VAO GANHAR VOTOS.
NUNCA VI ESSA PASTORA EM JOINVILLE , ESSE KENNEDY SÓ SABE FALAR , METER O PAU NOS OUTROS, QUAL FOI O GRANDE PROJETO DELE NA ASSEMBLEIA, POR JOINVILLE , E O DARCI ENTAO , LONGE DO DOENTE , COM CARA DE NOJO , MEDO DE ENCOSTAR NO CARA PRA NAO CONTRAIR UMA DOENÇA , E ESSA ZILNETE ENTAO .
GENTE ELES SABEM DO PROBLEMA , NAO PRECISA IR LA , CHAMAR IMPRENSA ETC.
OQUE PRECISA , E AGIR , FAZER ACONTECER , ATÉ PARECE QUE A IDA DELES LA VAI SER A SOLUÇAO .
TEBALDI NAO FEZ NADA , CARLITO PROMETEU E AINDA NAO FEZ NADA , ESTAMOS NAS MAOS DE DEUS .
O LUIZAO QUANDO PRECISOU SE TRATAR FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS, SÓ QUER SABER DE BOLSCHOI, ESCOLA DE ARTES, ETC, NAO FEZ NADA PELA SAUDE , POIS QUANDO ASSUMIU , A PRIMEIRA COISA QUE FEZ FOI ABANDONAR A OBRA DO HOSPITAL INFANTIL SO PRA NAO DAR MORAL PRO ADVERSARIO, QUE FOI QUEM COMEÇOU A OBRA. iSSO PORQUE SE FOSSE FILHO OU NETO DELE A FICAR DOENTE ELE MANDA PROS ESTADOS UNIDOS .
O POVO QUE SE DANE !!!!!!!

Mauro Fonseca disse...

Independente da cor partidaria de cada cidadão, a foto é lamentável.
Não podemos esquecfer que o Hospital São José é MUNICIPAL e, só de lembrar que na campanha eleitoral do ano de 2008, o alcaide municpal fez "promessa" que em 100 dias estaria resolvido todos os problemas deste hospital e, mais, despacharia dentro do hospital.
O povo precisa cada vez mais, ter mais criterio quando sufragar o nome de uma pessoa para nos representar na esfera politica deste país.
Chega de ser enrolado, ludibriado, basta de hipocrisia, fingimento, falsidade. E tudo isso, depende de cada cidadão que vive neste planeta TERRA.
VAMOS ACORDAR, VAMOS ACORDAR, VAMOS ACORDAR.....

Anônimo disse...

Então lembraram, do Hospital São José, Claro que em ano de Eleição tudo é possível, gostaria de Saber se o Darci de Mattos ou qualquer outro deputado daqui de Joinville se Trata no Hospital são José? Pura demagogia em ano de Eleição, agora o próximo passo será visitar os bairros e os problemas da comunidade. Claro que o preço absurdo da Água e do Transporte Coletivo não pode ser discutido. Logo, logo vamos ver o, Darci de Mattos com aquela carinha de moço do interior que AMA JOINVILLE e acorda cedo pra trabalhar dizendo que vai fazer isso e mais isso, (risos)e muitos (risos) afinal de contas tudo isso não passa de uma grande piada. A piada maior é o povo Joinvilense acreditar nele e o reelegerem novamente, pense bem o que os nossos deputados fizeram ou fazem por Joinville. Vamos parar de trocar seis por meia dúzia e valorizar o nosso voto, vamos renovar a Câmara Legislativa.
Ta mas que na hora dos Joinvilenses aposentarem de uma vez por todas esses deputados que ai estão que vivem se reelegendo e continuam não fazendo nada por Joinville.

faça a diferença disse...

Que tipo de evangelico é o senhor Kenedi nunes? Creio que nao deve praticar nada daquilo que Jesus nos pede, ser fiel a pequenas coisas, ser coerente, ser honesto, ser prodente, ser justo com as pessoas. Mas nao é nada disso que esse sujeito tem em mente, usa de Deus para sobrepor seus interesses, na verdade nem um FARISEU usaria de tao baixo golpe para querer passar uma imagem de gente do bem, gente de confianca. Seria interessante se Kenedy e seus comparsas que participaram desta montagem vagabunda em ocuparem seus cargos para de fato fazerem alguma coisa pelo ser humano. A ala Ulisses Guimaraes foi inaugurada sem terem terminado e Darci de matos possivelmente estava no local.

Anônimo disse...

Receber a visita desses tipos aí deve até piorar a saúde dos internados.
Imaginem os comentários dos pacientes quando ele sairam de lá.
Ver essas caras é de dar risada ou pena.
O que certas pessoas fazem para se manter na política, que ridículos.
Quem quer ajudar mesmo, resolver problemas, queridos vereadores e vereadora, precisa trabalhar, e não ir fazer visitinha demagógica em hospital.
Espero que a Justiça, se pegar um de vocês errando, lembre disso e os façam limpar os hospitais.
As vassouras o povo dará sem reclamar.

Anônimo disse...

Esse é o governo do Carlito, e a Administração do Tomio e do Renato, incompetentes.

Vigilante do Sul disse...

O elevador ficou parado porque tinha muito gordo lá dentro.Só comem o dinheiro do povo e não fazem nada.Vão trabalhar que o elevador funciona.

Anônimo disse...

Que elevador inteligente! Deu um susto nessa cambada. Que pena que ninguém se acidentou para ficar no São José e ver como os servidores que lá trabalham são competentes.Estou curiosa para saber qual música a cigarra Zilnete cantou enquanto esperava!

Anônimo disse...

Já sei qual a música que o anônimo quer saber. Lá vai uma paródia "Segura na mão do Tomio e cai"
Se os gordos e barrigas não quiserem andar,segura na mão do Tomio e vai.
Se amontoram por preguiça,não aguentam mais andar,o Tomio vai soltar a todos e sai.

REVOLTADO disse...

VIRAM SÓ !!!!!!
A OPINIAO DO POVO !!!!
ATÉ AQUI 15 COMENTARIOS !!!
U N I M I D A D E !!!
TODO MUNDO CONTRA ESSA CAMBADA DE SEM VERGONHA !!!